Processando...

Simulado PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | Fisioterapeuta | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | Fisioterapeuta

SIMULADO PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | FISIOTERAPEUTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR para o cargo de Fisioterapeuta.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO UNIFIL para o concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Fisioterapeuta, contendo Fisioterapia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | Fisioterapeuta contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#131727
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Os movimentos voluntários representam a forma mais complexa de movimentação e são definidos por duas características: são proposicionais (direcionados a um objetivo) e, em grande parte, são aprendidos (a execução melhora a prática). Em bebês pequenos, o termo “voluntário” pode ser inadequado, uma vez que envolvem intensão e propósito, difícil de avaliar em um indivíduo tão jovem, em vez disso, “movimentação espontânea” parece ser uma denominação mais apropriada. Independentemente de serem movimentos voluntários ou espontâneos, por serem bastante complexos, a avaliação não poderia ser diferente e apenas a interpretação em conjunto desses dados fornecerá um entendimento mais preciso dos déficits que o paciente apresenta. Analise as assertivas a respeito do que é preciso avaliar e assinale a alternativa correta. I. Se a criança realiza movimentos em todas as articulações e se há simétrica entre os hemicorpos. II. Se esses movimentos apresentam amplitude de movimento (ativa), força e velocidade normais. III. Se o movimento é seletivo (se é capaz de mover uma única articulação produzindo, simultaneamente, o movimento de outras). IV. Se a criança realiza compensações ou movimentos em outros segmentos corporais para conseguir realizar o movimento solicitado. V. Se consegue brincar com objetos na linha média utilizando as duas mãos simultaneamente. VI. Se o movimento é coordenado e funcional (se são realizados fora de um contexto e se não conseguem ser finalizados com êxito).

  • a) Apenas II, IV e VI estão corretas.
  • b) Apenas I, II, IV e V estão corretas.
  • c) Apenas I, II e III estão corretas.
  • d) Todas estão corretas.
#131728
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com o Art. 15 do Capítulo III - Do relacionamento com o Cliente / Paciente / Usuário, presente no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia aprovado pela Resolução nº 424, de 08 de julho de 2013, é proibido ao fisioterapeuta, exceto:

  • a) abandonar o cliente/paciente/usuário em meio a tratamento, sem a garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante.
  • b) dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.
  • c) informar ao cliente/paciente/usuário quanto à consulta fisioterapêutica, diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos, objetivos do tratamento, condutas e procedimentos a serem adotados, esclarecendo-o ou o seu responsável legal.
  • d) inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação de cliente/paciente/usuário, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico científico, com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal.
#131729
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Antes de iniciar a avaliação da coordenação, o ambiente de testagem deve ser identificado e preparado, o equipamento necessário deve ser reunido e o preparo do paciente deve ser considerado. A avaliação da coordenação deve ser administrada quando o paciente estiver bem descansado, deverá ser dada uma explanação completa sobre o propósito do teste e, cada teste deverá ser descrito e demonstrado pelo fisioterapeuta de maneira individual antes do teste propriamente dito. Leia a descrição a seguir e assinale a alternativa que apresenta o nome do teste descrito. “O paciente toca alternadamente a ponta do nariz e a ponta do dedo do fisioterapeuta com seu dedo indicador. A posição do dedo do fisioterapeuta pode ser alterada durante o teste para observar a habilidade de modificar a distância, a direção e a força do movimento.”

  • a) Índex-nariz.
  • b) Índex-índex.
  • c) Teste do rebote.
  • d) Nariz-índex alternado.
#131730
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Muitas são as dificuldades encontradas na interpretação da gasometria arterial para diagnóstico dos distúrbios respiratórios e do equilíbrio ácido-básico. A análise da gasometria de paciente com provável distúrbio ácido-básico (DAB) exige a leitura simultânea de diversos parâmetros, interligados e dependentes, que podem confundir a interpretação, levando a um diagnóstico errado. O diagnóstico inicial do distúrbio ácido-básico pela gasometria requer a análise de três dos parâmetros fornecidos: pH, PaCO2 e HCO3-. A gasometria aliada aos dados clínicos e aos sinais e sintomas do paciente, orienta uma intervenção efetiva na correção da oxigenação, da ventilação e do distúrbio ácido-básico. Analise os dados abaixo e assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta da gasometria descrita. pH= 7,31 PaCO2 = 32 mmHg HCO3- = 16 mEq/mL

