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Simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Diretor de Escola | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Diretor de Escola

SIMULADO PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | DIRETOR DE ESCOLA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP para o cargo de Diretor de Escola .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Diretor de Escola , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Diretor de Escola contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#136708
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Hélio inscreveu-se para o concurso de diretor de escola do Município de Rio Claro. Leu a obra de Imbernón (2002), indicada no edital desse concurso, e encontrou, em um dos capítulos, contribuições sobre o tema: a unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento voltado para a qualificação da ação docente. De acordo com a obra examinada, concluiu, corretamente, que a formação de professores centrada na escola baseia-se

  • a) na reflexão deliberativa e na pesquisa-ação, mediante as quais os docentes elaboram suas próprias soluções em relação aos problemas práticos com que se defrontam.
  • b) num conjunto de papéis e funções que são aprimorados mediante normas e regras técnicas elaboradas pelos órgãos superiores à escola e pelo diretor da unidade de ensino.
  • c) nas orientações apresentadas pela equipe de gestão da escola, tendo em vista a eficácia e a eficiência no alcance de 100% das metas relacionadas ao sucesso de todos os alunos.
  • d) num paradigma que aposta em valores e princípios como os de independência, isolamento, autodeterminação, autocrítica, atualização profissional, iniciativa e competitividade.
  • e) numa sequência de ações agrupadas em cinco fases que se destinam ao diagnóstico, à preparação de materiais instrucionais, à aplicação do plano, à avaliação e ao replanejamento.
#136709
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Selma Garrido Pimenta (3a edição) entende que os professores podem construir e transformar seus saberes/ fazeres docentes. Analisa que, para isso, precisam desenvolver a capacidade de investigar a própria atividade, o que, segundo a autora, depende da

  • a) continuidade de seus estudos em nível de pós-graduação, instrumentalizando-se teoricamente para interpretar, no cotidiano escolar, os problemas que enfrentam ao ensinar.
  • b) gestão democrática no desenvolvimento do currículo, liberando os professores de vencerem volumes de programação para poderem pesquisar suas práticas.
  • c) incorporação, pelo projeto político-pedagógico escolar, da dimensão investigativa do trabalho dos docentes, impondo, a estes, o esforço para desenvolvê-la com eficiência.
  • d) mobilização da tríade: dos saberes da área específica, dos saberes pedagógicos e dos saberes da experiência, nos quais se fundamenta o saber do professor.
  • e) colaboração e do envolvimento dos setores técnicos das secretarias de educação e dos pesquisadores das universidades públicas que formam professores para a Educação Básica.
#136710
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
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(1,0) 3 - 

Nesse sentido, Sanches e Weisz (2006) defendem que as equipes de direção/coordenação das escolas organizem, com os professores, um processo de diálogo, de análise, de crítica e de reconstrução do trabalho didático-pedagógico em andamento com os alunos e da própria estrutura organizacional da escola. As autoras propõem a “tematização da prática” que consiste em

  • a) inventariar as dificuldades e lacunas de formação dos professores, tratando de programar temas para oficinas didático-pedagógicas destinadas a saná-las.
  • b) um processo de reflexão, um instrumento de formação que documenta a prática docente para olhar para ela como um objeto sobre o qual se pode pensar.
  • c) gravar vídeos de aulas-modelo de temas centrais das disciplinas do currículo do ensino fundamental, para uma ajuda prática aos professores que necessitarem.
  • d) disponibilizar material teórico de ponta, sobre temas da prática docente, a ser livremente explorado pelos professores, com a assistência do coordenador.
  • e) aplicar, com a ajuda de especialistas, a teoria construtivista de Emília Ferreiro a temas de alfabetização que os professores das séries iniciais selecionaram.
#136711
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 4 - 

A diretora e a coordenadora pedagógica de uma mesma escola municipal de Ensino Fundamental, compromissadas com a formação continuada de seus professores, propuseram a eles o estudo do documento “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos” (MEC/SEB, 2009) em algumas reuniões de trabalho coletivo. Os professores acataram a ideia e, após analisarem o documento citado, concluíram corretamente que o mesmo pretende proporcionar reflexões acerca do processo de apropriação da linguagem escrita pela criança de seis anos e, também, tem por objetivo que a língua escrita possa ser

