Processando...

Simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | Professor de Educação Básica I | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | Professor de Educação Básica I

SIMULADO PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP para o cargo de Professor de Educação Básica I.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica I, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | Professor de Educação Básica I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#138240
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular no âmbito da Educação Básica. Considerando que a BNCC respeita os princípios de autonomia pedagógica e gestão democrática determinados pela legislação educacional, é correto dizer que as propostas pedagógicas das instituições ou redes de ensino devem

  • a) ser elaboradas e executadas com efetiva participação de seus docentes.
  • b) ser elaboradas por gestores, mas executadas com a participação de seus docentes.
  • c) ser executadas por seus docentes, tendo em vista que sua elaboração já está integralmente concluída na própria BNCC.
  • d) ser elaboradas com participação de seus docentes, tomando os parâmetros da BNCC como altamente recomendados, mas não obrigatórios.
  • e) ser democraticamente elaboradas em consonância com os valores das famílias e da comunidade escolar local, os quais são prioritários perante os parâmetros da BNCC.
#138241
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Ao discutir princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico, Ilma Passos A. Veiga, em seu livro Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível, aborda o princípio da liberdade. Para a autora, tal princípio está sempre associado à ideia de

  • a) subversão.
  • b) independência.
  • c) autonomia.
  • d) arbítrio.
  • e) individualidade.
#138242
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

No livro Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, Celso dos S. Vasconcellos refere-se a diferentes níveis de abrangência do planejamento no contexto educacional.
Assinale a alternativa que apresenta uma definição correta, de acordo com a perspectiva do autor.

  • a) O planejamento da escola é o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula. Diz respeito mais ao aspecto didático.
  • b) O planejamento curricular é a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares.
  • c) O planejamento do sistema de educação consiste no que chamamos de Projeto Político-Pedagógico, que se compõe de marco referencial, diagnóstico e programação.
  • d) O projeto de ensino-aprendizagem é o planejamento da ação educativa baseado no trabalho por projeto. Trata-se, muitas vezes, mais de uma metodologia de trabalho que incorpora a concepção de projeto.
  • e) O planejamento setorial é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Enfrenta os problemas de atendimento à demanda, alocação e gerenciamento de recursos etc.
#138243
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

No que diz respeito à relação entre os profissionais da Educação Infantil e as famílias, os documentos oficiais nacionais definem que o atendimento aos direitos da criança em sua integralidade depende, entre outros aspectos, do respeito e da valorização das diferentes formas em que as famílias se organizam. Tendo isso em vista, o Parecer CNE/CEB nº 20/2009 determina que eventuais preocupações dos professores sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa (descuido, violência, discriminação, superproteção e outras) devem ser

    • a) mantidas em sigilo absoluto, obedecendo aos deveres éticos do professor perante o compromisso de acolher as diferentes formas de organização familiar e respeitar as opiniões dos pais sobre seus filhos.
    • b) comunicadas, pelos professores, diretamente aos familiares envolvidos, a fim de conduzir a situação de forma discreta e respeitosa.
    • c) discutidas diretamente com a criança envolvida, a fim de conduzir a situação de forma pedagógica e didática, respeitando o escopo estritamente escolar.
    • d) discutidas com a direção de cada instituição, para que formas produtivas de esclarecimento e eventuais encaminhamentos possam ser pensados.
    • e) documentadas em diário de classe a fim de ser apresentado apenas em caso de o Conselho Tutelar recorrer à escola para colher testemunhos.
    #138244
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 20 - 

    Conforme Terezinha A. Rios, considerando a discussão proposta pela autora no livro Ética e competência, a especificidade do processo educativo que se desenvolve na escola tem como objetivo

    • a) ser alavanca da mudança social, nos termos do seguinte slogan: “Deem-nos uma boa escola e teremos a sociedade desejada”.
    • b) algo que infelizmente é irrealizável no contexto social em que se insere, uma vez que não há o que efetivamente fazer na escola enquanto a sociedade se apresentar com tantas limitações.
    • c) evitar configurar-se como um conjunto de práticas capazes de, ao mesmo tempo, manter e transformar a estrutura do social, uma vez que a escola deve ter autonomia.
    • d) garantir o cumprimento de uma função política e de uma função ética, esquivando-se do que seria da ordem de uma função caracterizada como técnica.
    • e) a socialização do conhecimento elaborado, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado pela sociedade, levando à criação de novos saberes.