  • a) Acidose metabólica.
  • b) Alcalose metabólica.
  • c) Acidose respiratória.
  • d) Alcalose respiratória.
#131731
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A meta do coração é fornecer um débito cardíaco (DC) adequado e, assim, energia aeróbica suficiente para atender à demanda metabólica do organismo. Como a demanda energética do corpo muda constantemente, o DC do coração também deve ser capaz de adaptar-se às alterações na demanda de energia sistêmica, como também a suas próprias necessidades de oxigênio para o miocárdio. Existem três princípios fisiológicos principais que influenciam o DC. Assinale a alternativa que não é um dos três princípios fisiológicos principais que influenciam o DC.

  • a) O suprimento de oxigênio adequado para o miocárdio, fornecido por meio das artérias coronárias.
  • b) A contratilidade do miocárdio por meio de suas propriedades de diástole e sístole.
  • c) A formação e condução de um impulso elétrico a partir do seio nodal rumo aos ventrículos.
  • d) A criação de um impulso elétrico a partir do seio arteriolar rumo aos átrios.
#131732
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Lasers produzem uma luz monocromática altamente refinada na faixa ultravioleta, visível ou infravermelha. Os lasers consistem de luz altamente organizada (fótons) que provoca eventos fisiológicos nos tecidos. A laserterapia de baixa intensidade normalmente não causa destruição tecidual e é utilizada clinicamente em uma gama vasta de condições. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A energia produzida por lasers terapêuticos pode ter um comprimento de onda entre 650 e 1200 nanômetros (nm). A frequência (comprimento de onda) determina a cor da luz do laser, sendo a frequência e comprimento de onda, muitas vezes usados como sinônimos, são inversamente relacionados entre si, pois conforme a frequência aumenta, o comprimento de onda diminui e vice-versa. ( ) Os fótons emitidos durante a laserterapia de baixa intensidade ativam determinados receptores da pele que estimulam ou inibem eventos fisiológicos, estes efeitos são provocados pela ativação de cromóforos, partes de uma molécula (geralmente melanina e hemoglobina) que absorvem luz com uma cor (comprimento de onda) específica e, em razão da especificidade dos cromóforos em absorver a energia luminosa, acredita-se que o comprimento de onda determine quais receptores da pele são afetados. ( ) A magnitude da reação do tecido à luz do laser se baseia nas características físicas de saída quanto à frequência/comprimento de onda (absorção, reflexão e transmissão), na densidade de potência (irradiância), na duração do tratamento e na vascularização dos tecidos-alvo. ( ) A energia laser pode estimular tecidos a profundidades de até 10 cm abaixo da superfície da pele e, os benefícios biofísicos estão mais relacionados ao efeito fototérmico do que aos efeitos fotomecânico ou fotoquímico, esta resposta baseia-se no princípio de que para a luz afetar o tecido, ela não precisa ser absorvida por receptores específicos. ( ) Os lasers são utilizados para auxiliar na cicatrização de feridas superficiais, incluindo ulcerações da pele, incisões cirúrgicas e queimaduras. Em razão de sua potência relativamente alta, os lasers de HeNe são mais efetivos na destruição de bactérias do que os lasers de fosfato de alumínio, índio e gálio.

  • a) F – F – V – V – V.
  • b) V – V – V – F – F.
  • c) V – F – V – F – V.
  • d) F – V – F – V – F.
#131733
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Os pacientes com lesões dos núcleos da base tipicamente demonstram vários déficits motores característicos, estes incluem pobreza e lentidão de movimento, movimentos involuntários, inapropriados e, alterações na postura e tônus muscular. Leia a descrição a seguir e assinale a alternativa que apresenta o comprometimento motor descrito. “É caracterizada por movimentos involuntários, rápidos, irregulares e desajeitados, que envolvem múltiplas articulações. Esse tipo de comprometimento motor, apresenta movimentos que demonstram uma cadência irregular, são mais aparentes nos membros superiores e não podem ser inibidos voluntariamente. Está associada à doença de Huntington.”

