Processando...

Simulado PREFEITURA DE VIDEIRA – SC | Assistente Social | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE VIDEIRA – SC | Assistente Social

SIMULADO PREFEITURA DE VIDEIRA – SC | ASSISTENTE SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE VIDEIRA – SC para o cargo de Assistente Social .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FEPESE para o concurso PREFEITURA DE VIDEIRA – SC. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE VIDEIRA – SC | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE VIDEIRA – SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#130307
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
Prefeitura de Videira-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Sobre os Conselhos de Direitos, é correto afirmar:

  • a) Os conselhos são espaços consultivos e de controle social da coisa pública. Assim sendo, todas as legislações ordinárias consideraram este aspecto ao definirem a criação e as competências dos conselhos dos direitos.
  • b) Compete aos conselhos exclusivamente a formulação e a avaliação da política pública, em todo o território nacional, no âmbito da esfera municipal, estadual e federal.
  • c) Os conselhos de direitos, também denominados conselhos de políticas públicas ou conselhos gestores de políticas setoriais, são órgãos colegiados, permanentes e deliberativos, incumbidos da formulação, supervisão e avaliação das políticas públicas, em âmbito federal, estadual e municipal.
  • d) Conselhos são instâncias de execução dos serviços e benefícios sociais previstos nas políticas públicas, garantindo assim a qualidade de vida da população usuária.
  • e) Os conselhos de direitos, dependendo do nível de atuação – nacional, estadual ou municipal – são espaços nos quais o governo e a sociedade devem decidir, de forma unilateral, as diretrizes para as políticas públicas de promoção e defesa dos direitos.
#130308
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
Prefeitura de Videira-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A Política Nacional de Assistência Social tem como um de seus objetivos:

  • a) promover a proteção social, que visa exclusivamente à garantia da vida e à redução de danos.
  • b) promover a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
  • c) garantir as condições de vida das crianças e dos adolescentes de todas as famílias brasileiras, sem nenhuma distinção.
  • d) garantir a integração ao mercado de trabalho de todo cidadão brasileiro.
  • e) promover, exclusivamente, a reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida familiar.
#130309
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
Prefeitura de Videira-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O planejamento público tem sido, ao longo da construção do Estado brasileiro, laborado de forma normativa e linear, tanto na sua concepção teórica, quanto na metodológica de aplicação.

Pensar no planejamento participativo implica:

  • a) Pensar que, quando se trabalha a partir de enfoques participativos de planejamento, o ponto principal sempre é a questão do tempo, não de métodos, instrumentos ou técnicas.
  • b) Pensar que o caráter participativo do planejamento resulta do número de pessoas envolvidas, mas o que se precisa garantir nos processos participativos de planejamento de políticas são os processos informativos, ou de consulta pública.
  • c) Pensar que o planejamento participativo, como método de trabalho do governo, deve sempre legitimar o poder do Estado diante da população. Assim sendo, o problema da participação é um reflexo da escolha metodológica, podendo ser resolvido no campo normativo.
  • d) Pensar que todo processo participativo demanda ambientes, regras e instituições que favoreçam a negociação, a formação de pactos e consensos – o que não obriga a exposição pública e o processamento público de conflitos e divergências.
  • e) Pensar que, apesar do avanço metodológico e conceitual dos instrumentos de planejamento utilizados no âmbito federal, a ausência de mudanças significativas nas relações políticas internas e a permanência das práticas de gestão tradicionais ainda se fazem presente.
#130572
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
Prefeitura de Videira-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo Guerreiro (2010), a noção de família remete ao relacionamento entre pessoas, que não necessariamente compartilham o mesmo domicílio e os mesmos laços sanguíneos ou de parentesco. Essa ampliação da ideia clássica desse agrupamento humano parece claramente assumida na literatura, nos marcos legais e no discurso cotidiano das pessoas. Contudo, talvez ainda não esteja suficientemente incorporada nas ações institucionais.

