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Simulado Prefeitura de Goiânia - GO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Goiânia - GO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE GOIÂNIA - GO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Goiânia - GO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Goiânia - GO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Goiânia - GO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Goiânia - GO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Goiânia - GO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Goiânia - GO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Goiânia - GO
Para realizar o simulado Prefeitura de Goiânia - GO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Goiânia - GO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Goiânia - GO é aqui!


#151468
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. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Goiânia-GO
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(1,0) 1 - 

Leia o excerto para responder às questão.

(A professora Maria Helena está trabalhando com encartes de supermercado. Uma aluna se aproxima dela com um recorte de uma peça de carne)

– Tia, isso é mineral?

– Ângela, o que é isso que você recortou? (silêncio)

– Você conhece isso? (a aluna continua sem falar)

– Você come isso?

– Como.

– Qual o nome disso que você come? Como se chama isso na sua casa?

– É carne.

– De que mais essa carne poderia ser?

– De vaca.

– Que mais?

– De porco... carneiro...

– E o que são a vaca, o boi, o porco e o carneiro?

– São bichos... (e num ar de satisfação conclui:)

– Tia, é animal, não é?

MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. 12ª Edição. Editora Papirus. Campinas,1998.

No diálogo entre professora e aluna, a professora questiona: “Como se chama isso na sua casa?” Esse questionamento da professora relacionado à casa da aluna é indicativo de que a professora está preocupada em

  • a) saber como as famílias dos estudantes dão nomes aos alimentos, já que pertencem a uma outra classe social.
  • b) apontar para a turma as diferentes maneiras de se nominar coisas, lugares e pessoas, ressaltando a diversidade do grupo.
  • c) demonstrar para a aluna a fragilidade de seu próprio vocabulário, uma vez que se distancia do conhecimento científico.
  • d) resgatar aquilo que a estudante já conhece sobre o assunto, para fazê-la avançar em relação à sua compreensão.
#151469
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Concurso
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(1,0) 2 - 

Leia o excerto para responder às questão.

(A professora Maria Helena está trabalhando com encartes de supermercado. Uma aluna se aproxima dela com um recorte de uma peça de carne)

– Tia, isso é mineral?

– Ângela, o que é isso que você recortou? (silêncio)

– Você conhece isso? (a aluna continua sem falar)

– Você come isso?

– Como.

– Qual o nome disso que você come? Como se chama isso na sua casa?

– É carne.

– De que mais essa carne poderia ser?

– De vaca.

– Que mais?

– De porco... carneiro...

– E o que são a vaca, o boi, o porco e o carneiro?

– São bichos... (e num ar de satisfação conclui:)

– Tia, é animal, não é?

MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. 12ª Edição. Editora Papirus. Campinas,1998.

Considerando o diálogo mantido entre professora e aluna, as perguntas da professora tinham a finalidade de:

  • a) testar a estudante, colocando à prova sua estrutura cognitiva na compreensão de uma definição simples da realidade.
  • b) levar a estudante a reorganizar sua estrutura cognitiva no sentido de reelaborá-la em níveis mais consistentes.
  • c) promover constrangimento na estudante, para forçá-la a refletir sobre a realidade e chegar ao entendimento.
  • d) facilitar a resposta à estudante, de forma que ela não tivesse que se esforçar tanto ou ser constrangida por não saber o conteúdo.
#151470
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(1,0) 3 - 

A função social da escola é ensinar os conceitos científicos das diferentes áreas de conhecimento que a humanidade conseguiu organizar. Ao contrário do conhecimento espontâneo, o que se aprende na escola é hierarquicamente sistematizado e exige que seja intencionalmente trabalhado. Dessa maneira, sabe-se que os estudantes são capazes de elaborar conceitos quando conseguem

  • a) generalizar o conhecimento, aplicando-o a outras situações e passando do particular para o geral.
  • b) aplicar o que foi ensinado em situações e exercícios propostos em sala de aula ou laboratórios.
  • c) apreender inconscientemente os pressupostos científicos presentes em seu dia a dia e realidade de entorno.
  • d) memorizar os conhecimentos, mesmo que demonstrem de forma rudimentar sua utilização em situações reais.
#151471
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(1,0) 4 - 

Observe a tira que segue.

Considerando o contexto histórico-social atual, a tira faz alusão:

  • a) aos riscos da chamada sociedade vazia, na qual as pessoas são substituídas pelos aparelhos eletrônicos e de alta tecnologia, gerando solidão e falta de sentido.
  • b) aos riscos do chamado looping do progresso, no qual as informações não precisam mais ficar armazenadas no cérebro humano, ocasionando o subdesenvolvimento cognitivo.
  • c) aos riscos da chamada sociedade da informação, na qual há uma forte presença das tecnologias de informação e comunicação, mediando a aprendizagem e as relações humanas.
  • d) aos riscos da chamada sociedade do consumo, na qual há uma busca desenfreada pela aquisição de novos bens e produtos, realçando a lógica do individualismo.
#151472
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(1,0) 5 - 

A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva tem como objetivo:

  • a) o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos centros especializados.
  • b) o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
  • c) o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência no âmbito dos centros comunitários, com participação direta das famílias.
  • d) o acesso, a participação e a aprendizagem, em grupos separados, dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento daqueles com altas habilidades e superdotação.
#151473
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(1,0) 6 - 

Leia o excerto a seguir.
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2010.)
Assim, tendo em vista as indicações do Ministério da Educação, a educação inclusiva deve

  • a) conjugar igualdade e diferença como valores contrários, avançando em relação à ideia de singularidade.
  • b) reafirmar a lógica da segregação social e educativa, avançando em relação ao conceito de individualidade.
  • c) ressaltar a perspectiva do atendimento especializado, em detrimento do trabalho feito em escolas regulares.
  • d) conjugar igualdade e diferença como valores indissociáveis, avançando em relação à ideia da equidade.
#151474
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(1,0) 7 - 

Nos novos livros didáticos, substitutos das antigas cartilhas, verifica-se um rico repertório textual, com práticas frequentes de leitura de gêneros escritos variados. Esses novos materiais utilizados no processo de alfabetização revelam uma preocupação atual em se trabalhar de maneira articulada:

  • a) alfabetização e letramento.
  • b) decodificação e registro.
  • c) leitura e gramática.
  • d) oralidade e numeramento.
#151475
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(1,0) 8 - 

Quando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado

  • a) às habilidades inatas dos alunos.
  • b) aos saberes inconscientes dos alunos.
  • c) aos conhecimentos prévios dos alunos.
  • d) aos saberes científicos veiculados pela escola.
#151476
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(1,0) 9 - 

Leia o texto que segue.
O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60. Esses programas foram empreendidos por intelectuais, estudantes e católicos engajados numa ação política junto aos grupos populares. Desenvolvendo e aplicando essas novas diretrizes, atuaram os educadores do MEB — Movimento de Educação de Base, ligado à CNBB — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dos CPCs — Centros de Cultura Popular, organizados pela UNE — União Nacional dos Estudantes, dos Movimentos de Cultura Popular, que reuniam artistas e intelectuais e tinham apoio de administrações municipais. Esses diversos grupos de educadores foram se articulando e passaram a pressionar o governo federal para que os apoiasse e estabelecesse uma coordenação nacional das iniciativas. Em janeiro de 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo Brasil de programas de alfabetização orientados pela proposta de Paulo Freire. A preparação do plano, com forte engajamento de estudantes, sindicatos e diversos grupos estimulados pela efervescência política da época, seria interrompida alguns meses depois pelo golpe militar. O paradigma pedagógico que se construiu nessas práticas baseava-se num novo entendimento da relação entre a problemática educacional e a problemática social. Antes apontado como causa da pobreza e da marginalização, o analfabetismo passou a ser interpretado como efeito da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária. Era preciso, portanto, que o processo educativo interferisse na estrutura social que produzia o analfabetismo. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Educação para jovens e adultos – ensino fundamental. Proposta curricular do 1º segmento, 2001.)
Fundamentadas na perspectiva freireana para a educação de jovens e adultos, a alfabetização e a educação de base de adultos devem partir sempre de um exame crítico da realidade existencial dos educandos, da identificação das origens de seus problemas e das possibilidades de superá-los. Essa prerrogativa é muito bem representada pela máxima escrita por Paulo Freire, na qual ele revela que

  • a) ler a palavra não é o mesmo que ler o mundo.
  • b) a educação bancária implica a leitura do mundo.
  • c) a leitura do mundo precede a leitura da palavra.
  • d) ler e escrever são quefazeres isolados da compreensão de mundo.
#151477
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(1,0) 10 - 

De acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de

  • a) ampliação do acesso e promoção da equidade na Educação Básica.
  • b) organização do currículo e elevação das matrículas na Educação Básica.
  • c) ampliação das escolas e promoção dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
  • d) adaptação dos conteúdos de ensino e elevação das metas de avaliação.