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Simulado PREFEITURA DE SALESÓPOLIS – SP | Professor de Ensino Infantil | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SALESÓPOLIS – SP | Professor de Ensino Infantil

SIMULADO PREFEITURA DE SALESÓPOLIS – SP | PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SALESÓPOLIS – SP para o cargo de Professor de Ensino Infantil.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INTEGRI para o concurso PREFEITURA DE SALESÓPOLIS – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Ensino Infantil, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SALESÓPOLIS – SP | Professor de Ensino Infantil contém um total de 19 questões de concursos com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SALESÓPOLIS – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#134672
Banca
INTEGRI BRASIL
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Salesópolis-SP
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(1,0) 1 - 

Segundo Paulo Freire em “Professora Sim Tia Não” a prática educativa é algo muito sério. Ao participarmos da formação de pessoas, participamos também do seu sucesso ou fracasso. O professor deve, portanto, ter convicção ao fazer a sua escolha, reconhecendo a dignidade e importância de sua tarefa, a qual é indispensável à vida social. Contudo, esse reconhecimento precisa partir também da sociedade, para que ela própria possa esperar e exigir uma educação de qualidade. “É óbvio que problemas ligados à educação, não são apenas problemas pedagógicos. São problemas _____________ tanto quanto os problemas financeiros”.

  • a) morais, éticos.
  • b) políticos, éticos.
  • c) morais, formativos.
  • d) formativos, éticos.
#134673
Banca
INTEGRI BRASIL
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Salesópolis-SP
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(1,0) 2 - 

Kishimoto em “O jogo e a Educação Infantil” estabelece que o jogo pode ser visto de três formas. A primeira forma o jogo é visto como o resultado de___________________.

  • a) um sistema linguístico que funciona dentro de um contexto social.
  • b) um sistema fisiológico que funciona dentro de um contexto estético
  • c) um sistema moral que funciona dentro de um contexto social.
  • d) um sistema formador/competitivo que funciona dentro de um contexto estético.
#134674
Banca
INTEGRI BRASIL
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Salesópolis-SP
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(1,0) 3 - 

Oliveira em “Educação Infantil: Fundamentos e métodos”, faz um panorama da educação infantil europeia no século XX, na qual cita o trabalho de________________, o que marca a chamada pedagogia experimental.

  • a) Freinet e Comte e de Pestalozzi.
  • b) Montessori e Decroly e de Jean Piaget.
  • c) Comte e Freinet e de Pestalozzi.
  • d) Comte e Montessori e de Freinet.
#134675
Banca
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Pedagogia
Concurso
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(1,0) 4 - 

De acordo com Zabalza em “Qualidade em Educação Infantil” os aspectos emocionais que desenvolve a afetividade é tão importante, quanto o aspecto:

  • a) o cognitivo.
  • b) o formador.
  • c) o normativo.
  • d) o disciplinador.
#134676
Banca
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(1,0) 5 - 

Kramer em “Com a Pré Escola nas mãos – Uma alternativa curricular para a Educação Infantil”, aborda o desenvolvimento psicológico e natural do desempenho da aprendizagem. Nessa perspectiva o livro trabalha com os pressupostos teóricos de autores como:

  • a) L. Vygotsky, J. Piaget, Decroly e Froebel.
  • b) E. Kant, J. Piaget, Decroly e Froebel.
  • c) E. Kant, E. Durkheim, Decroly e Froebel.
  • d) L. Vygotsky, J. Piaget, Decroly e E. Kant.
#134677
Banca
INTEGRI BRASIL
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Pedagogia
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(1,0) 6 - 

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências__________________ . É preciso ressaltar que esta organização possui um caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças.

  • a) Formação Pessoal e Moral e Conhecimento de Mundo.
  • b) Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.
  • c) Formação Pessoal e Formativa e Conhecimento de Mundo.
  • d) Formação Pessoal e Estrutural e Conhecimento de Mundo.
#134678
Banca
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(1,0) 7 - 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do_________________ , para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.

  • a) Conselho Regional de Educação.
  • b) Conselho Municipal de Educação.
  • c) Conselho Estadual de Educação.
  • d) Conselho Nacional de Educação.
#134679
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(1,0) 8 - 

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol II, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil contemplam princípios:

  • a) morais, políticos e estéticos.
  • b) éticos, formativos e morais.
  • c) éticos, políticos e estéticos.
  • d) morais, formativos e estéticos.
#134680
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(1,0) 9 - 

Conforme os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil Vol I, os novos paradigmas englobam e transcendem:

  • a) a moral, a ordem, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.
  • b) a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.
  • c) a história, a moral, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.
  • d) a história, a antropologia, a ordem e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.
#134681
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(1,0) 10 - 

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol I, olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram, durante muito tempo, concepções amplamente aceitas na Educação Infantil até o surgimento das bases:

  • a) estruturais que fundamentam, atualmente, uma pedagogia para a infância.
  • b) disciplinares que fundamentam, atualmente, uma pedagogia para a infância.
  • c) epistemológicas que fundamentam, atualmente, uma pedagogia para a infância.
  • d) estéticas que fundamentam, atualmente, uma pedagogia para a infância.
#134682
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(1,0) 11 - 

De acordo com o Artigo 10 da Resolução CNE/CEB 04/09 estabelece que o (a) _______________de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE.

  • a) Conselho Regional de Educação.
  • b) Projeto pedagógico da escola.
  • c) Delegacia de Ensino.
  • d) Secretaria Municipal de Educação.
#134683
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Prefeitura de Salesópolis-SP
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(1,0) 12 - 

De acordo com o Artigo 4º da Resolução CNE/CEB 04/09 estabelece que para fins destas Diretrizes, considera-se público-alvo do AEE: I-Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II-Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psíquico, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III-Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

  • a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
#134684
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(1,0) 13 - 

O Artigo 10 da Resolução CNE/CEB 05/09 estabelece que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I-a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; II-utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.); III-a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental); IV-documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; V-a não retenção das crianças na Educação Infantil.

  • a) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
  • b) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
  • c) Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
#134685
Banca
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(1,0) 14 - 

A Resolução CNE/CEB 05/09 no Artigo 7º, estabelece que na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:

I-oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;

II-assumindo a responsabilidade de moralizar e normatizar a educação das crianças com as famílias;

III-possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;

IV-promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;

V-construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

  • a) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
  • b) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
  • c) Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
#134686
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Pedagogia
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(1,0) 15 - 

Segundo o Parecer CNE/CEB 20/09, intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas, as práticas que estruturam o cotidiano das instituições de Educação Infantil devem considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões:

  • a) expressivo-normativa, disciplinatória, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, apontar as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidades que assegurem as metas educacionais de seu projeto pedagógico.
  • b) expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, apontar as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidades que assegurem as metas educacionais de seu projeto pedagógico.
  • c) expressivo-motora, normativa, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, apontar as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidades que assegurem as metas educacionais de seu projeto pedagógico.
  • d) expressivo-motora, disciplinatória, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, apontar as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidades que assegurem as metas educacionais de seu projeto pedagógico.