Simulado SEBRAE-PA | CONCURSO
SIMULADO SEBRAE-PA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEBRAE-PA.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEBRAE-PA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEBRAE-PA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEBRAE-PA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEBRAE-PA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEBRAE-PA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO SEBRAE-PA
Para realizar o simulado SEBRAE-PA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEBRAE-PA você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para SEBRAE-PA é aqui!
- #205490
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Fui sentar-me numa prensa de farinha que havia no fundo do nosso quintal. Tentei chorar, mas não tinha vontade de chorar. Esperava espantado, imaginando a vida que ia suportar sozinho neste mundo. Sentia frio e pena de mim mesmo. A casa era dos outros, o defunto era dos outros. E eu estava ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodrecia. Ouvia o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E via o corredor da nossa casa, por onde passavam a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
(Fonte: Angústia, de Graciliano Ramos. Editora Record, 2004)
O parágrafo acima serve como exemplo de uma sequência de frases que combinam aspectos pertinentes na construção do texto literário. O personagem-narrador descreve as poucas ações da cena e faz reflexões sobre sua vida. Os tempos verbais no pretérito contribuem para essa caracterização, que mudaria se o escritor optasse por empregar verbos no presente.
Na hipótese de reescrever o trecho substituindo-se os verbos do pretérito por verbos no presente, o resultado textual seria o seguinte:
- a) Vou sentar-me numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal. Tento chorar, mas não tenho vontade de chorar. Espero espantado, imaginando a vida que vou suportar sozinho neste mundo. Sinto frio e pena de mim mesmo. A casa é dos outros, o defunto é dos outros. E eu estou ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodrece. Ouço o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vejo o corredor da nossa casa, por onde passam a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
- b) Sento-me numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal. Tento chorar, mas não sinto vontade de chorar. Espero espantado, imaginando a vida que suportaria sozinho neste mundo. Sinto frio e pena de mim mesmo. A casa é dos outros, o defunto é dos outros. E eu fico ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodreceu. Ouço o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vi o corredor da nossa casa, por onde passa a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
- c) Vai sentar-se numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal. Tenta chorar, mas não tem vontade de chorar. Espera espantado, imaginando a vida que vai suportar sozinho neste mundo. Sente frio e pena de si mesmo. A casa é dos outros, o defunto é dos outros. E ele está ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodrece. Ouve o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vê o corredor da nossa casa, por onde passam a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
- d) Sentando-me numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal, tento chorar, mas não sinto vontade de chorar. Espero espantado, imagino a vida que suportarei sozinho neste mundo. Sinto frio e pena de mim mesmo. A casa dos outros, o defunto dos outros. E eu ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que está apodrecendo. O barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vejo o corredor daquela casa, por onde vai estar passando a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
- e) Sentado numa prensa de farinha no fundo do nosso quintal, chorando, mas sem vontade de chorar. Espantado, imaginando a vida a suportar, sozinho naquele mundo, sentindo frio e pena de mim mesmo. A casa dos outros, o defunto dos outros. E eu ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa apodrecendo. O barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. O corredor da nossa casa, passando a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
- #205493
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Eles furtavam, brigavam nas ruas, xingavam nomes, derrubavam negrinhas no areal, por vezes feriam com navalhas ou punhal homens e polícias. Mas, no entanto, eram bons, uns eram amigos dos outros. Se faziam tudo aquilo é que não tinham casa, nem pai, nem mãe, a vida deles era uma vida sem ter comida certa e dormindo num casarão quase sem teto. Se não fizessem tudo aquilo, morreriam de fome porque eram raras as casas que davam de comer a um, de vestir a outro. E nem toda a cidade poderia dar a todos. Pirulito pensou que todos estavam condenados ao inferno.
(Fonte: Capitães da Areia, de Jorge Amado. Editora Record, 1995)
Qual das afirmações seguintes descreve corretamente os aspectos gramaticais de uma das passagens do trecho de Jorge Amado?
