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Simulado PREFEITURA DE VILA VELHA – ES | Professor – Educação Física | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE VILA VELHA – ES | Professor – Educação Física

SIMULADO PREFEITURA DE VILA VELHA – ES | PROFESSOR – EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE VILA VELHA – ES para o cargo de Professor – Educação Física .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBADE para o concurso PREFEITURA DE VILA VELHA – ES. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Educação Física , contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE VILA VELHA – ES | Professor – Educação Física contém um total de 18 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE VILA VELHA – ES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#128298
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Tipo
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(1,0) 1 - 

A natação foi inserida nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, e as provas disputadas foram os 100, 500 e 1200 metros livre. Durante as décadas seguintes, principalmente após a fundação da Federação Internacional de Natação - FINA - em 1908, outras provas foram incluídas junto ao processo de composição desta modalidade, tais como 50, 200, 400, 800 e 1500 metros livre, havendo também o processo de divisão de categorias etárias (COSTA et al., 2015). A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, fundada em 21 de outubro de 1977, filiada à Federação Internacional de Natação e ao Comitê Olímpico Brasileiro, segue as regras da FINA para as competições de natação, conforme a CBDA (2017). Sobre as regras para competição de natação, a idade máxima dos oficiais (juízes, juiz de partida e árbitro geral) quando atuarem em campeonatos ou competições da FINA, exceto os oficiais de master e polo aquático, é:

  • a) sessenta anos no ano da competição.
  • b) sessenta anos no ano da competição, desde que tenha sido ex-atleta.
  • c) sessenta e cinco anos no ano da competição, desde que tenha sido ex-atleta.
  • d) sessenta e cinco anos no ano da competição.
  • e) setenta anos no ano da competição, desde que tenha sido ex-atleta.
#128299
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Tipo
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(1,0) 2 - 

Na área de conhecimento da Educação Física, Adams et al. (1985) propõem que os objetivos da educação física devem envolver os aspectos social, emocional, interpretativo, orgânico e neuromuscular. Nesse sentido, a Educação Física pode se apropriar do conteúdo da natação para alcançar os objetivos propostos por Adams et al. (1985). Entre as diferentes metodologias para o ensino da natação, há o “conceito Halliwick”. Assinale a alternativa que corresponde à definição deste conceito.

  • a) Uma abordagem para ensinar a todas as pessoas, em particular às pessoas com dificuldades físicas e/ou de aprendizagem, atividades aquáticas, movimentação independente na água e a nadar.
  • b) Os principais objetivos do conceito Halliwick são o controle da inspiração e do equilíbrio e a liberdade de movimentos.
  • c) Os principais objetivos do conceito Halliwick são o controle da inspiração e desequilíbrio e a liberdade de movimentos.
  • d) Os principais objetivos do conceito Halliwick são o controle da inspiração e do equilíbrio e a restrição de movimentos.
  • e) Uma abordagem para ensinar a todas as pessoas, em particular as pessoas com dificuldades físicas e/ou de aprendizagem, atividades aquáticas, movimentação dependente na água e a nadar.
#128300
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
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(1,0) 3 - 

A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las. São as 6 unidades temáticas categorizadas pela BNCC:

  • a) Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, e Pluralidade Cultural.
  • b) Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, e Cultura Corporal.
  • c) brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.
  • d) brincadeiras de rua, esporte de combate, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.
  • e) brincadeiras e jogos, esporte de combate, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.
#128301
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
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(1,0) 4 - 

Para Betti (1994 apud Ayala 2008), a Educação Física deve, progressiva e cuidadosamente, conduzir o aluno a uma reflexão crítica que o leve à autonomia no usufruto da cultura corporal do movimento. Formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando exercício crítico da cidadania e da melhoria na qualidade de vida, direcionado por alguns princípios pedagógicos, tais como:

  • a) princípio da inclusão e exclusão; princípio da diversidade; princípio da alteridade.
  • b) princípio da inclusão; princípio da diversidade; princípio da alteridade.
  • c) princípio da exclusão; princípio da diversidade; princípio da alteridade.
  • d) princípio da inclusão; princípio da universalidade; princípio da idade e exclusão.
  • e) princípio da inclusão; princípio da universalidade; princípio da idade.
#128746
Banca
IBADE
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Educação Física
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
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(1,0) 5 - 

