Simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | Professor de Educação Básica I | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP para o cargo de Professor de Educação Básica I.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica I, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | Professor de Educação Básica I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #138205
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) determina que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constitui componente curricular obrigatório da Educação Básica. Incluem-se em tal componente curricular as seguintes linguagens: artes visuais, dança, música e teatro. Antonio Flavio B. Moreira e Vera Maria Candau (autores de Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL. Indagações sobre o currículo. Caderno 3) apresentam um olhar crítico com relação ao modo como tais artefatos culturais devem ser abordados na escola, defendendo que
- a) o ensino da arte deve promover refinamento para que todos se tornem cultos, tal como as classes privilegiadas.
- b) os grandes autores, os grandes artistas e as grandes obras devem constituir o núcleo central do currículo das escolas.
- c) o trabalho pedagógico com artefatos artísticos deve ter como propósitos centrais a identificação e o incentivo de talentos potenciais, sobretudo aqueles afinados à cultura elevada.
- d) o ensino da arte seja efetivado sem inviabilizar a posição hierárquica das disciplinas científicas.
- e) o currículo seja transformado em um espaço de crítica cultural, abrindo espaço para a pluralidade cultural.
- #138206
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No livro Sala de aula interativa, o sociólogo Marco Silva aborda a relação entre as novas tecnologias e a educação, discutindo especialmente os desafios que a interatividade apresenta à prática pedagógica. Segundo o autor, considerando as mudanças produzidas pelos avanços tecnológicos, é correto afirmar que
- a) a aprendizagem estará cada vez mais dependente da sala de aula, mas a socialização prescindirá cada vez mais desse ambiente.
- b) a aprendizagem estará cada vez mais independente da sala de aula, mas a socialização necessitará cada vez mais desse ambiente.
- c) tanto a aprendizagem quanto a socialização estarão cada vez mais independentes da sala de aula.
- d) tanto a aprendizagem quanto a socialização estarão cada vez mais dependentes da sala de aula.
- e) a aprendizagem e a socialização, enquanto funções tradicionalmente atribuídas à escola, não devem ser afetadas pela interatividade.
- #138207
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os jogos de regras atualmente comercializados, assim como os demais brinquedos, costumam indicar uma classificação etária. Se seguirmos as teorizações piagetianas, também é possível depreender uma classificação dos jogos conforme o desenvolvimento do juízo moral. Segundo Yves de La Taille (em Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão), as pesquisas de Piaget sobre os jogos de regras indicam que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas, na seguinte sequência:
- a) assimilação, acomodação e adaptação.
- b) pré-operatória, operatória-formal e operatória-concreta.
- c) anomia, heteronomia e autonomia.
- d) coletivização, simbolização e internalização.
- e) inconsciência, pré-consciência e consciência.
- #138210
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Tizuko M. Kishimoto, em seu texto Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, tematiza a relação entre o brincar livre e o brincar dirigido.
Assinale a alternativa que contém uma asserção correta, de acordo com a autora
- a) A oposição entre eles é equivocada, afinal a criança aproveita tanto a liberdade para escolher um brinquedo, quanto a mediação adulta para aprender novas brincadeiras.
- b) Há uma oposição evidente entre eles, sendo que o brincar livre deve ser privilegiado em toda a Educação Infantil.
- c) Há uma oposição evidente entre eles, sendo que o brincar dirigido deve ser privilegiado em toda a Educação Infantil.
- d) Há uma oposição evidente entre eles, sendo que o brincar livre deve ser privilegiado na educação da criança de 0 a 3 anos, e o brincar dirigidos na educação da criança de 4 a 6 anos.
- e) A oposição entre eles apenas existe na perspectiva do adulto, e não da criança, uma vez que esta nasce sabendo brincar.
- #138213
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Ao investigar o papel da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento psicológico de crianças entre 2 e 3 anos de idade, Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa (In: OLIVEIRA, Z. M. R. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil), referenciadas no pensamento de Henri Wallon, consideram que a importância de tal dimensão lúdica nessa fase da infância está relacionada ao fato de que
- a) a criança, logo no início de sua vida, já tem habilidade para agir sobre as coisas que a cercam.