  • a) introduzida como um dos principais componentes curriculares a ser aprendido para posterior utilização, em outras etapas escolares.
  • b) estudada especialmente como um instrumento de comunicação para o educando, no futuro, obter sucesso em atividades de trabalho.
  • c) ensinada no início do Ensino Fundamental sem recorrer a ilustrações, pois estas desviam a criança do esforço necessário para aprendê-la.
  • d) compreendida como uma ferramenta que deve interagir com o universo infantil, com a maneira de a criança se apropriar do mundo.
  • e) desenvolvida como recurso para que o escolar domine a língua culta, em substituição às formas de linguagem popular.
#136712
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 5 - 

Teodoro, estagiário de Pedagogia, ao ler o projeto pedagógico de uma instituição escolar, verificou que o desenvolvimento da autoconfiança do aluno constava entre suas metas. Porém observou que, apesar de a escola ambicionar de fato esse objetivo, ela não sabia como concretizá-lo. Lembrou-se, então, de uma colocação de Vinha (2000), para quem o educador precisa compreender que é impossível a uma criança ser autoconfiante se

  • a) tem seu direito de escolha negado quando lhe exigem que cumpra as regras disciplinares da escola, a seu ver desagradáveis.
  • b) vivencia sucessivas situações em que fracassa, sendo sempre desvalorizada ou criticada, frequentemente desrespeitada.
  • c) possui dificuldade em aprender determinados conteúdos, como os de matemática, e, mesmo assim, precisa aprendê-los.
  • d) lhe proporcionam conteúdos pouco interessantes e muitas atividades como lição de casa, impedindo-a de fazer o que gosta.
  • e) deixa de receber prêmios, como medalhas e troféus, que a escola proporciona aos alunos que se destacam nos estudos.
#136713
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 6 - 

O texto de Carlos A. M. Pimenta, em Alves e Sass (2004), interessa sobremaneira aos gestores escolares, pois favorece reflexões sobre o projeto político-pedagógico. De acordo com esse autor, vislumbrar a educação como um caminho possível para o aprendizado da ordem social adulta ou para a consolidação de sujeitos autônomos e conscientes requer um esforço cientifico que se caracteriza por

  • a) desnudar a realidade social e escolar.
  • b) analisar as ocorrências do passado.
  • c) avaliar as probabilidades do futuro.
  • d) combater a reprodução social.
  • e) resolver os problemas da atualidade.
#136714
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 7 - 

Arthur, professor do ensino básico, ao ministrar aulas, leva para a classe materiais didáticos e de uso social associados ao tema a ser trabalhado e que, a depender da turma à qual se destinam, apresentam significado para os aprendizes. Organiza situações de aprendizagem para que os estudantes os explorem das mais variadas formas, enquanto lhes faz perguntas, focalizando os aspectos que favorecem a problematização do tema. Em seguida, pede-lhes que, empregando desenhos, textos, dramatizações ou algum outro recurso, representem o que conseguiram elaborar. Então, discute com o grupo as produções individuais, as descobertas e as aprendizagens realizadas.
Sabendo-se que Arthur age dessa forma por compreender a aprendizagem como um processo de construção, pode-se afirmar que a trajetória metodológica por ele adotada, conforme Becker (2012), embasa-se na premissa de que o aluno só aprenderá alguma coisa, isto é, construirá algum conhecimento novo, se ele

  • a) tiver à sua disposição materiais manipuláveis, que concretizem os conceitos ensinados.
  • b) vivenciar atividades divertidas, apoiadas em materiais capazes de dar-lhe prazer.
  • c) participar de grupos homogêneos, que possibilitem trocas de conhecimentos.
  • d) puder apoiar-se em um roteiro organizado pelo professor, a ser seguido passo a passo.
  • e) agir e problematizar a sua ação, apropriar-se dela e de seus mecanismos íntimos.
#136715
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 8 - 

Vanda participou de encontros de educadores no município onde reside, nos quais foi lida e debatida parte da obra de Machado (2009), o que reforçou sua convicção de que a formação de professores é uma temática que nunca se esgota. Com base nas ponderações dessa autora sobre mudanças na concepção de ciência e dos métodos para explicar os fenômenos sociais, Vanda entendeu que não há como se pensar em educação sem se levar em conta a tríade: teoria, ação e reflexão. Por isso, valorizou as colocações de Machado (2009) ao destacar a importância da reflexão e de um novo olhar para se compreender a realidade, olhar esse caracterizado por

