Simulado PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | Fisioterapeuta | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | FISIOTERAPEUTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR para o cargo de Fisioterapeuta.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO UNIFIL para o concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Fisioterapeuta, contendo Fisioterapia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR | Fisioterapeuta contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE TUPÃSSI – PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #131742
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Com relação ao Capítulo IV - Do Relacionamento com a Equipe, presente no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, aprovado pela Resolução nº 424, de 08 de julho de 2013, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O fisioterapeuta, enquanto participante de equipes multiprofissionais e interdisciplinares constituídas em programas e políticas de saúde, tanto no âmbito público quanto privado, deve colaborar com os seus conhecimentos na assistência ao ser humano, devendo envidar todos os esforços para o desenvolvimento de um trabalho harmônico na equipe. ( ) É dever fundamental do fisioterapeuta incentivar o pessoal sob a sua direção, coordenação, supervisão e orientação, na busca de qualificação continuada e permanente, em benefício do cliente / paciente / usuário e do desenvolvimento da profissão, respeitando sua autonomia. ( ) A responsabilidade do fisioterapeuta por erro cometido em sua atuação profissional é diminuída, quando cometido o erro na coletividade de uma instituição ou de uma equipe, e não será apurada na medida de sua culpabilidade. ( ) O fisioterapeuta que solicita para cliente / paciente / usuário sob sua assistência os serviços especializados de colega, deve indicar a este conduta profissional. ( ) O fisioterapeuta que recebe o cliente / paciente / usuário confiado por colega, em razão de impedimento eventual deste, deve reencaminhar o cliente / paciente / usuário ao colega uma vez cessado o impedimento.
- a) V – V – F – F – V.
- b) F – F – V – V – F.
- c) F – V – F – V – F.
- d) V – F – V – V – V.
- #131743
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Os pulmões são considerados órgãos fundamentais para a respiração e, o fisioterapeuta se depara com inúmeros pacientes com diferentes patologias que acometem esses órgãos. Portanto, é de suma importância ter um bom conhecimento a respeito da anatomia pulmonar para escolher e realizar a melhor conduta para cada indivíduo. Diante deste pressuposto, assinale a alternativa incorreta.
- a) Os pulmões apresentam uma forma cônica, denominada superiormente de ápice e inferiormente de base, e possui três faces: diafragmática, costal e mediastinal. A superfície mediastinal apresenta uma concavidade, a qual acomoda o pericárdio e o coração, e uma leve depressão, denominada região hilar, local de entrada e saída dos vasos pulmonares e entrada dos brônquios principais, direito e esquerdo.
- b) Os pulmões dividem-se em lobos e, sequencialmente, em segmentos broncopulmonares. O pulmão direito é constituído de três lobos, superior, médio e inferior, que são divididos por duas fissuras interlobares, fissura oblíqua e a horizontal ou transversa. O pulmão esquerdo divide-se em dois lobos, superior e inferior, por uma fissura interlobar, a fissura oblíqua.
- c) O lobo superior do pulmão direito é composto dos segmentos apical, basal, posterior e anterior. O lobo médio é composto de três segmentos, lateral, medial e basal médio, esse lobo situa-se entre a fissura transversa e a fissura oblíqua, posteriormente, tendo uma delimitação bem precisa entre seus segmentos. O lobo inferior é composto pelos segmentos apical, basal medial, basal anterior, basal lateral e basal posterior.
- d) O lobo superior do pulmão esquerdo é composto dos segmentos àpico-posterior, anterior, lingular superior e lingular inferior. O lobo inferior é constituído dos segmentos apical, basal anterior, basal lateral e basal posterior, e alguns autores consideram os segmentos basal anterior e basal medial como sendo o segmento ântero-medial.
- #131744
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Uma série de métodos e testes podem ser usados pelo fisioterapeuta durante a avalição do paciente para ajudar a completar o seu diagnóstico fisioterapêutico e assim determinar a melhor conduta de tratamento. Assinale a alternativa que apresenta o nome do teste descrito e o que ele avalia, respectivamente. “O fisioterapeuta estabiliza de maneira firme o rádio distal com uma mão e segura a cabeça da ulna entre o polegar e o indicador da outra. Em seguida, ele deprime a cabeça ulnar na direção anterior (como se apertasse a tecla de um piano). O resultado é positivo quando há movimento excessivo na direção anterior ou quando, na hora da liberação da ulna, o osso volta, em um efeito de mola, a sua posição altamente posterior. Também pode haver relato de desconforto durante o teste.”