O ponto de vista dos alunos, os significados e valores que eles vinculam às várias atividades do ensino devem ser considerados pelo professor, pois a alteridade é um dos princípios pedagógicos que deve orientar a Educação Física (BETTI, 1999). Para Ricouer (1991), a alteridade implica numa dialética entre o “si” e o “diverso de si”: o outro (o aluno) é constitutivo do si mesmo (o professor) – ou vice-versa. Em outras palavras, o professor constitui-se em função do aluno – e vice-versa. Todorov (1991) estabelece três níveis nesse relacionamento:

  • a) lógico; praxiológico; epistemológico.
  • b) axiológico; praxiológico; epistemológico.
  • c) axiológico; lógico; epistemológico.
  • d) conceitual; atitudinal; procedimental.
  • e) sensorial; afetivo; motor.
#128749
Banca
IBADE
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Educação Física
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Prefeitura de Vila Velha-ES
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(1,0) 6 - 

Os princípios do treinamento desportivo são utilizados como norteadores para a prescrição do treinamento. De forma geral, servem como guias e diretrizes para que os profissionais e professores possam organizar as sessões de treinamento, respeitando esses princípios. Por isso, é importante que o profissional de Educação Física os conheça para garantir uma prescrição segura, eficiente e adequada. De acordo com Dantas (2014), os princípios do treinamento desportivo são:

  • a) princípio da individualidade biológica; princípio da especificidade; princípio da altura x peso; princípio da adaptação; princípio da continuidade.
  • b) princípio da individualidade biológica; princípio da especificidade; princípio da sobrecarga; princípio da altura x peso; princípio da continuidade.
  • c) princípio da individualidade biológica; princípio da especificidade; princípio da sobrecarga; princípio da adaptação; princípio da massa corporal.
  • d) princípio da individualidade biológica; princípio da especificidade; princípio da sobrecarga; princípio da adaptação; princípio da continuidade.
  • e) princípio da individualidade biológica; princípio da massa corporal; princípio da sobrecarga; princípio da adaptação; princípio da continuidade.
#128750
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
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(1,0) 7 - 

A maneira pela qual os esportes na natureza vêm sendo retratados pelos meios de comunicação, evidenciam sempre o caráter de excepcionalidade, sua dimensão fantástica e espetaculosa. São imagens acrobáticas, sensacionais, “de tirar o fôlego”, evocando certos caracteres comportamentais que o reforçam como algo além de um simples Esporte. Ao adaptar esse conteúdo para as aulas de Educação Física, há muitas razões para incluirmos os esportes de aventura na escola (Ferreira, 2016), sendo assim, a alternativa em que as atividades propostas tem relação com atividades de Esporte na Natureza é:

  • a) dama, baianada, escalada e xadrez.
  • b) dama, baianada, escalada e slack line.
  • c) rapel, baianada, escalada e slack line.
  • d) rapel, falsa baiana, xadrez e slack line.
  • e) rapel, falsa baiana, escalada e slack line.
#128751
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Concurso
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(1,0) 8 - 

De origem inglesa, o Rúgbi ou Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico entre os jogadores. Concebido inicialmente como uma variação do futebol e é disputado atualmente em mais de 120 países espalhados pelo mundo, sobretudo nas Ilhas Britânicas, Austrália, Nova Zelândia, França e África de Sul. O campo consiste em uma área de 144 metros de comprimento por 70 metros de largura e a sua superfície deve ser de grama, areia, barro, grama artificial e, em casos especiais, até na neve. Tendo uma partida com duração de 1 hora e 20 minutos divididos em dois tempos de 40 minutos, a quantidade de jogadores titulares por cada equipe que inicia uma partida no Rugby tradicional é de:

  • a) 15 jogadores.
  • b) 20 jogadores.
  • c) 16 jogadores.
  • d) 14 jogadores.
  • e) 11 jogadores.
#128752
Banca
IBADE
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Educação Física
Concurso
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(1,0) 9 - 

Tubino(1992), ao defender suas teses sobre o esporte moderno, ressalta que, ao considerar o esporte praticado na Grécia, na antiguidade clássica, foi a primeira manifestação do mesmo, mas numa perspectiva de "esporte antigo", enquanto que o "esporte moderno", nasceu com Thomas Arnold, no colégio Rugby, na Inglaterra. Segundo o autor, Arnold, sob influência de Darwin, tentou introduzir o utilitarismo no desenvolvimento do esporte moderno. Nesta direção, ele identificava no esporte, três características principais:

  • a) esporte rendimento, esporte educação e esporte lazer.
  • b) esporte rendimento, esporte educação e esporte social.
  • c) aprender a ser, agir e intervir.
  • d) ser um jogo, uma competição e uma formação.
  • e) ser a formação de um coletivo, exalta as individualidades e serve para a educação.
#128753
Banca
IBADE
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Educação Física
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(1,0) 10 - 

Soler, fala que é difícil entender como as pessoas gastam tanta energia tentando superar o outro e com medo de serem superadas. O mais aconselhável seria unir essas energias em busca de um bem comum. Para escola, a sugestão do autor é trabalhar com os jogos cooperativos. Esta proposta tem várias características libertadoras que são muito coerentes com o trabalho indicado. Soler fala de algumas libertações específicas promovidas pelos jogos cooperativos, que seriam:

  • a) libertação das palenas, da eliminação, dos jogos individuais, para criar e da agressão física.
  • b) libertação dos jogos individuais, da eliminação, para criar e da agressão física.
  • c) liberdade para competir de forma respeitosa, sabendo valorizar o oponente que perde, eliminando as agressões físicas após disputa entre atletas.
  • d) libertação da cooperação, da eliminação, para criar e da disputa entre atletas.
  • e) libertação da competição, eliminação, para criar, e da agressão física.
#128754
Banca
IBADE
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Educação Física
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(1,0) 11 - 

Daolio (2007) no seu livro “Educação Física e conceito de cultura”, faz uma análise sobre a perspectiva da cultura na visão de outros autores como Go Tani, João Batista Freire, no Coletivo de Autores, Eleonor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. O autor que fala de uma Educação Física da desordem, prega como prática metodológica a necessidade de se olhar para o ser de uma forma aspiralada e menos estanque de camadas que não se comunicam. Daolio sugere assim que as camadas estão dispostas em um formato de espiral, deixando claro que elas devem se comunicar. Segundo o autor, estas camadas passam pela organização do ser e devem se comunicar, passando pela organização de um ser:

  • a) motor, psicológico, social e cultural.
  • b) biológico, psicológico, social e cultural.
  • c) motor, psicológico, social, cultural e biológico.
  • d) lúdico, psicológico, social e cultural.
  • e) motor, psicológico, social, cultural, biológico e histórico.
#128755
Banca
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Educação Física
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(1,0) 12 - 

Segundo Nieman (1999) os jovens estão cada vez mais obesos. Ele afirma ainda que metade das crianças obesas em idade escolar tornam-se adultos obesos, e mais de 80 por cento dos adolescentes obeso permanencem desse jeito na vida adulta.

O autor citando Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que fala das orientações dadas a escolas para combater esse cenário, defende que as escolas são encorajadas a:

  • a) propiciar atividades nos intervalos; não suspender as atividades como punição; enfatizar áreas como dança e caminhada para encorajar hábitos que perdurem por toda a vida; e dizer aos pais para se manterem fisicamente ativos com seus filhos.
  • b) propiciar atividades nos intervalos; oferecer educação física no contra turno; não suspender as atividades como punição; enfatizar áreas como dança e caminhada para encorajar hábitos que perdurem por toda a vida; e dizer aos pais para se manterem fisicamente ativos com seus filhos.
  • c) instalar cantinas comprometidas com a venda de alimentos saldáveis; Propiciar atividades nos intervalos; não suspender as atividades como punição; enfatizar áreas como dança e caminhada para encorajar hábitos que perdurem por toda a vida; e dizer aos pais para se manterem fisicamente ativos com seus filhos.
  • d) aumentar o tempo da aula de educação física; contratar um nutricionista; modificar os alimentos da cantina e aumentar o tempo de intervalo.
  • e) propiciar atividades nos intervalos; contratar um nutricionista para atender pais e filhos; não suspender as atividades como punição; enfatizar áreas como dança e caminhada para encorajar hábitos que perdurem por toda a vida; e dizer aos pais para se manterem fisicamente ativos com seus filhos.
#128756
Banca
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Educação Física
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(1,0) 13 - 