  • a) enxergar a escola como um espaço social direcionado primordialmente para o trabalho com os menos capazes.
  • b) voltar-se para as carências apresentadas pelos alunos, sobretudo as originadas da realidade social e econômica.
  • c) romper com a visão linear e fragmentada e ser capaz de se abrir para a complexidade do mundo.
  • d) identificar as experiências vividas pelos alunos, para que se possa relacionar seus conhecimentos prévios com o mundo do trabalho.
  • e) discernir a posição política que os educadores adotam, já que ela influencia o processo de ensino.
#136716
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 9 - 

Otávio é diretor de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Rio Claro. Para melhorar a atuação dos conselhos de classe da escola que dirige, consultou a obra de Hoffmann (2001) “Avaliar para promover: as setas do caminho”, na qual esse tema é tratado. Concluiu acertadamente, conforme a autora, que esses conselhos são momentos que precisam ser repensados pelas escolas como espaços educativos dos professores e que só terão significado se forem constituídos com o propósito de

  • a) aprofundar a análise epistemológica e didática do processo de aprendizagem dos alunos, de deliberar ações conjuntas que contribuam para o aprimoramento das ações futuras do corpo docente, dos alunos e de toda a escola.
  • b) olhar para trás em relação às aprendizagens dos alunos, buscando coletar dados explicativos e comprobatórios do que o educando aprendeu ou deixou de aprender, classificando-os com precisão para promovê-los ou retê-los.
  • c) examinar e julgar prioritariamente os problemas disciplinares e de conduta dos alunos, decidindo as medidas a serem tomadas e se eles podem e devem ser promovidos nas disciplinas avaliadas pelos conselhos de classe.
  • d) promover os alunos, selecionando-os por grau de aprendizagem, de modo a assegurar a continuidade de seus estudos em classes homogêneas que possibilitem ao professor e ao educando um ensino em igualdade de condições.
  • e) olhar para frente em relação à aprendizagem dos alunos, classificando-os quanto à necessidade de cursarem a recuperação de final de ano, com duração de até quinze dias corridos para permitir-lhes sua promoção.
#136717
Banca
VUNESP
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 10 - 

Em uma das reuniões de Trabalho Pedagógico Coletivo, os professores de uma escola municipal de Rio Claro, juntamente com o coordenador e o diretor, aprofundaram seus estudos pedagógicos com base no artigo “Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo”, em Luckesi (2002). Graças às reflexões desenvolvidas, concluíram corretamente, em conformidade com o autor que, para não ser autoritária, a avaliação terá de

  • a) ser diagnóstica, ou seja, deverá ser instrumento dialético do avanço da aprendizagem, constituindo-se instrumento da identificação de novos rumos.
  • b) apresentar-se como procedimento classificatório, medindo com precisão o que foi aprendido pelos alunos a partir do ensino que lhes foi ministrado.
  • c) apoiar-se na autoavaliação para recompensar os que mais se esforçarem, independentemente dos resultados alcançados nas provas orais e escritas.
  • d) pautar-se por uma pedagogia compensatória para assegurar que a avaliação seja democrática com todos os alunos, isto é, mais fácil para os mais fracos.
  • e) desenvolver práticas avaliativas reguladas com o máximo rigor para ajustar o ensino aos diferentes escolares, com exigência idêntica para todos.
#136718
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 11 - 

Eduardo atua como diretor de escola do Ensino Fundamental em um município do interior paulista. Buscando contribuir para a formação pedagógica de seus professores, ele promoveu um ciclo de estudos, no qual incluiu debates sobre a Resolução CNE/CEB 7/2010 e o Parecer correspondente. Das análises desses documentos, o grupo concluiu, corretamente, com base no artigo 32 dessa Resolução, que a avaliação dos alunos a ser realizada pelos professores é

  • a) procedimento fundamental para assegurar a correta organização das classes homogêneas de acordo com o projeto político-pedagógico.
  • b) processo prioritário para o controle disciplinar dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
  • c) rica para detectar problemas de aprendizagem, embora dispensável para essa finalidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • d) redimensionadora da ação pedagógica e constitui parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo.
  • e) necessária para assegurar o predomínio dos aspectos quantitativos da aprendizagem sobre os qualitativos nas decisões docentes.
#136719
Banca
VUNESP
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Pedagogia
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Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 12 - 

