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Simulado Prefeitura de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE ARARAQUARA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Araraquara - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Araraquara - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Araraquara - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Araraquara - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Araraquara - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Araraquara - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Araraquara - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Araraquara - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Araraquara - SP é aqui!


#158088
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

"Desenhar é lançar um olhar para a realidade, procurando e achando significados.” Para Ester Gresspum, o desenho pode ser visto como marcas, registros, vestígios. Desenhar é também uma forma de se aproximar das linguagens artísticas, sendo que o desenho para a criança é uma linguagem, como o gesto ou a fala. É importante, no planejamento das atividades vinculadas às artes visuais e à exploração da imagem na Educação Infantil, garantir

  • a) o direcionamento, pelo adulto, do desenho da criança a uma norma ou padrão estético.
  • b) que a criança possa escolher como se expressar, buscando um equilíbrio entre a intencionalidade do professor e a iniciativa da criança.
  • c) a presença do desenho figurativo e atividades que envolvem lápis de cor e papel com desenhos impressos para a criança pintar.
  • d) a sensibilidade visual que pressupõe a percepção do espaço. O professor deve planejar atividades para serem desenvolvidas pela turma toda, do mesmo jeito, ao mesmo tempo, de modo uniforme e homogêneo.
  • e) a repetição de atividades prontas e, ainda, a pintura de presentes também prontos para as datas festivas, como o dia das mães, o dia dos pais e o dia das crianças.
#158089
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(1,0) 2 - 

Além de reconhecer o valor das interações entre as crianças, entre estas e os parceiros adultos, e a importância de se olhar para as práticas culturais em que as crianças se envolvem, as instituições educacionais da educação infantil devem destacar a brincadeira como atividade privilegiada na promoção do desenvolvimento nesta fase da vida humana. Sendo assim, brincar dá à criança oportunidade para

  • a) diversão, sendo natural na vida dela. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento, não exigindo planejamento pedagógico.
  • b) imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.
  • c) relaxar, após realizar atividades mais escolarizadas. A brincadeira é o momento de negação do trabalho, de certa irreverência e até de desinteresse pelo que é sério.
  • d) se relacionar com outra criança sem a mediação do adulto. A brincadeira não é uma das linguagens que se destaca na infância, mas é através dela que a criança recebe a cultura da sociedade em que vive.
  • e) distração e fuga, não lhe conferindo um caráter educativo. A brincadeira na instituição educacional ocupa o espaço de interrupção da atividade dirigida pelo professor para descanso e higiene mental.
#158090
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(1,0) 3 - 

A brinquedoteca constitui-se em um ambiente lúdico que permite o contato da criança com uma variedade de brinquedos. Além disso, é um importante espaço para brincar. O brincar, por sua vez, é um caminho para ascender ao novo, aprender, (re)elaborar os saberes. Deste modo, é correto afirmar que a brinquedoteca é um espaço

  • a) que permite à criança obter material lúdico, jogos, brinquedos e livros, sendo também um espaço livre que proporciona vários tipos de atividades como artes plásticas, ciências, jogos, recreação, música e folclore, sem, necessariamente, a supervisão e orientação de um professor.
  • b) que favorece o brinquedo industrializado e cria oportunidades para que o maior número de crianças possa usufruí-lo e questionar a escola que nega o direito à alegria dia após dia. A brinquedoteca também é um espaço de instrução e de treino de habilidades e de conteúdos específicos de leitura, escrita e cálculo, onde as crianças ficam sentadas, apenas vendo e ouvindo, aprendendo só com os olhos e ouvidos.
  • c) para aprender, interagir, brincar e criar. O professor é mediador das relações que aí se desenvolvem.
  • d) do brinquedo industrializado, um espaço democrático que garante o acesso de todas as crianças aos brinquedos prontos para o brincar, fonte de desenvolvimento da personalidade e equilíbrio infantis. O professor deve observar as interações e registrar, não devendo intervir, nem antes, nem durante e nem depois.
  • e) de brincar. Tal espaço não precisa estar sedimentado a partir de objetivos e funções bem definidas que ajudem a promover o desenvolvimento infantil.
#158091
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(1,0) 4 - 