Matthiense(2014) fala que ensinar o atletismo na escola perpassa diferentes desafios que devem ser superados, tendo em vista ser uma das modalidades esportivas mais acessíveis e propícias para o ensino, dada a facilidade de inserção de crianças e jovens em sua prática. Neste sentido, para além do que se conhece do atletismo em termos competitivos, deve-se explorá-lo como conhecimento, abrangendo não apenas procedimentos, mas conceitos e atitudes. Sendo assim, pensando em como explorar a questão conceitual do atletismo a autora, fala que é necessário abordar os seguintes temas:

  • a) a organização da periodização do treinamento, os aspectos de força e a importância do trabalho em equipe.
  • b) a importância do trabalho em equipe, a otimização do treinamento de resistência e a organização de uma alimentação adequada ao gasto calórico.
  • c) o processo histórico, a relação de suas provas com a vida cotidiana, a capacidade física de cada uma delas e, as diferenças regionais e culturais em torno das provas do atletismo.
  • d) a relação desta prática com a cultura corporal loca, a atuação em equipe e a otimização do treino de força.
  • e) o processo histórico, a relação de suas provas com a vida cotidiana, a capacidade física de cada uma delas e, as diferenças regionais e culturais em torno das provas do atletismo e a otimização do treino de força.
#128757
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
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(1,0) 14 - 

O livro Metodologia do ensino de Educação Física foi um grande divisor de águas para a organização da Educação Física Escolar, ao trazer o conceito de cultura corporal, e as múltiplas linhas de atuação através dos ciclos.

O livro fala da importância de adequar os conteúdos considerando a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive, oferecendo-lhe uma proposta que esteja adequada ao seu desenvolvimento e conhecimento a respeito de determinado tema.

Ao apresentar o conteúdo da ginástica, o objetivo é a interpretação subjetiva das atividades ginásticas, através de um espaço amplo de liberdade para vivenciar as próprias ações corporais. Para trabalhar a ginástica é necessário que o aluno consiga desenvolver seus fundamentos, que consistem basicamente em:

  • a) saltar, driblar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar.
  • b) saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e dominar as principais atividades rítmicas da cultura corporal local.
  • c) saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e arremessar .
  • d) saltar, equilibrar e dominar as principais atividades rítmicas da cultura corporal local.
  • e) saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar.
#128758
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
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(1,0) 15 - 

O livro “Cognição, neuropsicologia e aprendizagem”, de Fonseca (2008) fala da importância da educação cognitiva, que tem se tornado uma abordagem crucial a ser desenvolvida nas escolas regulares. O desenvolvimento da educação cognitiva requer um currículo cognitivo enfocado no desenvolvimento de funções que estão na origem dos processos de aprendizagem simbólicos e superiores. A educação cognitiva compreende portanto a aplicação de teoria cognitiva a todos os métodos de ensino, podendo abranger todas as disciplinas, pois procura colocar e explorar situações que permitam aprender a aprender e a resolver problemas. No que tange a aprender, podemos perceber os seguintes elementos:

  • a) receber e interpretar dados; criar operações e processos relacionados às tarefas e à aquisição de competências para solucionar problemas.
  • b) focar a atenção para captar o máximo de informação a partir do conjunto de estímulos em presença, formular estratégias exequíveis para lidar com a tarefa, estabelecer e panificar estratégias, monitorizar a performance cognitiva até atingir o objetivo, examinar toda informação disponível e, aplicar procedimentos sistemáticos para resolver o problema em causa e verificar a sua adequabilidade.
  • c) receber e interpretar dados; criar operações e processos relacionados as tarefas, focar a atenção para captar o máximo de informações a partir do conjunto de estímulos e aquisição de competências para solucionar problemas.
  • d) focar a atenção para captar o máximo de informação a partir do conjunto de estímulos em presença, formular estratégias exequíveis para lidar com a tarefa, estabelecer e panificar estratégias, monitorizar a performance cognitiva até atingir o objetivo, examinar toda informação disponível e, receber e interpretar dados e produzir procedimentos para lidar com o problema.
  • e) criar operações e processos relacionados com as tarefas inerentes ao problema, formular estratégias exequíveis para lidar com a tarefa, estabelecer e panificar estratégias, monitorizar a performance cognitiva até atingir o objetivo, examinar toda informação disponível e, receber e interpretar dados, e produzir procedimentos para lidar com o problema.