Dentre os tópicos dos Conhecimentos Específicos elencados para o concurso de Diretor de Escola do município de Rio Claro, alguns explicitam um ideário educacional que elege o desenvolvimento humano pleno, com foco no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do educando, como parâmetro orientador do planejamento, execução, avaliação e aprimoramento do trabalho pedagógico escolar.
Zabala (1998) contribui para um trabalho educativo nessa perspectiva apontada, ao analisar a importância de se realizar a avaliação formativa com o objetivo fundamental de “conhecer para ajudar” o educando, ressaltando ser indispensável para isso que os educadores escolares se desfaçam de formas de agir que impedem mudanças nas relações entre alunos e professores, porque essas mudanças são necessárias para se conseguir

  • a) um bom nível para as provas, com questões análogas às utilizadas pelo SARESP e pela Prova Brasil.
  • b) um clima de respeito mútuo, de colaboração, de compromisso com um objetivo comum.
  • c) avaliação e atribuição de notas, sem provas, só observando o desempenho nas atividades de classe.
  • d) respeito dos alunos pelo professor, seu segundo pai, devotando-lhe confiança e obediência.
  • e) um ambiente de aprendizagem em rede, no qual toda autoridade se dilui e há alegria em participar.
#136720
Banca
VUNESP
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 13 - 

Pedro, diretor de escola, pretende subsidiar os professores quanto ao desempenho deles na instituição escolar, com vistas à melhoria do ensino. Para isso, recorreu, dentre outros artigos, ao de Sacristán (em Nóvoa, 2004), que examina a prática pedagógica na profissão docente. Verificou corretamente, de acordo com o autor, que existe no discurso pedagógico dominante uma hiper-responsabilização

  • a) dos pais pelo fracasso escolar dos filhos.
  • b) dos cursos de licenciatura pela má formação docente.
  • c) dos órgãos técnicos governamentais pela fragilidade do ensino.
  • d) da abordagem construtivista pelo baixo nível de aprendizagem dos alunos.
  • e) dos professores em relação à prática pedagógica e à qualidade do ensino.
#136721
Banca
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Pedagogia
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(1,0) 14 - 

No artigo de Bordignon & Gracindo, (em Ferreira & Aguiar, 2ª edição), cujo tema é a gestão da educação no município e na escola, os autores apoiam-se em Paro (1997) para tratar das diferentes dimensões da gestão da educação, apontando que todas devem ter um caráter transformador. Uma delas desempenha um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal da Educação e no Projeto Político-Pedagógico da escola, pois traz para si a incumbência de transformar em realidade o desenvolvimento do cidadão que se quer formar. Trata-se da dimensão

  • a) pedagógica.
  • b) administrativa.
  • c) cultural.
  • d) financeira.
  • e) filosófica.
#136722
Banca
VUNESP
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Pedagogia
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Prefeitura de Rio Claro-SP
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(1,0) 15 - 

Vilma, diretora de escola no município de Albatroz, encaminhou as reuniões de planejamento do ano letivo de 2016, encorajando os profissionais e a comunidade escolar a construírem juntos a autonomia da escola. O grupo entusiasmou-se e, após examinar a Resolução CNE/CEB 4/2010, que oferece diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica, selecionou seu artigo 43. Depois de acalorados debates, concluíram, de acordo com o parágrafo 1º do referido artigo, que essa construção coletiva da autonomia da instituição educacional baseia-se na busca da sua identidade, a qual se expressa, de forma mais abrangente e completa,

  • a) em certos registros anuais da escola e na atuação do seu Conselho Escolar, enquanto elementos fortalecedores daquela identidade, o que possibilita um outro grau de segurança para as ações da instituição.
  • b) nos relatórios que são encaminhados à Secretaria da Educação do Município para documentar as atividades e realizações da escola e para assegurar a esta uma melhor comunicação com seus superiores.
  • c) na construção do seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, enquanto manifestação de seu ideal de educação e que permite uma reordenação das relações escolares.
  • d) nas determinações legais internas e externas da unidade de ensino, pois elas são garantia da autonomia conquistada e embasamento para o alcance do ideal de educação a atingir.
  • e) na participação da comunidade e dos alunos na vida da escola como tradução do desenvolvimento de uma gestão participativa, imprimindo na escola suas marcas.