- a) Teste de cisalhamento pisopiramidal – Integridade da articulação pisopiramidal.
- b) Teste de Phalen – Síndrome do túnel do carpo.
- c) Sinal de Froment – Compressão do nervo ulnar no cotovelo ou no punho.
- d) Teste da tecla do piano – Estabilidade da articulação radioulnar distal.
- #131745
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Durante a avaliação sensorial, geralmente as sensações superficiais (exteroceptivas) são avaliadas primeiro, já que são constituídas por respostas mais primitivas, seguidas pelas sensações profundas (proprioceptivas) e então as sensações corticais combinadas. Há vários testes sensoriais específicos e, para descrever a resposta obtida nesses testes existem inúmeras terminologias. Relacione as definições abaixo com a terminologia usada para descrever comprometimentos sensoriais comuns e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Perda completa da sensibilidade à dor. 2. Sensibilidade aumentada à dor. 3. Incapacidade de localizar uma sensação. 4. Incapacidade de perceber sensações de frio e calor. 5. Sensação anormal, como entorpecimento ou formigamento, sem causa aparente. A. Atopognosia. B. Analgesia. C. Parestesia. D. Hiperalgesia. E. Termoanestesia.
- a) 1B – 2D – 3A – 4E – 5C.
- b) 1D – 2E – 3B – 4C – 5A.
- c) 1E – 2B – 3C – 4A – 5D.
- d) 1C – 2A – 3D – 4B – 5E.
- #131746
- Banca
- UNIFIL
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- Prefeitura de Tupãssi-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A ausculta pulmonar é um método bastante simples e rápido que permite a obtenção de dados sobre as doenças as pulmonares. Pode ser definida como todo o som emitido pelo aparelho respiratório intra ou extratorácico captado por meio do estetoscópio. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os sons produzidos por um paciente sadio denominam-se sons respiratórios normais e podem ser identificados a depender do nível da via aérea envolvida, como respiração brônquica, murmúrio vesicular (MV) e som traqueal ou broncovesicular. ( ) O som broncovesicular é auscultado nas regiões torácicas de projeção da traqueia e dos brônquios de grosso calibre. O murmúrio vesicular é audível em todo o tórax, no entanto, acredita-se que esse som seja gerado nas vias aéreas mais periféricas que os brônquios principais e mais centrais que os bronquíolos respiratórios ou alvéolos, uma vez que nestes a distribuição do ar ocorre por difusão. A respiração brônquica é oriunda das regiões infra e supraclaviculares e nas regiões supraescapulares, no entanto não é tão rude quanto o som bronquial. ( ) Os ruídos anormais, também conhecidos como ruídos adventícios, revelam anormalidades de base pulmonar, eles podem ser classificados como sons contínuos ou sons descontínuos. ( ) Os sons contínuos são representados por roncos e sibilos. Os roncos são mais graves, semelhantes ao roncar das pessoas, e podem ser inspiratórios e expiratórios. Os sibilos são mais agudos, semelhantes a um assobio ou chiado, e podem estar presentes na inspiração e na expiração. Roncos e sibilos geralmente ocorrem na presença de estreitamento das vias aéreas por broncoespasmo, edema de mucosa e secreção. ( ) Os sons descontínuos são representados por crepitações grossas e finas. As crepitações grossas decorrem da reabertura de vias aéreas mais distais que as que dão origem às crepitações finas e ocorrem principalmente em doenças com lesão estrutural da via aérea, como bronquiectasias e bronquite crônica. As crepitações finas estão geralmente associadas às condições patológicas, as quais cursam com redução da complacência pulmonar, o que facilita o fechamento das pequenas vias aéreas na inspiração (fibrose intersticial, edema e consolidação pulmonar).
- a) F – V – V– V – F.
- b) V – F – V – V – F.
- c) V – F – V – F – V.
- d) F – V – F – V – V.