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Simulado Prefeitura de Cruz das Almas - BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Cruz das Almas - BA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE CRUZ DAS ALMAS - BA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Cruz das Almas - BA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Cruz das Almas - BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Cruz das Almas - BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Cruz das Almas - BA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Cruz das Almas - BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Cruz das Almas - BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Para realizar o simulado Prefeitura de Cruz das Almas - BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Cruz das Almas - BA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Cruz das Almas - BA é aqui!


#160288
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(1,0) 1 - 

“A inclusão educacional é um direito do aluno e requer mudanças na concepção e nas práticas de gestão, de sala de aula e de formação de professores, para a efetivação do direito de todos à escolarização. No contexto das políticas públicas para o desenvolvimento inclusivo da escola se insere a organização das salas de recursos multifuncionais, com a disponibilização de recursos e de apoio pedagógico para o atendimento às especificidades dos alunos público alvo da educação especial matriculados no ensino regular” (BRASIL, 2010). Conforme a Resolução nº 4/2009, que trata dos dispositivos sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, modalidade Educação Especial, é correto afirmar que

  • a) todas as escolas do Município e do Estado devem ter salas de recursos multifuncionais.
  • b) a elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos gestores, cabendo aos professores executarem o plano.
  • c) a Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional.
  • d) alunos com altas habilidades/superdotação, aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, não fazem parte do público alvo do AEE
  • e) o AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola, não cabendo a atribuição a outros espaços pedagógicos, a fim de que não prejudique o planejamento escolar.
#160289
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(1,0) 2 - 

Em uma turma do 8º ano do Ensino fundamental II, o professor de matemática aplicou durante o ano letivo quatro avaliações e estabeleceu pesos 1, 2, 3 e 4. Um determinado aluno obteve notas conforme apresentadas na tabela 1.


Observando a tabela 1, percebe-se que o critério de avaliação adotado pelo professor foi apoiado apenas em notas, de modo que a distribuição dos pesos não representa uma relação de valor equilibrado para cada avaliação, isto é, a média foi calculada a partir da quantidade e não da qualidade, não garantindo o mínimo de conhecimento (LUCKESI, 1995). Ainda segundo Luckesi (1995), esta prática torna a avaliação apenas um instrumento que estabelece uma classificação do aluno, que se expressa em aprovação ou reprovação. Considerando os critérios de verificação do Rendimento Escolar propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. ( ) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. ( ) Aproveitamento de estudos concluídos, mesmo para os alunos que não obtiveram êxito. ( ) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. ( ) Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V F V F F
  • b) V V F F V
  • c) V V F V V
  • d) F V F F V
  • e) F F V V F
#160290
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(1,0) 3 - 

Em relação à inserção de jogos no ensino de Matemática, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam que “[...] constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções” (BRASIL, 1998, p. 46). Nesse sentido, Borin (1998) ressalta que à medida que os alunos vão jogando, percebem que o jogo não tem apenas o caráter lúdico. Desse modo, no ensino de Matemática, o jogo passa a ser uma ferramenta importante de ensino, quando considerado provocador de aprendizagem. De acordo os PCN de Matemática, publicado em 1998, considerando os aspectos que podem ser avaliados pelo professor ao realizar, em sala de aula, atividades de jogos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Facilidade (2) Compreensão (3) Estratégia utilizada (4) Possibilidade de descrição ( ) Possibilidade de construir uma estratégia vencedora. ( ) Capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses. ( ) Capacidade de comunicar o procedimento seguido e da maneira de atuar. ( ) Entendimento do processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) 1 3 4 2
  • b) 1 4 3 2
  • c) 2 3 4 1
  • d) 3 2 1 4
  • e) 4 1 2 3
#160291
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(1,0) 4 - 

