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Simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Supervisor de Ensino | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Supervisor de Ensino

SIMULADO PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | SUPERVISOR DE ENSINO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP para o cargo de Supervisor de Ensino .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Supervisor de Ensino , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Supervisor de Ensino contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#132147
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Segundo, Vasconcellos (2002), o projeto político-pedagógico (ou projeto educativo) é o plano global da instituição e envolve uma construção coletiva do conhecimento. Ele tem valor de articulação da prática, de memória do significado da ação, de elemento de referência da caminhada. Portanto, é fundamental que ele constitua uma metodologia de trabalho que possibilite ressignificar a ação de todos os agentes da escola e que ele

  • a) tenha validade para um biênio.
  • b) seja construído participativamente.
  • c) dependa de assessoria especializada.
  • d) siga o modelo elaborado pelo supervisor.
  • e) seja integralmente cumprido no prazo estipulado.
#132148
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

No texto “Tecnologias e gestão do conhecimento na escola” (In: Vieira; Almeida; Alonso, 2003), Almeida comenta que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) começaram, na educação, como apoio, informatizando as atividades administrativas e, apenas mais tarde, elas passaram a ser adotadas no ensino e na aprendizagem.
De acordo com essa autora, o uso inicial da tecnologia no campo da administração/gestão visava

  • a) subsidiar as tomadas de decisões do diretor da escola.
  • b) desenvolver projetos relacionados com a gestão.
  • c) possibilitar a comunicação entre os educadores.
  • d) oferecer suporte técnico aos professores.
  • e) agilizar o controle e a gestão técnica.
#132149
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

No texto “Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas” (In: Moran; Masetto; Behrens, 2000), Moran comenta que, assim como acontece com outras organizaçõe$s, o campo da educação está muito pressionado por mudanças. Acrescenta que a percepção da educação como caminho fundamental para transformar a sociedade abre um mercado gigantesco que está atraindo grandes grupos econômicos dispostos a ganhar dinheiro, investindo nesse novo nicho. Em conformidade com essa realidade, no campo educacional, uma das áreas prioritárias de investimento, segundo Moran, é a implantação de tecnologias telemáticas de alta velocidade, para

  • a) conectar alunos, professores e a administração.
  • b) reduzir ao mínimo os gastos com a educação escolar.
  • c) substituir a educação presencial pela educação a distância.
  • d) apoiar professores e alunos na construção do conhecimento.
  • e) melhorar a qualidade no processo de ensino e de aprendizagem.
#132150
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 19 - 

Oliveira e Pacheco (In: Esteban 2005), no artigo Avaliação e currículo no cotidiano escolar, consideram a importância da avaliação em toda discussão curricular e descrevem uma atividade de ensino-aprendizagem realizada por alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade do Rio de Janeiro. A atividade consistiu na pesquisa de contribuições culturais dos povos da Antiguidade Clássica à cultura ocidental e presentes na cidade do Rio de Janeiro, com a construção de folders que expressassem essa pesquisa. A avaliação dessa atividade foi desenvolvida por meio de relatórios de autoavaliação. No decorrer do trabalho, os alunos puderam incorporar novos saberes às redes de conhecimentos que já possuíam, incluindo conteúdos para além do “mínimo” proposto no programa oficial. De acordo com os autores, esses conhecimentos tecidos em rede, não disciplinarmente, mas por meio de processos singulares, múltiplos e imprevisíveis, podem ser compreendidos como

  • a) resultado de estratégias interessantes que possibilitaram o aprendizado dos alunos e permitiram a memorização do que foi pesquisado, com menos trabalho do professor.
  • b) processos reais de aprendizagem, à medida que estabeleceram diálogos entre o programa oficial e a realidade do aluno, as aulas propriamente ditas e o cotidiano.
  • c) resultado de metodologia de trabalho difícil, pois o professor teve de manter uma disciplina rígida para assegurar o sucesso de todos.
  • d) produto da técnica usada pelo professor ao adotar uma atividade de trabalho por projeto, conforme Decroly.
  • e) processos lúdicos para distração dos alunos, embora sem o cumprimento do programa oficial.
#132151
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 20 - 

Na obra Organização e gestão escolar: teoria e prática, Libâneo (2004) examina a proposta curricular e explicita que os objetivos de formação cultural e de desenvolvimento curricular precisam considerar hoje a nova configuração econômica e política e as novas realidades sociais e culturais do mundo contemporâneo. Isso significa propiciar aos alunos conhecimentos e experiências diversificadas, integrando no currículo a variedade de culturas que perpassa a escola. Portanto, trata-se de formular coletivamente formas pedagógico-didáticas de assegurar essa articulação e, assim, compreender a escola como lugar de

  • a) intercâmbio espontâneo entre culturas de várias origens e matizes.
  • b) retomada da escola nova associada ao aproveitamento didático dos conteúdos da mídia.
  • c) disponibilização do conhecimento científico, conforme o interesse do aluno, cobrando dele, dedicação e resultados.
  • d) transmissão do saber sistematizado, de modo a substituir os saberes populares, ingênuos e, quase sempre, inúteis.
  • e) síntese entre cultura formal, sistematizada, e a cultura experienciada que acontece na família, na rua, na cidade, nas mídias e outros contextos culturais.