Simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO – SP | Arquiteto | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO – SP | ARQUITETO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO – SP para o cargo de Arquiteto .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquiteto , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO – SP | Arquiteto contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #111862
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Em uma licitação de obra de edificação pública, foram elaboradas especificações técnicas, às quais deverão ser associadas diferentes normas. Algumas normas técnicas consultadas estabelecem requisitos e critérios para produtos ou procedimentos específicos, com base na consagração do uso ao longo do tempo. Outras definem condições que expressam qualitativamente os atributos que a edificação e seus sistemas deverão apresentar, para que possam atender aos requisitos do usuário. Essas normas são definidas, respectivamente, como normas
- a) prescritivas e de desempenho, ambas passíveis de uso em licitações públicas.
- b) prescritivas e de desempenho, sendo apenas as primeiras passíveis de uso em licitações públicas.
- c) compulsórias e orientativas, sendo apenas as primeiras passíveis de uso em licitações públicas.
- d) compulsórias e indicativas, sendo apenas as primeiras passíveis de uso em licitações públicas.
- e) orientativas e indicativas, ambas passíveis de uso em licitações públicas.
- #111863
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Em um projeto de reforma de edifício administrativo, cogita-se o aproveitamento (reúso) de águas de chuva captadas na cobertura da edificação. Esse aproveitamento deverá levar em conta a normatização vigente no município de Ribeirão Preto (em especial sua Política Municipal de Saneamento Básico, estabelecida pela Lei Complementar n° 2.794/2016), segundo a qual
- a) é proibido o reúso de águas pluviais ou servidas, mesmo mediante tratamento, por conta da regulação dos serviços de saneamento.
- b) é vedado qualquer uso de águas não proveniente do sistema público de abastecimento em áreas internas às edificações, independentemente do uso específico a ser dado à água.
- c) deve ser garantida qualidade mínima da água de reúso, mediante tratamento prévio e mistura, em proporção adequada, com a água proveniente do sistema público de abastecimento.
- d) a água de reúso deve ser ligada à rede predial a montante do medidor de vazão, para fins de tarifação do serviço, que é prestado sob regime de monopólio.
- e) a instalação hidráulica predial ligada à rede pública não poderá estar ligada à rede hidráulica predial alimentada por outras fontes, devendo-se impedir eventual refluxo de água contaminada para a rede pública.
- #111864
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Para maximizar o aproveitamento dos terrenos e viabilizar habitação de interesse social e para as faixas de menor renda do mercado, em áreas próximas ao centro, a Prefeitura de Ribeirão Preto resolveu promover empreendimentos habitacionais que utilizem elevador. Será adotada tipologia com oito apartamentos por andar e corredor de acesso aos elevadores, em soluções de 12 a 15 pavimentos, conforme o caso. Do ponto de vista da normatização aplicável e do disposto no Código de Obras do município, é correto afirmar que
- a) os elevadores deverão ser dimensionados com base na área construída total, no número de andares e no desnível entre andares extremos.
- b) os elevadores deverão ser dimensionados com base na área construída de cada andar, no número de andares e no desnível entre o andar mais alto e o andar de acesso.
- c) os espaços de acesso ou circulação fronteiros às portas dos elevadores, em qualquer andar, deverão ter dimensão não inferior a 1,20 m, medida perpendicularmente ao plano onde se situam as portas.
- d) a opção por elevador hidráulico deve ser descartada por não apresentar velocidades máximas compatíveis com o padrão de serviço requerido pelo uso residencial.
- e) os padrões de acessibilidade a cadeirantes podem ser garantidos com uma cabine com capacidade de seis passageiros e porta de entrada com largura igual a 0,70 m.
- #111865
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Observe o desenho a seguir, que representa a seção de uma fachada e de um pilar em um andar tipo de edifício recentemente sinistrado, que se incendiou e sofreu colapso estrutural.
Obs.: por se tratar de reprodução de publicação original do projeto, nem todos os textos são legíveis nesta escala, nem isso é requerido para a resolução da questão.
Pode-se afirmar, com base no desenho, que
- a) a seção do pilar tipo mostra que se trata de estrutura metálica, com perfil “I”, sendo a proteção (revestimento) insuficiente para a garantia da integridade do pilar em caso de incêndio.
- b) a laje é maciça, com espessura constante, que pode não ter sido suficiente para garantir a estanqueidade entre pavimentos, em relação à propagação do fogo.
- c) os elementos de fixação das esquadrias deveriam, por norma, estar solidarizados à armadura do concreto e não estão, o que poderia contribuir para o colapso da fachada e consequente ruína do edifício.
- d) não há compartimentação vertical suficiente entre os andares, o que, pela normatização de incêndio vigente, não é mais permitido, pois facilita a propagação acelerada do fogo pela fachada.
- e) por se tratar de elemento horizontal, a propagação do fogo pelo piso de madeira tende a ser mais rápida do que nos lambris verticais.
- #111866
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Para fins de dimensionamento de escadas de uso comum, a população total de um edifício a ser construído na cidade de Ribeirão Preto foi calculada em 300 pessoas. Com relação às escadas, que atenderão aos demais parâmetros dimensionais e construtivos requeridos pela legislação aplicável, essa população total será atendida se for prevista no projeto a execução de
- a) uma escada com largura igual a 3,00 m.
- b) uma escada com largura igual a 3,30 m.
- c) uma escada com largura igual a 3,60 m.
- d) duas escadas com largura igual a 1,20 m cada.
- e) duas escadas com largura igual a 1,80 m cada.