Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Intérprete Educacional | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | INTÉRPRETE EDUCACIONAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG para o cargo de Intérprete Educacional.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDEP para o concurso PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG. Estas questões são especificamente para o cargo de Intérprete Educacional, contendo Libras que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Intérprete Educacional contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #131591
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(1,0) 1 -
Sobre interpretação da Libras para a modalidade oral da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
- a) A expressividade na voz durante a interpretação é uma soma do ritmo, da entoação, da qualidade da voz, das pausas e da velocidade.
- b) Os surdos assumiram, na sociedade atual, lugares que exigem dos intérpretes o domínio de diferentes gêneros do discurso para realizarem com maestria a interpretação para a modalidade oral.
- c) O intérprete deve estar atento à produção lexical (mão), ao posicionamento do corpo e ao uso das expressões não manuais dos surdos no ato da interpretação.
- d) O intérprete deve conservar a sintaxe da língua-fonte no ato da interpretação, para que seja mantida a autoria.
- #131592
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(1,0) 2 -
Sobre o uso da apontação nas línguas de sinais, assinale a alternativa incorreta.
- a) Assim como as crianças ouvintes, as crianças surdas com menos de 1 ano de idade apontam frequentemente para indicar objetos e pessoas.
- b) No estágio de um sinal, há um processo de mudança nos usos da apontação. Se, inicialmente, o uso era gestual (prélinguístico), aos poucos, passa a ser utilizado como elemento do sistema gramatical da língua de sinais (linguístico).
- c) Por volta dos 2 anos de idade, as crianças surdas podem cometer “erros” de reversão pronominal, assim como ocorre com crianças ouvintes. Pode acontecer de usarem a apontação direcionada ao receptor para se referirem a si mesmas.
- d) Dos 3 anos em diante, as crianças começam a usar a apontação da maneira gramatical correta, sem reversão pronominal.
- #131593
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(1,0) 3 -
Sobre o reconhecimento das línguas de sinais no mundo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Já na década de 1960, muitos pesquisadores defendiam que as línguas de sinais eram, de fato, línguas naturais.
( ) Na tentativa de equiparar o valor linguístico das línguas de sinais com o das línguas orais, as pesquisas científicas buscam identificar universais linguísticos, tais como morfologia, sintaxe e semântica.
( ) No Brasil, os estudos sobre a língua de sinais começaram nos anos 1990, mas o reconhecimento oficial da língua só foi feito nos anos 2000.
Assinale a sequência correta.
- a) V V F
- b) V F V
- c) F F F
- d) F V V
- #131594
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(1,0) 4 -
Segundo Quadros (1997), no processo de alfabetização de surdos, o professor não deve
- a) trabalhar com bilinguismo.
- b) pensar estratégias conjuntamente com o intérprete.
- c) trabalhar com o método fônico.
- d) buscar o letramento antes da alfabetização.
- #131600
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(1,0) 5 -
Analise a tirinha a seguir.
Essa tirinha aborda quais tipos de representação da surdez, opostas entre si?
- a) Deficiência como falta X minoria linguística.
- b) Identidade ouvinte X identidade surda.
- c) Reabilitação X diferença cultural.
- d) Oralização X bilinguismo.
- #131601
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(1,0) 6 -
Considera-se um comportamento ético do intérprete de Libras educacional, exceto:
- a) Direcionar as perguntas do aluno para o professor, evitando respondê-las.
- b) Considerar que eventualmente algumas expressões ou metáforas precisarão ser explicadas no ato tradutório.
- c) Acompanhar o planejamento do professor responsável pela turma.
- d) Evitar interpretar brincadeiras, piadas ou outras expressões que estejam fora da atividade de ensino.
- #131602
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(1,0) 7 -
Considerando as competências do tradutor e intérprete de Libras, assinale a alternativa incorreta.
- a) Uma interpretação de Libras para o português oral que possua vocabulário escasso, com competência linguística fraca, pode reforçar o imaginário de que os surdos enunciadores do discurso são incapazes.
- b) A competência de transferência diz respeito a uma interpretação que preserve a autoria e a totalidade do enunciado e que não se preocupe apenas com as equivalências.
- c) A competência cognitiva, assim como a linguística, depende de um grande envolvimento com a comunidade surda.
- d) A competência bicultural diz respeito à capacidade de mediar características culturais da língua-fonte de maneira equivalente na língua-alvo.
- #131603
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(1,0) 8 -
São classificadores de plural, exceto:
- a) MUITAS ÁRVORES.
- b) COPOS ENFILEIRADOS.
- c) MUIT@S PRIM@S.
- d) TRÊS PESSOAS ANDANDO JUNT@S.
- #131604
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(1,0) 9 -
São características da educação bilíngue para surdos, exceto:
- a) Uso constante da língua de sinais no ambiente escolar.
- b) Pedagogia visual.
- c) Ensino da língua portuguesa nas modalidades oral e escrita.
- d) Conteúdos sobre identidade e cultura surda.
- #131605
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(1,0) 10 -
São personagens importantes da história cultural dos surdos, exceto:
- a) Abade l’Épée, educador francês que usava os sinais para educar os surdos
- b) Willian Stokoe, linguista estadunidense que estudou a Língua de Sinais americana.
- c) Beethoven, compositor alemão que ficou surdo.
- d) Emmanuelle Laborit, premiada atriz surda francesa.
- #131606
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(1,0) 11 -
A compreensão do ato tradutório a partir da perspectiva da enunciação, segundo Mikhail Bakhtin, considera que o
- a) ato tradutório convoca a arquitetônica sujeito / discurso / texto / espaço / tempo desconsiderando as relações de poder.
- b) processo de interpretação da Libras para a língua portuguesa envolve processos de discursivização entre sujeitos.
- c) ato tradutório independe de sujeitos que falam de determinados lugares sócio-históricos.
- d) extralinguístico inexiste no acontecimento do enunciado do processo de tradução.
- #131607
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(1,0) 12 -
Sobre a Libras, é correto afirmar:
- a) É icônica, como se pode observar nos sinais ÁGUA e CORAGEM.
- b) Não é ágrafa, ou seja, pode ser escrita por meio do Sign Writing.
- c) Não possui unidades mínimas, como os fonemas.
- d) É arbitrária, como se pode observar nos sinais CASA e ÁRVORE.
- #131608
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(1,0) 13 -
A escolha da roupa que o intérprete de Libras deve usar no ato da interpretação é importante para que a(o)
- a) intérprete se sinta confortável com a vestimenta.
- b) roupa demonstre formalidade e profissionalismo.
- c) roupa tenha cor contrastante com a cor de pele do intérprete, auxiliando na visualização dos sinais.
- d) vestimenta dos profissionais da área seja padronizada.
- #131609
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(1,0) 14 -
São elementos que prejudicam a fluência de tradutores intérpretes de libras:
- a) Falta de contato com a comunidade surda e português sinalizado.
- b) Expressão facial e uso de classificadores.
- c) Lentidão exagerada e uso de elementos não manuais.
- d) Uso de referentes e falta de expressão corporal.
- #131610
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(1,0) 15 -
São características da história cultural do povo surdo, exceto:
- a) Constituição de uma experiência visual comum.
- b) Oralismo com marco de lutas e resistências.
- c) O desenvolvimento das línguas de sinais pelo mundo.
- d) A constituição de uma identidade surda homogênea.