- a) O uso do pronome SE no início da terceira frase é uma marca de oralidade tipicamente brasileira.
- b) A expressão É QUE usada na terceira frase é expletiva e pode ser retirada do período sem prejuízo de sentido.
- c) A primeira frase do parágrafo gera ambiguidade pela falta da conjunção E ao final da enumeração verbal.
- d) A penúltima frase do parágrafo repete a ideia de totalidade como argumento afirmativo da caridade das pessoas.
- e) A combinação de MAS e NO ENTANTO tem valor expressivo de reforço da ideia adversativa.
- #205495
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De tudo ao meu amor serei atento
Antes e com tal zelo e sempre e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
(Fonte: Poesia Completa, de Vinícius de Moraes. Editora J. Aguilar, 2005)
É comum na poesia moderna a omissão dos sinais de pontuação ao final de cada verso. Os versos de Vinícius de Moraes contêm apenas o ponto final, mas poderiam receber algumas vírgulas caso fossem escritos, por exemplo, como frase de um texto em prosa.
Assinale a alternativa que reescreve o texto empregando corretamente as vírgulas.
- a) De tudo ao meu amor serei atento, antes e com tal zelo e sempre e tanto que, mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento.
- b) De tudo ao meu amor serei atento, antes e com tal zelo e sempre e tanto, que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento.
- c) De tudo ao meu amor serei atento, antes e com tal zelo e sempre e tanto, que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento.
- d) De tudo ao meu amor serei atento, antes e com tal zelo e sempre e tanto que mesmo, em face do maior encanto dele, se encante mais meu pensamento.
- e) De tudo, ao meu amor serei atento antes, e com tal zelo, e sempre e tanto, que, mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento.
- #205498
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
É comum a sensação de que o estudo dos verbos não dá conta de tudo aquilo de que precisamos para a expressão exata das ações em seus modos e configurações particulares. O Português não tem uma flexão própria para indicar o aspecto, possível razão de a gramática tradicional não propor o seu estudo sistemático, mas é fato que, mesmo de maneira intuitiva, todos fazemos uso dessa categoria. O aspecto indica a duração de um processo verbal ou o modo da ação, que em português, expressa-se geralmente por meio de construções perifrásticas (ou locuções verbais), mas está presente também em alguns morfemas verbais, sufixos e prefixos.
(Fonte: Thais Nicoleti de Camargo. Folha de S.Paulo, 13/12/2001)
Por exemplo, as frases “Ele tornou a dizer isso”, “Ele pretendia dizer isso” e “Ele começou a dizer isso” mostram o uso de verbos auxiliares para representar, respectivamente, os seguintes valores aspectuais:
- a) conativo, cessativo e perfectivo.
- b) iterativo, desiderativo e incoativo.
- c) habitual, durativo e progressivo.
- d) imperfectivo, pontual e comunicativo.
- e) cooperativo, optativo e imperativo.
- #205500
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
___ vezes ele faz ___ vezes de vítima, o que irrita ____ todos que assistimos ____ cenas deploráveis que ele protagoniza.
O emprego do acento indicativo da crase deve ser usado em quantas das lacunas da frase acima?
- a) em nenhuma delas.
- b) em três delas.
- c) em duas delas.
- d) em todas elas.
- e) em apenas uma delas.
- #205502
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Brasília comemorou seu aniversário com uma superfesta. A cinquentona planejada por Lúcio Costa é hoje uma metrópole que oferece alta qualidade de vida.
(Fonte: O Globo, 21/04/2010, com adaptações)
Na notícia do jornal, as palavras “superfesta” e “cinquentona” exemplificam, respectivamente, casos de formação de palavras por
- a) hibridismo e neologismo.
- b) justaposição e aglutinação.
- c) composição e derivação.
- d) prefixação e sufixação.
- e) conversão e regressão.