  • a) Bradicinesia.
  • b) Distonia.
  • c) Coreia.
  • d) Atetose.
#131734
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A drenagem postural refere-se à estrutura anatômica correspondente à terceira geração brônquica. Desse modo, uma abordagem detalhada da anatomia pulmonar, principalmente dos segmentos broncopulmonares se faz necessário. Além disso, a drenagem deverá ser aplicada mediante avaliação criteriosa, história clínica e exame físico, identificação das condições hemodinâmicas do paciente e dos segmentos broncopulmonares envolvidos. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A principal fundamentação da drenagem postural é o princípio físico da ação da gravidade, a posição e o grau de inclinação a serem adotados pelo paciente durante a realização do procedimento variam de acordo com a área do pulmão a ser drenada. A técnica consiste em posicionar o paciente de tal forma que favoreça o escoamento de secreções de áreas pulmonares específicas em direção a regiões mais centrais da árvore brônquica, para que possam ser eliminadas pela tosse ou técnica de aspiração. II. A drenagem postural pode fazer parte do tratamento de pacientes de todas as faixas etárias, estando sujeita a modificação de acordo com a idade e a tolerância do paciente. Em bebês e em crianças em idade pré-escolar, pode-se utilizar o colo como uma alternativa das posições adotadas. Várias sequências de posturas específicas, correspondentes aos diferentes segmentos broncopulmonares têm sido recomendadas a partir da localização dos segmentos e/ou trajeto dos brônquios segmentares. Para a drenagem da língula, situada acima da fissura oblíqua, o paciente é posicionado em decúbito lateral direito, com inclinação a 45º posteriormente, com os pés da cama elevados em 30 cm ou 15º. III. A técnica pode ser realizada em qualquer horário, preferencialmente nos intervalos alimentares, atentando-se para a presença de refluxo gastroesofágico ou história de vômitos frequentes. A duração da drenagem postural é variável e dependerá da doença de base, do volume, do tipo e do local da secreção, bem como da tolerância do paciente. A frequência deve ser determinada pela avaliação da resposta do paciente à terapia. IV. A drenagem postural é considerada relativamente ineficaz se não acompanhada por tosse ou manobras de expiração forçada, designadas a ajudar o clearance de secreção brônquica. Desse modo, esse procedimento é associado a manobras de vibração, percussão, tosse e exercícios respiratórios. V. A verticalização dos brônquios segmentares facilita a remoção de secreção localizada nas regiões ventiladas por esses brônquios. Além da mobilização das secreções, as posturas favorecem a abertura dos brônquios e alvéolos, melhorando a interação gás-líquido, e inibem a formação de microatelectasias, principalmente em indivíduos acamados, torporosos e prematuros. Portanto, a drenagem postural é essencialmente uma tentativa de mobilizar secreções, acelerar a velocidade do muco traqueal, aumentando sua eliminação através de posições que permitam à gravidade exercer sua influência sobre áreas lesadas do pulmão, melhorando assim, a condutância das vias aéreas e a taxa de fluxo.

  • a) Apenas I e III estão corretas.
  • b) Apenas II e IV estão corretas.
  • c) Apenas I, II e V estão corretas.
  • d) Todas estão corretas.
#131735
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Crianças que apresentam disfunções neuromotoras obtêm melhores resultados quanto mais precocemente for iniciado o tratamento fisioterapêutico. Para tanto, é necessário diagnosticar essas crianças, identificar suas necessidades e planejar um tratamento que estimule o desenvolvimento. Assinale a alternativa incorreta com relação ao que é permitido ao fisioterapeuta a partir dos dados coletados através da avaliação fisioterapêutica neurológica infantil.