Sobre o trabalho realizado com famílias no âmbito das políticas sociais, é correto afirmar:

    • a) Nessa perspectiva, podemos entender que as mães criam vínculos mais estáveis com todas as pessoas de sua rede de relações primárias, com as quais estabelecem trocas recíprocas, para favorecer apenas o cuidado de seus filhos.
    • b) Para pensar a influência das redes de relações primárias no processo de inclusão social, é necessário examinar as particularidades de cada família em termos de tempo e espaço sociais, somente no que se refere à sua organização.
    • c) Nos segmentos populares o desemprego e a precarização dos vínculos de trabalho têm sido apontados como fatores preponderantes no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
    • d) As famílias de camadas populares, que são organizadas em rede (participação de outros parentes e de pessoas da comunidade no convívio e em prol da sobrevivência) e que têm como foco o sistema de obrigações, diferenciam-se das de camadas médias, que se organizam em núcleos centrados no parentesco.
    • e) A prática tem mostrado que, em prol da efetividade e eficácia do trabalho social, certas demandas precisam ser respondidas com a menor brevidade possível, inclusive porque disso depende o não agravamento da questão em foco.
    #130574
    Banca
    FEPESE-UFSC
    Matéria
    Serviço Social
    Concurso
    Prefeitura de Videira-SC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    A respeito da Questão Social, é correto afirmar:

      • a) A questão social é apreendida como um conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade capitalista.
      • b) É constituída no desenvolvimento do Estado. Diante disso, entende-se que está intimamente relacionada ao sistema de produção capitalista, o qual engendra as igualdades sociais.
      • c) Tem sua gênese no caráter individual da produção, contrapondo à apropriação coletiva da atividade humana, caracterizando, dessa forma, a lei geral da acumulação do capital.
      • d) A gênese da questão social deriva do caráter individual da produção contraposto à apropriação coletiva da própria atividade humana, o que resulta no conjunto de desigualdades sociais.
      • e) Ao mesmo tempo que a questão social se expressa pelas desigualdades sociais, também se caracteriza pela resignação, através da qual o operariado passa a ter consciência de classe e se organiza politicamente.
      #130575
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 6 - 

      Para realização do Plano de Assistência Social é necessária a realização de diagnóstico socioterritorial.

      Esse procedimento requer:

      • a) identificação apenas da rede socioassistencial disponível no território, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação somente de serviços.
      • b) processo exclusivo da investigação das situações de risco social presentes nos territórios, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.
      • c) reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.
      • d) utilização apenas de dados territorializados disponíveis nos relatórios sistematizados das equipes técnicas responsáveis pelos serviços.
      • e) Somente sistemas oficiais de informações utilizados no âmbito do PNUD e PNAD/IBGE, ainda que oriundos de outros órgãos da administração pública.
      #130576
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 7 - 

      De acordo com a Declaração dos Direitos Humanos, é correto afirmar:

      • a) Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social; e pode legitimamente exigir a satisfação apenas dos seus direitos econômicos e sociais os quais são indispensáveis para a dignidade humana.
      • b) Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.
      • c) Toda pessoa é considerada inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no curso de um processo privado em que todas as garantias necessárias de defesa lhe sejam asseguradas.
      • d) Ninguém será condenado por ações que, no momento da sua prática, não constituíam ato delituoso à face apenas do direito interno. Do mesmo modo, sendo infligida pena mais grave do que a que era aplicável no momento em que o ato delituoso foi cometido.
      • e) A partir da idade núbil, o homem e a mulher têm o direito de casar e de constituir família, exclusivamente, sem restrição de raça e nacionalidade. Durante o casamento e na altura da sua dissolução, apenas o homem tem o direito garantido.
      #130579
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      O financiamento dos benefícios, serviços, programas e projetos da Política Nacional de Assistência Social far-se-á com os recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das demais contribuições sociais previstas no art. 195 da Constituição Federal, além daqueles que compõem o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

      Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

      • a) Constitui receita do Fundo Nacional de Assistência Social o produto da inalienação dos bens imóveis da extinta Fundação Legião Brasileira de Assistência.
      • b) O financiamento da assistência social no SUAS deve ser efetuado mediante cofinanciamento dos 3 entes federados, devendo os recursos alocados nos fundos de assistência social ser voltados exclusivamente para a operacionalização dos serviços, programas, projetos e benefícios dessa política.
      • c) Os recursos de responsabilidade da União destinados à assistência social serão automaticamente repassados ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), à medida que as despesas forem sendo realizadas.
      • d) Cabe ao órgão da Administração Pública responsável pela coordenação da Política de Assistência Social nas 3 esferas de governo gerir o Fundo de Assistência Social, sob orientação e controle dos respectivos Conselhos de Assistência Social.
      • e) Os recursos de responsabilidade da União destinados ao financiamento dos benefícios de prestação continuada poderão ser repassados pelo Ministério da Previdência e Assistência Social diretamente ao INSS, órgão responsável exclusivamente pela sua execução.
      #130581
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 9 - 

      Um pesquisador tem como responsabilidade deixar registrado o processo percorrido no decorrer do estudo realizado.

      Assinale a alternativa que apresenta um dos aspectos que devem ser considerados em um relatório.

      • a) Assimilação e uso correto do vocábulo técnico-científico e estilo.
      • b) Utilizar no texto indicativos subjetivos e adjetivações que sobrepujem os dados referentes aos fatos colhidos no decorrer da pesquisa.
      • c) O relatório pode ser tratado como um memorial, que apresenta a análise e as reflexões do pesquisador sobre a trajetória de formação acadêmica.
      • d) O relatório de pesquisa é resultado da própria decisão do pesquisador devendo oportunizar ao leitor uma clara compreensão dos fatos, dados e conclusões.
      • e) O relatório de pesquisa é a tarefa final de um trabalho de pesquisa ou de uma parte dela, que se inicia com o tratamento das informações e sua análise.
      #130582
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 10 - 

      De acordo com Cohen e Franco (2013), uma instância central do processo de avaliação consiste em determinar o grau em que foram alcançadas as finalidades do projeto.

      Sobre os indicadores sociais de avaliação, é correto afirmar:

      • a) A relação entre indicador e meta é de implicação lógica e não de caráter probabilístico.
      • b) O indicador é uma unidade que permite medir o alcance de um objetivo específico.
      • c) Os indicadores diretos devem ser construídos e os indicadores indiretos traduzem a obtenção dos objetivos específicos em uma relação de implicação lógica.
      • d) Os indicadores não se relacionam com os insumos providos para realizar as atividades do projeto e com os produtos a serem obtidos
      • e) Os indicadores selecionados não variam de acordo com o tipo de avaliação escolhida para se aplicar em políticas, programas ou projetos sociais.
      #130585
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 

      As políticas sociais possuem algumas características que histórica e culturalmente foram sendo implantadas e que merecem mudanças no sentido de atender de forma eficiente às necessidades da população usuária de seus serviços. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a limitação da política social que merece o processo de transformação.

      • a) As políticas sociais foram expandindo-se de forma segmentada, absorvendo paulatinamente diferentes grupos sociais, em relação inversa à capacidade de autossatisfazer as suas necessidades.
      • b) Reconhecer que, ao mesmo tempo em que se procura constituir parâmetros públicos para a gestão das políticas, reduz-se a utilização de mecanismos como a prestação indireta de serviços e a racionalização do gasto público na área social.
      • c) Reconhecer o impacto redistributivo da política social, demonstrando que ela contribui para reduzir as desigualdades na distribuição de renda. Pode se afirmar que isso ocorre em todos os casos ou que o impacto redistributivo poderia ser menor.
      • d) As políticas sociais demonstram uma inércia, o que facilita sua reorientação de forma a dar continuidade nos programas e serviços sociais.
      • e) No campo social existem também “modismos” que não salientam preocupações, as quais dedicam recursos que podem ser usados para financiar atividades socialmente mais eficazes.
      #130588
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 12 - 

      Constituem infrações éticas disciplinares:

      • a) Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento.
      • b) Pagar, regularmente, as anuidades e contribuições devidas ao Conselho Regional de Serviço Social a que esteja obrigado.
      • c) Exercer a profissão quando impedido de fazê- -lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos no Conselho Regional de Serviço Social ou impedidos.
      • d) Apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito, as conclusões do seu laudo, sem extrapolar o âmbito de sua competência profissional.
      • e) Denunciar ao Conselho Regional de Serviço Social, através de comunicação fundamentada, qualquer forma de exercício irregular da profissão
      #130591
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Serviço Social
      Concurso
      Prefeitura de Videira-SC
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      De acordo com o Código de Ética Profissional, os Assistentes Sociais têm o dever de se relacionar com outras profissões da seguinte maneira:

        • a) Intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outros profissionais, independentemente de ele ter solicitado ou em caso de emergência, não sendo necessário comunicar as suas ações a outro profissional.
        • b) Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios presentes no Código de Ética do Serviço Social e com erros técnicos praticados por assistentes sociais ou outros profissionais.
        • c) Mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar cargo de chefia, para proibir seus subordinados de participar de estudos e pesquisas, bem como de delegação para participar de instâncias representativas.
        • d) Ao realizar uma crítica pública ao colega de profissão ou a outros profissionais, deve fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo a inteira responsabilidade.
        • e) Ser solidário com outros profissionais, eximindo-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos no Código de Ética do Serviço Social.
        #130593
        Banca
        FEPESE-UFSC
        Matéria
        Serviço Social
        Concurso
        Prefeitura de Videira-SC
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 14 - 

        As pesquisas científicas se classificam segundo sua finalidade e segundo os procedimentos utilizados para realizar os estudos. Nesse sentido, relacione os gêneros de pesquisa e seus conceitos:

        Coluna 1 Gêneros de pesquisa

        1. Pesquisa Empírica

        2. Pesquisa Descritiva

        3. Pesquisa de Campo

        4. Pesquisa-Ação

        Coluna 2 Conceitos

        ( ) Relatar sobre o objeto por meio de observação e do levantamento de dados ou ainda pela pesquisa documental e bibilográfica.

        ( ) O pesquisador explora, observa, coleta dados diretamente no local em que se deram os surgimentos dos fenômenos.

        ( ) Relacionada a levantamentos de dados oriundos de experiências vividas para a comprovação ou não de uma hipótese.

        ( ) É uma investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

        • a) 2 • 1 • 4 • 3
        • b) 2 • 3 • 1 • 4
        • c) 3 • 2 • 4 • 1
        • d) 3 • 4 • 1 • 2
        • e) 4 • 1 • 3 • 2
        #130595
        Banca
        FEPESE-UFSC
        Matéria
        Serviço Social
        Concurso
        Prefeitura de Videira-SC
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 15 - 

        Segundo José Paulo Netto (2011), no que se refere à teoria social de Marx, a questão do método apresenta- -se como um conjunto de problemas. E, neste caso, problemas que não se devem apenas à natureza teórica e/ ou filosófica, mas a razões ideopolíticas, na medida que esta teoria se vincula a um projeto revolucionário.

        Nesse sentido, é correto afirmar:

        • a) Pode-se afirmar que o problema central da pesquisa marxiana está centrada na gênese, no desenvolvimento e nas condições de crise da sociedade feudal.
        • b) A crítica do conhecimento acumulado, em Marx, está pautada em apresentar o exame exclusivamente subjetivo, tornando-se conscientes, os seus fundamentos ao mesmo tempo em que se faz a verificação do conteúdo a partir dos processos históricos reais.
        • c) Para elaborar a reprodução do seu objeto real (sociedade burguesa), Marx descobriu que o procedimento mais significativo é a analise do modo pelo qual se produz a consciência de classe.
        • d) Uma teoria social da sociedade burguesa tem que possuir como fundamento somente a análise teórica da produção das condições subjetivas do operariado.
        • e) Os estudos da concepção teórico-metodológica de Marx apresentam inúmeras dificuldades, desde as oriundas de sua própria complexidade até aquelas derivadas de tratamentos equivocados a que se atribui a obra marxiana.