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Simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I

SIMULADO PREFEITURA DE VALINHOS -SP | PROFESSOR I

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Valinhos -SP para o cargo de Professor I.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso Prefeitura de Valinhos -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor I, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Valinhos -SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#99469
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 1 - 

Fontana (1996), ao discutir a gênese social da conceitualização, aborda as relações entre escolarização, atividade mental e desenvolvimento da criança, assumindo que a atividade cognitiva do sujeito é

  • a) determinada pelos fatores genéticos.
  • b) condicionada pelas relações familiares.
  • c) determinada pelos estímulos do meio ambiente.
  • d) mediada socialmente pelos pares e pelos signos.
  • e) determinada pelas relações familiares.
#99470
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Corsino (In: Ensino Fundamental de 9 anos, 2007) traz de Vygotsky a afirmação de que o elo central do processo de aprendizagem é a formação de conceitos, comparando e inter-relacionando duas categorias de conceitos: os espontâneos e os científicos. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os conceitos espontâneos

  • a) são construídos cotidianamente pela ação direta das crianças sobre a realidade experimentada e observada por elas, e os conceitos científicos são construídos em situações formais de ensino-aprendizagem.
  • b) são construídos fora da educação formal, nas situações vivenciadas pelas crianças e à educação formal está destinada a tarefa de promover o desenvolvimento da formação dos conceitos científicos.
  • c) resultam de atividades significativas que as crianças vivenciam com seus familiares e os trazem quando chegam à escola, cuja finalidade é promover o desenvolvimento dos conceitos científicos.
  • d) são desenvolvidos inicialmente na educação formal, pela imitação e depois pela memorização, enquanto que os conceitos científicos se desenvolvem pela vivência cotidiana, dentro e fora da escola.
  • e) não poderão ser desenvolvidos na educação formal, assim como os conceitos científicos, se a criança não tiver seu sistema biológico plenamente desenvolvido e maturidade para tal.
#99471
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 3 - 

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino

  • a) tradicional
  • b) tecnicista
  • c) crítico-construtivista.
  • d) diretivo
  • e) não diretivo.
#99472
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 4 - 

Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares, a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses conteúdos. Devido à natureza social e cultural desses saberes, esse processo ativo do aluno na escola precisa de uma atuação planejada e sistemática que o oriente na direção prevista pelas intenções educativas. Nesse contexto, Onrubia (In: Coll, 1999) afirma que se entende o ensino como

  • a) exposição de conteúdo e avaliação.
  • b) ajuda externa ao processo de aprendizagem.
  • c) processo de trabalho de natureza coletiva.
  • d) explicação clara e objetiva dos conceitos.
  • e) desafios cognitivos individuais para os alunos.
#99473
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 5 - 

A proposta pedagógica de uma escola pública de ensino fundamental, com base nas condições de vulnerabilidade social a que está sujeita a comunidade do entorno, prevê ações de estreitamento das relações entre a escola e família. Procura subsidiar as carências que a criança eventualmente possa ter no âmbito domiciliar, para que ela possa viver o processo de ensino-aprendizagem em sua plenitude. Nessa escola, os horários e o quantitativo de merenda oferecido são diferenciados para que as crianças não fiquem com fome. Campanhas de doação de roupas são realizadas, principalmente no inverno, e ainda há uma parceria com o Posto de Saúde para atendimento prioritário às crianças. Conforme o art. 6º da Resolução CNE/CEB nº 04/2010, essa escola está desenvolvendo atividades

  • a) assistencialistas
  • b) compensatórias
  • c) sociais
  • d) informais
  • e) de educação e cuidados.
#99474
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 6 - 

Os professores dos quintos anos do ensino fundamental de uma escola pública resolveram trabalhar com a Pedagogia de Projetos. Para isso, começaram a estudar as pesquisas de Daniela Pereira de Moura (2011) sobre o tema. A partir desses estudos, concluíram acertadamente que a Pedagogia de Projetos se caracteriza como

