Processando...

Simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico

SIMULADO PREFEITURA DE MARICÁ-RJ | ORIENTADOR PEDAGÓGICO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Maricá-RJ para o cargo de Orientador Pedagógico.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COSEAC para o concurso Prefeitura de Maricá-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Orientador Pedagógico, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Maricá-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#52431
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

A quantidade de siglas com quatro letras distintas, formadas a partir das letras do conjunto {A, B, C, D, E, F}, é igual a:

  • a) 360
  • b) 720
  • c) 1200
  • d) 1296
  • e) 1340
#52432
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O próximo número que completaria a sequência lógica 1, 4, 3, 16, 5, ..., é:

  • a) 25
  • b) 36
  • c) 7
  • d) 49
  • e) 81
#52433
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em um grupo estão reunidas 13 pessoas. Das afirmações abaixo, a única necessariamente verdadeira é:

  • a) pelo menos uma delas é estrangeira.
  • b) pelo menos duas delas são do sexo feminino.
  • c) pelo menos duas delas fazem aniversário no mesmo mês.
  • d) pelo menos uma delas nasceu em março.
  • e) pelo menos uma delas mede mais do que 1,60 m.
#52434
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

A negação lógica da afirmação condicional "se Ana adoece, então Pedro fica triste" é:

  • a) se Ana não adoece, Pedro não fica triste.
  • b) se Ana adoece, então Pedro não fica triste.
  • c) Ana adoece ou Pedro não fica triste.
  • d) Ana adoece e Pedro não fica triste.
  • e) se Pedro fica triste, Ana adoece.
#52435
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Um grupo de 500 estudantes participa de uma pesquisa. Sabe-se que desses estudantes, 200 estudam Física, 240 estudam Matemática, 80 estudam Matemática e Física. Se um desses estudantes for sorteado, a probabilidade de que ele não estude Matemática e nem Física é:

  • a) 14%.
  • b) 28%.
  • c) 36%.
  • d) 45%.
  • e) 50%.
#52436
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir sobre o sistema operacional Windows 7.

 

I Para acessar pastas compartilhadas as pessoas devem ter uma conta de usuário e uma senha.

II O sistema operacional não possui um assistente para configuração de rede sem fio.

III A conexão com a internet e o concentrador de rede são elementos opcionais de hardware para funcionamento de uma rede ponto a ponto.

 

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

 

 

  • a) V, F, V
  • b) F, F, V
  • c) V, F, F
  • d) F, V, V
  • e) V, V, V
#52437
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Suponha que você digitou COR??.* na caixa "pesquisar" do Windows 7. Um possível resultado da localização de arquivos será:

  • a) COR?BRANCO.txt.
  • b) CORAL.doc.
  • c) CONTENTE.wmf
  • d) COR??.bmp
  • e) CO*.gif.
#52438
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Na segurança da Informação existe um tipo de ataque em que iscas como "mensagens não solicitadas" são utilizadas para capturar senhas e dados de usuários na Internet. Esse ataque é conhecido como:

  • a) spoofing.
  • b) hijacking.
  • c) engenharia social.
  • d) phishing.
  • e) cookies.
#52439
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

No MS Word 2016, o recurso para fazer a contagem de parágrafos em um texto digitado é:

  • a) pincel de formatação.
  • b) ortografia e gramática.
  • c) contagem de palavras.
  • d) estrutura de tópicos.
  • e) referência cruzada.
#52440
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Falas de alguns professores sobre suas turmas:

 

"Estou tendo problemas seríssimos de comportamento na minha turma. Estou assustada!"

"Tem os mais disciplinados e os atormentadores."

"Ele não consegue se fixar numa atividade: faz barulho, fala alto, sai do lugar, mexe no lixo, enfim, fica tumultuando o tempo todo."

"É lógico que a gente tenta controlar a disciplina! A gente coloca os limites: o que é certo, o que é errado, quando pode falar, quando pode se levantar..."

 

Para o psicólogo Júlio Groppa, a questão da indisciplina está sempre presente nas conversas entre professores e, muitas vezes, o trabalho docente se confunde, limitando-se:

  • a) à ordenação e controle tanto do movimento físico, quanto da linguagem em sala de aula.
  • b) ao ensino pontual de itens que constam do currículo básico oferecido pela SME.
  • c) à cobrança de resultados positivos dos alunos, tendo em vista as estatísticas da escola.
  • d) ao trabalho repetitivo e pouco criativo coordenado pela equipe de direção da escola.
  • e) aos aspectos afetivos e psicomotores, em prejuízo dos aspectos cognitivos dos alunos.
#52441
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Numa entrevista com professores de 4º ano, a maioria dos docentes declarou que a expectativa que têm do ‘bom aluno' é aquele aluno que é responsável, esforçado, que tem consciência e dá valor ao estudo, que respeita o professor e os colegas, em todos os sentidos. A partir da resposta, pode-se afirmar que:

  • a) há uma valorização das atitudes em detrimento dos conhecimentos.
  • b) existe mais boa vontade com os alunos que não dão trabalho.
  • c) são poucos os alunos que compreendem o valor real dos estudos.
  • d) os alunos inteligentes, mas que não querem nada, não são bem-vistos.
  • e) é mais fácil lidar com crianças do que com adolescentes.
#52442
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

O processo no qual nos inserimos como eternos aprendizes, num contexto dialógico, associado à certeza que temos de que não sabemos tudo, nem ignoramos tudo, mas que podemos saber mais em comunhão, é a base do conceito da:

  • a) Educação Liberal.
  • b) Educação Religiosa.
  • c) Pedagogia Crítica.
  • d) Pedagogia do Amor.
  • e) Educação em Rede.
#52443
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

É importante ressaltar que, embora a escola possa refletir desigualdades estruturais, ela não se resume a um mero instrumento de reprodução. Afirmar que ela seja apenas um produto da sociedade é negar a riqueza e a possibilidade produtiva da escola, porque, afinal, ela também possui:

  • a) reconhecimento de pais e alunos para a realização das suas ações.
  • b) autonomia em relação à sociedade na qual está inserida.
  • c) recursos administrativos que viabilizam a autogovernabilidade.
  • d) participação ativa na avaliação e discussão dos problemas atuais.
  • e) apoio irrestrito por parte da comunidade a que serve.
#52444
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de:

  • a) práticas pedagógico-democráticas.
  • b) experiências artístico-culturais.
  • c) visita ao Movimento dos Sem Terra.
  • d) profissionais constantemente atualizados.
  • e) encontros, seminários e grupos de discussão.
#52445
Banca
COSEAC-UFF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maricá-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede.

 

Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação:

 

  • a) individualizada.
  • b) construtivista.
  • c) moderna.
  • d) cooperativa.
  • e) virtual.