Simulado PREFEITURA DE PINHAIS -PR | Educador Social | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PINHAIS -PR | EDUCADOR SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PINHAIS -PR para o cargo de Educador Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO AOCP para o concurso PREFEITURA DE PINHAIS -PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Educador Social, contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PINHAIS -PR | Educador Social contém um total de 18 questões de concursos com um tempo estimado de 54 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PINHAIS -PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #140622
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(1,0) 1 -
O Educador Social deve, assim como toda a sociedade, garantir às crianças e aos adolescentes prioridades em relação aos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Assinale o que NÃO é garantido em lei para as crianças e adolescentes.
- a) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
- b) Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
- c) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
- d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
- e) Recusar educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
- #140624
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(1,0) 2 -
Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
- b) Deve ser interpretada de acordo com o Estado, grupo ou pessoa, que optar por aceitar essa declaração, passível à possibilidade de nivelar direitos e liberdades aqui estabelecidos.
- c) Ninguém será submetido à tortura, nem à tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
- d) Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
- e) Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive à limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.
- #140625
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(1,0) 3 -
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta referente ao Art. 2º do Estatuto do Idoso.
O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento __________________________, em condições de liberdade e dignidade.
- a) ético, intelectual, sexual e social
- b) moral, social e intelectual
- c) educacional, espiritual e social
- d) educacional, moral, espiritual e social
- e) moral, intelectual, espiritual e social
- #140628
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(1,0) 4 -
Conforme a Lei n° 11340 de 07/08/2006 – “Art. 8º. A política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de ações não governamentais, tendo por diretrizes”, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A integração operacional do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação.
( ) O ato que decretar a suspensão dos direitos políticos poderá fixar restrições ou proibições relativamente ao exercício de quaisquer outros direitos públicos ou privados.
( ) A implementação de atendimento policial especializado para as mulheres, em particular nas Delegacias de Atendimento à Mulher.
( ) A promoção de programas educacionais que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade da pessoa humana com a perspectiva de gênero e de raça ou etnia.
( ) A capacitação permanente das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e dos profissionais pertencentes aos órgãos e às áreas enunciados no inciso I quanto às questões de gênero e de raça ou etnia.
- a) V – V – V – V – V.
- b) F – V – V – V – V.
- c) F – V – V – V – V.
- d) V – F – F – V – V.
- e) V – F – V – V – V.
- #140629
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(1,0) 5 -
Em relação aos itens que se referem aos “princípios que atingem indiscriminadamente todas as medidas socioeducativas, destacando, quando for o caso, aqueles que informam uma ou mais medidas” (SINASE, 2006), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Respeito aos direitos humanos.
( ) Suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais.
( ) Responsabilidade solidária da Família, Sociedade e Estado pela promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes – artigos 227 da Constituição Federal e 4º do ECA.
( ) Proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política.
( ) Excepcionalidade, brevidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
( ) Gestão democrática e participativa na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
- a) V – F – V – F – V – V.
- b) V – F – F – F – V – V.
- c) V – F – V – V – V – V.
- d) V – F – V – V – V – V.
- e) F – F – V – V – V – V.
- #140631
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(1,0) 6 -
“A Declaração Universal dos Direitos Humanos consagrou inúmeros valores que passaram a ser adotados por diversos diplomas, sistemas e ordenamentos jurídicos: Liberdade, solidariedade, justiça social, honestidade, paz, responsabilidade e respeito à diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, de gênero e orientação sexual são os valores norteadores da construção coletiva dos direitos e responsabilidades.” De acordo com o SINASE(2206), no caso de adolescentes sob medida socioeducativa é necessário
- a) analisar a possibilidade de resgatar e adotar juridicamente esses direitos que, por força de lei, foram tolhidos.
- b) possibilitar um espaço específico no qual esses direitos possam ser vivenciados, para torná-los aptos à convivência social.
- c) que todos esses valores sejam conhecidos e vivenciados durante o atendimento socioeducativo, superando-se práticas ainda corriqueiras que resumem o adolescente ao ato a ele atribuído.
- d) verificar a possibilidade de aplicação dos valores para os casos de crimes cometidos contra a sociedade.
- e) execução e atendimento das medidas socioeducativas diferentes, em especial, para casos de inobservância aos princípios constitucionais.
- #140651
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(1,0) 7 -
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
“Considerando que o reconhecimento da __________ inerente a todos os membros da família humana e de seus __________ iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. (Declaração Universal dos Direitos Humanos)
- a) dignidade / direitos
- b) diversidade / proveitos
- c) dignidade / proveitos
- d) diversidade / direitos
- e) diversidade / deveres
- #140652
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(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que NÃO se refere à Pedagogia do Oprimido.
- a) Todo o nosso esforço neste ensaio foi falar desta coisa óbvia: assim como o opressor, para oprimir, precisa de uma teoria da ação opressora, os oprimidos para se libertarem, igualmente necessitam de uma teoria de sua ação.
- b) Em lugar de esquemas prescritos, liderança e povo, identificados, criam juntos as pautas para sua ação.
- c) Como a entendemos, a “revolução cultural” é o máximo de esforço de conscientização possível que deve desenvolver o poder revolucionário, com o qual atinja a todos, não importa qual seja a sua tarefa a cumprir.
