Simulado PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | Fonoaudiólogo | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | FONOAUDIÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR para o cargo de Fonoaudiólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO UNIFIL para o concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Fonoaudiólogo, contendo Fonoaudiologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | Fonoaudiólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #131747
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Art. 13. Constituem deveres do fonoaudiólogo nas relações com outros fonoaudiólogos. Assinale a alternativa incorreta.
- a) Atuar em comum acordo, quando no atendimento simultâneo de cliente.
- b) Recorrer a outros profissionais, sempre que for necessário.
- c) Informar ao CRFa atos irregulares ou infrações de que tenha conhecimento.
- d) Emitir opinião depreciativa técnico-científica.
- #131748
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A respeito de hábitos que podem provocar uma alteração vocal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Pigarros, tosses e "raspar" a garganta são hábitos que podem ocasionar o aparecimento de alterações nas pregas vocais porque provocam atrito constante e brusco.
( ) Alimentos frios, líquidos gelados ou variações bruscas de temperatura, são bastante prejudiciais, causando inflamações, alergias, inchaço das cordas vocais.
( ) Alimentos muito codimentados (muita pimenta) melhoram o tempo de digestão, e melhora a movimentação do diafragma (músculo importante na respiração para a produção da voz). ,
( ) Sugere-se evitar o leite e chocolate antes das aulas ou reuniões (para palestrantes, professores e pessoas que fazem aula de canto), pois são alimentos que aumentam a secreção de muco na garganta. Bebidas gasosas como refrigerantes e outros, também devem ser evitados por provocar gases.
( ) Alimentos leves, verduras e frutas bem mastigadas relaxam a mandíbula, melhorando a dicção e dando a sensação de leveza ao corpo.
- a) V – F – V – V – V.
- b) F – V – V – F – F.
- c) V – V – F – V – V.
- d) F – V – V – F – V.
- #131749
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A consciência fonológica é, pois, um componente crítico na normal aquisição da leitura e a sua falta, ou insuficiência, é a maior causa de problemas de leitura. Frith (1995), explica que ter um disfuncionamento no processamento fonológico significa possuir alguma desordem sutil na fala, não usualmente perceptível, a não ser por profissionais, e aponta os seguintes problemas como indícios de déficit fonológico:
I. Atraso na aquisição e produção da fala.
II. A dificuldades de recuperação de nomes de objetos e de palavras.
III. Pobre memória verbal de curto prazo, e pobre desempenho na repetição de palavras reais e de não-palavras.
IV. Dificuldade na articulação das palavras.
V. Dificuldades na segmentação de fonemas.
- a) Apenas I, II, III, e IV estão corretas.
- b) Apenas II, III, e, V estão corretas.
- c) Apenas I, II, III, e V estão corretas.
- d) Todas estão corretas.
- #131750
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na afasia a sintomatologia da expressão oral pode ser de redução ou deformação: o comum nas afasias motoras são os sintomas de redução, enquanto que nas afasias sensoriais ocorrem mais os sintomas de deformação. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Exteriotipias. II. Agramatismo. III. Anomia. IV. Deformação. V. Parafasia.
( ) É um único segmento linguístico evocado toda vez que o paciente tenta se comunicar.
( ) É a dificuldade na evocação de frases por ausência de artigos/preposições e conjugação inadequada de verbos.
( ) É a dificuldade na evocação de nomes e etc.
( ) Jargão que é uma enxurrada de sons sem significado, enfim, discurso sem mensagem.
( ) É a substituição de uma palavra por outra, que pode acontecer quando se substitui um fonema ou a troca de uma palavra por outra, dentro do mesmo campo categorial. Temos também o neologismo (invenção de palavras).
- a) II – III – I – V – IV.
- b) I – II – III – IV – V.
- c) V – IV – I – II – III.
- d) IV – I – II – III – V.
- #131751
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A afasia se caracteriza por alteração de processos linguísticos de significação de origem articulatória e discursiva, incluindo aqui os aspectos gramaticais, produzida por lesão focal adquirida no sistema nervoso central, em zonas responsáveis pela linguagem, podendo ou não se associarem a alterações de outros processos cognitivos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) São classificados como não fluentes (lesão focal em região temporal posterior ou em lobo parietal esquerdo).
( ) São classificados como fluentes (lesão focal em lobo frontal anterior esquerdo).
( ) O comum nas afasias motoras são os sintomas de redução, enquanto que nas afasias sensoriais ocorrem mais os sintomas de deformação.
( ) O fato de classificar a afasia, só nos auxilia na identificação sindrômica do paciente, não trazendo assim esclarecimentos quanto a reabilitação.
( ) São muitas as variáveis que vão interferir no prognóstico, sendo elas: etiologia, idade, sistema geral, fatores psicológicos, sócio-culturais, extensão da lesão.