O processo de formação de um leitor começa bem antes da criança aprender a decodificar a leitura a partir do texto escrito. O início deste caminho e a sedução para ele se dão ainda no berço, através dos acalantos, parlendas e da ambiência de afeto que este momento propicia. Deste modo, a contação de história, antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo vista pela educação como uma linguagem de afeto e como caminho para o desenvolvimento do(a)

  • a) lúdico na escola. Trata-se de um momento de lazer e prazer sem finalidade de ensino. Não há necessidade de planejamento por parte do professor, pois se trata de uma atividade espontânea não dirigida.
  • b) atenção das crianças, afastando-as das brigas, correrias e indisciplina. Trata-se de uma atividade a ser desenvolvida, sobretudo nos períodos de espera, como por exemplo, hora de saída da escola que envolve aguardar a chegada dos pais. Não há necessidade de planejamento didático e educacional, mas é necessário entonação de voz para prender a atenção das crianças.
  • c) vocabulário infantil, da transmissão de saberes já elaborados historicamente, da transmissão de saberes prontos e fechados presentes em diferentes culturas. Não há necessidade de um planejamento para se trabalhar com diferentes gêneros, como contos, fábulas etc.
  • d) aprendizagem de forma alternativa que rompe com a mesmice das atividades de sala de aula, mesmo mantendo as crianças num comportamento passivo e disciplinado. Trata-se de uma prática que facilita o processo de codificação e decodificação da linguagem escrita pelas crianças.
  • e) linguagem oral e escrita, da imaginação e da reflexão sobre as vidas pessoais e o contexto social em que estão inseridas. Compete ao professor planejar e desenvolver a arte de contar histórias.
#158092
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(1,0) 5 - 

O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo

I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo.
II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver.
III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita.
IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras.

É correto o que está contido em

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) II, apenas.
  • e) IV, apenas.
#158093
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(1,0) 6 - 

A criança pequena estrutura seu conhecimento de mundo, do outro e de si mesma também pela sua experiência corporal. Nesta perspectiva, o movimento nas instituições de educação infantil deve ser trabalhado não só em seu aspecto funcional, mas também no criativo. Assim, é correto afirmar que o movimento corporal criativo é

  • a) aquele sem função definida, que tem a marca da criança, de sua idade, de seu jeito de ser: tímido, explosivo, delicado ou desengonçado e demonstra sua necessidade de expressão de alegria, euforia, raiva, tristeza e que permite descobertas.
  • b) aquele relacionado ao desenvolvimento motor e à aquisição de determinadas habilidades.
  • c) aquele movimento que possibilita extravasar, gastar energia, uma vez que as crianças ficam muitas horas desenvolvendo atividades que exigem contenção. Compete ao professor apenas garantir as condições de higiene e de segurança.
  • d) desenvolvido nas competições e jogos dirigidos, em que não existe espaço para a expressão da criatividade e da individualidade. É desenvolvido, também, na dança, sobretudo vinculada às apresentações em festas.
  • e) integrado ao conceito de dança. É uma cópia ou imitação de criações alheias. Compete ao professor planejar essas intervenções para poder conduzir o movimento corporal das crianças. Infelizmente, as necessidades de segurança e de higiene impedem atividades livres que possibilitam o desenvolvimento sensorial e corporal das crianças.
#158094
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(1,0) 7 - 

Na concepção sociocultural de desenvolvimento, a criança não deveria ser considerada isolada de seu contexto sociocultural. Seus vínculos com os outros fazem parte de sua própria natureza. A noção de zona de desenvolvimento proximal ilustra, precisamente, esta concepção. Esta zona é definida como a diferença entre os desempenhos da criança por si própria e os desempenhos da mesma criança trabalhando em colaboração e com a assistência de um adulto. Com base neste conceito, é incorreto afirmar que

