Simulado Prefeitura de Maceió-AL | Assistente de Educação | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE MACEIÓ-AL | ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Maceió-AL para o cargo de Assistente de Educação.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPEVE-UFAL para o concurso Prefeitura de Maceió-AL. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente de Educação, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Maceió-AL | Assistente de Educação contém um total de 17 questões de concursos com um tempo estimado de 51 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Maceió-AL.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #52056
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- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 1 -
Existem mecanismos de armazenamento de arquivos descentralizados; o arquivo fica armazenado em servidores conectados à internet e pode ser acessado pela web ou por aplicativos instalados no computador. A sincronização entre os locais é automática, bastando o computador estar conectado à internet para que isso aconteça.
Disponível em:<http://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/Armazenamento_em_rede_Wagner_- _Workshop_documentos_digitais.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2017.
Um arquivamento que segue esse procedimento será um armazenamento em
- a) banda.
- b) TCP/IP.
- c) nuvem.
- d) cascata.
- e) intranet.
- #52057
- Banca
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- Concurso
- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 2 -
Um serviço essencial é o registro de entrada e de saída de documentos na escola. Para isso, é necessário o uso diário de um livro de registros, pois somos seres humanos e a nossa memória costuma falhar. Com registros escritos, podemos esclarecer dúvidas, atestar a expedição e recebimento de documentos.
SOUSA, R. M. Técnicas de redação e arquivo. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. p. 48.
O texto refere-se ao livro de
- a) atas.
- b) registros.
- c) protocolo.
- d) ocorrência.
- e) escrituração.
- #52058
- Banca
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- Concurso
- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 3 -
Dadas as afirmativas sobre o Censo Escolar,
I. No Brasil, o Censo Escolar assume uma grande importância devido às desigualdades regionais.
II. O Censo Escolar é fundamental para definição de políticas públicas e programas educacionais como o FUNDEB, Merenda Escolar e o Programa Nacional do Livro Didático, entre outros.
III. Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avalições, são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #52059
- Banca
- COPEVE-UFAL
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- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 4 -
A existência de um Conselho Escolar na escola pública é uma prática relacionada à
- a) gestão participativa.
- b) qualidade do ensino.
- c) isonomia sociocultural.
- d) autonomia dos diretores.
- e) avaliação administrativa.
- #52060
- Banca
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- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 5 -
As mídias ideais para armazenamento de documento, por não serem sensíveis a variações elétricas, são os
- a) cartões de memória.
- b) discos rígidos portáteis.
- c) discos digitais de vídeo.
- d) desktops pessoais com senha.
- e) pen-drives com memória flash.
- #52061
- Banca
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- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 6 -
A redação de um documento oficial, como um ofício, deve:
I. caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, concisão, formalidade e uniformidade;
II. usar, nos pronomes de tratamento, o gênero gramatical coincidindo com o sexo da pessoa a que se refere e não com o substantivo que compõe a locução;
III. usar Vossa Santidade para referir-se aos padres e demais sacerdotes.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) II, apenas.
- b) III, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #52062
- Banca
- COPEVE-UFAL
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- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 7 -
Quanto à possibilidade de oferta dos níveis e modalidades educacionais na educação a distância, dadas as afirmativas,
I. Podem ser ofertadas a educação superior, abrangendo os programas de mestrado e doutorado.
II. Podem ser ofertadas a educação superior, abrangendo os cursos de graduação e especialização.
III. Podem ser ofertadas a educação especial e de jovens e adultos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #52063
- Banca
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- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 8 -
Dados os eventos desenvolvidos num processo de ensino/aprendizagem na modalidade educação a distância,
I. Avaliações de estudantes.
II. Aulas relacionadas aos conteúdos específicos de formação.
III. Atividades de formação relacionadas à educação profissional.
verifica-se que há obrigatoriedade de momentos presenciais em
- a) I, apenas.
