Simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE VALINHOS -SP | PROFESSOR I
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Valinhos -SP para o cargo de Professor I.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso Prefeitura de Valinhos -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor I, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Valinhos -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #99469
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Fontana (1996), ao discutir a gênese social da conceitualização, aborda as relações entre escolarização, atividade mental e desenvolvimento da criança, assumindo que a atividade cognitiva do sujeito é
- a) determinada pelos fatores genéticos.
- b) condicionada pelas relações familiares.
- c) determinada pelos estímulos do meio ambiente.
- d) mediada socialmente pelos pares e pelos signos.
- e) determinada pelas relações familiares.
- #99470
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Corsino (In: Ensino Fundamental de 9 anos, 2007) traz de Vygotsky a afirmação de que o elo central do processo de aprendizagem é a formação de conceitos, comparando e inter-relacionando duas categorias de conceitos: os espontâneos e os científicos. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os conceitos espontâneos
- a) são construídos cotidianamente pela ação direta das crianças sobre a realidade experimentada e observada por elas, e os conceitos científicos são construídos em situações formais de ensino-aprendizagem.
- b) são construídos fora da educação formal, nas situações vivenciadas pelas crianças e à educação formal está destinada a tarefa de promover o desenvolvimento da formação dos conceitos científicos.
- c) resultam de atividades significativas que as crianças vivenciam com seus familiares e os trazem quando chegam à escola, cuja finalidade é promover o desenvolvimento dos conceitos científicos.
- d) são desenvolvidos inicialmente na educação formal, pela imitação e depois pela memorização, enquanto que os conceitos científicos se desenvolvem pela vivência cotidiana, dentro e fora da escola.
- e) não poderão ser desenvolvidos na educação formal, assim como os conceitos científicos, se a criança não tiver seu sistema biológico plenamente desenvolvido e maturidade para tal.
- #99471
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.
É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino
- a) tradicional
- b) tecnicista
- c) crítico-construtivista.
- d) diretivo
- e) não diretivo.
- #99472
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares, a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses conteúdos. Devido à natureza social e cultural desses saberes, esse processo ativo do aluno na escola precisa de uma atuação planejada e sistemática que o oriente na direção prevista pelas intenções educativas. Nesse contexto, Onrubia (In: Coll, 1999) afirma que se entende o ensino como
- a) exposição de conteúdo e avaliação.
- b) ajuda externa ao processo de aprendizagem.
- c) processo de trabalho de natureza coletiva.
- d) explicação clara e objetiva dos conceitos.
- e) desafios cognitivos individuais para os alunos.
- #99473
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A proposta pedagógica de uma escola pública de ensino fundamental, com base nas condições de vulnerabilidade social a que está sujeita a comunidade do entorno, prevê ações de estreitamento das relações entre a escola e família. Procura subsidiar as carências que a criança eventualmente possa ter no âmbito domiciliar, para que ela possa viver o processo de ensino-aprendizagem em sua plenitude. Nessa escola, os horários e o quantitativo de merenda oferecido são diferenciados para que as crianças não fiquem com fome. Campanhas de doação de roupas são realizadas, principalmente no inverno, e ainda há uma parceria com o Posto de Saúde para atendimento prioritário às crianças. Conforme o art. 6º da Resolução CNE/CEB nº 04/2010, essa escola está desenvolvendo atividades
- a) assistencialistas
- b) compensatórias
- c) sociais
- d) informais
- e) de educação e cuidados.
- #99474
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Os professores dos quintos anos do ensino fundamental de uma escola pública resolveram trabalhar com a Pedagogia de Projetos. Para isso, começaram a estudar as pesquisas de Daniela Pereira de Moura (2011) sobre o tema. A partir desses estudos, concluíram acertadamente que a Pedagogia de Projetos se caracteriza como
- a) uma nova técnica de ensino, cujo objetivo é o de facilitar o trabalho do professor e ensinar mais em menos tempo de aula.
- b) um método em que os conteúdos devem ser apresentados de forma bem minuciosa, para facilitar o entendimento do aluno.