Numa sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental de uma determinada escola, o professor de Matemática, pretendendo compartilhar da ideia de que o ensino da Matemática deve se aproximar da realidade do aluno, colocou a seguinte questão: numa partida de futebol, Marcos e Paulo fizeram juntos 8 gols. Sabendo que Marcos marcou dois gols a mais que Paulo, quantos gols fez cada um? Após alguns minutos, dois alunos responderam: um fez 6 e o outro 2. Outros alunos calcularam por tentativas, buscando encontrar dois números cuja soma seja 8. Outros subtraíram 8 – 2 = 6 e dividiram 6 por 2, encontrando 3. Dentre as várias tentativas, nenhum aluno apresentou uma resposta conforme proposto para esta etapa de escolaridade, utilizado a seguinte equação do 1º grau: Marcos: x Paulo: x + 2 x + (x + 2) = 8
Acerca de uma aula de Matemática baseada na abordagem metodológica da resolução de problema, de acordo com os princípios propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática, publicados em 1998, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A metodologia de resolução de problema certamente é um exercício em que o aluno aplica, de forma mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. ( ) A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas. ( ) Aproximações sucessivas de um conceito são construídas para resolver um certo tipo de problema; num outro momento, o aluno utiliza o que aprendeu para resolver outros, o que exige transferências, retificações, rupturas, segundo um processo análogo ao que se pode observar na História da Matemática. ( ) Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações. Assim, pode-se afirmar que o aluno constrói um campo de conceitos que toma sentido num campo de problemas, e não um conceito isolado em resposta a um problema particular. ( ) A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V F V F V
  • b) V V F V F
  • c) V V F F V
  • d) F F V F V
  • e) F V V V V
#160292
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(1,0) 5 - 

A resolução de problemas como metodologia de ensino pode possibilitar ao aluno a construção de conceitos matemáticos através de situações que despertam a curiosidade, sendo que “nesse processo o aluno se envolve com o fazer matemático no sentido de criar hipóteses e conjecturas e investigá-los a partir da situação problema proposta ” (D’ AMBRÓSIO, 1989). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática, publicados em 1998, analise as ações que se pressupõe que o aluno realize para resolver um problema, identificando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Valide seus procedimentos. ( ) Tente pensar produtivamente. ( ) Elabore um ou vários procedimentos de resolução. ( ) Compare seus resultados com os de outros alunos. ( ) Pesquise sobre conceitos e procedimentos algébricos mais complexos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V F V V F
  • b) V F V V V
  • c) V V F F V
  • d) F F V V F
  • e) F V F F F
#160293
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(1,0) 6 - 

As transformações sociais provocam mudanças na educação e, consequentemente, no ensino de Matemática. Desse modo, o professor, no desenvolvimento de sua prática, deve estar instrumentalizado para ter a percepção da importância de estimular o aluno a compreender melhor os conteúdos de forma desafiadora. Entretanto, faz-se necessário conhecer as diversas possibilidades de trabalho em sala de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática ressaltam que “é consensual a ideia de que não existe um caminho [...] único e melhor para o ensino de qualquer disciplina, em particular, da Matemática” (BRASIL, 1998, p. 42). Sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula destacados pelos PCN de Matemática (1998) e os aspectos relativos aos recursos didáticos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Jogo (2) História da matemática (3) Tecnologia da comunicação ( ) Favorece o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, pois estimula a investigação de hipóteses. ( ) Propicia a simulação de situações-problema, estimulando o planejamento de ações e a construção de uma atitude positiva em relação ao erro. ( ) É um instrumento de resgate da própria identidade cultural, com muitas possibilidades para desenvolver diversos conceitos, sem reduzi-la a fatos, datas e nomes a serem memorizados.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) 1 2 3
  • b) 2 1 3
  • c) 2 3 1
  • d) 3 1 2
  • e) 3 2 1
#160294
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(1,0) 7 - 

As mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas têm gerado novas demandas e, consequentemente, refletido no âmbito escolar. Diante disso, destaca-se a importância de o professor exercer a dimensão política de sua atuação, assegurando aos alunos “sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo” (LIBÂNEO, 1994). Nesse sentido, abre-se uma discussão sobre o papel da Matemática na construção da cidadania, enfatizando a participação crítica e a autonomia do aluno. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam a importância de trabalhar os conteúdos da Matemática e os Temas Transversais com questões de urgência social numa perspectiva de transversalidade. Com base nos PCN de Matemática (1998), analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O trabalho educativo que ocorre na escola é sempre marcado por concepções, valores e atitudes, mesmo que não-explicitados e, muitas vezes, contraditórios. ( ) Os professores devem planejar apenas como as questões sociais são abordadas em diferentes contextos de aprendizagem das mesmas áreas, e a forma como elas podem ser tratadas. ( ) As questões e situações práticas vinculadas aos temas transversais fornecem os contextos, que possibilitam explorar, de modo significativo, conceitos e procedimentos matemáticos. ( ) A construção e utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros, mas por todos os grupos socioculturais que desenvolvem e utilizam habilidades em função de suas necessidades e interesse. ( ) A perspectiva da transversalidade pressupõe o tratamento simultâneo, e num único período, de tema diferentes por todas as áreas, mas o que se faz necessário é que esses temas integrem o planejamento dos professores das mesmas áreas, de forma articulada aos objetivos e conteúdos delas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V F V V F
  • b) V F F F V
  • c) V V V V F
  • d) F V F F V
  • e) F F V V F
#160295
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(1,0) 8 - 