- b) uma particularidade biológica da espécie humana é a relação imediata entre indivíduo e meio.
- c) no faz-de-conta, a criança está em um mundo só seu, em um mundo de fantasia.
- d) o faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que tem das coisas e dos outros que a cercam.
- e) o faz-de-conta auxilia a criança a não se dissociar das situações de que participa e da identidade das pessoas ao seu redor.
- #138216
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
De acordo com Solange Jobim e Souza, em Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin, uma premissa coerente com o pensamento de Vygotsky acerca da relação entre desenvolvimento, pensamento e palavra é:
- a) Há uma imutabilidade do significado das palavras, o que influencia no percurso do desenvolvimento.
- b) Ao longo do desenvolvimento, pensamento e palavra tornam-se independentes um do outro.
- c) A relação entre pensamento e palavra não se modifica à medida que a criança se aproxima da idade adulta.
- d) O pensamento e a palavra são ligados por um elo primário, genético.
- e) O significado das palavras evolui e se modifica ao longo do desenvolvimento.
- #138220
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Pode-se dizer que a perspectiva vygotskyana dedica-se, entre outros temas, a compreender o desenvolvimento da linguagem como instrumento de pensamento e de comunicação. Em outros termos, tais usos podem ser descritos como intercâmbio social e discurso interior. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
- a) A trajetória do desenvolvimento da linguagem na criança não segue uma sequência identificável quanto ao seu uso para o pensamento ou para a comunicação interpessoal. A antecedência de um desses usos varia conforme a estimulação recebida pela criança
- b) Independentemente da sequência em que aparecem no desenvolvimento, tanto o uso interpessoal da linguagem quanto o uso intrapsíquico avançam conforme a criança supera os níveis de generalização e abstração, tornando-se capaz de um uso concreto dos signos.
- c) A criança primeiramente utiliza a linguagem como instrumento de pensamento, com a função de adaptação pessoal. Com o desenvolvimento é que ela passa a ser capaz de utilizar a fala socializada, com a função de comunicar, de manter contato social.
- d) A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter contato social. Com o desenvolvimento é que ela passa a ser capaz de utilizar a linguagem como instrumento de pensamento, com a função de adaptação pessoal.
- e) A criança desenvolve, concomitantemente, o uso da linguagem tanto como instrumento de pensamento, com a função de adaptação pessoal, quanto como instrumento de comunicação, com a função de manter contato social.
- #138223
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
De acordo com Maria Carmem Barbosa, autora do texto Especificidades da ação pedagógica com os bebês, as propostas pedagógicas dirigidas a bebês devem ter como propósito garantir
- a) o cumprimento de objetivos de curto prazo, pois a formação humana ocorre em tempo presente.
- b) o acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de diferentes linguagens.
- c) o acesso às ferramentas necessárias para compreensão do mundo, independentemente das especificidades dos mundos sociais e familiares de onde cada criança provém.
- d) a variedade e a pluralidade de atividades e experiências com o tempo e com o espaço, evitando a repetição e a rotina.
- e) o atendimento em uma perspectiva individualizada, e não coletivizada, a fim de evitar rupturas com as dinâmicas familiares que os bebês têm em seus lares.
- #138226
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Leia o excerto a seguir:
“A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino _________________ e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.” (BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/04)
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna, conforme o texto original.
- a) públicas e privadas que atuam nos níveis fundamental, médio e superior.
- b) públicas que atuam nos níveis fundamental, médio e superior
- c) públicas e privadas que atuam na perspectiva da diversidade
- d) técnico, profissionalizante e superior
- e) que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira
- #138229
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Conforme Nilma Lino Gomes, autora de Diversidade e currículo (In: BRASIL. Indagações sobre o currículo. Caderno 4), falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos
- a) de ordem mais biológica do que cultural.