  • a) Estabelecer diagnóstico precoce, especialmente de crianças prematuras, com base na identificação de sinais sugestivos de lesão encefálica, além de descrever as prioridades de tratamento para cada criança em cada época do desenvolvimento.
  • b) Identificar as habilidades da criança e aquisições que não podem ser conquistadas, assim como os distúrbios cinético-funcionais não prevalentes e, mais do que isso, verificar quais fatores estão presentes no quadro motor/cognitivo/perceptual/social que não possam justificar esses déficits. E, mesmo assim, o fisioterapeuta será incapaz de traçar o diagnóstico fisioterapêutico, objetivos e intervenções adequadas, não otimizando os recursos dinâmicos de que a criança dispõe e dificultando assim o processo de reabilitação.
  • c) Analisar se as intervenções terapêuticas utilizadas estão de acordo com os resultados esperados e acompanhar a evolução do paciente, bem como avaliar se há aspectos de risco que necessitem do encaminhamento a outros profissionais.
  • d) Identificar não apenas o que o paciente não é capaz ou apresenta dificuldade para realizar, mas também deve-se produzir uma lista de potenciais, o que a criança pode realizar e gosta de fazer, assim como contemplar também as expectativas dos pais e da criança, pois tudo isso pode ser utilizado durante o tratamento.
#131736
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Muletas são usadas com maior frequência para melhorar o equilíbrio e aliviar total ou parcialmente o apoio de peso sobre um membro inferior. Elas são em geral usadas de modo bilateral e funcionam para aumentar a base de apoio, melhorar a estabilidade lateral e permitir que os membros superiores transfiram o peso corporal para o solo. Essa transferência de peso pelos membros superiores permite a deambulação funcional ao mesmo tempo que mantém uma condição de apoio de peso restrito. Há dois modelos básicos de muletas em uso clínico frequente: as muletas axilares e as canadenses (de antebraço). Analise as assertivas a respeito dos padrões de marcha e o uso de muletas e assinale a alternativa correta. I. Os padrões de marcha são selecionados com base no equilíbrio, na coordenação, na função muscular e na condição de apoio de peso do paciente, além disso, os padrões de marcha diferem de forma significativa em seus requisitos de energia, base de apoio e velocidade com que podem ser executados. II. Durante o uso da muleta axilar, o peso do corpo deve sempre ser apoiado na barra axilar, e não nas mãos, isso impede a pressão sobre estruturas vasculares e nervosas localizadas na região axilar. III. As mudanças de direção devem ser feitas dando-se passos em um pequeno círculo em vez de girar, o paciente também deve ser alertado sobre a importância de manter a cabeça erguida e um bom alinhamento postural durante a deambulação. IV. Na marcha em três pontos, dois pontos de apoio fazem contato com o solo, é usada quando está impedido o apoio de peso nos dois membros inferiores, o peso corporal é apoiado em uma muleta em vez do membro inferior afetado. V. A marcha em quatro pontos fornece uma macha lenta e estável, já que são mantidos três pontos de contato com o solo, o peso é apoiado nos dois membros inferiores e tipicamente é usado quando há envolvimento bilateral decorrente de pouco equilíbrio, incoordenação ou fraqueza muscular, nesse padrão de marcha, uma muleta é avançada primeiro e então o membro inferior oposto é avançado.

  • a) Apenas II e IV estão corretas.
  • b) Apenas I, II e III estão corretas.
  • c) Apenas I, III e V estão corretas.
  • d) Todas estão corretas.
#131737
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O complexo do ombro é dotado de uma combinação única de mobilidade e estabilidade, onde o grau de mobilidade depende de uma superfície articular saudável, de unidades musculotendinosas intactas e de restrições capsuloligamentares elásticas. E o grau de estabilidade depende da combinação das restrições de ligamentos e cápsulas, da musculatura circundante e do lábio glenoidal. São ligamentos do ombro, exceto:

  • a) ligamento esternoumeral.
  • b) ligamento acromioclavicular.
  • c) ligamento coracoumeral.
  • d) ligamento transverso inferior da escápula.
#131738
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Uma das principais indicações da ventilação mecânica é a presença desfavorável da relação entre o esforço respiratório do paciente e a ventilação pulmonar resultante. Os modos ventilatórios podem ser descritos como parcialmente ou totalmente controlados, de acordo com a pressão gerada pelos músculos respiratórios. Leia a descrição a seguir e assinale a alternativa que apresenta o nome do modo ventilatório descrito. “É um modo de ventilação assistida, que fornece um nível constante de pressão positiva na via aérea durante esforços inspiratórios espontâneos, permitindo ao paciente manter o controle do tempo inspiratório e expiratório. O nível de pressão é mantido constante por um auto-ajuste contínuo do fluxo, que desacelera à medida que a pressão intrapulmonar se eleva progressivamente. Esse modo ventilatório também permite ao paciente controlar a frequência respiratória e interagir com a pressão fornecida, selecionando o fluxo inspiratório e o volume corrente. É um modo ventilatório ciclado a fluxo, com o término da fase inspiratória determinado por diferentes critérios entre os respiradores. O fluxo inspiratório e o volume corrente dependem da pressão aplicada, da impedância do sistema respiratório (complacência e resistência) e do esforço inspiratório do paciente. Os ajustes pré-fixados necessários para iniciar esse modo, são o modo ventilatório que permite ciclos espontâneos, a sensibilidade e o nível de pressão de suporte. As demais variáveis são determinadas pelo paciente.”

  • a) Ventilação controlada por pressão (PCV).
  • b) Ventilação com pressão de suporte (PSV).
  • c) Ventilação mandatória intermitente (IMV).
  • d) Ventilação assistida proporcional (PAV).
#131739
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Indivíduos com AVE apresentam diferenças comportamentais hemisféricas, portanto diferem muito quanto à abordagem para o processamento de informações e quanto a seus comportamentos. Sendo de suma importância o fisioterapeuta ter conhecimento a respeitos dessas diferenças hemisféricas, para poder lidar com o paciente da melhor forma possível. São características do paciente com lesão cerebral direita, exceto:

  • a) hemiplegia/paresia do lado esquerdo, bem como perda hemissensorial do lado esquerdo.
  • b) estilo de comportamento rápido e impulsivo, com dificuldade para sustentar um movimento.
  • c) comprometimentos de memória, normalmente relacionados à informação espacial-perceptiva, frequentemente não consciente dos comprometimentos, mal julgamento e incapacidade de autocorreção com maior risco à segurança.
  • d) dificuldade para expressar emoções positivas, processar pistas e comandos verbais.
#131740
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

O tônus é definido como a resistência do músculo ao alongamento ou estiramento passivo quando um indivíduo tenta manter o relaxamento muscular. Representa o grau de contração residual em um músculo normalmente inervado, em repouso ou em uma contração estática. Anormalidades tônicas são categorizadas como hipertonia, hipotonia ou distonia. A respeito do tônus anormal, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. “A espasticidade é um distúrbio motor ____________ caracterizado pela resistência velocidade-dependente ao estiramento ____________. Sendo assim, quanto mais amplo e ____________ o estiramento, mais forte a resistência do músculo espástico. A espasticidade surge de lesão das vias corticospinais (tratos piramidais) e ocorre como parte da síndrome do neurônio motor ____________.”

  • a) hipertônico / ativo / lento / inferior
  • b) hipotônico / ativo / lento / superior
  • c) hipertônico / passivo / rápido / superior
  • d) hipotônico / passivo / rápido / inferior
#131741
Banca
UNIFIL
Matéria
Fisioterapia
Concurso
Prefeitura de Tupãssi-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Com o processo de maturação cortical, os estímulos que antes provocavam respostas automáticas vão cedendo lugar a vivências menos automáticas, até a aquisição de atividade psicomotora voluntária. A avaliação desses reflexos deve ser realizada em momento no qual o bebê se encontre calmo, alimentado, de preferência despido e, em ambiente com temperatura agradável. De acordo com a descrição a seguir, assinale a alternativa que apresenta o nome do reflexo primário descrito. “Como resposta à pressão exercida pelos polegares do examinador sobre as palmas das mãos do lactente, este fará a rotação da cabeça para a linha média, acompanhada pela abertura da boca. Esse reflexo se atenua por volta do terceiro mês e deve estar integrado já no quarto mês. A presença pressupõe à existência de conexões sensório-motoras entre as mãos e a boca, o que permitirá mais tarde a coordenação voluntária entre elas.”

  • a) Reflexo de preensão palmar.
  • b) Reflexo de extensão cruzada.
  • c) Reflexo de Moro.
  • d) Reflexo mão-boca ou de Babkin.