Processando...

Simulado Prefeitura de Tailândia - PA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Tailândia - PA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE TAILÂNDIA - PA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Tailândia - PA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Tailândia - PA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Tailândia - PA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Tailândia - PA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Tailândia - PA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Tailândia - PA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Tailândia - PA
Para realizar o simulado Prefeitura de Tailândia - PA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Tailândia - PA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Tailândia - PA é aqui!


#159368
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Grande Heresia do Simples
Em seu livro Tristes Trópicos, Lévi-Strauss descreve os seus colegas brasileiros: “Qualquer que fosse o campo do saber, só a teoria mais recente merecia ser considerada. (...) Nunca liam as obras originais e mostravam um entusiasmo permanente pelos novos pratos. (...) Partilhar uma teoria conhecida era o mesmo que usar um vestido pela segunda vez, corria-se o risco de um vexame”.
Cultivamos essa paixão pelas navegações intergalácticas e pelo modismo. Assim, acaba tudo muito complicado, inclusive na educação. Ouso arrostar a cultura nacional. Cometo a Grande Heresia do Simples: tento demonstrar que a educação brasileira precisa de um “feijão com arroz” benfeito, nada mirabolante, nada nos espaços siderais. Vejamos a receita que deu certo alhures.
A escola precisa de metas. E que sejam poucas, claras, estáveis e compartilhadas. Se cada um rema para o seu lado, o barco fica à deriva.
A escola tem a cara do diretor, o principal responsável pela criação de um ambiente estimulante e produtivo. Daí o extremo cuidado na sua escolha. Eleição por professores não será pior que indicação política? E, uma vez escolhido, o diretor precisa de autonomia, de par com cobrança firme do que for combinado.
Boa gestão é essencial. Nem empresas, nem paróquias, nem escolas se administram sem dominar os princípios e técnicas apropriados. Ademais, as secretarias não devem atrapalhar, criando burocracias infinitas.
O professor tem de dominar o assunto que vai ensinar e saber como dar aula. Infelizmente, as faculdades de educação acham isso irrelevante.
Prêmios e penalidades. De alguma forma, o bom desempenho do professor deve ser recompensado.E,se falhar, que venham os puxões de orelha. Por que a atividade mais crítica para o futuro do país é uma das poucas em que prevalece a impunidade.
Ensinou a teoria ou o princípio? Então, que sejam aplicados em problemas práticos e realistas. Diz a ciência cognitiva que sem aplicar não se aprende.
Nova idéia? Então mostre sua conexão com alguma coisa que o aluno já sabe. Isso se chama “contextualizar”. Pelo menos,que não se ensine nada sem mostrar para que serve. Se o professor não sabe, como pode suceder na matemática, é melhor não ensinar. É preciso ensinar menos, para os alunos aprenderem mais. O tsunami curricular impede que se aprenda o que quer que seja. Ouve-se falar de tudo, mas não se domina nada. E como só gostamos do que entendemos, no ritmo vertiginoso em que disparam os assuntos, não é possível gostar e, portanto, aprender o que quer que seja.
Valores e cidadania se aprendem na escola, tanto quanto a matéria ensinada. Só que não no currículo ou em sermões, mas na forma pela qual a escola funciona. Escola tolerante e justa ensina essas virtudes. Aprende-se pelo exemplo da própria escola e dos professores. Tão simples quanto isso. Com bagunça na aula não se aprende. Foi o que disseram os próprios alunos, em uma pesquisa do Instituto Positivo (confirmada por outros estudos). A escola precisa enfrentar com firmeza a assombração da indisciplina.
Sem avaliação, a escola faz voo cego. Nossos sistemas de avaliação são excelentes. Mas ainda são pouco usados,seja pelos professores, pela escola ou pelas secretarias. É pena.
A tecnologia pode ajudar, não há boas razões para desdenhá-la. Mostra o Pisa: na mão dos alunos, produz bons resultados. Mas não é uma ferramenta para alavancar mudanças. Escola travada não vai mudar com computadores, tablets ou smartphones. Pior, dentro da escola, escoam-se décadas e ela continua um elefante branco, incapaz de promover avanços na qualidade. E aos pais cabe vigiar. Conforme o caso, apoiando ou cobrando.
O currículo é ler com fluência, entender o lido, escrever corretamente, usar regra de três, calcular áreas, volumes e um juro simples, ler gráficos e tabelas... Só depois de dominado isso podemos ir para as guerras púnicas, derivadas e integrais, reis da França, afluentes do Amazonas e a infinidade de bichinhos do livro de biologia.
Onde está a complicação? Fazer bem o “feijão com arroz” seria uma revolução no nosso ensino. Mas, para muitos, o simples é a Grande Heresia.
(Fonte: CASTRO,Claudio de Moura. Veja-21 de outubro 2015)