  • a) o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno. Tratar em sala de aula com equipes mistas é enriquecedor. Por um lado, o aluno menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e, com a sua assistência, consegue realizar tarefas que não conseguiria sozinho. Por outro, o mais experiente ganha discernimento e aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega.
  • b) com a troca de experiências entre as crianças, o professor naturalmente deixa de ser encarado como a única fonte de saber na sala de aula, mas nem por isso tem seu papel diminuído. Ele continua sendo um mediador decisivo, por exemplo, na hora de formar equipes mistas, com alunos em diferentes níveis de conhecimento, para uma atividade em grupo.
  • c) o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem. Isto significa dizer que, na abordagem sócio- interacionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.
  • d) as turmas homogêneas têm como vantagem o fato de se poder trabalhar com turmas uniformes e alunos de aproximados níveis intelectuais; no entanto, a principal vantagem encontrada nesta divisão é o interesse em aprender, existente em cada aluno, característica que deve ser avaliada e preservada na hora da divisão. É possível realizar um bom trabalho com turmas homogêneas, levando em consideração que os professores destas turmas com mais facilidade de aprendizagem terão o trabalho facilitado e a condição de desenvolver assuntos um pouco mais aprofundados.
  • e) a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã. Aquilo que, nesse momento, uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. A integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento em uma mesma turma deve ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado.
#158095
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(1,0) 8 - 

O trabalho com a música na Educação Infantil compreende muito mais do que ouvir boas músicas ou aprender a cantar cantigas infantis. Envolve apreciar e produzir música e aprender a ouvir. Sendo assim, é correto afirmar que é importante compreender o papel

  • a) da paisagem sonora, constituída pelos sons e ruídos, não envolvendo os silêncios. Ouvir sempre é um ato de contemplação. Pesquisa sonora é uma proposta de ouvir diferentes músicas de CD para ampliar o repertório musical das crianças.
  • b) do som e do silêncio na produção da música. O importante é desenvolver a escuta ativa das crianças, identificando os sons do cotidiano, da natureza, sons imaginários, por exemplo, de um dragão e de uma casa mal assombrada. Pesquisa sonora é uma proposta planejada de intervenções que levam ao desenvolvimento da sensibilidade musical da criança.
  • c) dos instrumentos musicais tradicionais e não dos objetos que nos cercam e que podem ser utilizados para produzir sons, ruídos e barulhos. Pesquisa sonora é uma proposta planejada que disponibiliza para as crianças músicas clássicas e instrumentais no sentido de possibilitar uma erudição maior.
  • d) dos barulhos e ruídos do cotidiano que são traumáticos e pesarosos e, na verdade, é a produção sonora das crianças. O som musical é algo exterior à produção infantil. Na instituição de educação infantil, é quase impossível desenvolver pesquisa sonora, pois há uma questão de tempo e espaço definida na rotina. Nesta atividade, as crianças fazem muito barulho inviabilizando a própria pesquisa sonora musical.
  • e) das músicas de CD e dos passarinhos, possibilitando que as crianças entendam o que é música, produção e construção musicais, sobretudo aquilo que é reconhecido social e culturalmente como música. Ouvir os sons do ambiente só tem sentido se for para melhorar a qualidade sonora deste, mas não significa educação musical.
#158096
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(1,0) 9 - 

“De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade.” (Luria, 1976). “Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras.” (Murray Thomas, 1993). A linguagem é um meio de comunicação, podendo ser ou não verbal. Desse modo, é correto afirmar que, segundo Vygotsky, a linguagem