- #205503
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
As alternativas abaixo transcrevem notícias publicadas na coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, em 21/04/2010. Assinale a única que contém um engano ortográfico decorrente de confusão entre letra e fonema.
- a) A PM do Rio vai iniciar um programa de prevenção de desvio de conduta da tropa.
- b) Mestre Marçal, o saudoso percussionista, entrou num avião e pôs a cuíca no colo.
- c) Em Londres, muito brazuca ficou retido nos aeroportos sem um tostão no bolso.
- d) Um grupo de brasileiros que mora em Milão tem cobrado 300 euros por noite para abrigar compatriotas.
- e) Os EUA, sede da Copa de 1994, já cabalam votos para voltar a abrigar a competição.
- #205505
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Lagarto de duas cabeças é encontrado na Austrália, diz o jornal. Bicho tem seis patas e consegue comer com as duas bocas. O problema é que a cabeça maior tende a atacar a menor.
(Fonte: globo.com de 23/04/2010)
Analisando-se as palavras PATAS, TENDE e ATACAR e comparando-as com as palavras TAPAS, DENTE e ACATAR, pode-se afirmar que a realidade fonológica dos dois grupos comprova que, no Português,
- a) a posição das consoantes é relevante no aspecto gráfico, mas não no fonético.
- b) a posição das consoantes é relevante no aspecto fonético, mas não no gráfico.
- c) a inversão das consoantes internas das palavras sempre cria novos vocábulos na língua.
- d) a consoante nasal interna é a única que não admite mudança de posição na língua.
- e) a inversão das consoantes iniciais de sílaba pode revelar outros vocábulos da língua.
- #205508
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Para filmar sua versão do clássico de Lewis Carroll, Tim Burton chamou a sua trupe preferida. O eterno parceiro e alterego cinematográfico Johnny Depp faz um chapeleiro racionalmente louco e sentimental. Helena Bonham Carter interpreta uma rainha vermelha com problemas com a própria cabeça. Para incrementar o elenco, Anne Hathaway faz a boa rainha branca, e a ótima aposta Mia Wasikowska, o papel título. O resto é animação, em 3D. Na "Alice" de Burton, assistimos a típicos momentos sombrios que só o diretor sabe fazer, mas, apesar do extremo cuidado com cada cena e diferentemente do livro original, o filme não consegue agradar a todas as faixas etárias: é infantil demais.
(Fonte: globo.com de 23/04/2010)
Sobre a estrutura sintática do parágrafo acima, afirma-se:
I. Há sete períodos.
II. Três períodos são simples.
III. O quarto período tem um verbo implícito.
IV. A primeira oração do texto é adverbial.
V. A última oração do texto é coordenada.
Estão corretas
- a) apenas as quatro primeiras afirmações.
- b) as cinco afirmações.
- c) apenas as três primeiras afirmações.
- d) apenas as três últimas afirmações
- e) apenas as quatro últimas afirmações.
- #205510
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEBRAE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O game on-line “Perfect World”, publicado no Brasil pela Level Up! quebrou o recorde brasileiro ao ter o maior número de usuários conectados em um jogo. Na quarta-feira (21), a competição alcançou 22.331 jogadores simultâneos. (Fonte: globo.com de 23/04/2010)
A notícia exemplifica como a presença de palavras estrangeiras é comum nos textos publicados na imprensa. Aqui se observa por exemplo, além da citação dos nomes das marcas em inglês, o emprego de “game on-line”, cuja tradução literal seria “jogo em linha”. A respeito dessa presença de estrangeirismos no português, é correto afirmar que
- a) as palavras estrangeiras dificilmente se adaptam gramaticalmente ao Português.
- b) os empréstimos linguísticos são fenômenos comuns originários dos contatos entre as línguas.
- c) os substantivos do inglês são semanticamente mais fortes do que os do Português.
- d) os termos do inglês são incorporados ao Português para internacionalizar nossa língua.
- e) os estrangeirismos da informática possuem homônimos portugueses inexpressivos.