Processando...

Simulado Prefeitura de Belo Horizonte - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Belo Horizonte - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE BELO HORIZONTE - MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Belo Horizonte - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Belo Horizonte - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Belo Horizonte - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Belo Horizonte - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Belo Horizonte - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Belo Horizonte - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Para realizar o simulado Prefeitura de Belo Horizonte - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Belo Horizonte - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Belo Horizonte - MG é aqui!


#150215
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Uma ação educativa comprometida com a cidadania deve promover o convívio com a diversidade. Analise as seguintes afirmativas acerca da inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas e assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Para a criança com necessidades especiais, a convivência com outras crianças é frustrante, pois suas dificuldades se evidenciam.
  • b) Na educação infantil, a convivência com crianças com necessidades especiais é perigosa, pois os modelos passam a ser negativos.
  • c) A inclusão de crianças com necessidades especiais na escola é um fator que atrasa o desenvolvimento do grupo, pois as demandas são diferentes e o professor fica desequilibrado.
  • d) A convivência com crianças com necessidades especiais na escola favorece o desenvolvimento de valores éticos como o respeito e a solidariedade.
#150216
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A Lei Federal nº. 11.465/2008 dispõe que

  • a) a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica.
  • b) a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de 0 a 6 anos, durante a educação infantil.
  • c) o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 anos, será gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 anos de idade.
  • d) o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena torna-se obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados.
#150217
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

São objetivos pedagógicos coerentes com uma proposta de trabalho voltada para a valorização da diversidade, EXCETO:

  • a) Buscar, no processo educativo, a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.
  • b) Estruturar um trabalho pedagógico que permita aos sujeitos expressarem suas visões de mundo, manifestarem com autonomia seus pensamentos.
  • c) Reconhecer e valorizar as concepções estéticas das culturas afro-brasileira, indígena, europeia e asiática.
  • d) Tratar todos os alunos como normais, oferecendo-lhes as mesmas experiências educativas na escola.
#150218
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em relação ao texto A política de proteção do patrimônio cultural em Belo Horizonte (BRANDÃO E SOARES, 2017) é CORRETO afirmar que:

  • a) A política de patrimônio no Município de Belo Horizonte teve início em 1930 com a revolução.
  • b) O município de Belo Horizonte teve sua política de preservação e promoção ao patrimônio cultural instituída no contexto dos debates relacionados à redemocratização do País na década de 1980 e materializada no texto da Constituição de 1988, particularmente em seus artigos 215 e 216.
  • c) A Política de Patrimônio de Belo Horizonte, que focou mais na questão da arquitetura, teve início no final do século XIX.
  • d) A política de Patrimônio de Belo Horizonte se constituiu e materializou com a constituição de 1934, com a chamada Era Vargas.
#150219
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em relação ao texto A política de proteção do patrimônio cultural em Belo Horizonte, de autoria de Mariana Brandão e Carolina Soares (2017) é CORRETO afirmar que:

  • a) Adotar prioritariamente a proteção através de Conjuntos Urbanos não exclui, entretanto, a possibilidade de se efetuar tombamentos de imóveis, ou registros de manifestações culturais isolados, ou seja, em áreas fora daqueles conjuntos estabelecidos ou em estudo/inventário.
  • b) A proteção de Conjuntos Urbanos exclui a possibilidade de se efetuar tombamentos de imóveis, ou registros de manifestações culturais isolados, ou seja, em áreas fora daqueles conjuntos estabelecidos ou em estudo/inventário.
  • c) A proteção de Conjuntos Urbanos só pode ser realizada de forma isolada, caso contrário o serviço municipal de preservação não valida a proteção.
  • d) Adotar prioritariamente a proteção através de Conjuntos Urbanos exclui, entretanto, a possibilidade de se efetuar tombamentos de imóveis, e os registros de manifestações culturais isolados independentemente se estiver fora daqueles conjuntos estabelecidos ou em estudo/inventário.
#150220
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Conforme o texto A administração municipal do prefeito Juscelino Kubitschek: estética e planejamento da cidade de Belo Horizonte na década de 1940, do autor Marcelo Cedro (2006), os empreendimentos realizados em Belo Horizonte pelo prefeito Juscelino Kubitschek abrangeram mudanças. Quais foram essas mudanças? Marque a alternativa CORRETA.