- a) F – V – V – F – F.
- b) V – F – F – V – V.
- c) V – V – F – F – F.
- d) F – F – V – V – V.
- #131752
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No início do desenvolvimento da criança a consciência tem caráter afetivo. Segundo Luria, esse caráter reflete o mundo afetivamente; a seguir a consciência passa ao concreto imediato, assim como as palavras que se refletem em seu mundo; no estágio seguinte a consciência passa a ser lógica verbal e abstrata mesmo que os estágios anteriores permaneçam encobertos. No fazer psicopedagógico, examinamos as considerações de autores como Vygotsky e Luria, em relação à subordinação da criança ao adulto: quando a criança adquire uma palavra que designa um objeto em particular e serve como sinal de uma ação concreta, ela se subordina a esta palavra, assim como à instrução verbal do adulto. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Luria. II. Vygotsky.
( ) Enfatiza que "além da função cognoscitiva da palavra e sua função como instrumento de comunicação, há sua função pragmática ou reguladora; a palavra não é somente um instrumento de reflexo da realidade, é o meio de regulação da conduta".
( ) Ensina que é indispensável examinar como os processos voluntários se formam no curso do desenvolvimento da atividade concreta do sujeito e na sua comunicação com o adulto, cuja organização está baseada no desenvolvimento linguístico da criança.
( ) A primeira etapa da função reguladora da linguagem da criança - função base do comportamento voluntário - é a capacidade de subordinação à instrução verbal do adulto e, a partir dessa "subordinação primitiva", forma-se o ato voluntário.
( ) Os experimentos, mostraram que a subordinação da ação do sujeito à instrução verbal do adulto, não é algo simples e desenvolve-se progressivamente. Desse modo, observa-se que a linguagem tem uma grande importância na organização da conduta da criança e no seu desenvolvimento; primeiro a sua influência é feita de fora para dentro e depois passa a se organizar de dentro para fora.
- a) I – II – I – I.
- b) II – I – I – II.
- c) I – I – II – I.
- d) II – II – I – II.
- #131753
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A respeito da disfluência de fala (gagueira), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Pessoas com gagueira nunca gaguejam cantando ou quando representam um personagem no teatro.
( ) A gagueira é um hábito adquirido.
( ) Quando uma pessoa (com gagueira ou não) se encontra em uma situação de dúvida, o cérebro dá uma ordem para o corpo se movimentar menos até que a pessoa decida o que fazer.
( ) O estresse não causa gagueira, mas pode agravá-la.
( ) A pessoa gagueja, porque pensa mais rápido do que fala.
- a) F – V – F – V – V.
- b) V – F – F – V – V.
- c) F – V – F – V – F.
- d) F – F – V – V – F.
- #131754
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A _________________ é um distúrbio na realização de gestos simples ou simbólicos intencionalmente. Ex: ordena-se ao paciente realizar o sinal da cruz e ele é incapaz de fazê-lo, mas o faz automaticamente ao entrar na igreja. Está associado frequentemente com grandes lesões parietais especialmente parte inferior do lobo parietal.
- a) Apraxia Dinâmica
- b) Apraxia Ideomotora
- c) Apraxia Ideatória
- d) Apraxia Construtiva
- #131755
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Apractognosia é o termo utilizado para qualquer distúrbio seja ele práxico ou gnósico devido a uma lesão encefálica onde estes centros estejam localizados (DORETTO, 2001). De acordo com as informações abaixo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O paciente apresenta um conjunto de deficiências sensório-percepto-motoras que acarreta na incapacidade de realizar movimentos, gestos ou habilidades previamente aprendidas, seja de uma forma espontânea ou ao comando verbal.
( ) O diagnóstico pode ser feito descartando a presença de um distúrbio primário de atenção, compreensão, motivação, força, coordenação ou sensibilidade que pudesse interferir na performance normal do ato motor.
( ) As funções práxicas dependem essencialmente do controle de áreas superiores do córtex encefálico que são: área motora primária, área suplementar e córtex pré-motor.
( ) O indivíduo portador de apraxia apresenta muita dificuldade em realizar movimentos ao comando verbal ou mímico, porém podem executar os mesmos movimentos de forma automática.
- a) V – F – V – V.
- b) V – V – V – V.
- c) F – V – F – F.
- d) F – F – V – V.
- #131756
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A respeito dos resultados avaliados pelo exame BERA, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O formato das curvas. II. A presença ou não de cada onda nas várias intensidades. III. O período de latência. IV. O valor de amplitude de cada onda. V. A correlação entre os dados dos estímulos unilaterais e bilaterais.
- a) Apenas I, II e IV estão corretas.
- b) Apenas II, III, e V estão corretas.
- c) Apenas III, IV, e V estão corretas.
- d) Todas estão corretas.