  • a) uma nova técnica de ensino, cujo objetivo é o de facilitar o trabalho do professor e ensinar mais em menos tempo de aula.
  • b) um método em que os conteúdos devem ser apresentados de forma bem minuciosa, para facilitar o entendimento do aluno.
  • c) uma forma particular de o professor transmitir o conhecimento significativo para os seus alunos.
  • d) um trabalho de transformação da ação educativa e no qual aprender e conhecer não se dissociam de intervir na realidade.
  • e) um método que concebe a avaliação como instrumento organizado cientificamente, para identificar os avanços efetivos dos alunos.
#99475
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
Tipo
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(1,0) 7 - 

A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece que alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super-dotação devem ser matriculados

  • a) em classe, em que o atendimento educacional especializado seja voltado especificamente a cada uma das deficiências apresentadas pelos alunos.
  • b) nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado.
  • c) exclusivamente nas escolas que tenham condições físicas para o acesso dos alunos com múltiplas deficiências, que precisam do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
  • d) nas classes especiais, montadas nas escolas de ensino regular e que contam com professores devidamente qualificados, para atender cada aluno de acordo com sua deficiência.
  • e) em qualquer escola pública ou particular desde que ofereça de forma concomitante o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado(AEE) na mesma unidade.
#99476
Banca
VUNESP
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 8 - 

O ensino da Língua Portuguesa, ao longo da história da Educação brasileira, tem passado por muitas mudanças que abrangem desde a definição dos objetos de ensino até os modos de ensinar. Em relação à alfabetização, as transformações têm sido realizadas em meio a embates frequentes sobre o que é alfabetizar e quais são as melhores estratégias para garantir a alfabetização das crianças.

No âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - (cad.5, 2015), adota-se a abordagem da alfabetização na perspectiva

  • a) sintética, que privilegia a discriminação auditiva e visomotora da criança, com o objetivo de facilitar o domínio do lápis para escrever e o movimento dos olhos para a leitura.
  • b) global, em que o ensino da leitura da oração e do texto antecede o ensino da leitura e da escrita da palavra, para que a compreensão da criança por meio do texto, facilite a memorização da palavra.
  • c) do letramento, na qual se busca favorecer situações propícias de aprendizagem do funcionamento do sistema de escrita alfabética de modo articulado e simultâneo às aprendizagens relativas aos usos sociais da escrita e da oralidade.
  • d) de ensino das relações som-grafia em que a repetição e a memorização levam o aluno a desenvolver o conhecimento do sistema de escrita e da leitura.
  • e) de ensino sistemático da escrita alfabética, em que o domínio das convenções letra-som é requisito para a boa compreensão dos textos, fundamentando o trabalho do professor em duas etapas: alfabetização e letramento.
#99477
Banca
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 9 - 

Uma professora inicia a leitura de uma notícia de um jornal local para os seus alunos, realizando algumas inferências a fim de se identificar alguns elementos desse gênero textual, como a sua finalidade, o título da notícia e sua função, dentre outras características. Em um segundo momento, faz a leitura da notícia e traça paralelos entre o texto do jornal e a realidade dos alunos, evidenciando conceitos das áreas de Ciências Humanas, como o nome do rio local e as questões sociais e de Ciências Naturais, como as questões ambientais. Em um terceiro momento, a professora chama a atenção para a matemática e os números no jornal, para as crianças discutirem os seus significados na notícia.

À luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (cad. 7-2015), é correto afirmar que a atividade desenvolvida no terceiro momento é

  • a) essencial no que diz respeito à alfabetização matemática na perspectiva do letramento, pois discute o significado dos números em uma prática social.
  • b) voltada ao trabalho interdisciplinar, entretanto, a inclusão da matemática nesse contexto mostra-se equivocada.
  • c) de leitura de um texto de noticiário em que os números da notícia não favorecem o desenvolvimento do raciocínio do aluno.
  • d) muito interessante, porque os números reconhecidos podem ser inseridos na formulação de um problema na aula de matemática.
  • e) específica de linguagem escrita e oral, porque o jornal é um portador de textos que oferece possibilidade de explorar vários gêneros.
#99478
Banca
VUNESP
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 10 - 

O ensino e a aprendizagem de conteúdos da Arte colaboram para a formação do cidadão e buscam a igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte. O conjunto de conteúdos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais está articulado dentro do contexto de ensino e de aprendizagem em três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão. É correto afirmar que a fruição refere-se

