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Simulado Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB

SIMULADO PREFEITURA DE RIACHO DOS CAVALOS - PB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB é aqui!


#200592
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Riacho dos Cavalos-PB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96, em seu artigo 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. A Lei nº 13.632 de 2018 alterou esse artigo, incorporando um princípio construído também pela Educação de Jovens e Adultos.

Assinale a alternativa correta:

  • a) Consideração com a diversidade étnico-racial.
  • b) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
  • c) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
  • d) Valorização da experiência extraescolar.
  • e) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
#200593
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Riacho dos Cavalos-PB
Tipo
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(1,0) 2 - 

O artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96 trata da Educação de Jovens e Adultos, dizendo que “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria (...)”. Analise os parágrafos:

I. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

II. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

III. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) parágrafo(s):

  • a) II.
  • b) III e I.
  • c) I está.
  • d) I e II.
  • e) III e II.
#200594
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 3 - 

A Resolução do CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. No artigo 17 afirma que a formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e para o ensino médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em vários aspectos, exceto:

  • a) A proposta pedagógica deve ser apresentada para efeito de registro e arquivo histórico.
  • b) Ambiente institucional com organização adequada à proposta pedagógica.
  • c) Investigação dos problemas desta modalidade de educação, buscando oferecer soluções teoricamente fundamentadas e socialmente contextuadas.
  • d) Desenvolvimento de práticas educativas que correlacionem teoria e prática.
  • e) Utilização de métodos e técnicas que contemplem códigos e linguagens apropriados às situações específicas de aprendizagem.
#200595
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. Bancas Diversas
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(1,0) 4 - 

A Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010, institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. No artigo 7°, § 2º, cabendo à União, como coordenadora do sistema nacional de educação:

I. A possibilidade de realização de exame federal como exercício, ainda que residual, dos estudantes do sistema federal.

II. Os atos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos a distância da Educação Básica no âmbito da unidade federada deve ficar ao encargo dos sistemas de ensino.

III. Garantir, como função supletiva, a dimensão ética da certificação que deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Estão corretas apenas a(s) afirmativa(s):

  • a) II.
  • b) I e II.
  • c) III.
  • d) I, II, e III.
  • e) I e III.
#200596
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(1,0) 5 - 

A educação e a aprendizagem são desenvolvidas ao longo da vida, sendo de maneira formal e informal. Assinale a alternativa correta sobre o processo de aprendizagem formal.

  • a) As atividades desenvolvidas fora da escola são decisivas para a assimilação do conteúdo.
  • b) A mediação realizada pelo professor é importante para a aprendizagem consistente.
  • c) Os recursos materiais por si só, são capazes de produzir conhecimento e aprendizagens.
  • d) As funções de educar e cuidar são de responsabilidades da família, dos clubes e associações não governamentais.
  • e) A rotina de atividades desenvolvidas em casa são as que mais interfere o processo de aprendizagem.
#200597
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(1,0) 6 - 

Várias concepções pedagógicas norteiam o trabalho realizado nas instituições de ensino. Dentre elas destacamos a concepção tradicional. Assinale a alternativa incorreta, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.

  • a) Caracteriza-se pela construção do conhecimento através da interação entre professor e aluno.
  • b) É um processo onde o professor ensina muitos conteúdos e o aluno aprende de forma passiva.
  • c) É uma proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o conteúdo através de aulas expositivas e com exercícios de memorização.
  • d) Defende que aluno participe e construa conhecimentos através de exercícios de memorização e repetição.
  • e) Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal agente de transformação da aprendizagem.
#200598
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(1,0) 7 - 

Foi um precursor da Educação de Jovens e Adultos defendia que o conhecimento, através da educação, é instrumento do homem sobre o mundo, toda essa ação produz mudança, portanto não é um ato neutro, mas o do ato de educar é um ato político. A base da sua pedagogia era o diálogo e se preocupava com formação crítica dos educandos. Esse educador era:

  • a) Anísio Teixeira.
  • b) Jean Piaget.
  • c) Darcy Ribeiro.
  • d) Edigar Morin.
  • e) Paulo Freire.
#200599
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(1,0) 8 - 

É fundamental que o professor de Jovens e Adultos tenha a consciência da valorização do outro, é importante valorizar o conhecimento que este aluno possui, pois durante toda a vida o aluno adquire um vasto conhecimento do senso comum, daí a importância da valorização de suas experiências de vida. De modo que a realidade de seus alunos, seu cotidiano, suas vivências, que servirão de conteúdo a serem trabalhados. Ao valorizar a experiência extraescolar o professor está utilizando o currículo:

  • a) Formal.
  • b) Técnico.
  • c) Dinâmico.
  • d) Oculto.
  • e) Crítico.
#200600
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(1,0) 9 - 

Na educação de Jovens e Adultos o processo avaliativo deve ser diagnosticado com muita atenção, levando em consideração os alunos que não tiveram a oportunidade de terem acesso aos bancos escolares na sua infância e por diversos fatores foram excluídos da escola. Pode-se afirmar que a “avaliação faz parte do processo educativo, e como tal merece toda atenção e compromisso do professor” (HOFFMANN, 1995). Assim os jovens e adultos têm o direito de estar em sala de aula, discutindo seus conhecimentos e serem avaliados a partir de suas aprendizagens e necessidades. Desse modo, os tipos/formas de avaliações apropriadas na Educação de Jovens e Adultos são:

  • a) Classificatória e diagnóstica.
  • b) Formativa e mediadora.
  • c) Classificatória e emancipatória.
  • d) Mediadora e classificatória.
  • e) Somativa e diagnóstica.
#200601
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(1,0) 10 - 

O Mobral, no intuito de erradicar o analfabetismo no Brasil, foi método de ensino de jovens e adultos que usava cartazes, fichas, família silábica, entre outros recursos didático-metodológicos. Pretendia ensinar a ler e escrever, destituído de uma visão de mundo crítica e interventora, sua pretensão era, portanto, formar sujeitos aptos a consumir e adaptados as novas formas de produção. Assinale qual o período da história brasileira esse projeto foi amplamente utilizado.

  • a) Ditatura militar.
  • b) Colonial.
  • c) Era Vargas.
  • d) Redemocratização.
  • e) Primeira República.