Simulado PRODESP | Analista Suporte Gestão – Arquivos | CONCURSO
SIMULADO PRODESP | ANALISTA SUPORTE GESTÃO – ARQUIVOS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PRODESP para o cargo de Analista Suporte Gestão – Arquivos.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ZAMBINI para o concurso PRODESP. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Suporte Gestão – Arquivos, contendo Arquivologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PRODESP | Analista Suporte Gestão – Arquivos contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PRODESP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #127057
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(1,0) 1 -
Assinale a alternativa CORRETA. São tipos de escâner de documentos:
I – escâneres vetoriais, empregados para a criação de desenhos de engenharia, utilizados em sistemas CAD (computer-aided design, ou projeto assistido por computador).
II – escâneres de OCR (reconhecimento óptico de caracteres), para processamento de dados em textos. Trabalham convertendo todos os números e letras do texto num código ASCII.
III – escâneres raster (digitalizadores), que convertem, em um processo conhecido como bitmapping, a imagem num bitmap.
IV – escâneres de pixels seriais, utilizados para digitalização de hologramas e figuras em 3D.
- a) Estão corretas somente as assertivas I e IV.
- b) Estão corretas somente as assertivas I e II.
- c) Estão corretas somente as assertivas I, II e III.
- d) Estão corretas somente as assertivas I, III e IV.
- e) Todas as assertivas estão corretas.
- #127060
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(1,0) 2 -
Assinale a alternativa CORRETA. Sobre os sistemas de GED, podemos dizer que
- a) não preservam a aparência do documento original em papel, mas mantêm as suas características visuais e espaciais.
- b) o GED possibilita recuperar, capturar e transmitir documentos contendo os mais variados tipos de informação, seja ela manuscrita, criada por computador, em forma de diagramas, de fotografias, desenhos de engenharia e impressões digitais.
- c) As informações não podem ser criadas em mídias eletrônicas, mas podem ser revisadas a partir de mídias eletrônicas, processadas a partir destas mídias e arquivadas eletronicamente.
- d) Todas as alternativas estão corretas.
- e) Nenhuma das alternativas está correta.
- #127063
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(1,0) 3 -
Sobre as siglas utilizadas em GED, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) AIIM - Association for Information and Image Management International.
- b) OCR - Optical Character Recognition.
- c) API - Asci Per Inch.
- d) OLE - Object Linking and Embedding.
- e) PDF - Portable Document Format.
- #127064
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(1,0) 4 -
Assinale a alternativa CORRETA. Compete ao Comitê Gestor da ICP-Brasil:
I - adotar as medidas necessárias e coordenar a implantação e o funcionamento da ICPBrasil;
II - estabelecer a política, os critérios e as normas técnicas para o credenciamento das AC, das AR e dos demais prestadores de serviço de suporte à ICP-Brasil, em todos os níveis da cadeia de certificação;
III - estabelecer a política de certificação e as regras operacionais da AC Raiz;
IV - homologar, auditar e fiscalizar a AC Raiz e os seus prestadores de serviço.
- a) Somente as assertivas I e II, estão corretas.
- b) Somente as assertivas II e III, estão corretas.
- c) Somente as assertivas I e IV, estão corretas.
- d) Somente as assertivas I, II e III, estão corretas.
- e) Todas as assertivas estão corretas.
- #127067
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(1,0) 5 -
Assinale a alternativa INCORRETA. Nos termos do Decreto nº 48.897/2004, o código de classificação da série documental é a referência numérica que a associa ao seu contexto de produção, e é composto das seguintes unidades de informação:
- a) órgão produtor.
- b) função.
- c) subfunção.
- d) informações atuariais.
- e) série documental.
- #127070
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(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que preencha as lacunas CORRETAMENTE. Entende-se por _____________ o processo de análise que permite a ____________________ dos documentos, para fins da definição de ____________________ e de ____________________
- a) identificação dos valores – avaliação documental - seus prazos de guarda – sua destinação.
- b) identificação dos valores – avaliação documental – sua destinação - seus prazos de guarda.
- c) avaliação documental - identificação dos valores – seus prazos de guarda – sua destruição.
- d) avaliação documental - identificação dos valores – sua destinação – seus prazos de guarda.
- e) avaliação documental - identificação dos valores – seus prazos de guarda – sua destinação.
- #127071
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(1,0) 7 -
Assinale a alternativa INCORRETA. A Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado do São Paulo: Atividades - Meio, indica todos os documentos de arquivo produzidos pela Administração Pública Estadual no exercício de suas atividades - meio, nos seguintes suportes:
- a) papel.
- b) eletro-magnético.
- c) óptico.
- d) filme.
- e) fita.
- #127072
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(1,0) 8 -
Assinale a alternativa CORRETA.
- a) Para garantir a efetiva aplicação dos Planos Mecatrônicos e das Tabelas de Temporalidade de Documentos, as Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo deverão solicitar as providências necessárias para sua inclusão nos sistemas informatizados baseados em sistema compatível.
- b) Às Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo cabe a elaboração e atualização de relatórios estatísticos e mecanográficos relativos às Tabelas de Temporalidade de Documentos decorrentes do exercício das atividades-fim de seus respectivos órgãos.
- c) As Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo são grupos permanentes e multidisciplinares instituídos nos órgãos da Administração Pública Estadual nos termos do artigo 2º do Decreto nº 29.838, de 18 de abril de 1989, responsáveis pela elaboração e aplicação de Planos de Classificação e de Tabelas de Temporalidade de Documentos.