  • a) ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas, no âmbito do fazer do aluno, no desenvolvimento das aulas.
  • b) ao produto apresentado pelo conjunto de artistas populares, representantes das comunidades, trabalhados pelo professor em sala de aula.
  • c) à construção de conhecimento referente ao aprofundamento de uma das modalidades artísticas, de acordo com o interesse do aluno.
  • d) ao desenvolvimento no aluno, de habilidade na execução de instrumento musical, por meio de projetos que a escola promove em parceria.
  • e) à apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado e contempla a produção histórico-social e a produção do aluno.
#99479
Banca
VUNESP
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Matérias Diversas
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(1,0) 11 - 

A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, conforme estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, é correto afirmar que a Educação Física deve

  • a) promover a aptidão física e um rendimento padronizado, para atender igualmente a todos os alunos e alunas.
  • b) profissionalizar os alunos e as alunas de acordo com as aptidões e os interesses demonstrados em aula.
  • c) considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões: cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
  • d) ter o papel essencial de identificar estudantes com diferentes habilidades esportivas, para encaminhar os mais talentosos para os clubes de esportes.
  • e) se dedicar ao treinamento de alunos e alunas que demonstrem interesse em participar de campeonatos esportivos, dispensando os demais nesse período.
#99480
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(1,0) 12 - 

Conforme Lerner (2002), o grande propósito educativo do ensino da leitura e da escrita no curso de educação obrigatória é o de incorporar as crianças à comunidade de leitores e escritores: é formar os alunos como cidadãos da cultura escrita. É correto afirmar, portanto, que o objeto de ensino deve ter como referência fundamental

  • a) o melhor método de alfabetização.
  • b) os meios de controle do processo de aprendizagem.
  • c) os materiais escolares mais motivadores.
  • d) as práticas de bons docentes alfabetizadores.
  • e) as práticas sociais de leitura e escrita.
#99481
Banca
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Matérias Diversas
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(1,0) 13 - 

Para uma proposta de ensino tornar-se um referencial e se materializar em uma prática de ensino adequada, ela deverá ser validada e reconstruída a partir do conhecimento que se tem das crianças e também das interações que se estabelecem entre os participantes do grupo escolar e deles com os objetos do conhecimento. Conforme o documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos, MEC (2009), são fatores determinantes para a consolidação dessa prática

  • a) o estudo e a dedicação.
  • b) a avaliação e o planejamento.
  • c) a idade e a maturidade dos alunos.
  • d) o ambiente da escola e o da sala de aula.
  • e) o número de alunos e o material didático disponível.
#99482
Banca
VUNESP
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Prefeitura de Valinhos-SP
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(1,0) 14 - 

A professora Wilma, do segundo ano de uma escola pública de ensino fundamental, procurou a coordenação pedindo orientações de como proceder com sua turma altamente indisciplinada. A professora relatou que um dos alunos bate nos colegas, uma menina fala palavrões a todo momento, e um garotinho fica dando piruetas, correndo e rastejando pela sala de aula, atrapalhando o desenvolvimento das atividades. A coordenadora, com fundamento nos estudos de Vinha (1999), orientou acertadamente a professora Wilma a

  • a) colocar a criança em outro espaço para repensar suas atitudes, depois de explicar que seus modos atrapalham os colegas de sala.
  • b) avisar a diretora para que esta convoque os pais e lhes dê ciência do que ocorre e das regras da escola, para que adotem alguma medida corretiva.
  • c) explicar à criança, sempre que necessário, que o Regimento Escolar proíbe conversar, sair da carteira ou da sala, sem ordem expressa da professora.
  • d) elaborar regras com as crianças, estabelecendo limites do que podem fazer na classe, como meio de promover o comportamento autônomo.
  • e) fazer intervenções de imediato, logo após o comportamento inadequado, como forma de educar e dar exemplo para os demais alunos.
#99483
Banca
VUNESP
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Matérias Diversas
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(1,0) 15 - 

Libâneo (2003) afirma que o grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos, e um fator importante para alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem é a organização da escola. De acordo com o autor, o trabalho da sala de aula é a razão de ser da organização e da gestão, e, nesse sentido, também é responsável pelas formas de organização e da gestão

  • a) a equipe de professores.
  • b) os alunos representantes de classe.
  • c) os representantes de pais.
  • d) o orientador pedagógico.
  • e) os colegiados da escola.