“Nunca liam as obras originais e mostravam um entusiasmo permanente pelos novos pratos (...)”. As figuras de linguagem presentes no excerto são:

  • a) Elipse e Silepse.
  • b) Sinestesia e Aliteração.
  • c) Ironia e Metáfora.
  • d) Onomatopeia e Prosopopeia.
  • e) Polissíndeto e Metonímia.
#159369
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

" O mundo é regionalmente diverso, cada pedaço (região) do espaço geográfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e socioeconômicas. Cada território dentro dos limites de suas fronteiras apresenta suas características geográficas próprias, mesmo considerando-se o avanço da globalização e uma nova ordem Mundial que ora se consolida". (Fonte: Adaptado de Da região á rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. MOREIRA, Rui. Revista eletrônica de ciências humanas e sociais. Acessado em 18/10/2015)

No contexto da citação é verdadeiro afirmar que:

  • a) nos dias atuais, neste mundo diverso, novos processos de reconfiguração espaço-territoriais ocorrem em vários lugares, a grande parte deles resultantes de conflitos étnicos-culturais, antes latentes e que se exacerbaram neste período pós-Guerra Fria. A região do Oriente Médio é considerada um eterno palco desses tipos de conflitos.
  • b) apesar da intensa expansão capitalista ocorrida no espaço mundial nos últimos anos, algumas regiões e/ou países ainda adotam o socialismo como organização politico-econômica, na sua concepção mais tradicional, como é o caso da China e Cuba, países que mantem suas economias totalmente fechadas ao capital internacional e cultura sem influências do mundo capitalista.
  • c) nos dias atuais, surge no contexto latino americano uma nova chama tentando reacender alguns valores políticos e socioeconômicos socialistas, o caso da Venezuela, onde seu presidente tenta implantar reformas que conduzem a um modelo estadista tendo como centro do poder o presidente da República, apesar dessa proposta ultra centralizadora, ele obtém total apoio da população venezuelana.
  • d) os lugares longínquos como as aldeias dos altiplanos do Tibet são isolados geograficamente o que faz com que a cultura de seus habitantes mantenha-se completamente inalterada conservando intactos os hábitos e costumes de seus antepassados. Nestas aldeias os grupos humanos vivem em regime de socialismo pleno, inclusive com produção agrícola compartilhada.
  • e) O espaço mundial dos dias atuais é somente plural, mesmo os lugares mais distantes e longínquos perderam suas singularidades,resultado do avanço técnico-cientifico-informacional, que avança a passos cada vez mais rápidos tornando a cultura ocidental hegemônica no espaço mundial.
#159370
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A proposta desenvolvimentista tem por objetivo principal o desenvolvimento motor, sendo muito utilizada pelos professores de Educação Física, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, alguns questionamentos são feitos a esta abordagem.
Assinale a alternativa correta que define tal crítica.

