Processando...

Simulado Prefeitura de Birigui - SP | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Birigui - SP

SIMULADO PREFEITURA DE BIRIGUI - SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos Prefeitura de Birigui-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Birigui-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores Prefeitura de Birigui-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Birigui - SP contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos Prefeitura de Birigui-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos Prefeitura de Birigui-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Birigui-SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Birigui-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Birigui-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Birigui-SP é aqui!


#193056
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No Brasil, historicamente, o atendimento das crianças pequenas em instituições educacionais tem-se orientado por concepções divergentes quanto a sua finalidade social. Em grande parte, essas instituições foram criadas para atuar de forma compensatória, visando sanar as supostas faltas e carências da clientela de baixa renda. Diante do exposto, é correto afirmar que a concepção educacional subjacente a essa abordagem tem características

  • a) higienistas.
  • b) culturalistas.
  • c) assistencialistas.
  • d) inclusivistas.
  • e) desenvolvimentistas.
#193057
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Elza, preparando-se para a seleção de professores de Educação Infantil de Birigui, leu a obra “Honrar a Criança: como transformar esse mundo”(2009), organizado por Cavoukian e Olfman, e sentiu-se valorizada por trabalhar na educação de crianças. Ficou, também, entusiasmada ao compreender que a proposta de Cavoukian, “Honrar a Criança”, significa

  • a) uma ideologia em prol do futuro, capaz de unir partidos políticos progressistas tanto de nações do hemisfério norte quanto daquelas cujo subdesenvolvimento ainda não foi superado, criando uma agenda global de cuidados com a criança.
  • b) tornar cada sociedade centrada em suas crianças, “governada” por elas no sentido de que elas são o seu futuro e a preservação de sua cultura, seus costumes e valores, em oposição a outras, devendo ser educadas com esse propósito.
  • c) ter complacência com as crianças na primeira infância, permitindo que seu desenvolvimento espontâneo ocorra sem intervenções dos adultos que venham a comprometer seus talentos futuros, os quais são gerados nessa fase.
  • d) adotar um paradigma que assume as necessidades de todas as crianças como referência ética unificadora para as culturas de nosso mundo interdependente reordenarem suas prioridades, cuidando da sustentabilidade da vida.
  • e) um chamado forte, de cunho filosófico e religioso, e não científico, que entende a valorização das crianças como necessidade do ser humano diante da consciência da inevitabilidade de sua morte individual, na busca da sobrevivência da espécie.
#193058
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Paulo Freire testemunha, em sua obra “Educação como prática da liberdade” (2014), uma visão dialética, de interdependência, entre educação e sociedade, analisando a transição histórica, política e cultural do Brasil. Ele argumenta em favor de uma educação que

  • a) dialogue com todos, valorize as diferenças e os saberes de senso comum, pois as pessoas, em sua maioria, não atingem a consciência crítica e o saber sistematizado, mas devem ser respeitadas e aprender cada qual no seu limite.
  • b) liberte os homens de explicações ideológicas e promova, por meio do diálogo, uma leitura de mundo que os eleve da consciência ingênua para a crítica, da condição de massa de manobra para a de sujeito que se integra à sociedade e a transforma.
  • c) integre as pessoas na sociedade, de forma produtiva e responsável, cada qual com sua cultura, com vistas a um futuro melhor para todos, com preservação da natureza e eliminação da desigualdade econômica e de instrução.
  • d) pratique o diálogo, a liberdade de ensinar e de aprender, fazendo de todos e de cada um senhor de suas decisões e responsável por suas consequências como único meio de construir uma democracia no Brasil, cuja tradição política é autoritária.
  • e) liberte os educandos de explicações de senso comum, substituindo-as por conceitos científicos e infundindo-lhes responsabilidade pela transformação da realidade brasileira e superação da própria pobreza material e política.
#193059
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Francisco, preparando-se para a seleção de professor de Educação Infantil de Birigui, leu a obra de Maturana e Verden-Zoller, “Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano” (2004). Maravilhou-se com as reflexões sobre a origem dos seres humanos enquanto espécie e sobre as condições de desenvolvimento sadio de cada ser humano que nasce. Reconheceu a importância da educação infantil ao entender, corretamente, as concepções desses autores de que