Ao se referir aos recursos tecnológicos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática recomendam a utilização dos computadores que “[...] embora ainda não estejam amplamente disponíveis para a maioria das escolas, eles já começam a integrar muitas experiências educacionais, prevendo-se sua utilização em maior escala a curto prazo” (BRASIL, 1998, p. 44). Com base nos PCN de Matemática, publicados em 1998, sobre as finalidades do uso dos computadores nas aulas de matemática, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Como auxiliar no processo de construção de conhecimento. ( ) Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem. ( ) Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções. ( ) Como ferramenta para realizar determinadas atividades: uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados etc. ( ) Como recurso interessante que serve para os alunos interagirem com seus pares de forma coletiva na busca de soluções para problemas propostos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) F V V F V
  • b) F V V V F
  • c) V F V V F
  • d) V F F F V
  • e) V V V V F
#160296
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(1,0) 9 - 

Atualmente, muitas mudanças estão acontecendo na sociedade em virtude do avanço tecnológico e da ciência. Com isso, muitos aspectos da vida social, profissional e pessoal têm sido atingidos. Entretanto, o grande desafio para a escola é formar cidadãos críticos e competentes, dotados de autonomia e iniciativa para resolver problemas e que saibam lidar com as mais diversas tecnologias e linguagens. Para atender a essa demanda, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática ressaltam a necessidade de o professor incorporar em seu trabalho, “[...] tradicionalmente apoiado na oralidade e na escrita, novas maneiras de comunicar e conhecer” (BRASIL, 1998, p. 43). Sobre as contribuições dos recursos tecnológicos para se repensar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, de acordo os PCN de Matemática publicados em 1998, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Permitem que os alunos construam uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática e desenvolvam atitudes positivas diante de seu estudo. ( ) Evidenciam para os alunos a importância do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação, permitindo novas estratégias de abordagem de variados problemas. ( ) Possibilitam o desenvolvimento, nos alunos, de um crescente interesse pela realização de projetos e atividades de investigação e exploração como parte fundamental de sua aprendizagem. ( ) Relativizam a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica, uma vez que, por meio de instrumentos, esses cálculos podem ser realizados de modo mais rápido e eficiente. ( ) Tornam-se aliados importantes para fortalecer a ideia de que é possível melhorar a qualidade da educação e resolver as demandas sociais, exercendo forte influência nas concepções da sociedade atual.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V F V V F
  • b) V V F F V
  • c) V V V V F
  • d) F V F V F
  • e) F F V F
#160297
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(1,0) 10 - 

Atualmente, as perspectivas para um currículo de Matemática no Ensino Fundamental indicam novas funções à avaliação, na qual se destacam as dimensões social e pedagógica (BRASIL, 1998). Sobre a avaliação em matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática, publicado em 1998, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na dimensão pedagógica, a avaliação fornece ao professor as informações sobre como a aprendizagem está acontecendo. ( ) Na dimensão social, a avaliação possibilita aos alunos informações acerca do desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente. ( ) Embora haja vários instrumentos de avaliação, as provas escritas são as únicas capazes de revelar a capacidade do aluno de resolver problemas utilizando a linguagem matemática. ( ) No que diz respeito à avaliação da capacidade de resolver problemas abertos, o critério mais relevante é a resposta correta, ou seja, o acerto e não a originalidade na resolução e a variedade de estratégias utilizadas. ( ) As formas de avaliação devem contemplar também as explicações, justificativas e argumentações orais, visto que estas revelam aspectos do raciocínio que muitas vezes não ficam evidentes nas avaliações escritas. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) F V F V V
  • b) F F F V F
  • c) V V F V V
  • d) V V F F V
  • e) V F V F F
#160298
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(1,0) 11 - 

“Alunos que não acompanham as expectativas de aprendizagem [...] são motivo de muita preocupação por parte das escolas, dos professores e das famílias. Este fato gera muitos questionamentos sobre que encaminhamentos fazer, o que é possível cobrar da família, o que se pode exigir do próprio aluno, quais as causas dos problemas apresentados” (CRUZ, 2014, p. 2). A alternativa que contém estratégias que podem ser aplicadas para recuperação do processo de construção do conhecimento diante das dificuldades de aprendizagem é

