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Simulado Prefeitura de Querência do Norte - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Querência do Norte - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE QUERÊNCIA DO NORTE - PR DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Querência do Norte - PR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Querência do Norte - PR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Querência do Norte - PR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Querência do Norte - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Querência do Norte - PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Querência do Norte - PR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Querência do Norte - PR
Para realizar o simulado Prefeitura de Querência do Norte - PR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Querência do Norte - PR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Querência do Norte - PR é aqui!


#159147
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(1,0) 1 - 

Conforme Cury (2002) uma forma ‘corrompida’ de gestão se traduziu em aspectos internos à escola baseados no controle de “vigiar e punir” ou nos comandos verticais separando forçadamente a concepção da execução, ou nas formas ditas ‘neutras’ de condução de relações de poder... O temor, a obediência e o dever, suplantaram o respeito, o diálogo e o direito. Do qual contexto o autor está tratando:

  • a) Regime monárquico.
  • b) República nova.
  • c) Contexto democrático.
  • d) Contexto imperialista.
  • e) Contexto ditatorial.
#159148
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(1,0) 2 - 

Pensando na gestão da educação e na importância que ela tem no processo educacional, leia as sentenças abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A efetivação da democratização requer espaço à promoção do exercício da cidadania por meios de princípios e ações que permitam e proporcionem a participação da comunidade escolar: professores, funcionários, pais, alunos e entidades sociais. ( ) O processo escolar está inserido em uma comunidade com características e necessidades próprias, não acontece de forma separada. O respeito e estímulo à participação da comunidade são no sentido de reconhecê-la como principal sinalizadora do trabalho a ser desenvolvido pela escola. ( ) Assim o modelo de gestão educacional realizado na concepção tradicional e tornou-se ultrapassado, pois se pautava em questões que valorizavam a individualidade, a centralização, a fragmentação de tarefas, a burocracia e a ênfase no gerenciamento de recursos econômicos. ( ) A gestão realizada nas instituições escolares é identificada como item influenciador na qualidade do processo educacional. A análise e o redimensionamento da formação dos profissionais da educação, a integração das demandas que a sociedade e o aluno impõem à escola, ao cotidiano ali desenvolvido, torna o processo gestor fundamental à transformação do contexto social contemporâneo.
A sequência correta de cima para baixo é:

  • a) V, F, F, V.
  • b) V, V, V, V.
  • c) V, F, V, V.
  • d) F, F, F, F.
  • e) F, F, V, V.
#159149
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(1,0) 3 - 

A filosofia é uma das ciências que compõe o campo educacional. Marque abaixo quais as alternativas que estão corretas em relação a essa ciência:
I - A filosofia e educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a pedagogia. II - A filosofia holística de Sócrates foi baseada em sua visão da pólis irreal, onde o sujeito era melhor servido ao ser subordinado a uma sociedade justa. III - O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade e vários pensadores dele se ocuparam. IV - Em um de seus Ensaios, intitulado “Sobre a educação das crianças”, Montaigne aborda o tema da educação.

  • a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • b) Apenas a afirmativa II não está correta.
  • c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
  • e) Nenhuma das alternativas está correta.
#159150
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(1,0) 4 - 

Em se tratando de história da educação brasileira, em 1879 houve a reforma de Leôncio de Carvalho, que entre outros aspectos:

  • a) Apontar que no período da exploração inicial, os esforços educacionais foram dirigidos aos indígenas, submetidos à chamada "catequese" promovida pelos missionários jesuítas que vinham ao novo país difundir a crença cristã entre os nativos.
  • b) Houve a expulsão dos jesuítas (reformas pombalinas), passando a ser instituído o ensino laico e público através das aulas régias, e os conteúdos baseiam-se nas Cartas Régias, a partir de 1772, data da implantação do ensino público oficial no Brasil (que manteve o Ensino Religioso nas escolas).
  • c) Propunha também o fim da proibição da matrícula para escravos mas que vigorou por pouco tempo.
  • d) Confirmou que o padre Manuel de Nóbrega chefiou a primeira missão da ordem religiosa.
  • e) Fundou-se a Universidade Federal do Amazonas, considerada a mais antiga universidade brasileira.
#159151
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(1,0) 5 - 