- d) As formas de ação cultural, em situações distintas como estas, têm, contudo, o mesmo objetivo: aclarar aos oprimidos a situação objetiva em que estão, que é mediatizadora entre eles e os opressores, visível ou não.
- e) Toda propaganda tem que ser popular e acomodar-se à compreensão do menos inteligente dentre aqueles que pretende atingir.
- #140653
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(1,0) 9 -
Observe a figura a seguir, preencha a lacuna que se encontra ao centro e assinale a alternativa correta.
- a) ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
- b) Lei Maria da Penha
- c) Estatuto do Idoso
- d) LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- e) SINASE: Noções sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
- #140654
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(1,0) 10 -
O seguinte excerto: “Promover a participação ativa de crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos e na execução de políticas de proteção de seus direitos” refere-se a qual eixo do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes?
- a) Protagonismo Infanto-juvenil.
- b) Prevenção.
- c) Defesa e Responsabilização.
- d) Direito a voto.
- e) Prevenção de doenças.
- #140655
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(1,0) 11 -
O Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, destaca que, de acordo com o Estudo Proteger e Responsabilizar, o Plano Nacional em 2000 (e atualizado em 2013) tornou-se referência e ofereceu uma síntese metodológica para a estruturação de políticas, programas e serviços para o enfrentamento à violência sexual, a partir de seis eixos estratégicos. Assinale, dentre as alternativas a seguir, qual(is) eixo(s) NÃO corresponde(m) a esse conjunto.
- a) Análise da Situação – conhecer o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de diagnósticos, levantamento de dados e pesquisas.
- b) Manutenção e desenvolvimento do ensino – contribuir com as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis.
- c) Mobilização e Articulação – fortalecer as articulações nacionais, regionais e locais de combate e pela eliminação da violência sexual; envolve redes, fóruns, comissões, conselhos etc.
- d) Defesa e Responsabilização – atualizar a legislação sobre crimes sexuais, combater a impunidade, disponibilizar serviços de notificação e responsabilização qualificados.
- e) Atendimento – garantir o atendimento especializado, e em rede, às crianças e aos adolescentes em situação de violência sexual e às suas famílias, realizado por profissionais especializados e capacitados.
- #140656
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(1,0) 12 -
Relacione as colunas, referente aos artigos com a Legislação correspondente, e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. 2. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. 3. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
( ) Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. ( ) Art. 1º. É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
( ) Art. 1º. Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8 do Art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
( ) Art. 29. Os benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral da Previdência Social observarão, na sua concessão, critérios de cálculo que preservem o valor real dos salários sobre os quais incidiram contribuição, nos termos da legislação vigente.
( ) Art. 1º. Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
( ) Art. 27. O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça.
- a) 3 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.
- b) 3 – 2 – 1 – 2 – 3 – 3.
- c) 1 – 2 – 1 – 2 – 3 – 3.
- d) 1 – 1 – 2 – 2 – 3 – 3.
- e) 2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.
- #140657
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(1,0) 13 -
Entre os Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro de 1948), consta que
- a) todo ser humano tem direito à liberdade de escolha, podendo solicitar eutanásia em casos extremos.
- b) todos são iguais perante a lei de seu país, salvo exceções expressas na legislação de seu país de origem.
- c) todo ser humano tem direito à locomoção gratuita dentro de seu país.
- d) ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
- e) ninguém será submetido, obrigatoriamente, ao ensino escolar, ficando garantido a direito de recusa à permanência na escola.
- #140658
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(1,0) 14 -
Em 2009, os Educadores e Educadoras Sociais obtiveram importante conquista no processo de reconhecimento social e profissional e no fortalecimento de sua identidade trabalhista ao serem incluídos na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO –, do Ministério do Trabalho e Emprego, com a descrição 5153-05. Assinale a alternativa que apresenta o texto correto da descrição sumária dessa profissão.
- a) Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis.
- b) Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal e social. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as, identificando suas necessidades e demandas e desenvolvendo atividades e tratamento.
- c) Promover a prática de atividades físicas para possibilitar o desenvolvimento harmônico do corpo e a manutenção de boas condições físicas e mentais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- d) Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades de área e afins.
- e) Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico de escolas de educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar. Viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- #140659
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(1,0) 15 -
Em 2017, ainda se encontra em tramitação algumas ementas para regulamentar a profissão de Educador e Educadora Social. O Art. 2º, do Projeto de Lei do Senado nº 328, de 2015, trata sobre o campo de atuação desses profissionais. Assinale a alternativa correta quanto a esse campo de atuação.
- a) Contextos educativos situados dentro ou fora dos âmbitos escolares e que envolvem ações educativas com diversas populações, em distintos âmbitos institucionais [...].
- b) Contextos comunitários que envolvem atividades ligadas à saúde e à educação em espaços formais e não formais [...].
- c) Contextos comunitários que envolvem atividades ligadas à saúde e à educação em espaços formais e não formais [...].
- d) Contextos comunitários e programas e projetos educacionais voltados à formação para o trabalho [...].
- e) Contextos comunitários e sociais que articulem os diferentes níveis e sistemas, exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais [...].