- b) III, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #52064
- Banca
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- Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 9 -
A Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Em função de necessidades específicas, muitas dessas diretrizes necessitam de Leis Complementares ou Decretos para entrarem em vigor. Nesse contexto, o Decreto n° 5622, de 19 de dezembro de 2005, tem como finalidade regulamentar o artigo
- a) 210 da Lei n° 9394/1996, que trata da fixação de conteúdos mínimos.
- b) 81 da Lei n° 9394/1996, que trata da organização do ensino experimental.
- c) 13 da Lei n° 9394/1996, que trata das funções docentes no âmbito das instituições escolares.
- d) 80 da Lei n° 9394/1996, no que concerne à forma de organização da educação a distância.
- e) 36 da Lei n° 9394/1996, que trata da educação profissional de nível técnico, sua forma de oferta e organização curricular.
- #52065
- Banca
- COPEVE-UFAL
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(1,0) 10 -
Dadas as afirmativas relativas ao Conselho Municipal de Educação (CME) de Maceió.
I. Uma de suas competências é avaliar e acompanhar os programas suplementares de assistência ao educando.
II. O Conselho é composto de 40 membros.
III. Os conselheiros representantes do Poder Executivo serão designados pelo Prefeito, mediante indicação do Secretário Municipal de Educação.
IV. Uma de suas competências é estabelecer o Sistema de Avaliação Institucional, para ser aplicado no Sistema Municipal de Ensino de Maceió, a fim de controlar seu desempenho, através das variáveis que expressem a qualidade da educação.
Verifica-se que estão corretas apenas
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) II e IV.
- d) I, III e IV.
- e) II, III e IV.
- #52066
- Banca
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(1,0) 11 -
Dadas as afirmativas,
I. O Conselho de Classe, como órgão colegiado, possibilita a análise do desempenho dos educandos e da própria escola de forma coletiva, propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem.
II. O Conselho de Classe é um espaço de gestão colegiada que serve apenas para aprovar e reprovar estudantes.
III. O Conselho de Classe é um momento de discussões e análises sobre as turmas e sobre os desempenhos dos estudantes. Sendo assim, buscam-se soluções para a superação dos problemas de aprendizagem realimentando o planejamento de ensino.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I, II e III.
- b) I e III, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) III, apenas.
- e) II, apenas.
- #52067
- Banca
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(1,0) 12 -
Dadas as afirmativas a respeito da coordenação pedagógica de uma escola,
I. O coordenador pedagógico tem a função de coordenar todas as atividades escolares, incluindo os educandos e o corpo docente.
II. A principal atribuição do coordenador pedagógico consiste na formação da equipe administrativa da escola.
III. A função da coordenação pedagógica é meramente técnica.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #52068
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(1,0) 13 -
Quando a procedência da informação é a base para o arquivamento e guarda de um documento, utiliza-se o método
- a) numérico.
- b) alfabético.
- c) geográfico.
- d) ideográfico.
- e) cronológico.
- #52069
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(1,0) 14 -
A gestão democrática escolar configura-se como
- a) um processo neutro.
- b) um ato político e social.
- c) uma atuação meramente burocrática e administrativa.
- d) a valorização de uma administração pautada na burocracia.
- e) um lócus de interlocutores que tem o mérito administrativo e de poder hierárquico.
- #52070
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(1,0) 15 -
Dadas as afirmativas em relação à gestão democrática,
I. A ideia básica de uma gestão democrática implica pensar como um processo de idas e vindas, de acertos e erros, em que todos tenham a oportunidade de participar.
II. Quanto maior a participação de todos, maiores são as possibilidades de acertos nas decisões.
III. Um aspecto fundamental da gestão democrática é a construção do Projeto Político Pedagógico de modo que a cultura escolar esteja preocupada em manter a lógica hierárquica, objetivando obter excelentes resultados nas avaliações institucionais.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I, apenas.
- b) III, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.