Simulado Prefeitura de Rio Branco-AC | Cuidador | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE RIO BRANCO-AC | CUIDADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Rio Branco-AC para o cargo de Cuidador .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBADE para o concurso Prefeitura de Rio Branco-AC. Estas questões são especificamente para o cargo de Cuidador , contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Rio Branco-AC | Cuidador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Rio Branco-AC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #49124
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- Prefeitura de Rio Branco-AC
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(1,0) 1 -
Para organizar o projeto da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humana que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humana visa:
- a) preparar o estudante para a compreensão do papel do trabalho na sua formação.
- b) preparar culturalmente os indivíduos para compreender melhor a sociedade em que vivem.
- c) formar o estudante integralmente.
- d) formar os indivíduos para participarem politicamente na sociedade da qual fazem parte.
- e) definir coletiva mente os conteúdos curriculares.
- #49125
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(1,0) 2 -
Sobre o cuidar e o educar como funções básicas da Educação Infantil, leia as afirmativas.
I. Cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está em um contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades.
II. Pensar o cuidar como única forma de 'garantir' a sobrevivência do ser humano é valorizar a ação, fundamentalmente mais ampla e significativa, que envolve este ato.
III. No processo educacional, respeitam-se os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança.
Está correto o que se afirma apenas em:
- a) I
- b) I e II
- c) II e III
- d) III
- e) I e III
- #49126
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(1,0) 3 -
Para que o professor assuma seu papel de facilitador/motivador da aprendizagem é necessário:
1. manter o diálogo aberto com o aluno.
2. refletir sobre temas contemporâneos, oportunizando a participação do aluno.
3. encontrar formas diferenciadas para trabalhar com os alunos, buscando encantá-los e envolvê-los nas atividades.
4. que a dimensão afetiva não ocupe lugar de destaque nas práticas docentes.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) 2, 3 e 4.
- b) 1 2 e 4.
- c) 1, 2 e 3.
- d) 1, 3 e 4.
- e) 3, 4.
- #49127
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(1,0) 4 -
"É um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação."
(MENEGOLLA&SANTANNA, 2001, p.40)
O trecho acima apresenta uma definição de:
- a) acompanhamento
- b) reunião pedagógica
- c) plano de aula
- d) conselho de classe
- e) planejamento
- #49128
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(1,0) 5 -
Sobre bullying, leia as afirmativas a seguir.
I. É o desejo inconsciente de maltratar outra pessoa e colocá-la sob tensão.
II. Os xingamentos, a extorsão e a exclusão de uma criança de um grupo de amizades são as formas mais comuns desse tipo de violência.
III. Normalmente, o seu desenrolar dura bastante tempo.
Está correto o que se afirma apenas em:
- a) I e III.
- b) I e II.
- c) II e III.
- d) II.
- e) I.
- #49129
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(1,0) 6 -
O cuidador deve compreender que a pessoa cuidada tem reações e comportamentos que podem dificultar o cuidado prestado, como quando o cuidador vai alimentar a pessoa e essa se nega a comer ou não quer tomar banho. É importante que o cuidador reconheça as dificuldades em prestar o cuidado quando a pessoa cuidada não se disponibiliza para o cuidado e trabalhe seus sentimentos de frustração sem culpar-se. Esse cuidador necessita manter sua integridade:
- a) emocional e psicológico
- b) fisica e mental.
- c) emocional e mental.
- d) fisica e emocional.
- e) fisica e psicológico
- #49130
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(1,0) 7 -
A Educação Especial deve ser ofertada em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para os alunos com Deficiência (física, mental, sensorial), Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) ou Altas Habilidades/Superdotação, bem como garante as condições de acesso, permanência e, principalmente, de aprendizagem desses alunos nas salas regulares de ensino, junto com os colegas da mesma faixa etária. O Atendimento Educacional Especializado deve ser realizado nas salas de:
- a) reforço escolar.
