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Simulado Prefeitura de Honório Serpa - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Honório Serpa - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE HONÓRIO SERPA - PR DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Honório Serpa - PR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Honório Serpa - PR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Honório Serpa - PR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Honório Serpa - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Honório Serpa - PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Honório Serpa - PR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Honório Serpa - PR
Para realizar o simulado Prefeitura de Honório Serpa - PR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Honório Serpa - PR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Honório Serpa - PR é aqui!


#159187
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(1,0) 1 - 

Não se pode contar a história da Psicologia Social no Brasil sem que se faça referência à profa. Silvia Lane. É possível dizer que com Silvia Lane a psicologia social no Brasil se transformou numa psicologia social brasileira. Silvia teve como preocupação central produzir um conhecimento, em Psicologia Social, que falasse da gente brasileira, suas condições de vida e trabalho. Análise as questões abaixo e informe qual a alternativa é CORRETA:

I. Silvia Lane construiu e dirigiu a Associação Brasileira de Psicologia Social- ABRAPSO. Este espaço possibilitou o desenvolvimento de um pensamento em Psicologia que introduz as condições adequadas para se desenvolver o projeto do compromisso social.

II. Para Silvia, o conhecimento era desvinculado da ação. Para ela, o conhecimento só teria sentido se fosse produzido como resposta às questões da realidade, revelando o compromisso do pesquisador com seu tempo e suas questões. Sílvia Lane dizia, então, que era necessária uma nova concepção de homem na psicologia: um homem social e histórico.

III. Silvia Para compreender esse homem e como as determinações históricas estão em relação com ele, seria necessário um outro método. O materialismo histórico e dialético será o método que ela vai adotar e desenvolver na psicologia social.

  • a) Apenas I e II estão corretas.
  • b) Apenas II e III estão corretas.
  • c) Apenas I e III estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
#159188
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(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa CORRETA referente à psicologia do desenvolvimento:

  • a) Para Freud, existe um desenvolvimento da moral que ocorre por etapas, de acordo com os estágios do desenvolvimento humano.
  • b) Piaget considera 5 estágios no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor” no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento.
  • c) A Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.
  • d) Cada um dos estágios é caracterizado por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam esses 5 estágios na mesma sequência, porém o início e o término de cada um deles pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.
#159189
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(1,0) 3 - 

O Planejamento Familiar é uma ferramenta que dá a possibilidade ao homem e à mulher programar de forma consciente quantos filhos terá e quando os terá. Assim como, também contribui para a saúde da mulher, da criança e do homem. O Psicólogo como membro da equipe multiprofissional recebe essas pessoas dentro de uma perspectiva de aconselhamento, atendendo seus pacientes e proporcionando um processo de reflexão de vida. Isso acontece quando ocorre um diálogo aberto entre o profissional e o cliente. Sobre o papel do psicólogo nessa área é INCORRETO afirmar que:

  • a) O aconselhamento psicológico tem um enfoque centrado na pessoa que se expõe como uma opção muito mais agente de encontros entre pessoas do que de transmissão de informações em consultas.
  • b) O atendimento individual proporciona ao indivíduo, mulher ou homem, um atendimento apenas de caráter informativo com relação ao planejamento familiar, não é considerada uma sessão individualizada em si, pois não permite a expressão de seus sentimentos.
  • c) Atendimento em Grupo é a metodologia aplicada em grupos de forma participativa, informando sobre os diversos aspectos da Reprodução humana, Contracepção, Doenças Sexualmente Transmissíveis, prevenção do Câncer de Mama, Próstata e do Colo Uterino. Aqui participam todos os profissionais participantes no processo do Planejamento Familiar, onde é feita uma apresentação geral do Programa, distribuição de material audiovisual explicativo e reflexão sobre as formas diversas para regulação do planejamento familiar.
  • d) É papel do psicólogo fazer uma avaliação psicológica, onde avalia mulheres e homens que desejam submeter-se ao procedimento cirúrgico escolhido pelos mesmos. O psicólogo avalia aspectos emocionais que permitem uma escolha adequada e consciente.
#159190
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(1,0) 4 - 

Com relação às Diretrizes para Política de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras drogas e a atuação do psicólogo nesse âmbito, é CORRETO afirmar que:

I. A atenção aos usuários de álcool e outras drogas está focada numa rede de atenção psicossocial que estabelece como prioritária a noção de integralidade, fundamentada na consideração da subjetividade e do campo das relações sociais como estruturante da atuação profissional. Nesse sentido, as ações da saúde e assistência social ao usuário de álcool e outras drogas deslocam-se da centralidade da lógica biomédica, rompendo com metodologias e serviços nos quais as pessoas buscam soluções prontas para seus sofrimentos. Ao invés disso, fundamentam sua atuação na noção de atenção psicossocial, que coloca no centro do trabalho as noções de território e comunidade, para o qual serão dirigidas as pessoas e suas demandas por saúde e inclusão social. A ética da autonomia é posta como referência central e deve ser alcançada por meio de relações horizontais entre os pontos da rede de atenção. Para isso, a rede de atenção psicossocial destinada a usuários de álcool e outras drogas deve incluir não só os segmentos do sistema de saúde, mas também as entidades comunitárias e da assistência social.

II. O SUS e a Reforma Psiquiátrica brasileira, assim como o SUAS, criaram dispositivos de cuidado e atenção integral para os usuários de álcool e outras drogas nos quais psicólogos/as trabalham tendo como princípio básico a defesa dos direitos humanos e como diretriz a ampliação da autonomia e da participação social dos usuários. Nesses dispositivos a (o) psicóloga (o) atua de modo integrado com outros profissionais a partir de uma perspectiva multidisciplinar, guiada pela lógica da clínica ampliada, que opera junto com os diversos pontos da rede de saúde e socioassistencial presentes no território de intervenção.

III. No que tange ao desafiador cuidado com as crianças e adolescentes usuárias/os de álcool e outras drogas, pode-se utilizar os mesmos equipamentos pensados para atender usuários de álcool e drogas adultos no caso da atenção na rua, desde que de forma integrada com a comunidade e equipamentos específicos para crianças e adolescentes, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). O envolvimento do sistema de educação, intersetorialmente, precisa ser ativado como importante aliado da rede, primeiramente através da problematização da temática e também por meio de práticas de inclusão daquelas crianças e adolescentes marginalizados do sistema de ensino. As casas abertas para moradia ou centros de convivência também devem ser constituídas, tanto como espaço de acolhimento quanto de elaboração de possibilidades de cuidado e inclusão social na reconstituição de vínculos sociais, familiares e escolares.

  • a) Apenas I e II são corretas.
  • b) Apenas II e III são corretas.
  • c) Todas as afirmativas são corretas.
  • d) Todas as afirmativas são incorretas.
#159191
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(1,0) 5 - 

Com relação às políticas públicas de Cras e Creas, é INCORRETO afirmar que:

  • a) O Cras é uma unidade pública estatal da assistência social que tem como papel constituir-se em referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no Suas a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.
  • b) Os Creas podem ter abrangência municipal ou regional e sua implantação considera os indicadores de situações de violação de direitos nos territórios.
  • c) O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é a unidade pública da assistência social, de base municipal, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à prestação de serviços e programas socioassistenciais da Proteção Social Básica às famílias e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, de modo a fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, além de atuar numa perspectiva intersetorial com outras políticas sociais.
  • d) O público alvo dos Creas são famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
#159192
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(1,0) 6 - 

Em 7 de agosto de 2006, era sancionada a principal referência no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340). Criada para punir os autores da violência no ambiente familiar e, assim, coibir novos atos de violência contra as mulheres, a lei proporcionou novas bases jurídicas contra esse tipo de crime e tornou mais severa sua punição.O psicólogo que atua no âmbito da violência conjugal deve ter como base para sua prática as referências teóricas e técnicas elaboradas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Um aspecto importante mencionado em tais documentos é que o profissional deve conhecer a rede de atendimento local, bem como os problemas que ela enfrenta, respeitando as especificidades dos serviços e dos profissionais que participam (Batista et al., 2017). Com relação à atuação do psicólogo nesse âmbito, é CORRETO afirmar que:

  • a) O profissional da psicologia na questão de situações de violência contra a mulher, geralmente, trabalha sozinho e é realizado de forma fidedigna e ética, já por toda complexidade que há na questão da violência conjugal.
  • b) O psicólogo, independente da área em que esteja atuando, é um dos profissionais que contribui para a promoção dos Direitos Humanos, relacionando-se com as áreas da saúde e educação apenas. Quando se trata da atuação deste profissional na realidade das mulheres em situação de violência conjugal, a relação com as políticas públicas é quase que obrigatória, constituindo um diálogo entre o Estado e a sociedade, para atender os direitos fundamentais dos envolvidos.
  • c) Geralmente o profissional de psicologia que atua no âmbito da violência conjugal deve possuir também conhecimento na área da psicologia jurídica, a qual é uma especialidade da psicologia que relaciona as práticas e saberes psicológicos com a área do direito. Essa ligação entre as duas áreas aconteceu, pois, tanto o psicólogo quanto o profissional da área de direito, trabalham no mesmo objetivo: o comportamento humano. O trabalho do profissional da psicologia aliado à área jurídica acarreta um grande crescimento no campo de atuação dessa área, já que a psicologia contribui para o campo investigativo, nas avaliações e perícias.
  • d) O psicólogo que atua no âmbito da violência conjugal não necessita ter como base para sua prática as referências teóricas e técnicas elaboradas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Um aspecto importante mencionado em tais documentos é que o profissional deve conhecer a rede de atendimento local, bem como os problemas que ela enfrenta, respeitando as especificidades dos serviços e dos profissionais que participam.
#159193
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(1,0) 7 - 

Quando a psicologia surgiu pela primeira vez como uma ciência separada da biologia e filosofia, o debate sobre a forma de descrever e explicar a mente humana e comportamento começou. Assim surgiram algumas escolas de pensamento que influenciam o nosso conhecimento e compreensão da psicologia, assim é INCORRETO afirmar que:

  • a) O estruturalismo é amplamente considerado como a primeira escola de pensamento da psicologia. Esta perspectiva focava em quebrar processos mentais em componentes mais básicos. Pensadores importantes associados com o estruturalismo incluem Wilhelm Wundt e Edward Titchener.
  • b) Behaviorismo sugere que todo o comportamento pode ser explicado por causas ambientais e não por forças internas. Behaviorismo é focado em comportamento observável. Teorias da aprendizagem, incluindo o condicionamento clássico e condicionamento operante foi o foco de um grande esforço de investigação. O Behaviorismo foi baseado na obra de pensadores como: John B. Watson, Ivan Pavlov, BF Skinner.
  • c) A psicanálise é uma escola de psicologia fundada por Sigmund Freud. Esta escola de pensamento enfatizou a influência da mente inconsciente no comportamento.Freud acreditava que a mente humana era composta por três elementos: o id, ego e superego . O id consiste em instintos mais primitivos, enquanto o ego é o componente da personalidade acusado de lidar com a realidade. O superego é a parte da personalidade que mantém todos os ideais e valores que internalizamos de nossos pais e cultura. Freud acreditava que a interação desses três elementos foi o que levou a todos os comportamentos humanos complexos.
  • d) Psicologia humanista, por sua vez foca na livre vontade individual, crescimento pessoal e o conceito de auto-realização. Enquanto as escolas iniciais de pensamento foram centradas principalmente sobre o comportamento humano anormal, psicologia humanista diferia consideravelmente em sua ênfase em ajudar as pessoas a alcançar e realizar o seu potencial.Grandes pensadores humanistas incluem: Abraham Maslow Carl Rogers e Jean Piaget.
#159194
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(1,0) 8 - 

A psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em ___________, em Leipzig, na Alemanha, por _____________(1832-1920). É aqui que os primeiros psicólogos profissionais adquiriram as competências de trabalho experimental para estudar a mente. Wundt centrou suas experiências nas experiências conscientes e ele substituiu o conceito de espírito por consciência. Ele adotou o método de ______________.

  • a) 1878, Wilhelm Wundt, Introspecção.
  • b) 1879, William James, Observação.
  • c) 1879, Wilhelm Wundt, Introspecção.
  • d) 1878, William James, Introspecção.
#159195
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(1,0) 9 - 

De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2007) elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia existem os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica, assim analise as questões abaixo e identifique Verdadeiro (V) ou Falso (F). E assinale a alternativa que contenha a ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, do primeiro ao último item:

( ) Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica.

( ) Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI.

( ) Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado.

( ) Realização da avaliação psicológica em condições ambientais adequadas, de modo a assegurar a qualidade e o sigilo das informações obtidas.

( ) Guarda dos documentos de avaliação psicológica em arquivos seguros e de acesso controlado.

( ) Disponibilização das informações da avaliação psicológica para aqueles que procurarem a informação.

( ) Proteção da integridade dos testes, não os comercializando, publicando ou ensinando àqueles que não são psicólogos.

  • a) V – V – V – V – V – F – F.
  • b) V – F – V – F – V – V – V.
  • c) V – F – V – V – V – F – V.
  • d) V – V – V – V – V – F – V.
#159196
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(1,0) 10 - 

Naquilo que se refere com relação ao Código de Ética do profissional da psicologia, analise as afirmativas abaixo e informe qual a alternativa está CORRETA:

I. É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

II. Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto no Código.

III. No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

IV. A utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica pode ser registrado de acordo com a forma de cada profissional, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início, ser informado.

  • a) Apenas I, II e IV estão corretas.
  • b) Apenas I, III e IV estão corretas.
  • c) Apenas I, II e III estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
#159197
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(1,0) 11 - 

A escola é um espaço de formação que recebe muitas pessoas com pensamentos e ideias diferentes em vários aspectos: físicos, religiosos, políticos, culturais, familiares, econômicos, etc. e nessa diversidade ocorrem muitas coisas ao mesmo tempo em que o professor não consegue acompanhar. Assim, cada teoria da psicologia da aprendizagem oferecerá respostas diferentes dadas pelas ciências da educação às perguntas relativas aos problemas enfrentados por professores em diferentes momentos, espaços, tempos e sobre diferentes prismas sociais, políticos e econômicos. Assim é CORRETO afirmar que:

  • a) No Behaviorismo, o processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes; pois o ensino decorre da adaptação e planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta.
  • b) Para Wallon (1999), no Construtivismo a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto a aprendizagem sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio para outro da criança estaria dependente da consolidação e superação do estágio anterior. Sendo assim, a aprendizagem em si nada mais é do que a substituição de uma resposta generalizada por outra mais complexa.
  • c) Para Vygotsky, a aprendizagem está relacionada com o desenvolvimento da individualidade como unidade afetiva e cognitiva dos sujeitos. O estudo do desenvolvimento humano deve ser feito na sucessão das etapas e dos conflitos no decorrer da vida, sendo a linguagem e a cultura que fornecem ao pensamento as ferramentas para a sua evolução; a sua interação com o mundo biológico não depende apenas do seu amadurecimento intelectual, mas de habilidades mais complexas para interagir com a cultura existente entre o sujeito e seu meio.
  • d) Segundo Piaget (1998), a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando com passar do tempo. O desenvolvimento é pensado como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.
#159198
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(1,0) 12 - 

O processo psicodiagnóstico segundo Cunha é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses, assim sobre o processo psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar que:

  • a) O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de teste que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.
  • b) A duração de um psicodiagnóstico constitui desde o início o tempo exato em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.
  • c) Há casos em que o plano de avaliação é estabelecido previamente quando há dados que permitam formulá-lo. Mais frequentemente, só é estabelecido após a entrevista com o sujeito e/ou com o responsável, quando, então, se dá início ao processo de avaliação.
  • d) Bateria de testes é a expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos, que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação.
#159199
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(1,0) 13 - 

A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça ou a habitação de uma nova caverna. As atividades de recreação se caracterizavam por festas de adoração, celebrações fúnebres, invocação de deuses ou o vencimento de um obstáculo. A palavra recreação provém do verbo latino “recreare”, que significa recrear, reproduzir ou renovar. A recreação pode, desta forma, compreender as atividades espontâneas, prazerosas e criadoras, que o indivíduo busca para melhor ocupar o seu tempo livre. A recreação tem como objetivo principal criar as condições necessárias para o desenvolvimento integral das pessoas, além de promover a participação de forma coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Possui ainda o caráter educacional, auxiliando na preservação da natureza e na afirmação dos valores imprescindíveis à convivência social e profissional. Assim, para Cavallari& Zacharias (2005) as principais características das atividades recreativas:
I. Deve ser desenvolvida de forma espontânea, sem esperar resultados ou benefícios específicos. Para tanto a opção por sua prática deve ser livre, atendendo os interesses de cada indivíduo. II. A prática das atividades recreativas leva as pessoas a “estados psicológicos negativos” se realizadas em um clima e com uma atitude predominantemente descontente. III. Deve ser um estímulo para a criatividade, um benefício para a formação pessoal e para as relações sociais, dando lugar à liberação de tensões da vida cotidiana, resgatando os valores essenciais para uma auto-realização.
É CORRETO o que se afirma:

  • a) Somente a afirmativa I está correta.
  • b) Somente a afirmativa II está correta.
  • c) Somente as afirmativas II e III são corretas.
  • d) Somente as afirmativas I e III são corretas.
#159200
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(1,0) 14 - 

O voleibol é um esporte que exige a participação de 12 atletas, divididos em duas equipes de seis jogadores. O jogo começa com uma das equipes “sacando”, lançando a bola de jogo para o campo do adversário. Depois do serviço efetuado, a equipe que recebe a bola pode dar até três toques, sempre com jogadores diferentes, e lançar novamente a bola para o outro lado da quadra, onde joga a outra equipe. É declarado ponto quando uma equipe dá mais de três toques na bola, quando esta vai à rede, sai do recinto de jogo ou quando toca no chão do meio-campo defendido de uma determinada equipe. Além de 12 atletas, quais outros componentes fazem parte de uma equipe de voleibol? Assinale a resposta CORRETA.

  • a) Comissão Técnica: um técnico, e até quatro assistentes técnicos.
  • b) Corpo médico: um fisioterapeuta, um médico e um enfermeiro.
  • c) Somente os jogadores registrados na súmula do jogo poderão entrar em quadra e participar da partida. Não serão admitidas alterações na relação de jogadores, comissão técnica e corpo médico após a assinatura da súmula.
  • d) Para as competições da Federação Internacional de Voleibol (Mundiais e Competições Oficiais na categoria adulta), até 20 jogadores podem ser registrados na súmula e jogar a partida.
#159201
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(1,0) 15 - 

O lazer está associado ao tempo de folga, de passatempo, de ócio, de descanso, distração ou entretenimento de uma pessoa. Para Marcellino (1987) o lazer situa-se como esfera da vida gerada historicamente,da qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo, e que também pode exercer influências na estrutura social vigente. O autor afirma que o lazer é acultura – compreendida no sentido mais amplo – vivenciada no tempo disponível. Não se busca, pelo menos fundamentalmente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação. A disponibilidade de tempo significa a possibilidade de opção pela atividade prática ou contemplativa. Marcellino (1996) apresenta ainda quatro pontos que devem ser considerados para a caracterização do lazer. Qual encontra-se INCORRETO?

  • a) Lazer é a “cultura vivenciada no ‘tempo disponível’ das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude”.
  • b) Lazer é “fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores pessoais como um todo e sobre o qual não exercem influências na estrutura social”.
  • c) Lazer é “um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural”.
  • d) Lazer é “portador de um duplo aspecto educativo, veículo e objeto de educação”.