  • a) O preciosismo dado ao movimento, o que por muitas vezes acaba fazendo uma seleção dos mais habilidosos e excluindo os demais.
  • b) A necessidade de cumprir padrões pré-estabelecidos de classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos.
  • c) A utilização somente do movimento como principal início, meio e fim da Educação Física.
  • d) O foco excessivo no movimento e o “esquecimento” do desenvolvimento das habilidades cognitivas.
  • e) A limitada discussão sobre a influência do contexto sociocultural por trás da aquisição das habilidades motoras.
#159371
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em relação à avaliação, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) nos trazem sua importância para estimaras dificuldades e os avanços obtidos na aprendizagem. Propõe três tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Em relação aos instrumentos de avaliação, analise as afirmações:
I- Situar alunos e professor dentro do processo de ensino e aprendizagem. ll- Considerar de forma integrada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
lll- Reconhecer o desenvolvimento individual valorizando o aluno e contribuindo com a autoestima.

Está(ão) correta(s):

  • a) apenas a afirmativa l.
  • b) apenas a afirmativa ll.
  • c) apenas a afirmativa III.
  • d) apenas as afirmativas le ll.
  • e) as afirmativas l, ll e III.
#159372
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Nas atividades físicas adaptadas propostas por Teixeira (2008), encontram-se as atividades aquáticas para portadores de necessidades especiais. O autor destaca que são inúmeras as vantagens desse trabalho no meio aquático. Em relação às atividades mencionadas, assinale a alternativa desvantajosa:

  • a) a capacidade de flutuação permite que o indivíduo realize dentro da piscina movimentos que não são possíveis no ambiente seco.
  • b) o meio aquático favorece o controle da coordenação motora.
  • c) o controle do equilíbrio corporal em posição ereta é favorecido pela pressão hidrostática.
  • d) é possível reeducar o controle de força e desenvolver a resistência muscular, pois há facilitação da ação contrátil do músculo.
  • e) a hidrofobia na interação com o meio aquático.
#159373
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Os estudos de Guedes e Guedes (2001) atentam para o fato de que as modalidades esportivas da disciplina de Educação Física escolar podem influenciar diretamente nos níveis de frequência cardíaca dos escolares. Na pesquisa realizada, dentre os resultados encontrados, a modalidade esportiva na qual a frequência cardíaca obteve menor elevação foi a de:

  • a) handebol.
  • b) basquetebol.
  • c) futebol/futsal.
  • d) voleibol.
  • e) dança.
#159374
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No primeiro atendimento de um caso de pulpite reversível, deve-se remover o tecido cariado e/ou a restauração defeituosa e ser colocado(a) no local:

  • a) Resina composta.
  • b) Curativo à base de Óxido de Zinco e Eugenol.
  • c) Forro de Cimento de lonômero de Vidro.
  • d) Cimento de Hidróxido de Cálcio.
  • e) Hidróxido de Cálcio P.A. com veículo aquoso.
#159375
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Em relação às drogas utilizadas em Odontologia, responda:
Qual o efeito proposto do ácido tranexâmico?

  • a) Degradação.
  • b) Redução de sangramento.
  • c) Sedação.
  • d) Redução do efeito anti-hipertensivo.
  • e) Analgesia.
#159376
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Analise a questão da Prova Brasil - Língua Portuguesa, para o 5º ano do Ensino Fundamental (INEP, 2015) e marque a alternativa com o descritor referente à questão.
A raposa e as uvas
Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias. (http://www1 .uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)
A frase que expressa uma opinião é: (A)"a raposa passeava por um pomar." (1. 1) (B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.”(|. 2) (C)"a raposa afastou-se da videira"(1.5) (D) "aposto que estas uvas estão verdes"(|. 5-6)