- c) uma forma particular de o professor transmitir o conhecimento significativo para os seus alunos.
- d) um trabalho de transformação da ação educativa e no qual aprender e conhecer não se dissociam de intervir na realidade.
- e) um método que concebe a avaliação como instrumento organizado cientificamente, para identificar os avanços efetivos dos alunos.
- #99475
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece que alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super-dotação devem ser matriculados
- a) em classe, em que o atendimento educacional especializado seja voltado especificamente a cada uma das deficiências apresentadas pelos alunos.
- b) nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado.
- c) exclusivamente nas escolas que tenham condições físicas para o acesso dos alunos com múltiplas deficiências, que precisam do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
- d) nas classes especiais, montadas nas escolas de ensino regular e que contam com professores devidamente qualificados, para atender cada aluno de acordo com sua deficiência.
- e) em qualquer escola pública ou particular desde que ofereça de forma concomitante o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado(AEE) na mesma unidade.
- #99476
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O ensino da Língua Portuguesa, ao longo da história da Educação brasileira, tem passado por muitas mudanças que abrangem desde a definição dos objetos de ensino até os modos de ensinar. Em relação à alfabetização, as transformações têm sido realizadas em meio a embates frequentes sobre o que é alfabetizar e quais são as melhores estratégias para garantir a alfabetização das crianças.
No âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - (cad.5, 2015), adota-se a abordagem da alfabetização na perspectiva
- a) sintética, que privilegia a discriminação auditiva e visomotora da criança, com o objetivo de facilitar o domínio do lápis para escrever e o movimento dos olhos para a leitura.
- b) global, em que o ensino da leitura da oração e do texto antecede o ensino da leitura e da escrita da palavra, para que a compreensão da criança por meio do texto, facilite a memorização da palavra.
- c) do letramento, na qual se busca favorecer situações propícias de aprendizagem do funcionamento do sistema de escrita alfabética de modo articulado e simultâneo às aprendizagens relativas aos usos sociais da escrita e da oralidade.
- d) de ensino das relações som-grafia em que a repetição e a memorização levam o aluno a desenvolver o conhecimento do sistema de escrita e da leitura.
- e) de ensino sistemático da escrita alfabética, em que o domínio das convenções letra-som é requisito para a boa compreensão dos textos, fundamentando o trabalho do professor em duas etapas: alfabetização e letramento.
- #99477
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Uma professora inicia a leitura de uma notícia de um jornal local para os seus alunos, realizando algumas inferências a fim de se identificar alguns elementos desse gênero textual, como a sua finalidade, o título da notícia e sua função, dentre outras características. Em um segundo momento, faz a leitura da notícia e traça paralelos entre o texto do jornal e a realidade dos alunos, evidenciando conceitos das áreas de Ciências Humanas, como o nome do rio local e as questões sociais e de Ciências Naturais, como as questões ambientais. Em um terceiro momento, a professora chama a atenção para a matemática e os números no jornal, para as crianças discutirem os seus significados na notícia.
À luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (cad. 7-2015), é correto afirmar que a atividade desenvolvida no terceiro momento é
- a) essencial no que diz respeito à alfabetização matemática na perspectiva do letramento, pois discute o significado dos números em uma prática social.
- b) voltada ao trabalho interdisciplinar, entretanto, a inclusão da matemática nesse contexto mostra-se equivocada.
- c) de leitura de um texto de noticiário em que os números da notícia não favorecem o desenvolvimento do raciocínio do aluno.
- d) muito interessante, porque os números reconhecidos podem ser inseridos na formulação de um problema na aula de matemática.
- e) específica de linguagem escrita e oral, porque o jornal é um portador de textos que oferece possibilidade de explorar vários gêneros.
- #99478
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O ensino e a aprendizagem de conteúdos da Arte colaboram para a formação do cidadão e buscam a igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte. O conjunto de conteúdos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais está articulado dentro do contexto de ensino e de aprendizagem em três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão. É correto afirmar que a fruição refere-se
- a) ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas, no âmbito do fazer do aluno, no desenvolvimento das aulas.