  • a) a busca pela sobrevivência biológica, em meio a processos de seleção natural e de competição entre as espécies, promoveu a racionalidade distintiva do humano, ao enfrentar o perigo.
  • b) a espécie humana, por sua condição animal, necessita passar por um processo educativo, na família, na igreja e na escola, que oriente as emoções para o amor e combata o ódio.
  • c) no desenvolvimento humano, a motricidade predomina durante o primeiro ano de vida; a linguagem, no segundo; as emoções, no terceiro e quarto anos, e, do quinto em diante, o cognitivo.
  • d) a infância é a grande esperança para a humanidade afastar o risco de guerras, desde que as crianças sejam ensinadas a respeitar as opiniões alheias, desde quando aprendem a falar e a entender.
  • e) o amor, emoção de aceitação do outro e de promoção da convivência, o qual se entrelaça com a razão, está na origem da linguagem e de todas as conversações que constituem a cultura.
#193060
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com os Referenciais Nacionais para Educação Infantil (1998), as escolas para as crianças pequenas precisam considerar, no seu projeto pedagógico, que a educação poderá auxiliar o desenvolvimento da capacidade de apropriação de conhecimento e das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, com vistas a contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as funções de educar e de cuidar

  • a) devem ser realizadas de forma separada, ao atender essa clientela, porque o cuidar é prioritário.
  • b) devem ser desenvolvidas de maneira integrada, visando à qualidade das aprendizagens e à construção de identidades autônomas.
  • c) precisam ser compreendidas como funções distintas e incompatíveis, pois o foco na formação de professores para essa etapa de educação é o cuidar.
  • d) têm maneiras distintas de serem trabalhadas para que possam favorecer o desenvolvimento infantil.
  • e) necessitam ser exploradas, de forma que uma se dilua na outra, sem a preocupação de especificar o que está sendo vivenciado.
#193061
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Liliane emprestou da biblioteca da faculdade o livro “As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia” (2016), a fim de preparar-se para a seleção de professor de Educação Infantil de Birigui. Trata-se de uma coletânea de artigos, organizada por Edwards, Gandini e Forman. Liliane interessou-se, especialmente, pela entrevista de Carina Rinaldi, feita por Lella Gandini, que constitui o capítulo 5 dessa obra. Liliane pôde compreender melhor a abordagem flexível do currículo para a educação de crianças com menos de 6 anos ao entender, corretamente, que essa abordagem curricular se apoia na concepção das crianças como

  • a) ricas, fortes e poderosas; sujeitos únicos e com direitos e não só com necessidades.
  • b) seres vulneráveis e dependentes, com necessidades de médio prazo, ligadas ao desenvolvimento.
  • c) promessas de uma futura humanidade melhor, mas que exigem contrapartida de investimentos.
  • d) pessoas em desenvolvimento, plenamente moldáveis e que se tornarão aquilo que fizermos delas.
  • e) portadoras de talentos e necessidades próprios dessa fase da vida, os quais definem o currículo.
#193062
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Renato, ao ler o livro “Educação, Convivência e Ética – audácia e esperança”, de Cortella (2016), tomou ciência de que “ética” é um tema que pode ser trabalhado com as crianças tanto de forma abstrata, falando-se sobre ela, explicando o que seria eticamente correto ou incorreto em dada situação, quanto pela demonstração efetiva e real de qual é a conduta que se deseja. Para Cortella, a melhor forma de pais e professores trabalharem a ética com as crianças é

