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Simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico

SIMULADO PREFEITURA DE MARICÁ-RJ | ORIENTADOR PEDAGÓGICO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Maricá-RJ para o cargo de Orientador Pedagógico.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COSEAC para o concurso Prefeitura de Maricá-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Orientador Pedagógico, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Maricá-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#52446
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 16 - 

As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas.

 

O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão "familiaridade que provoca cegueira" para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal', do ‘sempre foi assim', para se referir:

 

 

  • a) à rotina escola.
  • b) à monotonia pedagógica.
  • c) ao comportamento dos alunos.
  • d) ao currículo oculto.
  • e) ao conjunto de instruções.
#52447
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 17 - 

As práticas avaliativas classificatórias fundam-se na competição e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presente nas relações entre professores e alunos. À medida que novos estudos apontam para o caráter interativo e intersubjetivo da avaliação, alertam também para a necessidade de práticas dialógicas entre todos os envolvidos no processo. Nesse sentido, é essencial dar importância:

  • a) às relações interpessoais e aos projetos coletivos.
  • b) aos suportes culturais e à inserção da Arte.
  • c) ao mundo do trabalho e à capacitação individual.
  • d) ao contexto escolar e ao ranking educacional.
  • e) às interações sociais e às atividades esportivas.
#52448
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 18 - 

Jussara Hoffmann afirma que "Alguns países, e alguns Estados e Municípios do Brasil, vêm adotando diferentes organizações curriculares, visando uma educação democrática, que garanta uma escola de direito a todas as crianças e jovens, no que se refere à Educação Básica. São alternativas válidas por quem entende desenvolvimento como sinônimo de educação e cultura para todos os cidadãos." São elas:

  • a) menos disciplinas nos Anos Finais da Educação Fundamental.
  • b) carga horária ampliada em regime semi-integral.
  • c) aulas de reforço no contraturno e em espaços diferentes.
  • d) intensificação das aulas de Artes e Educação Física.
  • e) os ciclos de formação e os regimes não seriados.
#52449
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 19 - 

Para Celso Vasconcellos, as dificuldades que a avaliação escolar apresenta e as consequências, às vezes, drásticas que podem trazer para a educação são de conhecimento de todos. De um modo geral pode-se dizer que, praticamente, houve uma inversão na sua lógica, ou seja, a avaliação que deveria ser um acompanhamento do processo educacional, acabou tornando-se o objetivo deste processo. Na prática dos alunos e da escola é o famoso "estudar para passar". O senso comum dos professores parece aceitar a afirmação de que a avaliação está ligada à "estrutura de poder da sociedade" ou que "é coisa do sistema".
O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que seus resultados devem servir para:

  • a) ajudar os alunos a conseguir bons resultados nas avaliações externas.
  • b) o professor prosseguir com os conteúdos contidos no programa oficial.
  • c) garantir melhores posições em comparação a outras escolas.
  • d) transformar as atitudes indisciplinadas em atitudes adequadas.
  • e) perceber a necessidade dos alunos e intervir para ajudá-los a superá-la.
#52450
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

Numa sala de aula tradicional, lugar privilegiado da prática docente, desenvolve-se uma relação de natureza pedagógica que envolve fundamentalmente a transmissão de saberes, mediante interações de caráter intelectual e afetivo. No tocante à disciplina nessa sala de aula, pode-se dizer que o professor assume dois papéis básicos:

  • a) professor amigo e tutor intelectual.
  • b) agente normativo e organizador da aula.
  • c) docente engajado e mediador crítico.
  • d) dono do saber e coordenador das atividades.
  • e) árbitro justo e mantenedor da ordem.