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Simulado Prefeitura de Garça - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Garça - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE GARÇA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Garça - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Garça - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Garça - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Garça - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Garça - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Garça - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Garça - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Garça - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Garça - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Garça - SP é aqui!


#158008
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Garça-SP
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(1,0) 1 - 

Numa escola pública, o Conselho de Escola, em parceria com uma entidade da sociedade civil, a fim de atender ao proposto no projeto político pedagógico, desenvolveu um trabalho com os alunos, com vistas a promover atividades diferenciadas no contraturno escolar. Os alunos tiveram a oportunidade de discutir com os educadores os problemas da comunidade local, observar o bairro e o entorno da escola, pensar em intervenções locais e de optar entre a prática de atividades culturais, artísticas e cuidados ambientais, inclusive de assumir a preservação e cuidados com a praça ao lado da escola. De acordo com Aguiar (2006), atividades como essas

  • a) incentivam o desenvolvimento de posturas solidárias, críticas e criativas nos alunos e induzem o estudante a lutar pelos seus sonhos, concretizando a tarefa de uma escola comprometida com a formação cidadã.
  • b) extrapolam a função social da escola, pois são iniciativas que cabem ao Governo responsável pelas condições de uma educação em tempo integral, para garantir de fato uma formação adequada para todos os alunos.
  • c) interferem na formação do cidadão, pois passa ao aluno a visão de que os problemas sociais devem ser resolvidos sem a intervenção do Estado e de que cabe à população resolver problemas educacionais de forma independente.
  • d) ferem dispositivos constitucionais que estabelecem os deveres do Estado com a educação da população, na educação básica, no que diz respeito à oferta da escola de tempo integral.
  • e) podem estimular alguns adeptos da economia de mercado a pensarem iniciativas de privatização da educação, ferindo a Constituição Federal de 1988, que impõe ao Estado o dever de garantir educação gratuita para todos.
#158009
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(1,0) 2 - 

Jófoli analisa as contribuições de Piaget, Vygotsky e Freire para a construção do conhecimento na escola, discutindo como se dá essa construção na visão desses autores e qual o papel do professor nesse processo. Considera, neste aspecto, que uma característica importante do professor para um ensino construtivista é a empatia, entendida como a

  • a) capacidade de ser sensível às necessidades dos alunos e de ser disponível para escutá-los e entendê-los, tentando devolver de forma estruturada as informações que vêm dos alunos de forma deses- truturada.
  • b) competência que os docentes desenvolvem na sua prática, de interagir de forma política, conquistando rapidamente a confiança dos pais ou responsáveis pelos alunos.
  • c) habilidade em desenvolver relacionamentos assertivos e proativos com a equipe escolar e com a comunidade local, sem, entretanto, promover adequadamente a aprendizagem dos alunos.
  • d) capacidade de atrair a simpatia e amizade dos alunos, promovendo brincadeiras, jogos, e se transformando em líder junto a todas as suas turmas, motivando os alunos a memorizarem a matéria.
  • e) técnica desenvolvida por alguns professores, de fazer com que seus alunos sejam capazes de responder as questões exatamente da forma como a matéria foi explicada na sala de aula.
#158010
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(1,0) 3 - 

Lerner (2002) afirma que há um grande desafio a ser enfrentado para construir uma versão de leitura que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e que permita ao aluno se apropriar efetivamente dela. Para a autora, a leitura na escola deve cumprir duplo propósito: um propósito didático e um propósito comunicativo, relevante desde a perspectiva atual do aluno. O propósito didático visa a

  • a) transformar os conteúdos complexos, a serem ensinados, em unidades mais simples, para garantir a aprendizagem pelo aluno.
  • b) iniciar o ensino de leitura com frases de palavras simples, extraindo palavras-chave, para ajudar o aluno a identificar as sílabas.
  • c) ensinar certos conteúdos constitutivos da prática social da leitura, com o objetivo de que o aluno possa reutilizá-los no futuro, em situações não didáticas.
  • d) controlar e avaliar passo a passo o processo de aprendizagem do aluno, para apresentar resultados bons de rendimento dos alunos.
  • e) obedecer rituais para o ensino de leitura, que deve partir do domínio de sílabas simples, para depois introduzir as palavras com sílabas complexas.
#158011
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(1,0) 4 - 