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, foi escrito durante o governo de Vargas e consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade do ponto de vista da educação. Redigido por Fernando de Azevedo, dentre 26 intelectuais, entre os quais Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Antônio F. Almeida Junior, Delgado de Carvalho, Hermes Lima e Cecília Meireles. Ao ser lançado, no meio do processo de reordenação política, o documento tornou-se o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. O movimento reformador foi alvo da crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada. Assinale o ano que o manifesto foi datado:

  • a) 1945.
  • b) 1929.
  • c) 1940.
  • d) 1957.
  • e) 1932.
#159152
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(1,0) 6 - 

Leia o trecho abaixo e complete as lacunas com a sequência de palavras correta: O principal objetivo da Companhia de Jesus era o de ___________ fiéis e servidores. A catequese assegurou a conversão da população indígena à fé católica e sua passividade aos senhores brancos. A educação ______________ foi inicialmente formada para os curumins, mais tarde estendeu-se aos filhos dos colonos. Havia também os núcleos missionários no interior das nações indígenas. A educação média era totalmente voltada para os homens da classe dominante, exceto as mulheres e os filhos primogênitos, já que estes últimos cuidariam dos negócios do pai. A educação superior na colônia era exclusivamente para os filhos dos aristocratas que quisessem ingressar na classe sacerdotal; os demais estudariam na Europa, na Universidade de Coimbra. Estes seriam os futuros ______________, os que voltariam ao Brasil para administrá-lo. Explicitamente, a missão da Companhia de Jesus era a de catequizar, ou seja, conseguir adeptos à fé católica, tornar os índios mais dóceis e submissos, adaptando-os à mão de obra. Porém, implicitamente ela afastou-se deste objetivo voltando-se para a educação de ___________, pois assim agindo, garantia para si lucros financeiros e a formação de futuros sacerdotes, o que não lhe era assegurado na proposta inicial. Da educação estava __________ o povo, e graças à Companhia de Jesus, o Brasil permaneceu, por muito tempo, com uma educação voltada para a formação da elite dirigente.

  • a) recrutar, elementar, letrados, elites, excluído.
  • b) catequizar, individual, cidadãos, ricos, inserido.
  • c) ganhar, inicial, cidadãos, todos, excluído.
  • d) catequizar, individualizado, formados, elite, retirado.
  • e) recrutar, primária, comandantes, todos, inserido.
#159153
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(1,0) 7 - 

O período colonial brasileiro, baseado na grande propriedade e na mão-de-obra escrava, contribuiu para o florescimento de uma sociedade altamente patriarcal caracterizada pela autoridade sem limite dos donos de terras. O estilo medieval europeu da cultura transmitida pelos jesuítas, correspondia às exigências necessárias para a sociedade que nascia, do ponto de vista da minoria dominante. A organização social da colônia e o conteúdo cultural se relacionavam harmonicamente. Uma sociedade latifundiária, escravocrata e aristocrática, sustentada por uma economia agrícola e rudimentar, não necessitava de pessoas letradas e nem de muitos para governar, mas sim de uma massa iletrada e submissa. Neste contexto, só mesmo uma educação humanística voltada para o espiritual poderia ser inserida, ou seja, uma cultura que acreditavam ser neutra:

  • a) Período Imperial.
  • b) Segunda República.
  • c) Período do regime militar.
  • d) Período colonial.
  • e) Primeira República.
#159154
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(1,0) 8 - 

Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas sentenças abaixo sobre o planejamento escolar:
( ) É a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. ( ) Deve ter a participação efetiva de professores e alunos para que tenha validade na sua aplicação. Trabalho em conjunto. ( ) Não adianta planejar se não houver acompanhamento, nem registro das ações e dos resultados. ( ) É um documento produzido por questões administrativas. ( ) É o documento maior da escola e contém as intenções de tudo que ocorre na instituição escolar.
A sequência correta de cima para baixo é:

  • a) V, F, F, V, F.
  • b) V, V, V, F, F.
  • c) F, V, V, V, F.
  • d) F, F, F, V, V.
  • e) F, V, F, F, V.
#159155
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(1,0) 9 - 

Na contemporaneidade a gestão escolar e a organização das instituições de ensino são desafios a serem superados pelos profissionais que ali atuam. Em relação a esses aspectos é correto afirmar que:

  • a) O diretor da escola é o principal responsável em organizar o trabalho realizado e de gerir a instituição, já que ele é o maior membro da instituição.
  • b) A gestão da escola diz respeito ao gerenciamento de questões burocráticas.
  • c) A organização da escola é fator secundário na gestão da mesma, tendo em vista a importância de manter a burocracia e a hierarquia como itens principais da gestão.
  • d) A questão administrativa da escola prevalece sobre a organização pedagógica.
  • e) De acordo com a legislação vigente o pedagogo é o principal responsável pela organização do trabalho pedagógico, porém deve fazer com que ocorra de forma coletiva.
#159156
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(1,0) 10 - 

O Projeto Político Pedagógico (P.P.P) da instituição de ensino é o principal documento da escola. Nele estão descritas todas as ações que a escola pretende executar durante o ano, o marco conceitual, filosófico e o marco operacional. Toda a comunidade escolar e local deve ajudar na construção desse documento e também na execução do mesmo, para que ele se torne vivo e cumpra a função que lhe cabe:

  • a) O projeto é algo que deve ser construído e em seguida encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.
  • b) O projeto deve ser definido pela equipe pedagógica, pois é ela que domina as questões conceituais e cognitivas e por isso deve ser a responsável pelo mesmo.
  • c) Vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.
  • d) O projeto busca um rumo, uma direção que não deve ser alterada.
  • e) O P.P.P. é um compromisso definido coletivamente entre professores e funcionários da escola.
#159157
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(1,0) 11 - 

O trecho abaixo diz respeito ao qual nível de leitura e escrita: “Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra corresponde por uma sílaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra. Ex.: Jacaré – F R A – a escrita da criança está restrita a letras de sua experiência no momento da escrita. Jacaré – J K R, J C E, A K E ou A A E – a escrita da criança contém a correspondência sonora das vogais ou consoantes. Alguns conflitos são vivenciados nesta fase, como: hipótese da quantidade mínima: elas acreditam que existe uma quantidade mínima de três letras para escrever. Desta forma, palavras monossílabas e dissílabas precisam ser escritas com um mínimo de três ou quatro letras”.

  • a) silábico.
  • b) silábico-alfabético.
  • c) pré-silábico.
  • d) alfabético.
  • e) letramento.
#159158
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(1,0) 12 - 

A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar quatro níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos, quais são estes níveis:

  • a) Silábico fônico, pré-silábico, alfabético-grafemas, alfabético.
  • b) Pré-silábico, silábico-alfabético, silábico fônico, alfabético.
  • c) Alfabético-grafemas, pré-silábico, fônico, silabação.
  • d) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.
  • e) Silábico-grafemas, alfabético fálico, préalfabético, alfabetizado.
#159159
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(1,0) 13 - 

Complete as lacunas abaixo com a sequência correta de palavras: A alfabetização é a aquisição do _______________ , da escrita e da leitura. Segundo Magda Soares, esta se faz pelo ________________ de uma técnica: ______________ e reconhecer letras, usar o papel, entender a ____________________ da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e _________________; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, sílabas, letras). Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita.

  • a) Domínio, código, ler, composição, símbolos.
  • b) Código, domínio, grafar, direcionalidade, grafemas.
  • c) Domínio, conhecimento, compreender, leitura, grafemas.
  • d) Ato, domínio, ler, organização, símbolos.
  • e) Código, ato, traçar, composição, morfologias.
#159160
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(1,0) 14 - 

Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, durante os primeiros cinco anos de vigência do plano; no máximo, até os sete anos de idade, do sexto ao nono ano de vigência do plano; e até o final dos seis anos de idade, a partir do décimo ano de vigência do plano. Toda essa prescrição faz parte de um documento na área educacional:

  • a) RCNT’s.
  • b) PCN’s.
  • c) LDB.
  • d) BNCC.
  • e) PNE.
#159161
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(1,0) 15 - 

De acordo com o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis”. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, sem ressalvas.

II - opinião e expressão.

III - crença e culto religioso.

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se.

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

VI - participar da vida política, na forma da lei.

VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

Após a leitura, indique qual desses aspectos não fazem parte da listagem de direitos:

  • a) Apenas as afirmativas II e V estão incorretas.
  • b) Apenas a afirmativa III está incorreta.
  • c) Apenas a afirmativa I está incorreta.
  • d) Apenas a afirmativa VI está correta.
  • e) Apenas a afirmativa VII está incorreta.