- b) pessoais e abstratos.
- c) de colonização e dominação.
- d) a-históricos e extra-escolares.
- e) da juventude e da vida adulta.
- #138231
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define como público-alvo da educação especial os alunos
- a) com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- b) com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, seja de curto ou de longo prazo.
- c) com defasagem na correspondência idade-ano, com dificuldade de aprendizagem comprovada e com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.
- d) com qualquer tipo de deficiência, com defasagem na correspondência idade-ano e com prejuízos educacionais decorrentes de bullying comprovado pelo Conselho Tutelar.
- e) com necessidades educacionais especiais, sejam elas decorrentes de deficiência, de abandono familiar (ou por responsável) ou de defasagem na correspondência idade-ano.
- #138234
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
As autoras do texto Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização, Rosimeire A. M. P. Ferreira e Telma F. Leal, defendem que um dos modos de garantir a proposta interdisciplinar é
- a) o uso de textos e materiais cartilhados e adaptados.
- b) a supressão das especificidades dos componentes curriculares.
- c) a substituição da perspectiva do letramento pela da alfabetização.
- d) o trabalho pedagógico com projetos didáticos.
- e) o foco em temáticas mais globais, em detrimento das questões regionais.
- #138236
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Assinale a alternativa que contém uma prática coerente com uma ação avaliativa mediadora, conforme a perspectiva de Jussara Hoffmann em seu livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade.
- a) Realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente e procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos estudantes.
- b) Reduzir a exigência de realização de tarefas pelos alunos, em qualquer grau de ensino, pois estas não são elementos adequados para a observação das hipóteses construídas pelos alunos.
- c) Fazer comentários significativos sobre as tarefas dos alunos, com o intuito de evidenciar as ocorrências de certo/errado e atribuir pontuação compatível.
- d) Utilizar os trabalhos em grupo como elementos de avaliação individual, atribuindo notas e/ou conceitos individuais conforme a organização das ideias do grupo.
- e) Reduzir a interferência da espontaneidade do aluno na realização das tarefas escolares, bem como a proposição de atividades para serem feitas em casa.
- #138238
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Leia o excerto a seguir:
“Para não ser autoritária e conservadora, a avaliação terá de ser ________________, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos. [...] A avaliação educacional escolar como instrumento de ____________ [...] não serve em nada para a transformação; contudo, é extremamente eficiente para a conservação da sociedade, pela domesticação dos educandos.” (C. Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar)
Considerando a perspectiva do autor, assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas, na sequência correta
- a) classificatória ... julgamento
- b) objetiva ... diagnóstico
- c) diagnóstica ... classificação
- d) meritocrática ... quantificação
- e) idealista ... verificação
- #138239
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Leia o excerto a seguir:
“Nas profissões do humano há uma ligação forte entre as dimensões pessoais e as dimensões profissionais. No caso da docência, entre aquilo que somos e a maneira como ensinamos. Aprender a ser professor exige um trabalho metódico, sistemático, de aprofundamento de três dimensões centrais.”
(A. Nóvoa. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, no 16, 2017)
As três dimensões a que se refere o autor são:
- a) o desenvolvimento de uma vida cultural e científica; a dimensão técnica; a compreensão de que um professor tem que se preparar para agir num ambiente de objetividade.
- b) o desenvolvimento de uma vida cultural e científica; a dimensão ética; a compreensão de que um professor tem que se preparar para agir num ambiente de incerteza e imprevisibilidade.
- c) o desenvolvimento de uma vida acadêmica e institucional; a dimensão moral; a compreensão de que um professor tem que se preparar para agir num ambiente de isenção e prudência.
- d) o desenvolvimento de uma vida acadêmica e institucional; a dimensão ética; a compreensão de que um professor tem que se preparar para agir num ambiente de previsibilidade.
- e) o desenvolvimento de uma vida coerente e planejada; a dimensão técnica; a compreensão de que um professor tem que se preparar para agir num ambiente de presteza e celeridade.