Simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE MARICÁ-RJ | ORIENTADOR PEDAGÓGICO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Maricá-RJ para o cargo de Orientador Pedagógico.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COSEAC para o concurso Prefeitura de Maricá-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Orientador Pedagógico, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Maricá-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #52446
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Maricá-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas.
O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão "familiaridade que provoca cegueira" para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal', do ‘sempre foi assim', para se referir:
- a) à rotina escola.
- b) à monotonia pedagógica.
- c) ao comportamento dos alunos.
- d) ao currículo oculto.
- e) ao conjunto de instruções.
- #52447
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Maricá-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
As práticas avaliativas classificatórias fundam-se na competição e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presente nas relações entre professores e alunos. À medida que novos estudos apontam para o caráter interativo e intersubjetivo da avaliação, alertam também para a necessidade de práticas dialógicas entre todos os envolvidos no processo. Nesse sentido, é essencial dar importância:
- a) às relações interpessoais e aos projetos coletivos.
- b) aos suportes culturais e à inserção da Arte.
- c) ao mundo do trabalho e à capacitação individual.
- d) ao contexto escolar e ao ranking educacional.
- e) às interações sociais e às atividades esportivas.
- #52448
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Maricá-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Jussara Hoffmann afirma que "Alguns países, e alguns Estados e Municípios do Brasil, vêm adotando diferentes organizações curriculares, visando uma educação democrática, que garanta uma escola de direito a todas as crianças e jovens, no que se refere à Educação Básica. São alternativas válidas por quem entende desenvolvimento como sinônimo de educação e cultura para todos os cidadãos." São elas:
- a) menos disciplinas nos Anos Finais da Educação Fundamental.
- b) carga horária ampliada em regime semi-integral.
- c) aulas de reforço no contraturno e em espaços diferentes.
- d) intensificação das aulas de Artes e Educação Física.
- e) os ciclos de formação e os regimes não seriados.
- #52449
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Maricá-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Para Celso Vasconcellos, as dificuldades que a avaliação escolar apresenta e as consequências, às vezes, drásticas que podem trazer para a educação são de conhecimento de todos. De um modo geral pode-se dizer que, praticamente, houve uma inversão na sua lógica, ou seja, a avaliação que deveria ser um acompanhamento do processo educacional, acabou tornando-se o objetivo deste processo. Na prática dos alunos e da escola é o famoso "estudar para passar". O senso comum dos professores parece aceitar a afirmação de que a avaliação está ligada à "estrutura de poder da sociedade" ou que "é coisa do sistema".
O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que seus resultados devem servir para:
- a) ajudar os alunos a conseguir bons resultados nas avaliações externas.
- b) o professor prosseguir com os conteúdos contidos no programa oficial.
- c) garantir melhores posições em comparação a outras escolas.
- d) transformar as atitudes indisciplinadas em atitudes adequadas.
- e) perceber a necessidade dos alunos e intervir para ajudá-los a superá-la.
- #52450
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Maricá-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Numa sala de aula tradicional, lugar privilegiado da prática docente, desenvolve-se uma relação de natureza pedagógica que envolve fundamentalmente a transmissão de saberes, mediante interações de caráter intelectual e afetivo. No tocante à disciplina nessa sala de aula, pode-se dizer que o professor assume dois papéis básicos:
- a) professor amigo e tutor intelectual.
- b) agente normativo e organizador da aula.
- c) docente engajado e mediador crítico.
- d) dono do saber e coordenador das atividades.
- e) árbitro justo e mantenedor da ordem.