- b) atendimento psicopedagógico.
- c) recursos multifuncionais.
- d) aula particular.
- e) ensino regular.
- #49131
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(1,0) 8 -
Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia-intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos estudantes com necessidade de apoio nas atividades de que exijam auxílio constante no(a):
- a) espaço comunitário.
- b) sala de reforço
- c) sala de recursos
- d) cotidiano escolar
- e) cotidiano familiar.
- #49132
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(1,0) 9 -
O acesso ao AEE constitui direito do aluno público alvo da Educação Especial, cabendo à escola orientar a família e o aluno quanto à importância da participação nesse atendimento. Os aspectos relativos aos alunos, público-alvo da Educação Especial a serem contemplados no Atendimento Educacional Especializado, devem constar no:
- a) Plano Nacional Educacional.
- b) Planejamento Educacional Anual
- c) Projeto Politico-Pedagógico
- d) Projeto Educacional Pedagógico
- e) Regimento Escolar Interno.
- #49133
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(1,0) 10 -
As Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, orienta que a escola regular deve prever na sua organização, dentre outros, tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros para atuar em atividades de alimentação, higiene e locomoção, como o(s):
- a) professor de Braile.
- b) profissionais de apoio.
- c) instrutores de Libras.
- d) professores auxiliares.
- e) profissionais de serviços gerais.
- #49134
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(1,0) 11 -
Entende-se por programa de atendimento e apoio especializado, um conjunto de recursos e ações educativas destinado à promoção do desenvolvimento integral e apoio ao processo de inclusão escolar das crianças com necessidades educacionais especiais, em interface com a área de:
- a) saúde e sistema educacional.
- b) saúde e assistência social.
- c) educação e assistência social.
- d) saúde e assistência familiar.
- e) educação, pública e privada.
- #49135
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(1,0) 12 -
A identificação precoce, visando encontrar o momento ideal para intervir, é uma das propostas da Política Nacional de Prevenção de Deficiências (BRASIL, 1992). Dessa forma, quanto mais ações preventivas, menores serão as alterações no desenvolvim ento da população em geral. A identificação precoce é uma alternativa imprescindível, dessa forma, se suprimem condições que possam agravar o desenvolvimento da criança em seu aspecto:
- a) psiconeurológico
- b) biopsicológico
- c) neurobiológico
- d) biopsicossocial.
- e) psícomotor
- #49136
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(1,0) 13 -
O papel do cuidador é de fundamental importância na assistência à pessoa que necessita de cuidados diferenciados e na sua manutenção na comunidade, evitando situações de exclusão. Em alguns casos há um excesso de tarefas atribuídas ao cuidador, muitas vezes sem a orientação adequada e sem o suporte das instituições de saúde e das redes sociais. A alteração das rotinas e o tempo despendido nos cuidados, entre outros, podem interferir diretamente nos aspectos de sua vida:
- a) profissional pessoal e cultural.
- b) familiar, social e cultural.
- c) profissional pessoal e social.
- d) pessoal, familiar e cultural.
- e) pessoal, familiare social.
- #49137
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(1,0) 14 -
A Tecnologia Assistiva é um recurso para ajudar crianças a conquistar independência e autonomia nas atividades cotidianas e destaca sua importância como o apoio ao processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. Nesta perspectiva, é importante compreender que a indicação e a utilização de TA é um processo:
- a) tridimensional.
- b) bidimensional.
- c) multicultural.
- d) multidimensional.
- e) unidimensianal.
- #49138
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(1,0) 15 -
Segundo MEC (2007), os processos de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos com Deficiência Mental/lntelectual são semelhantes a todos os alunos sob muitos aspectos os quais dizem respeito ao letramento, à dimensão desejante, às expectativas do entorno, ao ensino e às:
- a) flexibilizações curriculares
- b) participações familiares.
- c) adaptações curriculares
- d) interações escolares
- e) estratégias pedagógicas.