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Simulado Prefeitura de Ipatinga - MG | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Ipatinga - MG

SIMULADO PREFEITURA DE IPATINGA - MG

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Ipatinga-MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Ipatinga-MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Ipatinga-MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Ipatinga - MG contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Ipatinga-MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Ipatinga-MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Ipatinga-MG
Para realizar o simulado Prefeitura de Ipatinga-MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Ipatinga-MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Ipatinga-MG é aqui!


#196215
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

TEXTO III: Soa como clichê, é imagem algo desgastada, mas o fato é que, em 1969, quando chegamos à Lua e de lá observamos nosso planeta, algo começou a mudar em nossa mente. Porém, apesar da contundente imagem na televisão e nas páginas de revistas e jornais, a vida real continuou a mesma. Afinal, éramos meros 3,6 bilhões de pessoas. Não pensávamos em nossa “pegada ecológica", mas, se o fizéssemos, veríamos que só 70% da capacidade da Terra era utilizada. Como caubóis, víamos um vasto mundo a ser ocupado e usufruído sem receio. Buscávamos nosso oeste apoiados nas descobertas da ciência. Em apenas quarenta anos, tudo mudou. Hoje somos quase 7 bilhões de seres humanos, e tiramos da Terra 30% mais do que ela pode dar, exaurindo rapidamente o patrimônio de cuja renda dependemos. Descobrimos que já não somos caubóis, mas astronautas. Vivemos isolados numa grande nave, com recursos finitos e limitado espaço para dejetos. A realidade que conhecíamos – mas não sentíamos – agora se impõe, sob a forma de mudanças climáticas, montanhas de lixo, conflitos por água, petróleo e outros recursos. (Veja, 12/2009, “Especial", p. 258 / com adaptações)
O trecho “Como caubóis, víamos um vasto mundo a ser ocupado e usufruído sem receio. Buscávamos nosso oeste apoiados nas descobertas da ciência." constitui:

  • a) Uma simbologia textual em que há a denotação de que os caubóis do passado limitavam-se à conquista de novos territórios sem se importarem com o futuro das gerações seguintes.
  • b) A afirmação de que, no passado, a ciência governava as decisões e os rumos da humanidade.
  • c) Uma contradição em relação à ideia central do texto.
  • d) Uma metáfora acerca da humanidade quanto à sua posição diante da exploração e descobertas na Terra.
  • e) Uma alusão a fatos históricos que sustentam a argumentação textual.
#196216
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(1,0) 2 - 

TEXTO III: Soa como clichê, é imagem algo desgastada, mas o fato é que, em 1969, quando chegamos à Lua e de lá observamos nosso planeta, algo começou a mudar em nossa mente. Porém, apesar da contundente imagem na televisão e nas páginas de revistas e jornais, a vida real continuou a mesma. Afinal, éramos meros 3,6 bilhões de pessoas. Não pensávamos em nossa “pegada ecológica”, mas, se o fizéssemos, veríamos que só 70% da capacidade da Terra era utilizada. Como caubóis, víamos um vasto mundo a ser ocupado e usufruído sem receio. Buscávamos nosso oeste apoiados nas descobertas da ciência. Em apenas quarenta anos, tudo mudou. Hoje somos quase 7 bilhões de seres humanos, e tiramos da Terra 30% mais do que ela pode dar, exaurindo rapidamente o patrimônio de cuja renda dependemos. Descobrimos que já não somos caubóis, mas astronautas. Vivemos isolados numa grande nave, com recursos finitos e limitado espaço para dejetos. A realidade que conhecíamos – mas não sentíamos – agora se impõe, sob a forma de mudanças climáticas, montanhas de lixo, conflitos por água, petróleo e outros recursos. (Veja, 12/2009, “Especial”, p. 258 / com adaptações)
Tal como referido no texto, a exploração da Terra de “30% mais do que ela pode dar” é apresentada como causa para o fato de que:

  • a) Uma população de 7 bilhões de seres humanos torna-se insustentável a uma vida de qualidade na Terra.
  • b) Tornam-se cada vez mais reais e perceptíveis os conflitos em busca dos recursos naturais assim como as constantes alterações climáticas.
  • c) Dependemos da renda proveniente de um patrimônio natural.
  • d) Os recursos dos quais dispomos são finitos e limitados.
  • e) A população mundial está, na verdade, alheia às consequências reais de uma exploração indevida dos recursos naturais.
#196218
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(1,0) 3 - 

TEXTO IV:

Procura-se sombra

Em plenos 40º, com sensação de 50º, quase morri na Av. Presidente Vargas. Logo depois fiquei aguardando um cliente na Av. Beira Mar. Que delícia, embaixo de árvores frondosas e com sensação de 25º, de graça, além da beleza local. Não se veem mais ruas arborizadas. Se as ruas do Centro tivessem mais árvores, com certeza a temperatura ambiente seria muito reduzida. Procurem árvores nas avenidas Presidente Barroso, Radial Oeste, Presidente Vargas e também na Av. Brasil. Nada. Sem falar nas ruas do pobre subúrbio e da Zona Norte. Aguardo apoio. Pedestres, meio ambiente e toda a cidade ganharão e muito. Principalmente, o bom humor do carioca até volte.

(O Globo, 26/02/2010)

Em “Se as ruas do Centro tivessem mais árvores, com certeza a temperatura ambiente seria muito reduzida." termo em destaque estabelece, neste caso, uma relação de:

  • a) Condição.
  • b) Causa.
  • c) Concessão.
  • d) Comparação.
  • e) Consequência.
#196219
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(1,0) 4 - 

TEXTO IV:

Procura-se sombra

Em plenos 40º, com sensação de 50º, quase morri na Av. Presidente Vargas. Logo depois fiquei aguardando um cliente na Av. Beira Mar. Que delícia, embaixo de árvores frondosas e com sensação de 25º, de graça, além da beleza local. Não se veem mais ruas arborizadas. Se as ruas do Centro tivessem mais árvores, com certeza a temperatura ambiente seria muito reduzida. Procurem árvores nas avenidas Presidente Barroso, Radial Oeste, Presidente Vargas e também na Av. Brasil. Nada. Sem falar nas ruas do pobre subúrbio e da Zona Norte. Aguardo apoio. Pedestres, meio ambiente e toda a cidade ganharão e muito. Principalmente, o bom humor do carioca até volte.

(O Globo, 26/02/2010)

Tratando-se do gênero textual que visa à comunicação escrita, o que se pretende é estabelecer uma interação entre remetente e destinatário. A respeito da linguagem utilizada no Texto IV, pode-se afirmar que:

  • a) A linguagem informal foi utilizada inadequadamente já que se trata de uma situação formal de comunicação.
  • b) A linguagem informal foi utilizada adequadamente já que se trata de uma situação informal de comunicação.
  • c) O uso da expressão “que delícia” é uma característica da linguagem informal.
  • d) O uso da linguagem formal aplicada no texto demonstra o preconceito linguístico do autor do texto.
  • e) O remetente utiliza adequadamente a linguagem formal, visto que se dirige a um interlocutor com quem não tem proximidade.
#196220
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(1,0) 5 - 

O orçamento público surgiu para atuar como instrumento de controle das atividades financeiras do Governo. Entretanto, para real eficácia deste controle, faz-se mister que a constituição orgânica do orçamento se vincule a determinadas regras ou princípios orçamentários. O Princípio que estabelece que o orçamento deve constituir uma só peça, compreendendo as receitas e as despesas do exercício de modo a demonstrar, pelo confronto das duas somas, se há equilíbrio, saldo ou déficit, é:

  • a) Princípio da Especificação.
  • b) Princípio da Exclusividade.
  • c) Princípio da Anualidade.
  • d) Princípio da Unidade.
  • e) Princípio da Universalidade.
#196221
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(1,0) 6 - 

Com relação à finalidade para as quais se usa a informação contábil, analise:
I. Como meio de comunicação, onde os relatórios contábeis podem ser de grande auxílio, ao informar a organização a respeito dos planos e políticas da administração e, em geral, das formas de comportamento ou ação que a administração deseja atribuir à organização. II. Como meio de verificação, auxiliando a administração a avaliar a qualidade dos serviços executados pelos empregados. III. Como meio de auxiliar no planejamento, que desenvolve o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.
Estão corretas apenas as alternativas:

  • a) I, II
  • b) II, III
  • c) I, III
  • d) I, II, III
  • e) N.R.A.
#196223
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(1,0) 7 - 

São considerados integrantes dos grupos de pessoas e de interesses que necessitam da informação contábil, EXCETO:

  • a) Sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral.
  • b) Fornecedores, clientes e instituições financeiras.
  • c) Administradores, diretores e executivos dos mais variados escalões.
  • d) Bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro.
  • e) Governo e economistas governamentais.
#196224
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(1,0) 8 - 

A Empresa Planetária possuirá um Passivo a Descoberto quando:

  • a) O Ativo for igual ao Passivo.
  • b) O Ativo for igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido.
  • c) O Ativo for igual ao Patrimônio Líquido.
  • d) O Patrimônio Líquido for igual a zero.
  • e) O Ativo for igual ao Passivo menos o Patrimônio Líquido.
#196225
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(1,0) 9 - 

Com relação ao empenho de despesa, podemos afirmar que:
I. Empenho ordinário é quando o montante a ser pago também for previamente conhecido, mas deverá ocorrer parceladamente, comum nos casos de contratos. II. Empenho global é quando o montante a ser pago for previamente conhecido e deverá ocorrer de uma só vez. III. Empenho por estimativa é quando não se possa determinar previamente o montante a ser pago, por não ser a respectiva base periódica homogênea, como ocorre, em particular, com as contas de água, luz, gás, telefone, etc. IV. Empenho não cria obrigação (passivo) e sim, ratifica a garantia ao fornecedor de pagamento.
Estão corretas apenas as afirmativas:

  • a) I, II, III, IV
  • b) I, II, III
  • c) I, II
  • d) I, III, IV
  • e) III, IV
#196227
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(1,0) 10 - 

A Lei Complementar nº101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), estabelece normas de finanças públicas, e define que os governos devem utilizar a ação planejada e transparente na gestão fiscal, o que poderá ser obtido mediante a adoção do Sistema de Planejamento Integrado, que é composto pelos seguintes instrumentos:

  • a) Plano Plurianual, Plano de Investimentos e Lei de Orçamentos Anuais.
  • b) Lei de Orçamentos Anuais, Plano Financeiro e Plano de Investimentos.
  • c) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamentos Anuais.
  • d) Lei de Orçamentos Anuais, Plano de Investimentos e Plano Plurianual.
  • e) Plano Plurianual, Plano de Investimentos e Lei de Diretrizes Orçamentárias.