  • a) Inicialmente as mudanças foram somente na esfera material – para promover mais construções de prédios modernos para os trabalhadores que emigravam do interior.
  • b) As mudanças ocorreram na esfera material - para trazer ao novo centro urbano as grandes indústrias para garantir mais emprego para população. Na esfera cultural construir um cinema para a diversão dessa população.
  • c) No âmbito material – como a construção de novos bairros, asfaltamento de ruas e avenidas, serviço de saneamento e terraplenagem, aterro de córregos etc.; enfim, uma nova reestruturação e planejamento urbanos –, como também na esfera cultural, a partir da Exposição de Arte Moderna e do projeto arquitetônico da Pampulha, entre outros.
  • d) Inicialmente as mudanças foram somente na esfera cultural – na construção de prédios arquitetônicos para moldar as cidades conforme a Europa.
#150221
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

De acordo com texto Mercado do crack e violência urbana na cidade de Belo Horizonte de autoria de Luís Flávio Sapori e outros (2012), é CORRETO afirmar que:

  • a) Um importante projeto de prevenção social da criminalidade, o Fica Vivo, foi implantado a partir de 2004 nos aglomerados de Belo Horizonte, que apresentavam os maiores indicadores de homicídios. Além de contemplar diversas ações de inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto não envolvia a presença da Polícia Militar.
  • b) A ação governamental, por meio do Fica Vivo, não foi capaz de impactar a incidência de homicídios nem combater a disseminação do comércio e do consumo do crack.
  • c) A sucessão de homicídios começou a atrair a presença de pessoas para os aglomerados, interessados em comercializar drogas, fato que afeta diretamente a lucratividade do comércio da droga ilícita.
  • d) O comércio ilegal do crack em Belo Horizonte instala-se, inicialmente, em um aglomerado urbano, como foi o caso da Pedreira Prado Lopes; cria, então, um mercado consumidor e, posteriormente, vai se propagando para outras localidades.
#150222
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com o texto de Rogério Arruda (2012) sobre a relação Belo Horizonte e La Plata: cidades-capitais da modernidade latino-americana no final do século XIX marque a alternativa CORRETA:

  • a) La Plata e Belo Horizonte surgiram como cidades-modelo ideais, que rapidamente demonstraram as distâncias entre seu planejamento e sua execução. Elas são provas do grande hiato existente entre idealização de uma ocupação e apropriação efetiva do espaço.
  • b) A construção de uma nova capital para a província de Buenos Aires se associa imediatamente à revolução de 1880, ocorrida na cidade de Buenos Aires. Já a construção de Belo Horizonte se vincula a revolução de 1930, oportunidade usada por parcela das elites mineiras para encaminhar um processo de modernização do Estado.
  • c) O engenheiro Aarão Reis somente realizou os estudos das localidades para a nova capital de Minas, porém não participou do seu planejamento nem da construção.
  • d) A proposta urbanística para a nova capital inviabilizou em termos racionais e, técnicos uma cidade que não fosse diferente das formas urbanas que prevaleciam em Minas Gerais e em grande parte do Brasil.
#150223
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Conforme o texto A administração municipal do prefeito Juscelino Kubitschek: estética e planejamento da cidade de Belo Horizonte na década de 1940 de Marcelo Cedro (2006), a imprensa e o poder público articulavam discursos sobre reformas dos guetos. Por quê? Marque a alternativa CORRETA.

  • a) Era necessário que os guetos passassem por uma reforma na estrutura, como pinturas mais modernas para expressar a boa imagem.
  • b) Era necessário reformar imediatamente esses guetos em formação, já que se constituíam pontos nevrálgicos de violência e insalubridade e que, além disso, prejudicavam a imagem estética da cidade.
  • c) As reformas dos guetos eram importantes, porque faziam parte da construção histórica da modernidade que surgia.
  • d) As reformas eram necessárias porque faziam parte do projeto arquitetônico da cidade.
#150224
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Belo Horizonte-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Sobre as causas e as características relacionadas às enchentes em Belo Horizonte, é INCORRETO afirmar que:

  • a) O Município tem relevo acidentado, principalmente em suas bordas sul e leste, além de ser cortado por inúmeros cursos d’água.
  • b) A região administrativa Noroeste é a que apresenta maior risco de inundação, pois dela partem os principais tributários do Ribeirão Arrudas.
  • c) O asfalto e as construções reduzem a absorção da água pluvial, o que favorece a subida rápida do nível dos cursos d’água.
  • d) As avenidas Vilarinho, Francisco Sá, Tereza Cristina, Bernardo Vasconcelos e Cristiano Machado são as principais áreas.