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Simulado Prefeitura de Lagoa Santa - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Lagoa Santa - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE LAGOA SANTA - MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Lagoa Santa - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Lagoa Santa - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Lagoa Santa - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Lagoa Santa - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Lagoa Santa - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Lagoa Santa - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Para realizar o simulado Prefeitura de Lagoa Santa - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Lagoa Santa - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Lagoa Santa - MG é aqui!


#154228
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(1,0) 1 - 

As religiões protestantes, apesar de terem surgido numa época mais recente, não tardaram a penetrar na África através das missões que seguiam o processo de ocupação e colonização. [...] o crescimento dos números de fiéis é relativamente maior após as independências. [...] Alguns fatores – como a compra de emissoras de rádio e televisão, o envio de missionários e as facilidades de trânsito – contribuíram para esse crescimento, mas ainda não se verifica nenhum país com maioria protestante. LOPES, Ana Mónica; ARNAUT, Luiz. História da África, uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 28.
Tendo em vista os elementos arrolados para explicar essa pequena inserção do protestantismo na África, de acordo com os autores, é correto afirmar que

  • a) a barreira bélica colocada pelo islamismo no norte do continente impediu aos infiéis cristãos qualquer tipo de penetração em solo africano.
  • b) a campanha de preservação dos valores culturais africanos disseminou o conhecimento de suas religiões nas escolas por seus livros sagrados.
  • c) a identificação entre protestantismo e colonialismo pode terlevado a uma predisposição negativa da população à pregação protestante.
  • d) a tolerância do catolicismo com as religiões africanas permitiu o uso das imagens de suas entidades para representar orixás africanos.
#154229
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(1,0) 2 - 

O projeto de Reforma Agrária, de 1963, “elaborado por Bocaiúva Cunha, líder do PTB na Câmara dos Deputados, partia do princípio constitucional que determinava o uso da terra conforme o ‘interesse social’ para propor a redistribuição de todas as propriedades consideradas improdutivas. O projeto estava [...] atrelado aos interesses dos trabalhadores rurais, uma vez que propunha o reforço da economia agrária em torno da pequena propriedade como forma de promover a diversificação da produção e garantir o desenvolvimento de empresas agrícolas. [...]” NAPOLITANO, Marcos. “Crises políticas e o ‘golpismo atávico’ na história recente do Brasil (1954-2016)”. In: MACHADO, André R de A.; TOLEDO, Maria Rita de A. Golpes na História e na Escola. O Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez, 2017, p. 65-66.
Composição partidária da Câmara dos Deputados (1962-1966)

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Introdução à História dos Partidos Políticos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, p. 105.
A proposta de Reforma Agrária apresentada por Bocaiúva Cunha foi derrotada antes mesmo de ir à votação, por uma comissão parlamentar que vetava qualquer possibilidade de modificação do texto constitucional. Confrontando-se o texto à tabela, é possível afirmar que o projeto foi derrotado no Congresso porque

  • a) a baixa representatividade de operários e trabalhadores rurais no Poder Legislativo foi determinante para o predomínio de uma posição conservadora no Parlamento.
  • b) a falta de apelo que o PTB tinha junto aos trabalhadores urbanos e rurais, por seu caráter elitista e acadêmico, possibilitava o controle do PSD sobre os eleitores trabalhadores do meio rural.
  • c) a indenização das terras sujeitas à expropriação, conforme previsto na Constituição, desagradava aos ruralistas, pois deveria ser feita por título da dívida pública, e não em dinheiro.
  • d) a UDN, a fim de conquistar eleitores conservadores de base rural e derrotar o rival PSD, teve posicionamento determinante na defesa do pleno direito à posse de propriedade privada.
#154230
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(1,0) 3 - 

[...] Conforme desenvolveram Ângela de Castro Gomes e Martha Abreu em dossiê sobre política e cultura na Primeira República brasileira: “[...] a realização de eleições cumpria um papel-chave no sistema político de então. De um lado, porque eram fundamentais para uma relativa, mas estratégica, circulação de elites, introduzindo na cena política um mínimo de competição e renovação. De outro, porque eram responsáveis por uma incipiente, porém pedagógica, mobilização dos eleitores, o que ocorria de formas muito diversas, fundamentando um aprendizado político constante pela realização sistemática dos pleitos”. MATTOS, Hebe. “A vida política”. In SCHWARCZ, Lilia M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Vol. 3, A abertura para o mundo, 1889-1930, coord. Lilia Moritz Schwarcz. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, p. 113.
No cenário descrito, o “discurso da virtude cívica e da cidadania foi incorporado e utilizado para dar sentido às disputas políticas pelas elites locais”, sendo um dos elementos centrais desse cenário:

  • a) A educação primária, que tomou feição central em vários estados durante a Primeira República, e as campanhas pela alfabetização, que ganharam força, mesmo restritas às maiores vilas e cidades.
  • b) A manutenção da noção de direitos civis reclamada no século XIX, eliminando completamente da vida cidadã na República quaisquer resquícios da escravidão, como os castigos físicos.
  • c) O controle por parte de políticos / coronéis, como Pinheiro Machado, da comissão de reconhecimento dos mandatos, garantindo-lhes permanência e nenhuma rotatividade entre os membros do senado federal.
  • d) surgimento de partidos operários no Rio de Janeiro e em São Paulo, que tiveram importante papel no sentido de fortalecer, junto à classe operária, os princípios de cidadania conforme estabelecidos na Constituição.
#154231
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(1,0) 4 - 

Sem contar com o apoio militar que tivera em novembro de 1823, Pedro I respondeu à crise com a abdicação ao trono brasileiro. [...]

NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. “A vida política”. In SCHWARCZ, Lilia M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Vol. 1, Crise colonial e independência, 1808-1830. Alberto da Costa e Silva (coord). Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 111.


Entre os fatores responsáveis pela abdicação de D. Pedro I, Lúcia Bastos P. Neves indica a “opinião pública”, que participava da vida política através da

  • a) Câmara, onde deputados radicais eleitos podiam proferir livremente suas ideias por estarem, como tais, invioláveis, diferentemente do espaço público.
  • b) Corte, depois do afastamento da marquesa de Santos e família, e do Chalaça, enviado à Europa para os arranjos do casamento com a princesa Amélia.
  • c) Imprensa periódica, que foi o mais importante canal de veiculação de ideias políticas, já que os autores de obras políticas alí gozavam de imunidade.
  • d) nova Assembleia Ministerial de 1829, de características populares, em substituição ao gabinete deposto, que era acusado de trabalhar em favor do absolutismo.
#154232
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(1,0) 5 - 

João das Neves da Fontoura foi ministro das relações exteriores do governo de Getúlio Vargas entre 1951 e 1953. Já ex-ministro, em entrevista ao Jornal O Globo, denunciou “mesmo sem provas contundentes (baseando-se apenas num vago discurso de Perón restrito a oficiais) [...] o ‘plano secreto’ dos três presidentes (Getúlio, Perón e Carlos Ibañez, do Chile), ainda que admitindo que se tratava muito mais de um iniciativa de Perón do que de Vargas. NAPOLITANO, Marcos. “Crises políticas e o ‘golpismo atávico’ na história recente do Brasil (1954-2016)”. In. MACHADO, André R de A.; TOLEDO, Maria Rita de A. Golpes na História e na Escola. O Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez, 2017, p. 59.
A denúncia sem provas apresentada pelo ex-ministro de Vargas envolvendo os três presidentes se referia à existência da/do

  • a) aliança bolivariana para as Américas, como um pacto que além da união econômica, visava o bem-estar social dos países membros.
  • b) comissão Econômica para a América Latina, criada para propor estratégias de desenvolvimento local, independentemente da ONU.
  • c) pacto ABC, unindo Argentina, Brasil e Chile para formar um bloco aduaneiro na América do Sul, nacionalista e antiamericano.
  • d) União das Repúblicas Socialistas da América Latina, unindo os países da região cujos presidentes governassem de maneira progressista.
#154233
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(1,0) 6 - 

Alessandra Nicodemos (2013), pensando no ensino de história, diferencia a EJA das concepções de educação formal para crianças e adolescentes, nas quais o elemento identificador está estruturado na lógica etária. A autora busca na reafirmação do legado da educação popular reconhecer a educação de jovens e adultos como uma etapa com suas especificidades, nomeando, em sua definição legal, pedagógica e política, os alunos trabalhadores não como educandos de uma etapa de ensino, mas como sujeitos.
Sobre esse educando(a), suas características listadas pela autora, e sua postura e presença nos espaços educativos de EJA, é incorreto dizer que

  • a) são necessários a aplicação de um olhar abrangente e genérico sobre os alunos nessa modalidade e, principalmente, o reconhecimento de sua condição de classe trabalhadora e oprimida.
  • b) apresenta riquíssimas experiências de educação na atualidade que merecem ser respeitadas, legitimadas e assumidas como formas públicas de garantir o direito público dos excluídos à educação.
  • c) são portadores de uma gama complexa de características sociais e culturais, que invadem cotidianamente as salas de aulas noturnas e se apresentam como temas e questões para as práticas a serem realizadas.
  • d) desafia os docentes a apurar seu olhar, principalmente para além do conceito restrito de ensino, especialmente aquele estruturado na lógica etária, buscando a reafirmação do legado da educação popular.
#154234
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(1,0) 7 - 

No decorrer dos últimos anos, uma das principais discussões na área da metodologia do ensino de História tem sido o trabalho educativo com diferentes fontes e linguagens no estudo dessa disciplina. Esse movimento não é recente. No entanto, o debate desenvolveu-se no contexto de ampliação da pesquisa acadêmica no campo da historiografia e da educação; no movimento de críticas, avaliação e renovação dos livros didáticos, da difusão dos livros paradidáticos e outros materiais, do avanço das novas tecnologias, das mídias em geral e da internet. GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2014, p. 257
Em relação a essa abordagem, com as fontes e linguagens, Selva Guimarães nos indica que