  • a) já nasce com o ser humano. A criança nasce pré- programada para adquirir a linguagem e é capaz de, a partir da exposição à fala, construir suas hipóteses sobre a língua a qual está imersa.
  • b) é apreendida no meio. Sem a linguagem, o ser humano não é social, nem histórico e nem cultural. A interação social e a troca comunicativa são pré- requisitos básicos para a aquisição da linguagem.
  • c) humana é biológica, como a dos primatas.
  • d) nasce com o bebê, pois este já vem com todo o aparato para desenvolver a linguagem. Nada é aprendido no ambiente, sendo apenas acelerado por este.
  • e) é inata, uma dotação genética do ser humano.
#158097
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(1,0) 10 - 

Sobre as normas de segurança, é correto afirmar que elas envolvem cuidados

  • a) com o acesso e o ambiente. É possível ter instalações elétricas improvisadas, fios de extensão, para poder utilizar um aparelho eletrônico que anda pelas salas de acordo com a Linha do Tempo. O gás pode ser instalado próximo da cozinha e mesmo dentro dela desde que se verifique a inexistência de vazamento.
  • b) com as crianças. O cuidado mais importante é com a alimentação, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade. A despensa e a cozinha devem ser limpas e organizadas e não é necessário ter a proteção da tela milimétrica e nem o uso de toucas por todos que por ali adentram.
  • c) pessoais, cuidados com os ambientes interno e externo e cuidados com a criança. As salas de atividades precisam ter armários presos à parede, tomadas altas e com proteção, aparelhos eletrônicos no alto e presos. Não podem ter brinquedos com peças pequenas passíveis de serem engolidas.
  • d) com o pátio externo, a grama, as árvores e os brinquedos. De posse do laudo técnico de segurança dos brinquedos, a manutenção torna-se desnecessária na data de validade. Compete aos técnicos verificar os parafusos, a pintura e a fixação.
  • e) com a portaria, impedindo o acesso dos familiares fora das reuniões com datas marcadas. A comunicação deve ser impessoal e via agenda. A instituição de educação infantil é um espaço não doméstico e os adultos ali presentes devem ser funcionários habilitados e selecionados.
#158098
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(1,0) 11 - 

Sobre os brinquedos e suas normas de utilização, leia o trecho abaixo.

Não se pode classificar o brinquedo como uma atividade prazerosa para a criança, mas sim uma atividade que preenche suas necessidades, pois, segundo Vygotsky, ela é uma forte motivadora da ação. Para que os brinquedos atendam as reais necessidades dos sujeitos envolvidos na ação lúdica, é necessário que alguns fatores estejam presentes. Deste modo, assinale a alternativa que não apresenta esses fatores

  • a) Apelo à imaginação: o brinquedo deve estimular a criatividade. Quando é muito dirigido e não oferece alternativas, passa a ser apenas uma tarefa a ser cumprida. Versatilidade: o brinquedo que pode ser utilizado de várias maneiras é um convite à exploração e à inventividade. A criança pode brincar com algo que já conhece, mas criando novas formas ou alcançando objetivos diferentes.
  • b) Composição: as crianças gostam de saber como o brinquedo funciona ou como ele é por dentro. Por esta razão, os jogos desmontáveis são mais interessantes, mesmo que as peças sejam pequenas. Cores e formas: não deve ter uma variedade no colorido, na forma e na textura, pois poderá estimular a criança demasiadamente, levando-a ao cansaço, devido à poluição visual. Os brinquedos ideais são monocromáticos.
  • c) O tamanho: deve ser compatível com a motricidade da criança. Um bebê não pode brincar com peças pequenas, pois poderá levá-las à boca, engolir ou engasgar-se com elas. Também não terá coordenação motora suficiente para manipular peças miúdas. Brinquedos grandes e pesados podem machucar a criança ao caírem no chão. Durabilidade: os brinquedos muito frágeis causam frustração não somente por se quebrarem com facilidade, mas também por não darem à criança o tempo suficiente para que se estabeleça uma boa relação com eles.
  • d) Interesse: um bom brinquedo é o que convida a criança a brincar, desafia seu pensamento e mobiliza sua percepção. Adequação: o brinquedo deve ser adequado à criança, considerada como indivíduo especial e diferenciado; deve atender à etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra e às suas necessidades emocionais, socioculturais, físicas ou intelectuais.
  • e) Segurança: tintas tóxicas, pontas e arestas, peças que podem se soltar, tudo isto deve ser observado num brinquedo, para evitar que a criança se machuque. Com os bebês, o cuidado deve ser ainda maior, pois, levando tudo à boca, correm o risco de engolir ou engasgar-se com uma pequena peça que se desprenda. Deve-se ter cuidado com os sacos plásticos, porque podem provocar sufocação se levados à boca ou enfiados na cabeça.
#158099
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(1,0) 12 - 