- #131757
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A respeito do exame potenciais evocados auditivos de tronco cerebral (BERA), assinale a alternativa correta.
- a) No momento do exame é enviado um tom puro de referência através de uma sonda colocada no canal auditivo externo. As diferenças de pressão entre a pressão sonora enviada e a que é recolhida pela sonda dependem da impedância do ouvido médio.
- b) A variação da pressão entre +200 e -400 daPa no canal auditivo externo permite obter uma curva da compliance timpano-ossicular e das cavidades do ouvido interno.
- c) O BERA constitui-se em um competente instrumento para o monitoramento da função do tronco cerebral uma vez que as vias auditivas ascendentes ocupam todos os segmentos desta nobre estrutura do sistema nervoso central, responsável pela maioria das funções vitais de nosso organismo.
- d) O BERA é utilizado para o diagnóstico audiológico, pois determina os limiares auditivos comparando os valores obtidos com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro.
- #131758
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Ao se falar em desenvolvimento de habilidades relacionadas à aprendizagem, é preciso se reportar a dois teóricos que, sem dúvida, foram os que mais influenciaram a área da Educação nas últimas décadas: Piaget e Vygotsky. Convém ressaltar que as suas teorias não se referiram às questões de aprendizagem, mas sim de constituição do pensamento e/ou construção do conhecimento. De acordo com as afirmações a baixo, relacione as colunas do autor a sua teoria, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Piaget. II. Vygotsky.
( ) Em seus pressupostos, acrescenta a noção de "social" a essa construção do conhecimento, dando a ideia de que entre a atuação do indivíduo e o meio, existe uma mediação.
( ) Para ele, a linguagem, além de ser fundamental na comunicação, fornece suporte para a organização e a estruturação do conhecimento. Novamente, observa-se uma ênfase no tocante às funções cognitivas.
( ) Para ele o indivíduo constrói o seu conhecimento, por meio da interação com o meio.
( ) Esse teórico indicou, também, uma noção de que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento. A essa noção está vinculado o conceito Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) que se trata da distância entre as habilidades que o aluno consegue realizar sozinho e aquelas que ele só conseguiria fazer com a ajuda de um mediador (um indivíduo mais experiente).
- a) I – II – I – I.
- b) II – I – I – I.
- c) II – II – I – II.
- d) I – I – II – II.
- #131759
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. O Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais, DSM IV, inclui a dislexia nas perturbações de aprendizagem, utiliza a denominação de “Perturbação da Leitura e da Escrita” e estabelece os seguintes critérios de diagnóstico.
I. O rendimento na leitura/escrita, medido através de provas normalizadas, situa-se substancialmente abaixo do nível esperado para a idade do sujeito, quociente de inteligência e escolaridade própria para a sua idade.
II. A perturbação interfere significativamente com o rendimento escolar, ou atividades da vida quotidiana que requerem aptidões de leitura/escrita.
III. Se existe um déficit sensorial, as dificuldades são excessivas em relação às que lhe estariam habitualmente associadas.
IV. A dislexia é uma perturbação da linguagem que tem na sua gênese um déficit fonológico e intelectual, o indivíduo com dislexia terá um atraso cognitivo e intelectual. Considerando um deficiente intelectual.
- a) Apenas I e III estão corretas.
- b) Apenas I, II e III estão corretas.
- c) Apenas II e IV estão corretas.
- d) Todas estão corretas.
- #131760
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A aquisição normal da linguagem é dependente de uma série de fatores como o contexto social, familiar e histórico pré, peri e pós-natal do indivíduo, suas experiências, capacidades cognitivas e orgânico funcionais. A integridade auditiva é um pré-requisito para esse processo, bem como as estruturas envolvidas na produção de fala. É por meio da audição que a criança tem acesso à linguagem oral, sendo capaz de detectar, identificar, discriminar, reconhecer os sons da fala para, posteriormente, compreendê-los e produzi-los. No entanto existem possíveis trocas que ocorrem na fala da criança. Assinale a alternativa que corresponde à troca fonoaudiológica a seguir: SAPO- CHAPO, ZEBRA-GEBRA.
- a) Frontalização de velar.
- b) Frontalização de palatal.
- c) Posteriorização para velar.
- d) Posteriorização para palatal.
- #131761
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Patologia mais comum em região supra-glótica, onde as glândulas mucosas são abundantes, correm mais comumente em valécula, base da língua, epiglote e pregas ari-epiglóticas. Se tornarem muito grandes, podem causar obstrução da via aérea, principalmente em crianças. Em pregas vocais CCVV falsas e verdadeiras podem se originar das glândulas salivares menores da laringe.
- a) Cistos laríngeos.
- b) Papilomatoses laríngeas.
- c) Pólipos laríngeos.
- d) Edema de Reinke.