Simulado Prefeitura de São Borja-RS de Pedagogia para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO BORJA-RS DE PEDAGOGIA PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de São Borja-RS.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de São Borja-RS que foi organizado pela FUNDATEC. Estas questões são de Pedagogia, contendo os assuntos de Principais Autores ,
Perrenoud, Principais Autores ,
Luckesi, Principais Autores ,
Libâneo, Currículo (Teoria e Prática) ,
A complexidade do conhecimento ,
Concepções de currículo
( assuntos), Temas Educacionais Pedagógicos ,
Projeto Político Pedagógico, Temas Educacionais Pedagógicos ,
Tendências Pedagógicas, Temas Educacionais Pedagógicos ,
Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença, Legislação da Educação ,
Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Gestão Escolar que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de São Borja-RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de São Borja-RS de Pedagogia para Cargos diversos contém um total de 19 questões de Concurso com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Principais Autores ,
Perrenoud, Principais Autores ,
Luckesi, Principais Autores ,
Libâneo, Currículo (Teoria e Prática) ,
A complexidade do conhecimento ,
Concepções de currículo
( assuntos), Temas Educacionais Pedagógicos ,
Projeto Político Pedagógico, Temas Educacionais Pedagógicos ,
Tendências Pedagógicas, Temas Educacionais Pedagógicos ,
Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença, Legislação da Educação ,
Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Gestão Escolar para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de São Borja-RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de São Borja-RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de São Borja-RS
Para realizar o simulado Prefeitura de São Borja-RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de São Borja-RS você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de São Borja-RS é aqui!
- #123070
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo Perrenoud, o ofício de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem. Com isso, ele elenca competências que devem ser desenvolvidas pelos professores ao longo de sua carreira, quais sejam:
I. Administrar a progressão das aprendizagens. II. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho. III. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) I, II e III.
- #123071
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com Luckesi, analise as características abaixo quanto ao processo de avaliação realizado atualmente:
Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve em momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Tem por finalidade verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificá-lo em termos de aprovação ou reprovação, por conceitos, notas ou algo semelhante. Todas as atividades escolares se voltam para um treinamento em solucionar questões de provas para preparar os alunos para o vestibular.
As características apresentadas referem-se a uma avaliação baseada em uma pedagogia:
- a) Por realismo.
- b) Diagnóstica.
- c) Centrada no ensino-aprendizagem.
- d) Por exam
- e) Acolhedora.
- #123072
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo Libâneo, o _________________________é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos, enquanto que o ___________________________ é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- a) plano de ensino – plano da escola
- b) projeto pedagógico – plano de ensino
- c) plano da escola – plano de aula
- d) plano de setor – projeto político-pedagógico
- e) projeto político-pedagógico – plano setor
- #123073
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
De acordo com Veiga, em geral, nossas instituições têm sido orientadas a organizar o currículo de forma:
- a) Fragmentada e democrática do conhecimento escolar.
- b) Fragmentada e hierárquica do conhecimento escolar.
- c) Integrada e democrática do conhecimento escolar.
- d) Linear e hierárquica do conhecimento escolar.
- e) Sequenciada e autoritária do conhecimento escolar.
- #123074
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar (currículo), de acordo com Veiga.
( ) Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. ( ) A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos. ( ) As formas de assimilar esses conhecimentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) V – V – V.
- b) F – V – F.
- c) F – F – V.
- d) V – V – F.
- e) F – F – F.
- #123075
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Segundo Veiga, sobre a construção/elaboração de um projeto, analise as características abaixo:
Estrutura organizacional. Currículo. As finalidades da escola. Avaliação. O tempo escolar. Essas características definem o projeto:
- a) Político-estrutural.
- b) De trabalho.
- c) Setorial.
- d) Político-pedagógico.
- e) Didático.
- #123076
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Quanto às tendências pedagógicas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Renovada não diretiva. 2. Tecnicista. 3. Crítico-social dos conteúdos. 4. Libertária.
Coluna 2 ( ) A escola propicia práticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções. ( ) Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. ( ) A escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma importante de luta. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade. ( ) Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) 1 – 2 – 3 – 4.
- b) 2 – 3 – 1 – 4.
- c) 3 – 2 – 4 – 1.
- d) 4 – 3 – 2 – 1.
- e) 4 – 1 – 3 – 2.
- #123077
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
De acordo com Mittler, a escola inclusiva deve atender ____________________ do seu alunado e buscar respostas individuais para as necessidades especiais individuais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
- a) à segmentação cultural
- b) ao pluralismo cultural
- c) ao subjetivismo individual
- d) à singularidade individual
- e) à centralização cultural
- #123078
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Segundo Demo, sendo a aprendizagem “dinâmica reconstrutiva” que ocorre de dentro para fora, não é a realidade externa que simplesmente se impõe ao sujeito, mas é ele que, no processo de aprendizagem, a capta de modo:
I. Reconstrutivo. II. Interpretativo. III. Hermenêutico.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) I, II e III.
- #123079
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Segundo Mittler, atualmente, a inclusão é tema de muitos debates tanto no contexto social como no escolar. A ideia que se tem de inclusão é a de fazer parte, inserir-se numa totalidade. Nesse sentido, a inclusão, na perspectiva educacional, significa que as escolas devem possibilitar o acesso de todas as crianças aos meios regulares de ensino sem que haja barreiras de participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Com base nessa informação, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação à inclusão.
( ) Não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas a mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. ( ) Diz respeito a ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. ( ) Diz respeito a preparar os professores para ensinarem aquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) V – V – V.
- b) F – F – V.
- c) V – F – F.
- d) F – F – F.
- e) V – F – V.
- #123080
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto aos princípios da Carreira do Magistério.
I. Dedicação à causa educacional. II. Aperfeiçoamento periódico remunerado para esse fim. III. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho e tempo de serviço.
- a) Apenas I está correta.
- b) Apenas II está correta.
- c) Apenas III está correta.
- d) Todas estão corretas.
- e) Todas estão incorretas.
- #123081
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
De acordo com a BNCC, assinale C, se correto, ou I, se incorreto, quanto às competências específicas de linguagens para o ensino fundamental.
( ) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. ( ) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. ( ) Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) I – C – I.
- b) C – I – C.
- c) C – C – C.
- d) I – I – I.
- e) C – C – I.
- #123082
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
As metas previstas no Plano Nacional de Educação deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. Nesse sentido, o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações com deficiência de:
- a) 3 a 15 anos.
- b) 4 a 17 anos.
- c) 5 a 16 anos.
- d) 5 a 17 anos
- e) 6 a 18 anos.
- #123083
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Casos como maus-tratos envolvendo os alunos do estabelecimento de ensino, elevados níveis de repetência, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, deverão ser comunicados:
- a) Ao Conselho Tutelar
- b) Ao Conselho Estadual de Educação.
- c) À Delegacia de Polícia
- d) À Delegacia de Educação.
- e) À Promotoria de Justiça
- #123084
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Borja-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto ao Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer da criança e do adolescente.
( ) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. ( ) Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. ( ) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) F – V – F.
- b) V – F – V.
- c) F – F – V.
- d) V – V – F.
- e) V – V – V.