  • a) pela organização de um código de conduta, estabelecendo o que é socialmente certo.
  • b) por meio da leitura ou da contação de histórias infantis para crianças a partir dos 5 anos.
  • c) coagindo as crianças a se portarem bem, dizendo-lhes que somente assim serão amadas.
  • d) pela exemplaridade, ou seja, pelo exemplo pessoal em relação ao comportamento esperado.
  • e) premiando seus comportamentos adequados e punindo os que forem inadequados.
#193063
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Aurora, aluna de Pedagogia, por recomendação da professora de “Teorias do desenvolvimento infantil”, leu o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998) – vol. 2, no qual constatou que, para se desenvolver, as crianças precisam interagir com outras pessoas, tanto adultos quanto crianças. Nessas interações, empregando alguns recursos próprios da infância, elas aprendem comportamentos sociais, bem como valores éticos e morais. Segundo o documento lido, dentre os recursos que elas utilizam para aprender, destaca(m)-se

  • a) a imitação, apenas.
  • b) a imitação e o faz-de-conta, apenas.
  • c) a imitação, o faz-de-conta e a oposição, apenas.
  • d) a imitação, o faz-de-conta, a oposição e a linguagem, apenas.
  • e) a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.
#193064
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Adélia, depois de atuar como professora na Educação Infantil da rede pública do município em que reside, assumiu a função de coordenadora pedagógica. Ela acredita que para construir a identidade e a autonomia das crianças, deve promover também a identidade e a autonomia de seus professores. Desse modo, nos encontros sistemáticos de reflexão e planejamento, eles analisam suas práticas, desvelam as concepções que lhe são subjacentes, levantam hipóteses de trabalho, de forma dialogal e colaborativa. Em encontros recentes, retomaram a leitura do RCNEI (1998), analisando as orientações didáticas relativas à construção da identidade e da autonomia, dentre as quais consta a de

  • a) centralizar a tomada de decisões no professor, o que dá segurança para as crianças em relação a situações de injustiça e que serve de modelo a ser introjetado por elas para seu desempenho quando forem pessoas adultas.
  • b) afixar espelhos grandes, nos quais as crianças possam mirar-se quando quiserem, comparando sua imagem com a de colegas e descobrindo semelhanças e diferenças sem qualquer tipo de intervenção do adulto para não inibi-las.
  • c) trabalhar a identificação pelo nome, progredindo, conforme o interesse, para sua representação escrita, com a identificação de pertences, com jogos, e articulando o nome à história da criança, ao como foi escolhido, envolvendo a família.
  • d) propiciar ajuda à professora, como prêmio e estímulo às crianças de bom comportamento, e trabalhar a ajuda entre as crianças em situações muito específicas em que alguma está machucada ou apresenta necessidades especiais.
  • e) promover a identidade de gênero, sobretudo por meio de brincadeiras de faz de conta, sempre envolvendo meninos e meninas, cada qual desempenhando os papéis culturais atribuídos a seu gênero, exigindo respeito entre uns e outros.
#193065
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Birigui-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Amélia e Cecília, professoras de uma EMEI em Birigui, foram designadas para regerem classes de crianças de 5 anos. Logo no início do ano, reuniram-se para discutirem como encaminhar a transição dessas crianças para o ensino fundamental, visto ser esse momento um marco muito expressivo para elas, podendo causar-lhes ansiedades e inseguranças. As duas professoras resolveram, então, elaborar alguns projetos que as auxiliassem nessa passagem. Propuseram, entre várias atividades, uma visita à escola de ensino fundamental, próxima à EMEI; convidaram professores do 1° ano dessa mesma escola para conversarem com as crianças e, para finalizar o ano letivo, planejaram um ritual de despedida, que fosse bem significativo para todas. Afinal, como leram no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, 1998, vol. 1, essas ações

  • a) servem para esquecer o passado e começar uma nova vida, deixando para trás tempos que, a partir de agora, perderão quase toda significância.
  • b) demonstram a necessidade de se iniciar uma nova etapa que, embora angustiante, impõe que sejam esquecidas as experiências da primeira infância.
  • c) colaboram com a mudança de foco, abrindo um novo caminho, cheio de expectativas frente a tempos melhores que os da educação infantil.
  • d) ajudam a desenvolver uma disposição positiva frente às futuras mudanças, demonstrando que, apesar das perdas, há também crescimento.
  • e) descortinam uma nova etapa, isto é, uma verdadeira fase de escolarização, quando, então, as brincadeiras darão espaço para o conhecimento.