Simulado Professor - Meio Ambiente | CONCURSO
Simulado Professor - Meio Ambiente
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Este Simulado Professor - Meio Ambiente foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Professor - Meio Ambiente
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Professor - Meio Ambiente
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #260569
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(1,0) 1 -
O ProNEA é um programa com linhas de ação e estratégias bem definidas, que tem por objetivo promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Com base nas estratégias do ProNEA, a articulação e a mobilização social como instrumentos de educação ambiental, o estímulo à educação ambiental, voltada para empreendimentos e projetos do setor produtivo, e o apoio institucional e financeiro a ações de educação ambiental estão relacionados a qual linha de ação?
- a) Comunicação para educação ambiental.
- b) Formação de educadores e educadoras ambientais.
- c) Gestão e planejamento da educação ambiental no país.
- d) Inclusão da educação ambiental nas instituições de ensino.
- e) Monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos de educação ambiental.
- #260570
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(1,0) 2 -
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem como de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Com base no Decreto nº 4.281/2002, que regulamenta a Política Nacional de Educação Ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I - A inclusão da Educação Ambiental deve ser em todos os níveis e modalidades de ensino.
II - O responsável pelas questões de Educação Ambiental em cada Ministério deverá ser eleito por voto interno do respectivo órgão.
III - O Poder Público é responsável por estabelecer mecanismos de incentivo à aplicação de recursos privados em projetos de Educação Ambiental.
IV - A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) integra o comitê assessor com o objetivo de assessorar o órgão gestor responsável pela coordenação da Política Nacional de Educação Ambiental.
V - O Ministério da Economia e seus órgãos vinculados deverão consignar recursos para a realização das atividades e para o cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.
É correto apenas o que se afirma em
- a) I, III e IV.
- b) I, II e V.
- c) III, IV e V
- d) II, III e IV.
- e) I, II e III.
- #260571
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(1,0) 3 -
Os planos de combate a incêndios florestais devem seguir etapas que compreendem desde a detecção e comunicação do incêndio até a desmobilização da equipe de brigadistas de forma a promover total segurança da ação.
Especificamente, a etapa de rescaldo é a operação de
- a) logística de retorno entre o local do fogo e a sede da brigada.
- b) análise das condições da equipe, conferência, limpeza e recolhimento de equipamentos.
- c) estudo do comportamento do fogo e planejamento da melhor estratégia de combate do incêndio.
- d) eliminação de pontos ardentes que permaneçam na área queimada para evitar que o fogo reacenda.
- e) reunião de pessoas que trabalharam no combate ao incêndio para discutir pontos fortes e fracos da atuação.
- #260572
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(1,0) 4 -
A taxa de propagação do fogo pode ser conceituada como a distância percorrida pelas chamas em determinado intervalo de tempo. O entendimento dos fatores que afeta a propagação do fogo é fundamental no controle e combate do incêndio, podendo ser relacionado ao material combustível, às condições meteorológicas e à topografia.
Com base nesses fatores, avalie as afirmações a seguir.
I - A intensidade e a duração do incêndio são afetadas pelo spot fire.
II - A propagação e a velocidade da chama são influenciadas pelo crestamento.
III - A inflamabilidade da biomassa e a da necromassa são afetadas pela umidade.
IV - A ignição e a propagação do fogo são afetadas pelo arranjo do material combustível.
V - A velocidade e a direção de propagação do fogo são influenciadas pela declividade do terreno.
É correto apenas o que se afirma em
- a) I, III e IV.
- b) I, II e V.
- c) III, IV e V.
- d) II, III e IV.
- e) I, II e III.
- #260573
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(1,0) 5 -
A Lei nº 12.651/2012, conhecida como novo Código Florestal, estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de preservação permanente e as áreas de reserva legal.
Com base nas definições desta Lei, o uso alternativo do solo pode ser entendido como a
- a) exploração agroflorestal sustentável praticada na pequena propriedade ou posse rural familiar, ou por povos e comunidades tradicionais desde que não se descaracterize a cobertura vegetal existente e não prejudique a função ambiental da área.
- b) reservação legalizada relativa às áreas adquiridas por detentor de concessão, permissão ou autorização para exploração potencial de diferentes formas de ocupação e manejo, nas quais funcionem empreendimentos setorizados de subsistência agrícola.
- c) substituição de vegetação nativa e formações sucessoras por outras coberturas do solo, como atividades agropecuárias, industriais, de geração e transmissão de energia, de mineração e de transporte, assentamentos urbanos ou outras formas de ocupação humana.
- d) explotação ecologicamente sustentável, devendo-se considerar as recomendações técnicas dos órgãos oficiais de pesquisa, ficando novas supressões de vegetação nativa para uso alternativo do solo condicionadas à autorização do órgão estadual do meio ambiente.
- e) administração da vegetação natural para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerandose, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras ou não, de múltiplos produtos e subprodutos da flora, bem como a utilização de outros bens e serviços.