Processando...

Simulado Prefeitura de Macapá - AP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Macapá - AP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE MACAPÁ - AP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Macapá - AP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Macapá - AP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Macapá - AP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Macapá - AP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Macapá - AP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Macapá - AP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Macapá - AP
Para realizar o simulado Prefeitura de Macapá - AP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Macapá - AP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Macapá - AP é aqui!


#151488
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Um século de cinema*
Os cem anos do cinema parecem ter a forma de um ciclo de vida: um nascimento inevitável, o contínuo acúmulo de glórias, na última década, o início de um declínio irreversível e degradante. Isso não significa que não haverá filmes novos dignos de se admirar. Mas tais filmes serão mais que exceções: eles terão de ser heroicas violações das normas e dos procedimentos que hoje regem a produção cinematográfica em toda parte no mundo capitalista e em vias de se tornar capitalista – vale dizer, em toda parte. Filmes comuns, feitos tão somente para fins de entretenimento (ou seja, comerciais), continuarão a ser espantosamente tolos; a vasta maioria já não consegue deixar de apelar de forma clamorosa para o seu público, cinicamente visado. Enquanto a finalidade de um grande filme é, hoje, mais que nunca, ser uma proeza única, o cinema comercial instituiu para si uma política de produção cinematográfica inchada, derivativa, uma descarada arte combinatória, na esperança de reproduzir sucessos do passado. Todo filme que espera alcançar o maior público possível é planejado como uma forma de reprodução. O cinema, outrora anunciado como a arte do século XX, parece hoje uma arte decadente. *Excerto de ensaio escrito pela pensadora norte-americana em 1983. (SONTAG, Susan. Questão de ênfase. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 115 e p. 161)
A subordinação da arte cinematográfica às regras do mercado consumidor está claramente expressa no segmento:

  • a) parecem ter a forma de um ciclo de vida (1º parágrafo)
  • b) tais filmes serão mais que exceções (1º parágrafo)
  • c) a finalidade de um grande filme é [...] ser uma proeza (2º parágrafo)
  • d) anunciado como a arte do século XX (2º paragrafo)
  • e) apelar de forma clamorosa para o seu público (2º parágrafo)
#151489
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Segundo o Art. 4º, da Lei nº 8.142 de 1990, para receberem os recursos, transferidos do governo federal para Municípios, Estados e o Distrito Federal, tais entes devem contar com Fundo de Saúde; Conselho de Saúde, com composição

  • a) majoritária por usuários; plano de saúde; relatórios de gestão; contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários.
  • b) paritária; plano de saúde; plano de ação em saúde definido em parceria público privada; contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários.
  • c) paritária; plano de saúde; relatórios de gestão; contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários.
  • d) majoritária por gestores e profissionais de saúde; plano de saúde; relatórios de gestão; contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; Mesa de Negociação Permanente de Cargos e Salários.
  • e) paritária; plano de saúde; relatórios de gestão; contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; Mesa de Negociação Permanente de Cargos e Salários.
#151490
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Peça teatral no Amapá retrata os conflitos e superações da mulher contemporânea
“Mulher do Fim do Mundo” ficará em cartaz nos dias 20 e 27 de outubro, no Sesc Araxá. Entrada é franca e a classificação é 16 anos.
Por Rita Torrinha, G1 AP, Macapá 20/10/2017 09h10 Atualizado 20/10/2017 09h29
Uma montagem solo amapaense traz à reflexão a figura da mulher contemporânea como resistência de luta e superação. “Mulher do Fim do Mundo” será a atração nos dias 20 e 27 de outubro no salão de eventos do Sesc Araxá, em Macapá. A peça tem a assinatura da Associação Artística Casa Circo, que foi premiada este ano. Jones Barsou, diretor do espetáculo, diz que esse olhar sobre a mulher é feito de forma brutal, que se ameniza ou se agita ainda mais com momentos de dança. O texto é forte e fala da mulher diante de seus conflitos internos. A atriz, bailarina e artista circense Ana Caroline é quem dá vida à personagem. “A todo o momento a mulher é obrigada a impor uma política que valide o seu corpo e o seu discurso enquanto ser significante na sociedade. Essa condição seria desnecessária se a vida de cada pessoa fosse restrita a ela”, comenta Barsou.
Serviço
Mulher do Fim do Mundo Data: 20 e 27 de outubro Horário: 20h Local: salão de eventos do Sesc Araxá − Rua Jovino Dinoá, bairro Araxá Classificação: 16 anos
Entrada franca
(Texto adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com)
Consi...
as seguintes passagens do texto:
− A peça tem a assinatura da Associação Artística Casa Circo, que foi premiada este ano. (2º parágrafo) − O texto é forte e fala da mulher diante de seus conflitos internos. (3º parágrafo) − Essa condição seria desnecessária se a vida de cada pessoa fosse restrita a ela... (4º parágrafo)
As passagens permanecem escritas corretamente caso as expressões sublinhas sejam substituídas, respectivamente, por

  • a) a qual; dos próprios; a si mesma
  • b) à qual; cujos; de si mesmo
  • c) quem; dos mesmos, nela próprio
  • d) cuja; os próprios; consigo mesmo
  • e) qual; aos mesmos; à si própria
#151491
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A influência da cultura na formação do cidadão
Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo. Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias. Cultura segundo a filosofia: conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, que condizem com a realidade. Cultura segundo a antropologia: soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano. Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
(Adaptado de: ALMEIDA, Heraldo. www.diariodoamapa.com.br)<... acordo com o texto, a cultura

  • a) tem significados contrários para a filosofia e a antropologia, os quais se alternam para caracterizar o que se entende por realidade.
  • b) é o que confere individualidade a uma pessoa, permitindo que ela se forme como um cidadão à revelia da coletividade.
  • c) abarca vários sentidos, mas, com o tempo, fixou-se o que a identifica como sinônima de singularidade.
  • d) tem a função de dar unidade a uma nação, tendo em vista que oferece parâmetros de comportamentos aos indivíduos.
  • e) condiz com um modelo de conduta superior, que distingue seres aptos ao convívio coletivo de seres fadados ao isolamento.
#151492
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

[Literatura e sociedade]
Um dos maiores intelectuais brasileiros foi Antonio Candido. De formação sociológica, mas desde jovem também crítico literário, soube tirar grande proveito de sua abertura para ambas as instâncias, promovendo um diálogo permanente entre os domínios da livre imaginação artística e os das formações sociais, como ele próprio explicita nesta abertura de seu ensaio “Literatura de dois gumes”: “Traçar um paralelo puro e simples entre o desenvolvimento da literatura brasileira e a história social do Brasil seria não apenas enfadonho mas perigoso, porque poderia parecer um convite para olhar a realidade de maneira meio mecânica, como se os fatos históricos fossem determinantes dos fatos literários, ou como se o significado e a razão-de-ser da literatura fossem devidos à sua correspondência aos fatos históricos. A condição literária traz como condição necessária uma carga de liberdade que a torna independente sob muitos aspectos, de tal maneira que a explicação dos seus produtos é encontrada sobretudo neles mesmos. Como conjunto de obras de arte a literatura se caracteriza por essa liberdade extraordinária que transcende as nossas servidões. Mas na medida em que é um sistema de produtos que são também instrumentos de comunicação entre os homens, possui tantas ligações com a vida social que vale a pena estudar a correspondência e a interação entre ambas. A atitude adotada em tal estudo pode ser definida como sentimento dos contrários, isto é: procura ver em cada tendência a componente oposta, de modo a apreender a realidade da maneira mais dinâmica, que é sempre dialética.” Antonio Candido notabilizou-se, de fato, pelo exercício dessa compreensão dialética da relação entre literatura e sociedade, buscando reconhecer em cada uma o que há de específico, e avaliando ao mesmo tempo, na interação entre elas, o modo pelo qual cada uma se esclarece melhor na presença da outra. (Cícero Agostinho, inédito)
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • a) Reconhecem-se, nesse texto, as qualidades de sociólogo e de crítico literário reunidas na mesma pessoa do analista dialético que é Antonio Candido.
  • b) Caracterizadas por suas análises dialéticas, das quais a literatura e a sociedade são recompensadas, é assim que as considera Antonio Candido.
  • c) Para um grande crítico, tal qual o caso de Antonio Candido, nem literatura nem sociedade, guardam proporções melhores do que quando dialetizadas.
  • d) Embuído de um contraste dialético, a atitude de Antonio Candido consiste em transpor na literatura os meios de uma expressão social, e vice-versa.
  • e) O método dialético é onde costumam firmar-se críticos que, como Antonio Candido, visam à desobstruir os impasses que medeiam arte e sociedade.
#151493
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

[Literatura e sociedade]
Um dos maiores intelectuais brasileiros foi Antonio Candido. De formação sociológica, mas desde jovem também crítico literário, soube tirar grande proveito de sua abertura para ambas as instâncias, promovendo um diálogo permanente entre os domínios da livre imaginação artística e os das formações sociais, como ele próprio explicita nesta abertura de seu ensaio “Literatura de dois gumes”: “Traçar um paralelo puro e simples entre o desenvolvimento da literatura brasileira e a história social do Brasil seria não apenas enfadonho mas perigoso, porque poderia parecer um convite para olhar a realidade de maneira meio mecânica, como se os fatos históricos fossem determinantes dos fatos literários, ou como se o significado e a razão-de-ser da literatura fossem devidos à sua correspondência aos fatos históricos. A condição literária traz como condição necessária uma carga de liberdade que a torna independente sob muitos aspectos, de tal maneira que a explicação dos seus produtos é encontrada sobretudo neles mesmos. Como conjunto de obras de arte a literatura se caracteriza por essa liberdade extraordinária que transcende as nossas servidões. Mas na medida em que é um sistema de produtos que são também instrumentos de comunicação entre os homens, possui tantas ligações com a vida social que vale a pena estudar a correspondência e a interação entre ambas. A atitude adotada em tal estudo pode ser definida como sentimento dos contrários, isto é: procura ver em cada tendência a componente oposta, de modo a apreender a realidade da maneira mais dinâmica, que é sempre dialética.” Antonio Candido notabilizou-se, de fato, pelo exercício dessa compreensão dialética da relação entre literatura e sociedade, buscando reconhecer em cada uma o que há de específico, e avaliando ao mesmo tempo, na interação entre elas, o modo pelo qual cada uma se esclarece melhor na presença da outra. (Cícero Agostinho, inédito)
Ocorre forma verbal na voz passiva e respeita-se plenamente a concordância verbal na frase:

  • a) Não deixam de ser enfadonhos, de acordo com os valores do crítico, traçar paralelos mecânicos entre fatos históricos e suas expressões literárias.
  • b) Caso se aceite a tese de que a uma produção literária devem corresponder determinados fatos sociais, poderá ocorrer uma forma mecânica de análise.
  • c) De tal modo nos pesa, a cada um de nós, os grilhões sociais, que ao nos oferecerem lições de liberdade, a literatura tornase imprescindível.
  • d) Sempre haverá de existir, para desconforto dos dialéticos, aqueles que preferem ver a literatura e a sociedade como instâncias incompatíveis.
  • e) Se a pujança dos grandes fatos históricos se transmitissem mecanicamente para a literatura, caberiam aos autores menores só falar das epopeias.
#151494
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No que tange à Assistência Social como campo de política pública, considere:
I . A assistência social é uma prática antiga, mas só foi reconhecida como política pública na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
II. Como política pública, a assistência social se apresenta aos indivíduos e às famílias em situação de vulnerabilidade como reconhecimento de sua cidadania e de seus direitos aos programas de transferência de renda.
III. A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) colocam que as provisões sócio assistenciais hierarquizadas em proteção social básica e especial ofertam um conjunto de benefícios, serviços, projetos e programas que devem efetivar a segurança de acolhida, renda, convivência e desenvolvimento de autonomia e sobrevivência.
IV. A participação da família é indispensável no cerne das políticas públicas de proteção e de desenvolvimento dos cidadãos.
V . Com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Estado assume um papel central e estratégico na gestão da política de assistência social.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II e III.
  • b) III, IV e V.
  • c) I, III e IV.
  • d) II, IV e V.
  • e) II, III e IV.
#151495
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

São exemplos de frutas com baixo, médio e alto índice glicêmico, respectivamente:

  • a) Maçã, laranja e banana.
  • b) Melão, pera e laranja.
  • c) Pêssego, maçã e melancia.
  • d) Melão, uva e morango.
  • e) Pera, manga e abacaxi.
#151496
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O adoçante não recomendado para indivíduos portadores de hipertensão arterial sistêmica é:

  • a) Frutose.
  • b) Ciclamato de sódio.
  • c) Sucralose.
  • d) Aspartame.
  • e) Xilitol.
#151497
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O tipo de administração de dieta enteral controlada pela força gravitacional ou preferencialmente por meio de bomba de infusão é denominada

  • a) fechada.
  • b) intermitente.
  • c) aberta.
  • d) contínua.
  • e) industrializada.