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Simulado Prefeitura de Maceió-AL | Assistente de Educação | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Maceió-AL | Assistente de Educação

SIMULADO PREFEITURA DE MACEIÓ-AL | ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Maceió-AL para o cargo de Assistente de Educação.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPEVE-UFAL para o concurso Prefeitura de Maceió-AL. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente de Educação, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Maceió-AL | Assistente de Educação contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Maceió-AL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#52036
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COPEVE-UFAL
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Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 1 - 

Vivemos esperando Dias melhores Dias de paz, dias a mais Dias que não deixaremos Para trás Oh! Oh! Oh! Oh! Vivemos esperando O dia em que Seremos melhores (melhores, melhores!) Melhores no amor Melhores na dor Melhores em tudo Oh! Oh! Oh! [...]

Disponível em: . Acesso em: <https://www.letras.mus.br/jota-quest/46686/>17 fev. 2017.

 

É possível observar na letra da composição musical que o enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito; para isso,

 

  • a) volta-se para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético.
  • b) emprega a linguagem da comunicação, evidenciando o assunto, o objeto, os fatos, os juízos.
  • c) enfatiza o canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.
  • d) busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
  • e) dá ênfase ao emissor e à expressão direta de suas emoções e atitudes.
#52037
Banca
COPEVE-UFAL
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Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
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(1,0) 2 - 

O fragmento está inserido em uma estrutura narrativa comprovada por aspectos linguísticos marcados pela presença de

  • a) termos arcaicos.
  • b) formas verbais de voz reflexiva.
  • c) formas verbais no tempo passado.
  • d) adjuntos adverbiais de intensidade.
  • e) formas verbais no futuro do presente.
#52038
Banca
COPEVE-UFAL
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(1,0) 3 - 

Todos nós que usamos profissionalmente a mídia de massa somos formadores da sociedade. Nós podemos vulgarizar a sociedade. Nós podemos brutalizá-la. Ou nós podemos ajudar a elevá-la a um nível melhor.

 

William Bernbach, publicitário.

 

Assinale a alternativa correta, considerando as ideias e a estrutura linguística do texto.

 

 

  • a) O parágrafo indica o desenvolvimento de várias ideias.
  • b) A função da linguagem predominante no texto é a metalinguística.
  • c) A colocação do pronome oblíquo no termo elevá-la constitui caso de próclise.
  • d) O pronome oblíquo no termo brutalizá-la tem como referente a expressão mídia de massa.
  • e) A repetição do pronome nós fortalece o argumento do autor de imprimir uma responsabilidade.
#52039
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(1,0) 4 - 

O sonho encheu a noite

Extravasou pro meu dia

Encheu minha vida

E é dele que eu vou viver

Porque sonho não morre.

 

Disponível em: . Acesso em:<https:pesador.uol.com.br/adelia_prado_poemas/>. 20 fev. 2017.

 

A figura de pensamento marcada no poema de Adélia Prado foi construída principalmente pelo recurso estilístico da

 

  • a) paronímia.
  • b) sinonímia.
  • c) antonímia.
  • d) homonímia.
  • e) ambiguidade.
#52040
Banca
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(1,0) 5 - 

Fitoterapia

O uso das plantas para o tratamento de doenças, incluindo a ansiedade, é uma prática antiga - mais do que os chás que as avós adoram sugerir para curar qualquer coisa. E, com a evolução dos estudos sobre o tema, novos conceitos sobre essa terapia surgiram, como explica Patrícia Cândido, uma das desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de cura por meio da energia das plantas: "elas possuem um caráter energético capaz de repor a energia que perdemos em momentos de tensão, estresse e ansiedade, mantendo o nosso equilíbrio de forma geral".

Patrícia considera que o benefício da fitoterapia abrange o tratamento de quatro tipos de ansiedade: física (excesso de energia física), emocional (acúmulo de emoções nocivas), espiritual (falta de integração entre o "eu" físico e o espiritual) e mental (concentração excessiva de ideias na mente).

Para combater esses tipos de ansiedade, como sugere a especialista, "as plantas mais indicadas no caso da ansiedade são a camomila, cavalinha, marcela, valeriana, boldo do Chile e arruda". Lembrando que a infusão em água quente não é o único meio de consumo, Patrícia também sugere a absorção das propriedades por meio de banhos, incensos, compressas, essências e sprays.

REVISTA Segredos da Mente - Cérebro e Ansiedade - Ano 2, n. 3, 2017.

 

Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos fragmentos textuais,

I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função sintática de adjunto adnominal.

II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de cura por meio da energia das plantas estão presentes dois apostos explicativos.

III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva.

IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de coesão referencial catafórica.

 

verifica-se que está(ão) correta(s)

 

  • a) II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#52041
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(1,0) 6 - 

Os doze grandes olímpicos

 

Os doze grandes deuses do Olimpo eram deuses supremos que sucederam aos Titãs. Primitivamente, o Olimpo designava o cume de uma montanha, a maior montanha de maior altitude de toda a Grécia, situado no Nordeste. Até mesmo na Ilíada, essa ideia começa a desagregar-se para dar a noção de um outro Olimpo, localizado algures num reino misterioso, em nível muito superior ao de todas as outras montanhas da Terra. [...]

HAMILTON, Edith. Mitologia. São Paulo: M. Fontes, 1992, p. 22.

 

O pronome demonstrativo presente na expressão essa ideia funciona como elemento de substituição, uma vez que assegura a cadeia referencial do texto. Assinale a alternativa cujo enunciado representa a ideia retomada pela referida expressão.

 

 

  • a) A noção de um outro Olimpo.
  • b) A primeira designação do Olimpo.
  • c) Os doze grandes deuses do Olimpo.
  • d) A montanha de maior altitude de toda a Grécia.
  • e) Os deuses supremos que sucederam aos Titãs.
#52042
Banca
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(1,0) 7 - 

O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor

 

RESUMO - Com o objetivo de conhecer a imagem que professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo, bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica, procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual, comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva, muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem comportados e com potencial para aprendizagem, todas as professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita dificuldade para acompanhar o processo escolar.

 

Palavras-chave: surdez; imagem (Psicologia); surdos-educação.

 

PAIVA e SILVA, A. B.de & PEREIRA, M. C. C. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. maio-ago. 2003, vol. 19, n. 2, p. 173-176.

 

O texto é um exemplo do gênero textual resumo de trabalho científico. Assinale a alternativa em que se apresenta o resultado da análise dos dados coletados pelas autoras.

 

 

  • a) O fato de os professores considerarem os alunos inteligentes.
  • b) O estabelecimento de diferentes categorias temáticas na análise.
  • c) A construção de uma imagem equivocada do aluno surdo pelo professor.
  • d) A análise de entrevista e observações em sala de aula pelas pesquisadoras.
  • e) A informação de que todas as professoras tinham alunos surdos em sala.
#52043
Banca
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(1,0) 8 - 

Formando professores profissionais

 

Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas: enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores. Assim, para responder aos desafios sem precedentes da transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de executante para o de profissional.

Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem influência sobre as competências de base necessárias para o exercício desse "novo ofício"

O que um professor profissional deve ser capaz de fazer?

 

PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).

 

Ao apresentar resultados de "estudos sociológicos" para fundamentar a tese de que "o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir", o texto apresenta uma argumentação desenvolvida por

 

  • a) analogia.
  • b) oposição.
  • c) enumeração.
  • d) raciocínio lógico.
  • e) voz de autoridade.
#52044
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(1,0) 9 - 

A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros por mês

 

A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês (Europa Ocidental, América do Norte, Japão) - ou seja, onde as pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em torno de 600-800 euros mensais.

Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas diferentes) do que dentro de um determinado país.

PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69.

Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas por uma margem de erro, definida pelo(a)

 

 

  • a) significação das ordens de grandeza.
  • b) fato de se ganhar mais na Europa, América e Japão.
  • c) necessidade de se guardar essas ordens na memória.
  • d) dificuldade da medição da desigualdade entre nações.
  • e) contraste entre países com renda média menor e maior.
#52045
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(1,0) 10 - 

[...]

O professor amanheceu em Caratinga, vindo num ônibus São Paulo - Salvador, que tinha tomado em Leopoldina. Demorara a se decidir, e agora, quando estava prestes a concluir seu intento, titubeava. Seria pecado matar a cobra que tinha se instalado sob a cama? Não seria aquela a Serpente do Paraíso? Aquela cujo veneno o asfixiava pouco a pouco? E se, não tendo coragem para matar a cobra com suas próprias mãos, contrata-se alguém para fazer, seria pecado? Estava ali, num restaurante à beira da Rio-Bahia, um maço de notas no bolso esquerdo do paletó, pronto para entregá-lo aquele que poria fim a seus infortúnios, àquele que daria cabo à caninana. Estaria agindo errado? Quem pode saber? Deus não nos manda mensagens se estamos ou não no caminho justo. É o remorso que os indica. É a culpa que nos suplicia. Quantas noites sem dormir passaram, tentando decifrar sinais que nunca chegavam [...]

 

RUFFATO, Luiz. O segredo. in: Os sobreviventes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000. p. 76.

 

Dadas as afirmativas sobre as características do fragmento desse conto, considerando que o escritor propõe uma espécie de aproximação entre os dilemas das personagens e o leitor,

I. O narrador entremeia na sua fala os pensamentos da personagem, de modo a compor um discurso único.

II. A presença de perguntas no fragmento, o chamado discurso indireto livre, é considerada um aspecto que aproxima o leitor dos dilemas da personagem.

III. O dilema vivido pela personagem remete a um embate entre o desejo pessoal de vingança e os valores que cercaram sua formação.

 

verifica-se que está(ão) correta(s)

 

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#52046
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(1,0) 11 - 

Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma cercadura de montanhas. Era um parêntesis; era um hiato. Era um vácuo. Não existia. Transposto aquele cordão de serras, ninguém mais pecava. (Euclides da Cunha)

 

Disponível em:. Acesso em: 22 fev. 2017.

 

Na citação, a oração destacada Era um parêntesis; era um hiato marca a criatividade e a invenção para expressar uma maneira singular de ver objetos, coisas, pessoas, paisagens e seres em geral. É um exemplo de

 

  • a) sentido literal da linguagem.
  • b) sentido conotativo da linguagem.
  • c) sentido denotativo da linguagem.
  • d) nível informativo da linguagem.
  • e) forma objetiva da linguagem.
#52047
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(1,0) 12 - 

Aprenda a escolher o corte certo da carne

 

Coxão mole, patinho, alcatra... O boi se divide em 21 cortes e, na hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda quais são as carnes de "primeira" e de "segunda" para seus pratos.

Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho... Só que não! O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como "de primeira" (macios e mais caros) e "de segunda" (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica. "O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura", afirma a nutricionista Clorisana Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi - por isso é o tipo mais macio. [...]

 

Disponível em: <http://claudia.abril.com.br/gastronomia/aprenda-a-escolher-o-corte-certo-da-carne/>.Acesso em: 17 fev. 2017.

 

No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o emprego das vírgulas por

 

 

  • a) separar o sujeito do predicado.
  • b) haver uma expressão explicativa.
  • c) isolar um adjunto adverbial deslocado.
  • d) separar uma oração adjetiva explicativa.
  • e) se tratar de um período composto com oração intercalada.
#52048
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(1,0) 13 - 

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos. (Euclides da Cunha)

Disponível em: <http://kdfrases.com/autor/euclides-da-cunha->. Acesso em: 20 fev. 2017.

Assinale a alternativa que justifica o uso do acento grave, indicativo de crase, no fragmento de texto.

 

  • a) Pela presença de verbos de destino.
  • b) Por tratar-se de uma expressão adverbial.
  • c) Por tratar-se de um caso facultativo de uso.
  • d) Por atender ao princípio da regra geral de uso.
  • e) Pela presença de conjunções alternativas "ou...ou".
#52049
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(1,0) 14 - 

Dadas as afirmativas sobre giros de figuras planas,

 

I. Se girarmos um triângulo retângulo em torno de um dos seus lados, obteremos um cone reto.

II. Se girarmos um círculo em torno de um dos seus diâmetros, obteremos uma esfera.

III. Se girarmos um retângulo em torno de um dos seus lados, obteremos um cilindro.

 

verifica-se que está(ão) correta(s)

 

  • a) I, II e III.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II, apenas.
  • e) I, apenas.
#52050
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(1,0) 15 - 

Dados os argumentos,

I. Premissas

p: Os coalas são mamíferos.

q: Nenhum mamífero nasce do ovo.

Conclusão

r: Nenhum coala nasce do ovo.

II. Premissas

p: No meu trabalho existem homens e mulheres.

q: Existem mulheres que gostam de futebol.

Conclusão

r: No meu trabalho há mulheres que gostam de futebol.

III. Premissas

p: Existem pessoas solidárias.

q: Pessoas solidárias são inteligentes.

Conclusão

r: Existem pessoas inteligentes.

verifica-se que é(são) válido(s)

 

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.