Os brinquedos confeccionados a partir de sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta a consciência

  • a) ingênua.
  • b) mágica.
  • c) fanatizada.
  • d) ecológica e crítica.
  • e) ingênua e mágica.
#158100
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(1,0) 13 - 

Trabalhar com crianças implica uma série de cuidados para os quais o profissional da área de pedagogia deve estar atento, tais como machucados, febre alta, uma entorse ou um engasgo. Diante de um ferimento leve, superficial e com hemorragia moderada no braço e/ou pernas, o primeiro socorro envolve

  • a) oferecer água para acalmar a criança, dar um banho prolongado enquanto espera a chegada dos pais, que já foram comunicados pela direção da escola, e não mexer no ferimento. Compete à família procurar o atendimento médico.
  • b) imobilizar a articulação por meio de enfaixamento, usando ataduras ou lenços, fazer compressas quentes e mergulhar a parte afetada em água quente, na temperatura que a vítima suportar. Comunicar à família que deverá providenciar o atendimento médico.
  • c) fazer o torniquete, enrolar o pano em volta da parte superior do braço ou da perna, dar meio nó (nó simples), colocar um pedaço de madeira no meio nó, dar um nó completo sobre a madeira, providenciar tratamento médico e comunicar à família.
  • d) manter a vítima em repouso, aplicar compressas geladas ou bolsas de gelo sobre o baixo ventre, providenciar socorro médico e, depois de tratada pelo médico, comunicar à família.
  • e) lavar com água e sabão e desinfetar com água oxigenada. Se houver algum corpo estranho (caco de vidro, farpa, espinho etc.), removê-lo com a pinça esterilizada, se puder fazê-lo com facilidade, se não, deixar esta tarefa para o médico; comunicar à família e, se necessário, providenciar socorro médico.
#158101
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(1,0) 14 - 

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, DCNEI (Resolução CNE/CEB, nº 05/09, artigo 7º), consideram que a função sociopolítica e pedagógica das unidades de Educação Infantil não inclui

  • a) oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais.
  • b) assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e o cuidado das crianças com as famílias.
  • c) possibilitar tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
  • d) promover o treinamento necessário para garantir a prontidão da alfabetização e introduzir a criança na rotina escolar, que é diferente da doméstica, quer em termos de convivências ou de atividades. A educação infantil é a pré-escolarização da criança.
  • e) construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico racial, gênero, regional, linguística e religiosa.
#158102
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(1,0) 15 - 

A linguagem permite designar, qualificar e estabelecer relações entre objetos e ações. O surgimento da linguagem imprimiu mudanças essenciais nos processos psíquicos do homem. É justamente o poder da linguagem que diferencia os homens dos demais animais. A linguagem dos animais não designa coisas, não distingue ações e nem qualidades. Considerando os pensamentos de Vygotsky, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A linguagem, sistema simbólico dos grupos humanos, representa um salto qualitativo na evolução da espécie.
  • b) A linguagem, na qualidade de instrumento das relações sociais, se transforma em instrumento de organização psíquica interior da criança (o aparecimento da linguagem privada, da linguagem interior, do pensamento verbal).
  • c) As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo são determinadas por fatores congênitos. Não é resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve.
  • d) É a linguagem que fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
  • e) É por meio da linguagem que as funções psicológicas superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas.