Processando...

Simulado Prefeitura de Cabaceiras - PB | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Cabaceiras - PB

SIMULADO PREFEITURA DE CABACEIRAS - PB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos Prefeitura de Cabaceiras-PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Cabaceiras-PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores Prefeitura de Cabaceiras-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Cabaceiras - PB contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos Prefeitura de Cabaceiras-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos Prefeitura de Cabaceiras-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Cabaceiras-PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Cabaceiras-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Cabaceiras-PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Cabaceiras-PB é aqui!


#193276
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considerando a articulação entre Pedagogia, Didática e Práxis Educativa, é coerente afirmar, EXCETO, que:

  • a) A educação só poderá ser transformadora, quando houver por parte do seu profissional uma postura de percepção dos fatos que estão acontecendo ao seu redor, com vistas a promover readequações que contribuam para o cumprimento de sua intencionalidade.
  • b) O momento fundamental da prática educativa é a reflexão crítica, uma vez que esta pode conduzir caminhos que proporcionem melhorias para próximas práticas, pois a reflexão crítica da práxis educativa conduz a um novo movimento de pesquisa.
  • c) A ação teórico-prática da Pedagogia sobre seu objeto de pesquisa, que é a práxis educativa, poderá ser compreendida como práxis pedagógica. Então, a práxis pedagógica será o exercício do fazer científico sobre a práxis educativa.
  • d) A pedagogia é a ciência que transforma o senso comum pedagógico, a arte intuitiva presente na práxis, em atos científicos, sob a luz de valores educacionais, garantidos como relevantes socialmente.
  • e) A práxis educativa, objeto da ciência pedagógica caracteriza-se pela ação não intencional de sua prática, prescindindo de um processo reflexivo de fins e meios. Diferentemente, de outras práticas sociais, que até podem funcionar, em certos momentos, como práticas educativas, mas por serem organizadas intencionalmente, não foram, até então, objeto de estudo da Pedagogia, apesar de estarem incluídas no amplo contexto da educação.
#193277
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No âmbito da discussão da Pedagogia Progressista, enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente os elementos concernentes à função social das instituições educativas aos seus respectivos significados.

(I) Postura do educador

(II) Papel dos conteúdos

(III) A educação e seu papel

(IV) A escola e seu papel

(V) Saberes clássicos

( ) Promover a apropriação do saber sistematizado, objetivando o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos.

( ) Orienta-se pela princípio de que necessita galgar indefinidamente o conhecimento, pois nunca dominará tudo.

( ) Sua intencionalidade é gerar consciências criticas, transformadoras, criadoras e democráticas.

( ) Componente didático que se configura como a via de acesso ao conhecimento produzido histórica e socialmente.

( ) Firmaram-se como essenciais, como fundamentadores da cultura.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:

  • a) IV; I; III; II; V
  • b) III; I; IV; II; V
  • c) IV; I; II, V; III
  • d) III; I; V; IV; II
  • e) IV; II; III; I; V
#193278
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No quadro, a seguir, apresentamos premissas das abordagens teórico-metodológicas do processo de ensino e de aprendizagem. Identifique nas alternativas a qual abordagem, respectivamente, cada premissa está se referindo.

A – Para que sejam atos de conhecimento qualquer ação pedagógica deve comprometer constantemente os alunos com a problemática de suas situações existenciais.

B - Antes de tudo, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento e se dá no exercício operacional d inteligência. Ela só se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento.

C – A ênfase é dada às situações de sala de aula, espaço onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor.

D – Ensinar consiste em um arranjo e planejamento de contingência de reforço, sob os quais os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento.

E– Ensinar e aprender estão associados aos conceitos básicos, a saber: aprendizagem significativa; autoavaliação, criatividade, autoconfiança e independência.

A associação correta e completa é:

  • a) A = sociocultural; B = cognitivista; C = comportamentalista; D = tradicional; E = humanista.
  • b) A = sociocultural; B = cognitivista; C = tradicional; D = comportamentalista; E = humanista.
  • c) A = sociocultural; B = comportamentalista; C = humanista; D = cognitivista; E = tradicional.
  • d) A = humanista; B = cognitivista; C =sociocultural; D = comportamentalista; E = tradicional.
  • e) A = sociocultural; B = cognitivista; C = tradicional; D = humanista; E = comportamentalista.
#193279
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.

  • a) Processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.
  • b) Orienta a tomada de decisão do professor, porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno.
  • c) Processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor.
  • d) Atividade planejada, intencional e dirigida e não algo casual e espontâneo; resulta da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial dos alunos e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento do aprendiz.
  • e) Abrange a assimilação de conhecimentos pelo domínio de habilidades e pelo desenvolvimento das operações mentais, tendo em vista a preparação para a vida social e para o trabalho.
#193280
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Identifique nas alternativas qual a formulação que se refere a um objetivo da educação e do ensino.

  • a) Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros.
  • b) Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015, erradicando o analfabetismo absoluto e reduzindo em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
  • c) Possibilitar a compreensão do mundo e dos conteúdos de ensino, instrumentalizando culturalmente os professores e os alunos para o exercício consciente da cidadania.
  • d) Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% de gratuidade na expansão de vagas.
  • e) Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
#193281
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

No cerne da discussão acerca da função social dos conteúdos de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:

  • a) Os conteúdos da cultura, da ciência, da técnica, da arte e os modos de ação no mundo expressam os resultados da atividade prática dos homens nas suas relações com o ambiente natural e social.
  • b) Os conhecimentos e modos de ação são fruto do trabalho humano, da atividade produtiva, científica e cultural de muitas gerações, no processo da prática histórico-social. Nesse processo, a herança recebida da história anterior vai sendo modificada ou recriada, de modo que novos conhecimentos são produzidos, sistematizados e repassados.
  • c) O conhecimento e o sentido da cultura dirigem-se para o desenvolvimento das aptidões individuais, pois a educação é um processo interno, não externo; ela parte das necessidades e dos interesses individuais necessários à adaptação do indivíduo ao meio.
  • d) Os conteúdos retratam a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em instrumentos pelos quais os alunos assimilam, compreendem e enfrentam as exigências teóricas e práticas da vida social.
  • e) A assimilação e compreensão dos conhecimentos e modos de ação se convertem em ideias sobre as propriedades e relações fundamentais da natureza e da sociedade, formando convicções e critérios de orientação das opções dos alunos, frente às atividades teóricas e práticas postas pela vida social.
#193282
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente cada método ou orientação metodológica à sua respectiva premissa.

(I) Método Waldorf

(II) Construtivismo de Piaget

(III) Sociointeracionismo de VYgotsky

(IV) Pragmatismo de Dewey

(V) Método Montessoriano

( ) O ensino leva em conta as diferentes características de cada pessoa, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual.

( ) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ressaltando o intercâmbio que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

( ) É caracterizado por uma ênfase na independência, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

( ) Parte do princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganham destaque e as crianças passam a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.

( ) Procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

A associação correta é:

  • a) IV; V; III; I; II
  • b) I; III; IV; II; V
  • c) IV; I; III, V; II
  • d) I, III, V, IV , II
  • e) I; II; III; V; IV
#193283
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Identifique o autor cuja concepção de didática permeia as bases para uma educação universal, a partir da didática vista como a “arte de ensinar tudo a todos". Sua pedagogia é impregnada de uma forte conotação ético-religiosa para a formação do “homem virtuoso", indicando para isso a necessidade de professores dotados de um bom método de ensino.

  • a) CelestinFreinet
  • b) Comenius
  • c) Paulo Freire
  • d) JohnDewey
  • e) AntonMakarenko
#193284
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos imbricados no trabalho educativo de emancipação humana, capaz de contribuir para a superação da sociabilidade própria do sistema capitalista, desumano e competitivo.

  • a) O trabalho escolar deve fundamentar-se na vida em grupo, na autogestão, no trabalho e na disciplina.
  • b) Os educadores reorganizam a escola como coletividade e levam em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade não apenas individual, mas essencialmente coletiva.
  • c) Durante o processo educativo o aprendiz tem o direito e a oportunidade de opinar e de discutir suas necessidades no universo escolar.
  • d) Educadores organizam-se para permitir a aquisição e o desenvolvimento de talentos pelo educando, que devem fazer parte de sua fortuna, tal como também da sociedade à qual ele pertence. A destreza melhorada de um trabalhador pode ser considerada a mesma que uma máquina ou um instrumento de comércio, que facilita o trabalho.
  • e) A Didática ocupa-se com a formação de pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias e que se tornam trabalhadores preocupados com o bem-estar do grupo, ou seja, solidários.
#193285
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cabaceiras-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com a lei 411/90, são competências privativas do Município de Cabaceiras, exceto:

  • a) Elaborar e executar seus orçamentos anuais, plurianuais e de investimentos.
  • b) Administrar seus bens, adquiri-los e aliená-los, aceitar doações, legados e heranças e dispor de sua aplicação.
  • c) Fomentar as atividades econômicas e estimular, particularmente, o melhor aproveitamento da terra.
  • d) Estabelecer os quadros e o regime jurídico único de seus servidores.
  • e) Regulamentar a fixação de cartazes, anúncios, emblemas e quaisquer outros meios de propaganda.