- d) As Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo farão aplicar, em suas respectivas áreas de atuação, os Planos Mecatrônicos e as Tabelas de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo.
- e) As Comissões Extraordinárias de Levantamento de Arquivos estabelecerão critérios para orientar a seleção de amostragens dos documentos destinados à eliminação.
- #127073
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(1,0) 9 -
Assinale a alternativa INCORRETA.
- a) São considerados documentos de guarda permanente, os indicados nas Tabelas de Temporalidade de Documentos, que serão definitivamente preservados.
- b) São considerados documentos de guarda permanente, os de arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas declarados de interesse público e social, nos termos da lei.
- c) São considerados documentos de guarda permanente todos os processos, expedientes e demais documentos produzidos, recebidos ou acumulados pelos órgãos da Administração Pública Estadual até o ano de 1940.
- d) Os documentos de guarda permanente poderão ser eliminados após a microfilmagem, digitalização ou qualquer outra forma de reprodução.
- e) Os documentos de guarda permanente, ao serem transferidos ou recolhidos ao Arquivo do Estado, deverão estar avaliados, organizados, higienizados e acondicionados, bem como acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação, acesso e controle.
- #127076
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(1,0) 10 -
Assinale a alternativa CORRETA.
I - Os acervos documentais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, pelos órgãos e entidades do Poder Público, deverão estar organizados, avaliados, higienizados, acondicionados e acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação e controle.
II - Considera-se transferência a passagem de documentos de um arquivo corrente para o arquivo intermediário, onde aguardarão sua destinação final, eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
III - Considera-se recolhimento a entrada de documentos para guarda temporária em instituições arquivísticas públicas.
IV - O instrumento descritivo que permita a identificação e o controle do acervo documentação deverá conter data e assinatura do responsável pelo órgão que procede a transferência ou o recolhimento.
- a) estão corretas apenas as assertivas I, II e III.
- b) estão corretas apenas as assertivas I, II e IV.
- c) estão corretas apenas as assertivas II e III e IV.
- d) estão corretas apenas as assertivas I e III.
- e) todas as assertivas estão erradas.
- #127079
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(1,0) 11 -
Assinale a alternativa INCORRETA. Nos termos do Decreto n° 2.134, de 24 de janeiro de 1997, considera-se:
I - acesso: possibilidade de consulta aos documentos de arquivo;
II - classificação: atribuição de grau de sigilo a documentos;
III - credencial de segurança: certificado concedido por autoridade competente, que habilita uma pessoa a ter acesso a documento sigiloso;
IV - custódia: responsabilidade pela guarda de documentos;
V - desclassificação: atividade pela qual a autoridade responsável pela classificação dos documentos sigilosos os torna ostensivos e acessíveis à consulta pública;
VI - documento ostensivo: documento cujo acesso é restrito.
- a) Somente estão corretas as assertivas I, II, e III.
- b) Somente estão corretas as assertivas I, II, III e VI.
- c) Somente estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.
- d) Todas as assertivas estão corretas.
- e) Nenhuma das assertivas está correta.
- #127080
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(1,0) 12 -
Assinale a alternativa INCORRETA. Quanto à radiação da luz, são erros comuns quando o objetivo é a conservação do bem arquivado
- a) expor um objeto valioso por muito tempo.
- b) colocar lâmpadas dentro de vitrines.
- c) deixar de proteger objetos com filtros especiais.
- d) manter o nível de luz o mais baixo possível.
- e) deixar de observar se as vitrines são feitas de materiais que possam causar dano aos documentos.
- #127106
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(1,0) 13 -
Assinale a alternativa INCORRETA. Podem ser considerados como agentes de deterioração
- a) fatores ambientais.
- b) fatores biológicos.
- c) furtos.
- d) vandalismo.
- e) Todas as alternativas estão incorretas.
- #127107
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(1,0) 14 -
Preencha as lacunas e assinale a alternativa CORRETA.
I - ______________ é o conjunto de medidas que objetivam estabilizar ou a reverter os danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, agindo de modo que não comprometa integridade e caráter histórico.
II - ______________ por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento), são adotadas ações estabilizadoras que visam a desaceleração do processo de degradação de objetos ou documentos.
III - ______________ conjunto de medidas e estratégias que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais, podendo ser de ordem administrativa, política e operacional.
- a) restauração - atualização - preservação.
- b) conservação - restauração - preservação.
- c) restauração - conservação - manutenção.
- d) restauração - conservação - preservação.
- e) Nenhuma das alternativas anteriores.
- #127108
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(1,0) 15 -
Quanto ao método alfabético, é INCORRETO afirmar que
- a) não se separam os nomes como Santo, Santa ou São.
- b) as partículas estrangeiras (D’, Da, De, Del, Des, Di, Du, Fitz, La, Le, Les, Mac, Mc, O’, Van, Vanden, Van der, Von, Vonder etc.) são consideradas como parte integrante do nome, quando escritas com inicial maiúscula.
- c) os nomes compostos de um substantivo e um adjetivo, ligados ou não por hífen, devem ser separados.
- d) os nomes orientais, japoneses, chineses, árabes etc. são registrados na ordem em que aparecem.
- e) os nomes ligados por apóstrofo devem ser lidos e arquivados como uma só palavra.