Simulado Prefeitura de Goiânia - GO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Goiânia-GO gratuito | cód.10375
O segredo da aprovação está nos treinos. E esse simulado Prefeitura de Goiânia-GO é seu melhor aliado! 🎯
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Goiânia-GO
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Goiânia-GO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Goiânia-GO
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Goiânia-GO e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Goiânia-GO
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Goiânia-GO
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Goiânia-GO. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Goiânia-GO
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Goiânia-GO.
Ver apostilas para Prefeitura de Goiânia-GO
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Goiânia-GO
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Goiânia-GO. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Goiânia-GO
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #151468
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Leia o excerto para responder às questão.
(A professora Maria Helena está trabalhando com encartes de supermercado. Uma aluna se aproxima dela com um recorte de uma peça de carne)
– Tia, isso é mineral?
– Ângela, o que é isso que você recortou? (silêncio)
– Você conhece isso? (a aluna continua sem falar)
– Você come isso?
– Como.
– Qual o nome disso que você come? Como se chama isso na sua casa?
– É carne.
– De que mais essa carne poderia ser?
– De vaca.
– Que mais?
– De porco... carneiro...
– E o que são a vaca, o boi, o porco e o carneiro?
– São bichos... (e num ar de satisfação conclui:)
– Tia, é animal, não é?
MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. 12ª Edição. Editora Papirus. Campinas,1998.
No diálogo entre professora e aluna, a professora questiona: “Como se chama isso na sua casa?” Esse questionamento da professora relacionado à casa da aluna é indicativo de que a professora está preocupada em
- a) saber como as famílias dos estudantes dão nomes aos alimentos, já que pertencem a uma outra classe social.
- b) apontar para a turma as diferentes maneiras de se nominar coisas, lugares e pessoas, ressaltando a diversidade do grupo.
- c) demonstrar para a aluna a fragilidade de seu próprio vocabulário, uma vez que se distancia do conhecimento científico.
- d) resgatar aquilo que a estudante já conhece sobre o assunto, para fazê-la avançar em relação à sua compreensão.
- #151469
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Leia o excerto para responder às questão.
(A professora Maria Helena está trabalhando com encartes de supermercado. Uma aluna se aproxima dela com um recorte de uma peça de carne)
– Tia, isso é mineral?
– Ângela, o que é isso que você recortou? (silêncio)
– Você conhece isso? (a aluna continua sem falar)
– Você come isso?
– Como.
– Qual o nome disso que você come? Como se chama isso na sua casa?
– É carne.
– De que mais essa carne poderia ser?
– De vaca.
– Que mais?
– De porco... carneiro...
– E o que são a vaca, o boi, o porco e o carneiro?
– São bichos... (e num ar de satisfação conclui:)
– Tia, é animal, não é?
MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. 12ª Edição. Editora Papirus. Campinas,1998.
Considerando o diálogo mantido entre professora e aluna, as perguntas da professora tinham a finalidade de:
- a) testar a estudante, colocando à prova sua estrutura cognitiva na compreensão de uma definição simples da realidade.
- b) levar a estudante a reorganizar sua estrutura cognitiva no sentido de reelaborá-la em níveis mais consistentes.
- c) promover constrangimento na estudante, para forçá-la a refletir sobre a realidade e chegar ao entendimento.
- d) facilitar a resposta à estudante, de forma que ela não tivesse que se esforçar tanto ou ser constrangida por não saber o conteúdo.
- #151470
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A função social da escola é ensinar os conceitos científicos das diferentes áreas de conhecimento que a humanidade conseguiu organizar. Ao contrário do conhecimento espontâneo, o que se aprende na escola é hierarquicamente sistematizado e exige que seja intencionalmente trabalhado. Dessa maneira, sabe-se que os estudantes são capazes de elaborar conceitos quando conseguem
- a) generalizar o conhecimento, aplicando-o a outras situações e passando do particular para o geral.
- b) aplicar o que foi ensinado em situações e exercícios propostos em sala de aula ou laboratórios.
- c) apreender inconscientemente os pressupostos científicos presentes em seu dia a dia e realidade de entorno.
- d) memorizar os conhecimentos, mesmo que demonstrem de forma rudimentar sua utilização em situações reais.
- #151471
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Observe a tira que segue.

Considerando o contexto histórico-social atual, a tira faz alusão:
- a) aos riscos da chamada sociedade vazia, na qual as pessoas são substituídas pelos aparelhos eletrônicos e de alta tecnologia, gerando solidão e falta de sentido.
- b) aos riscos do chamado looping do progresso, no qual as informações não precisam mais ficar armazenadas no cérebro humano, ocasionando o subdesenvolvimento cognitivo.
- c) aos riscos da chamada sociedade da informação, na qual há uma forte presença das tecnologias de informação e comunicação, mediando a aprendizagem e as relações humanas.
- d) aos riscos da chamada sociedade do consumo, na qual há uma busca desenfreada pela aquisição de novos bens e produtos, realçando a lógica do individualismo.
- #151472
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva tem como objetivo:
- a) o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos centros especializados.
- b) o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
- c) o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência no âmbito dos centros comunitários, com participação direta das famílias.
- d) o acesso, a participação e a aprendizagem, em grupos separados, dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento daqueles com altas habilidades e superdotação.
- #151473
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia o excerto a seguir.
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2010.)
Assim, tendo em vista as indicações do Ministério da Educação, a educação inclusiva deve
- a) conjugar igualdade e diferença como valores contrários, avançando em relação à ideia de singularidade.
- b) reafirmar a lógica da segregação social e educativa, avançando em relação ao conceito de individualidade.
- c) ressaltar a perspectiva do atendimento especializado, em detrimento do trabalho feito em escolas regulares.
- d) conjugar igualdade e diferença como valores indissociáveis, avançando em relação à ideia da equidade.
- #151474
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Nos novos livros didáticos, substitutos das antigas cartilhas, verifica-se um rico repertório textual, com práticas frequentes de leitura de gêneros escritos variados. Esses novos materiais utilizados no processo de alfabetização revelam uma preocupação atual em se trabalhar de maneira articulada:
- a) alfabetização e letramento.
- b) decodificação e registro.
- c) leitura e gramática.
- d) oralidade e numeramento.
- #151475
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Quando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado
- a) às habilidades inatas dos alunos.
- b) aos saberes inconscientes dos alunos.
- c) aos conhecimentos prévios dos alunos.
- d) aos saberes científicos veiculados pela escola.
- #151476
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Leia o texto que segue.
O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60. Esses programas foram empreendidos por intelectuais, estudantes e católicos engajados numa ação política junto aos grupos populares. Desenvolvendo e aplicando essas novas diretrizes, atuaram os educadores do MEB — Movimento de Educação de Base, ligado à CNBB — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dos CPCs — Centros de Cultura Popular, organizados pela UNE — União Nacional dos Estudantes, dos Movimentos de Cultura Popular, que reuniam artistas e intelectuais e tinham apoio de administrações municipais. Esses diversos grupos de educadores foram se articulando e passaram a pressionar o governo federal para que os apoiasse e estabelecesse uma coordenação nacional das iniciativas. Em janeiro de 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo Brasil de programas de alfabetização orientados pela proposta de Paulo Freire. A preparação do plano, com forte engajamento de estudantes, sindicatos e diversos grupos estimulados pela efervescência política da época, seria interrompida alguns meses depois pelo golpe militar. O paradigma pedagógico que se construiu nessas práticas baseava-se num novo entendimento da relação entre a problemática educacional e a problemática social. Antes apontado como causa da pobreza e da marginalização, o analfabetismo passou a ser interpretado como efeito da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária. Era preciso, portanto, que o processo educativo interferisse na estrutura social que produzia o analfabetismo. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Educação para jovens e adultos – ensino fundamental. Proposta curricular do 1º segmento, 2001.)
Fundamentadas na perspectiva freireana para a educação de jovens e adultos, a alfabetização e a educação de base de adultos devem partir sempre de um exame crítico da realidade existencial dos educandos, da identificação das origens de seus problemas e das possibilidades de superá-los. Essa prerrogativa é muito bem representada pela máxima escrita por Paulo Freire, na qual ele revela que
- a) ler a palavra não é o mesmo que ler o mundo.
- b) a educação bancária implica a leitura do mundo.
- c) a leitura do mundo precede a leitura da palavra.
- d) ler e escrever são quefazeres isolados da compreensão de mundo.
- #151477
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Goiânia-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
De acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de
- a) ampliação do acesso e promoção da equidade na Educação Básica.
- b) organização do currículo e elevação das matrículas na Educação Básica.
- c) ampliação das escolas e promoção dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
- d) adaptação dos conteúdos de ensino e elevação das metas de avaliação.