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte (2000), o conjunto de conteúdos de Arte está articulado, dentro do contexto de ensino e aprendizagem, em eixos norteadores, que estão articulados na prática, ao mesmo tempo que mantêm seus espaços próprios. Apreciar de forma significativa a arte e o universo a ela relacionado, contemplando a produção dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade, refere-se ao eixo:

  • a) produção.
  • b) observação.
  • c) fruição.
  • d) comunicação.
  • e) reflexão.
#158012
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(1,0) 5 - 

No planejamento anual de Educação Física, para os anos iniciais do ensino fundamental, o professor deve distribuir os conteúdos a serem trabalhados de maneira equilibrada e adequada, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1- a 4- série (2000) fazem um recorte possível da enorme gama de conhecimentos produzidos sobre a cultura corporal e os organizam em três blocos:

  • a) Jogos e brincadeiras; Movimentos corporais; Competição.
  • b) Conhecimentos sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas.
  • c) Jogos, danças e brincadeiras; Preparação física; Formação de esportista e lutas marciais.
  • d) Corpo e saúde; Dança e movimento; Esportes coletivos e individuais.
  • e) Ritmo, dança e movimento; Ginástica; Esportes coletivos e individuais.
#158013
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(1,0) 6 - 

Gilda e Sueli são diretoras substitutas em um município paulista e decidiram prestar o concurso para diretor de escola em Garça, onde residem. Da bibliografia, procuraram explorar as contribuições sobre autonomia da escola, verificando que, em Libâneo (2004), ela é o fundamento da concepção democrática participativa de gestão escolar, razão de ser do projeto pedagógico. Para ele, também, autonomia de uma instituição significa ter poder de decisão sobre seus objetivos e suas formas de organização. Sueli já havia estudado o artigo sobre a escola cidadã de Gadotti e Romão (In: Gadotti e Romão, 2001) e compreendeu que a luta pela autonomia da escola insere-se numa luta maior pela autonomia no seio da própria sociedade. Portanto, é luta dentro do instituído, contra o instituído, para instituir outra coisa. Assim, as duas diretoras puderam concluir que a eficácia dessa luta depende muito

  • a) da mudança na escola e de certa restrição tênue às diferenças.
  • b) da presença farta de interações sociais, mesmo quando autoritárias.
  • c) da aproximação plena e segura da escola junto a todos os órgãos centrais.
  • d) da ousadia de cada escola em experimentar o novo e não apenas pensá-lo.
  • e) do predomínio de ações centralizadoras no âmbito interno e externo da escola.
#158014
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(1,0) 7 - 

Conforme a Resolução CNE/CEB n- 4/2009, a criança com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação deve ser

  • a) matriculada em classe de ensino regular para conviver com crianças ditas normais como meio de socialização.
  • b) atendida por um professor especializado na sua especificidade, sendo desnecessária sua matrícula em classe regular.
  • c) encaminhada para atendimento em classe especial instalada em escola regular.
  • d) matriculada em classe comum do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado, para apoio complementar.
  • e) matriculada em instituição sem fins lucrativos, especializada no atendimento que a criança requer.
#158015
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(1,0) 8 - 

As normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, devem atender aos seguintes princípios:

  • a) eleição entre os profissionais da educação da própria escola, para escolha daquele que deve ser nomeado para ocupar cargo na administração dos órgãos centrais, bem como de direção escolar.
  • b) escolha, entre os professores efetivos da comunidade local, de representantes para ocupar cargos de direção e de coordenação pedagógica das escolas públicas.
  • c) escolha de diretor de escola pelos professores, alunos e funcionários da própria escola, com a participação de representantes do conselho de escola e do conselho municipal de educação.
  • d) participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
  • e) eleição de diretor de escola entre os profissionais do magistério, para ocupar cargo de diretor de escola, de coordenação pedagógica e de supervisão do ensino.
#158016
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(1,0) 9 - 

Os diretores de escola de um município do interior paulista realizaram estudos e debates sobre a indisciplina na escola, apoiados em diversos artigos da obra organizada por Julio Groppa Aquino (1996). Todos foram proveitosos, mas o de autoria de Marlene Guirado: Poder indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder foi o que provocou um maior número de questionamentos dos profissionais sobre suas próprias condutas diante dos casos de indisciplina. Isso se deveu à concepção de poder que a autora adota, com base na teoria de Foucault, na qual “poder é relação de forças, isto é, uma dimensão constitutiva de qualquer relação social ou discursiva”. Essa leitura evidenciou que o tema é complexo e exige novos estudos. No entanto, os educadores participantes compreenderam que, segundo Guirado, para Foucault, ao estigmatizar e reprimir, por meio de procedimentos institucionalmente legitimados e/ou legalmente previstos, o poder

  • a) tem caráter “disciplinar”, implicando castigo físico.
  • b) tem efeitos positivos: elimina desvios de conduta.
  • c) marginaliza o autor da ação que foi estigmatizada.
  • d) incita as práticas que se quer eliminar ou combater.
  • e) é exercido unilateralmente, podendo se enfraquecer.
#158017
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(1,0) 10 - 

Lucas, Djanira e Leila estão se preparando para o concurso de diretor de escola de Garça e leram a obra de Heloisa Luck: Liderança em Gestão Escolar (2010), e a de Sylvia C. Vergara, Gestão de Pessoas (2009). Puderam, assim, revisar as principais concepções de liderança, entendendo-a como o poder de influenciar pessoas, e também relacioná-la à gestão escolar, concluindo, de acordo com argumentação das autoras, que

  • a) sem liderança ou com liderança de qualquer estilo, o diretor tem poder de posição hierárquica para desenvolver a gestão escolar, sinônimo de administração pública da escola.
  • b) liderança pertinente à administração escolar é a de estilo democrático, a qual envolve que o diretor sempre ouça as pessoas antes de decidir sobre currículo e avaliação.
  • c) gestão escolar implica, sempre, ter poder formal/legal sobre subalternos, enquanto a liderança envolve o seguimento espontâneo da pessoa do líder, pela sua superioridade.
  • d) gestão escolar corresponde à administração de recursos humanos e materiais, sendo função precípua do diretor, enquanto a liderança pode surgir em qualquer professor.
  • e) liderança e gestão referem-se às pessoas, à dimensão humana do trabalho e sua mobilização, a qual é complementada, na gestão escolar, pela dimensão administrativa.
#158018
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(1,0) 11 - 

Para promover a participação de todos os envolvidos na gestão escolar. Luck (2010) salienta a necessidade da criação de um ambiente e de uma cultura participativa como foco de atenção e objeto de liderança pelo gestor escolar, pois é possível promover gradualmente mudanças significativas na organização e orientação das escolas. Para a autora, faz-se necessário certas atenções básicas à participação como a criação de uma ação cooperativa, de um clima de confiança, de reciprocidade, de valorização das capacidades e aptidões dos participantes, quebrando arestas e eliminando divisões.
De acordo com Luck, o estabelecimento desse trabalho deve ser centrado nas ideias e não nas pessoas e, centrado, também

  • a) na capacitação científica de pais e professores sobre a gestão de pessoas.
  • b) no desenvolvimento da prática de assunção das responsabilidades em conjunto.
  • c) no envolvimento da secretaria de gestão para orientar o trabalho coletivo
  • d) na capacitação técnica da comunidade para atribuição de responsabilidades.
  • e) na seleção de representantes aptos à assunção de responsabilidades da escola.
#158019
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(1,0) 12 - 

A gestão democrática e a participação de todos os envolvidos na educação escolar foram objeto de exame nas obras de Luck (2010), Paro (2007) e Paro (2012), tendo em vista a existência de obstáculos que limitam a efetiva participação de professores, pais, alunos e comunidade na gestão democrática da escola pública. Paro (2012) destaca a existência de determinantes externos e internos à unidade escolar, que precisam ser trabalhados, a fim de viabilizar a participação de todos. Nesse sentido, é relevante destacar os quatro tipos de condicionantes ligados aos determinantes internos: materiais, institucionais, político-sociais e

  • a) psicológicos.
  • b) econômicos.
  • c) ideológicos.
  • d) nacionais.
  • e) legais.
#158020
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(1,0) 13 - 

Segundo Luck (2010), em todas as escolas, há um modo de ser e de fazer que é determinado pela ação conjunta de todos que dela participam. Esse modo constitui sua cultura organizacional, sendo um fator importante na determinação da qualidade do trabalho escolar. Desse modo, identificar caminhos para o exercício da gestão escolar demanda

  • a) conhecer profundamente a cultura organizacional para fazer cumprir com eficiência as determinações superiores.
  • b) substituir a cultura da escola por outro modo de ser e fazer tecnologicamente mais avançado.
  • c) aceitar essa cultura organizacional, tal qual como se apresenta, evitando oposições.
  • d) manter o modo de ser e fazer já consolidado para granjear apoio à gestão.
  • e) conhecer e melhorar essa cultura, tendo em vista os objetivos a alcançar.
#158021
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(1,0) 14 - 

Os desafios enfrentados pelos diretores de escola são muitos, tendo em vista a necessidade de trabalhar adequadamente, conforme a LDBEN, a gestão democrática do ensino público a qual engloba a participação de todos os envolvidos no processo educacional. Nesse sentido, de acordo com Vergara (2009), há de se destacar a complexa relação interpessoal, mais especificamente a gestão de pessoas ao trabalhar em equipe e como lidar com interesses concorrentes, contradições e conflitos. Em relação aos conflitos, percebe-se a necessidade do diretor de escola saber mediá-los. Segundo Burbridge (2012), são condições necessárias para o gestor atuar como mediador: a neutralidade; o tempo e o local adequados para o encontro; e, ainda,

  • a) o conhecimento do processo e dos métodos básicos para mediar.
  • b) a aprovação em testes para mediador de conflitos.
  • c) o mestrado em administração de empresas.
  • d) a formação em psicologia social.
  • e) a aptidão cognitiva para mediar.
#158022
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(1,0) 15 - 

Gutierrez e Catani, (In: Ferreira, 2008), apresentam o artigo: “participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades”. Analisam dados de pesquisas sobre a gestão democrática, a participação e seus velhos problemas, na universidade e na escola pública em geral. Examinam alguns avanços no plano da legislação, citando regulamentação da participação da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico curricular e dos pais por meio de conselhos, cuja implantação mostrou-se burocratizada. Ponderam que “o universo da escola é particularmente complexo e específico” e que, com as carências sociais que temos, “é necessário praticar constantemente o exercício da participação em todos os seus sentidos”; procurar tornar-se uma pessoa mais sensível, tolerante e atenta ao diferente, aos seus direitos e à contribuição que este seguramente tem para dar. Em resumo, buscar construir, comunicativamente, o consenso

  • a) pela conscientização de que todos têm responsabilidade por qualificar a escola pública.
  • b) por meio da consulta a entidades e associações representativas de professores e alunos.
  • c) pelo diálogo com todos os envolvidos, e não apenas com aqueles que pensam como nós
  • d) recorrendo a assembleias de pais, de professores e conjuntas, para planejar o currículo.
  • e) com ajuda da tecnologia, deixando um canal de críticas e sugestões aberto a todos.