  • a) as estratégias de ensino-aprendizagem devem ser adotadas de acordo com a realidade de cada aluno.
  • b) as estratégias de aprendizado só devem ser modificadas depois da aplicação de uma avaliação diagnóstica.
  • c) apresentar o mesmo conteúdo com as mesmas abordagens favorece que alunos com dificuldade possam compreender melhor o conteúdo.
  • d) despertar a curiosidade dos alunos por algum tema ou assunto, e solicitar um produto com as pesquisas é a principal estratégia de aprendizagem.
  • e) as atividades lúdicas podem desenvolver a criatividade e favorecer que o aluno estabeleça vínculos positivos com o ambiente e os conteúdos escolares.
#160299
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(1,0) 12 - 

O processo de ensino e aprendizagem na área de Ciências Naturais pode ser desenvolvido dentro de contextos social e culturalmente relevantes, que potencializam a aprendizagem significativa (BRASIL, 1998). Sobre o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, é correto afirmar que

  • a) quanto mais se relaciona o novo conteúdo a algum aspecto da estrutura cognitiva prévia, mais distante se está da aprendizagem significativa.
  • b) em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais incompletos, por isso, devem, desde o inicio, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
  • c) todo conhecimento prévio surge da conjuntura social do aluno, por isso deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais condizentes com o ensino.
  • d) a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento do aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
  • e) antes de qualquer nova situação de ensino, deve ocorrer uma investigação extensa dos conhecimentos prévios que possam sugestionar o foco do estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.
#160300
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(1,0) 13 - 

A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. Neste contexto, o papel das Ciências Naturais é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo” (BRASIL, 1998, p. 15). Para a capacidade de observação e experimentação dos estudantes, é necessário que

  • a) os procedimentos sejam planejados pelo professor e estudantes em sala de aula.
  • b) a experimentação seja uma prática que implica na melhoria do ensino de Ciências Naturais.
  • c) a realização do experimento seja suficiente para modificar a forma de pensar e agir dos estudantes.
  • d) se tenha claro que a construção do conhecimento se faz a partir de cada um desses procedimentos.
  • e) os desafios motivem os estudantes a buscarem os detalhes dos objetos de estudo, para que o mesmo seja percebido de modo completo e diferente do habitual.
#160301
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(1,0) 14 - 

“O ensino de Ciências Naturais, [...] tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais, que se sucedem ao longo das décadas como elaborações teóricas e que, de diversas maneiras, se expressam nas salas de aula. Muitas práticas, ainda hoje, são baseadas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa; outras já incorporam avanços, produzidos nas últimas décadas, sobre o processo de ensino e aprendizagem em geral e sobre o ensino de Ciências em particular” (BRASIL, 1998, p. 9). Sobre as propostas metodológicas dos PCN para as Ciências Naturais, é correto afirmar que

  • a) a experimentação, mesmo sem uma atitude investigativa mais ampla, garante a aprendizagem dos conhecimentos científicos.
  • b) a renovação do ensino de Ciências Naturais se orienta unicamente pela necessidade do currículo responder ao avanço tecnológico.
  • c) o desenvolvimento de atividades práticas começou a ter presença marcante nos projetos de ensino devido a uma solicitação dos alunos.
  • d) representaram importante elemento para a compreensão ativa de conceitos, maior amplitude e variedade nos processos de investigação.
  • e) enfatizam trabalhos escolares mais individualizados, sob a orientação de professores, ainda que numa perspectiva mais diretiva e prescritiva.
#160302
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(1,0) 15 - 

O ensino de Ciências Naturais é relativamente recente na escola fundamental, ganhou maior notoriedade com a Lei nº 5.692, quando passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau a partir de 1971. As Ciências tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que não perdem sua importância como parte de um processo. Sobre a importância do ensino das Ciências Naturais no nível fundamental, é correto afirmar que

  • a) o ensino de Ciências Naturais pode contribuir para uma relação homem-natureza onde são favorecidas ações de exploração, acarretando a manipulação gênica, os desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o lixo industrial, hospitalar e doméstico
  • b) o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente.
  • c) o ensino de Ciências Naturais orientou a necessidade do currículo responder ao avanço da postura “cientificista” e às demandas pedagógicas geradas por influência do movimento ambiental.
  • d) o ensino de Ciências Naturais está relacionado com os processos do dia a dia da sociedade e isso torna as atividades práticas do conhecimento científico menos valorizadas e aplicadas.
  • e) os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a deixar de ser abordados devido ao modelo desenvolvimentista mundialmente hegemônico.