- b) ao produto apresentado pelo conjunto de artistas populares, representantes das comunidades, trabalhados pelo professor em sala de aula.
- c) à construção de conhecimento referente ao aprofundamento de uma das modalidades artísticas, de acordo com o interesse do aluno.
- d) ao desenvolvimento no aluno, de habilidade na execução de instrumento musical, por meio de projetos que a escola promove em parceria.
- e) à apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado e contempla a produção histórico-social e a produção do aluno.
- #99479
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, conforme estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, é correto afirmar que a Educação Física deve
- a) promover a aptidão física e um rendimento padronizado, para atender igualmente a todos os alunos e alunas.
- b) profissionalizar os alunos e as alunas de acordo com as aptidões e os interesses demonstrados em aula.
- c) considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões: cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
- d) ter o papel essencial de identificar estudantes com diferentes habilidades esportivas, para encaminhar os mais talentosos para os clubes de esportes.
- e) se dedicar ao treinamento de alunos e alunas que demonstrem interesse em participar de campeonatos esportivos, dispensando os demais nesse período.
- #99480
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Conforme Lerner (2002), o grande propósito educativo do ensino da leitura e da escrita no curso de educação obrigatória é o de incorporar as crianças à comunidade de leitores e escritores: é formar os alunos como cidadãos da cultura escrita. É correto afirmar, portanto, que o objeto de ensino deve ter como referência fundamental
- a) o melhor método de alfabetização.
- b) os meios de controle do processo de aprendizagem.
- c) os materiais escolares mais motivadores.
- d) as práticas de bons docentes alfabetizadores.
- e) as práticas sociais de leitura e escrita.
- #99481
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Para uma proposta de ensino tornar-se um referencial e se materializar em uma prática de ensino adequada, ela deverá ser validada e reconstruída a partir do conhecimento que se tem das crianças e também das interações que se estabelecem entre os participantes do grupo escolar e deles com os objetos do conhecimento. Conforme o documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos, MEC (2009), são fatores determinantes para a consolidação dessa prática
- a) o estudo e a dedicação.
- b) a avaliação e o planejamento.
- c) a idade e a maturidade dos alunos.
- d) o ambiente da escola e o da sala de aula.
- e) o número de alunos e o material didático disponível.
- #99482
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A professora Wilma, do segundo ano de uma escola pública de ensino fundamental, procurou a coordenação pedindo orientações de como proceder com sua turma altamente indisciplinada. A professora relatou que um dos alunos bate nos colegas, uma menina fala palavrões a todo momento, e um garotinho fica dando piruetas, correndo e rastejando pela sala de aula, atrapalhando o desenvolvimento das atividades. A coordenadora, com fundamento nos estudos de Vinha (1999), orientou acertadamente a professora Wilma a
- a) colocar a criança em outro espaço para repensar suas atitudes, depois de explicar que seus modos atrapalham os colegas de sala.
- b) avisar a diretora para que esta convoque os pais e lhes dê ciência do que ocorre e das regras da escola, para que adotem alguma medida corretiva.
- c) explicar à criança, sempre que necessário, que o Regimento Escolar proíbe conversar, sair da carteira ou da sala, sem ordem expressa da professora.
- d) elaborar regras com as crianças, estabelecendo limites do que podem fazer na classe, como meio de promover o comportamento autônomo.
- e) fazer intervenções de imediato, logo após o comportamento inadequado, como forma de educar e dar exemplo para os demais alunos.
- #99483
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Libâneo (2003) afirma que o grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos, e um fator importante para alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem é a organização da escola. De acordo com o autor, o trabalho da sala de aula é a razão de ser da organização e da gestão, e, nesse sentido, também é responsável pelas formas de organização e da gestão
- a) a equipe de professores.
- b) os alunos representantes de classe.
- c) os representantes de pais.
- d) o orientador pedagógico.
- e) os colegiados da escola.