  • a) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
  • b) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • c) Localizar informações explícitas em um texto.
  • d) Inferir uma informação implícita em um texto.
  • e) Identificar o tema de um texto.
#159377
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Leia a descrição e assinale a alternativa com o tema transversal (BRASIL, PCNs, 1997) ao qual a descrição se refere.
Diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas. A pergunta que propõe por excelência é: “Como agir perante os outros?”. Verifica-se quetal pergunta é ampla, complexa e sua resposta implica tomadas de posição valorativas. A questão central de suas preocupações é a da justiça entendida como inspirada pelos valores de igualdade e equidade. Na escola, o tema encontra-se, em primeiro lugar, nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição: alunos, professores, funcionários e pais. Em segundo lugar, o tema encontra-se nas disciplinas do currículo, uma vez que, sabe-se, o conhecimento não é neutro, nem impermeável a valores de todo tipo. Finalmente, encontra-se nos demais Temas Transversais, já que, de uma forma ou de outra, tratam de valores e normas. Em suma, a reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania. Foram eleitos como eixos do trabalho quatro blocos de conteúdo: Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade. (Adaptado de PCNs, 1997, p. 26)

  • a) Ética.
  • b) Saúde.
  • c) Meio Ambiente.
  • d) Orientação Sexual.
  • e) Pluralidade Cultural.
#159378
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

No que se refere ao comando“rm—rf” em Linux, podemos afirmar que:

  • a) rm se refere à renomeaçãodearquivos.
  • b) o parâmetro r se refere à recursividade na execução do comando.
  • c) rm se refere à montagem de uma unidade removível.
  • d) f se refere à unidade na qual se realiza o comando.
  • e) o parâmetro r se refere a que o comando se executa de forma interativa, consultando o usuário antes de qualquer ação definitiva.
#159379
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Das seguintes alternativas selecione a que liste dois dos entornos gráficos de Linux:

  • a) Gnome e KDE.
  • b) Leopard e Snow Leopard.
  • c) XP e Vista.
  • d) MacOS e ios.
  • e) Office e OpenOffice.
#159380
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Algumas opções do comando Is no sistema operacional Linux são descritos a seguir. Selecione a alternativa CORRETA:

  • a) a: mostra somente os arquivos, mas nãoaspastas.
  • b) s: mostra somente as pastas, não os arquivos.
  • c) R: lista as pastas de forma recursiva.
  • d) X: ordena os arquivos por data de modificação.
  • e) g: mostra os atributos de segurança(escrita,leitura, etc).
#159381
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Analise as assertivas sobre a importância do jogo para o desenvolvimento infantil e assinale a alternativa CORRETA.

I- Wallon associou o jogo e o brincar à afetividade e ao movimento em grupo.

II- Piaget relacionou o jogo aos processos de assimilação e acomodação como forma de a criança aprender e agir sobre a realidade.

III- Vygotsky demonstrou a influência do jogo na zona de desenvolvimento proximal da criança e, assim, o jogo deixa de mediar o desenvolvimento infantil.

IV- O jogo é atividade espontânea e, por isso, se constitui como uma atividade natural e não como uma situação de aprendizagem.

V- As regras e a imaginação que são proporcionadas pelo jogo favorecem na criança o surgimento de comportamentos para além dos habituais.

  • a) Somente as assertivas I, II e III estão corretas
  • b) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • c) Somente as assertivas I, II e V estão corretas.
  • d) Somente as assertivas II, III e IV estão correta
  • e) Somente as assertivas III, IV e V estão corretas.
#159382
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tailândia-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Assinale a alternativa que traz um dos princípios que fundamentam a educação inclusiva.

  • a) Realizar atividades motivadoras e criativas que instiguem a aprendizagem de uma parcela dos alunos da turma.
  • b) Conhecer cada aluno, respeitar suas potencialidades e necessidades, e a elas responder, com qualidade pedagógica.
  • c) Segregar os alunos naqueles que sabem mais e que sabem menos a fim de possibilitar uma educação na perspectiva da inclusão.
  • d) Possibilitar condições diferenciadas de acesso e permanência na escola, tendo em vista a educação inclusiva e a superação das desigualdades sociai
  • e) Direcionar o trabalho pedagógico para uma sala de aula homogênea, ainda que alguns alunos apresentem necessidades específicas de aprendizagem.