  • a) se trata de uma opção metodológica que recorta o olhar de todos os envolvidos no processo, os historiadores, os professores, os estudantes e o próprio campo de estudo e, assim, simultaneamente, privilegia apenas a história.
  • b) a partir dessa abordagem metodológica as fronteiras disciplinares são questionadas, os saberes são religados e possibilitam rearticulações em busca de uma maior inteligibilidade da história.
  • c) nem todas as linguagens contribuem para a produção e difusão de saberes históricos e, dessa forma, não promovem um pensar autônomo e reflexivo pelos estudantes nas práticas de ensino de história.
  • d) apesar de o professor normalmente não incorporar noções, saberes, representações de outros campos e do mundo vivido, seria proveitoso que ele se atualizasse em relação a essa opção metodológica.
#154235
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(1,0) 8 - 

Martha Abreu e Hebe Mattos na análise das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana identificam os limites e as possibilidades deste documento que visa atender a Lei 10 639 / 2003 que estabeleceu, conforme as autoras sinalizam, a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil.
No tocante às contribuições para o âmbito da escola, as autoras indicam que as Diretrizes

  • a) possibilitariam a forma de autoidentificação como elemento que facilitaria para as pessoas o aproveitamento das atividades escolares, dependendo de como cada um se relaciona, do ponto de vista político, com a memória de uma ascendência africana em qualquer nível.
  • b) trazem pela primeira vez a importante discussão das relações raciais no Brasil e do combate ao racismo, tantas vezes silenciado ou desqualificado pelas avaliações de que o Brasil é uma democracia racial.
  • c) para além do evidente envolvimento dos professores, os levem a se associar aos historiadores para refletirem mais sistematicamente sobre a história da cultura afro-brasileira, nas dimensões da pesquisa e do ensino.
  • d) assim como os PCNS´s, passam a ter força de lei e demonstram a vontade de democratização e correção de desigualdades na sociedade.
#154236
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(1,0) 9 - 

Uma nova percepção e consciência de patrimônio vem sendo desenvolvida nos estudos de José Ricardo Oriá Fernandes. O conceito de Patrimônio Histórico foi substituído pelo de Patrimônio Cultural, que abarca o histórico, mas amplia-o, incluindo o ecológico, o material e o imaterial, diferentemente do anterior, focado exclusivamente no patrimônio de “pedra e cal”.
Nesse sentido, pensar a educação patrimonial e a cidadania na perspectiva interdisciplinar adotada por José Ricardo Oria Fernandes envolve necessariamente:

  • a) Focar nos aspectos que são fundadores da sociedade brasileira, especialmente aqueles que foram balizados no século XIX nas pesquisas e escritos do IHGB.
  • b) Pensar a questão patrimonial como elemento ligado essencialmente aos fatos memoráveis da História do Brasil, quer por seu valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
  • c) Desenvolver nos estudantes a consciência preservacionista da memória histórica, enquanto referencial da identidade e construção da cidadania.
  • d) Promover ações que foquem exclusivamente nas cidadanias civil e social, para que a população possa ter suas demandas atendidas, suas histórias incorporadas aos processos educativos e assim, promover a maior inclusão.
#154237
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(1,0) 10 - 

No tocante aos usos didáticos de documentos, Circe Bittencourt trabalha e analisa o uso da Literatura como documento interdisciplinar nas práticas de ensino de História. Para a autora, “Romances, poemas, contos são textos que contribuem, pela sua própria natureza, para trabalhos interdisciplinares. O uso de textos literários por outras disciplinas faz parte de uma longa ‘tradição escolar’ que remonta ao período em que dominava o currículo humanístico”. BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 338-339.
Sobre a temática da Literatura em conexão com a História, Circe Bittencourt identifica uma relação de inúmeros benefícios. A respeito desses benefícios, é correto afirmar:

  • a) A adoção desse referencial torna possível analisar textos como documentos de época, cujos autores pertencem a um determinado período histórico e são portadores de referências que podem auxiliar a compreensão do tempo e do contexto vivido e estudado.
  • b) Os estudos literários teriam como principal objetivo desenvolver o apreço pela leitura e forneceriam, dessa forma, elementos para uma análise mais profunda e uma melhor compreensão das relações entre conteúdo e forma.
  • c) Atualmente a Literatura tem sido de uso exclusivo da Língua Portuguesa, porém, podese romper com essa exclusividade e promover atividades que estejam mais integradas com os textos literários para os alunos do Ensino Médio.
  • d) O uso de textos literários em estudos de história deve ser feito sempre em conexão com a disciplina Língua Portuguesa, favorecendo, dessa forma, o trabalho disciplinar.