Simulado Prefeitura de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Araraquara-SP gratuito | cód.10830
Seu futuro começa com uma escolha: treinar de verdade. E o simulado Prefeitura de Araraquara-SP é o primeiro passo! 🏁
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Araraquara-SP
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Araraquara-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Araraquara-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 19
- ⏱️ Tempo do Simulado: 57 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Araraquara-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Araraquara-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Araraquara-SP
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Araraquara-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Araraquara-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Araraquara-SP.
Ver apostilas para Prefeitura de Araraquara-SP
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Araraquara-SP
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Araraquara-SP. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Araraquara-SP
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #158103
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Para se idealizar métodos eficazes de instrução das crianças em idade escolar no conhecimento sistemático, é necessário compreender o desenvolvimento dos conhecimentos científicos no espírito da criança. Vygotsky foi um dos estudiosos deste tema, desenvolvendo alguns estudos experimentais para observar a dinâmica do processo de formação de conceitos. Para Vygotsky, o desenvolvimento de um conceito científico geralmente começa com sua definição verbal e com sua aplicação em operações não espontâneas. Desse modo, é correto afirmar que o desenvolvimento dos conceitos espontâneos da criança
- a) não têm história interna. Os conceitos espontâneos não sofrem qualquer desenvolvimento, mas são absorvidos de forma acabada por um processo de compreensão e assimilação.
- b) é o resultado da assimilação do que é transmitido pelo adulto a ela. Isto significa, simplesmente, que certas categorias de funções mentais superiores (atenção voluntária, memória lógica, pensamento verbal e conceptual, emoções complexas etc.) podem emergir e se constituir no processo de desenvolvimento sem o aporte construtivo das interações sociais.
- c) é determinado pelos aspectos biológicos e não pelos sociais e culturais. Para o autor, é falsa a ideia que todo desenvolvimento do ser humano é cultural. Os conceitos científicos não se relacionam com os espontâneos, pois não são construídos a partir das experiências do cotidiano.
- d) é recorrente da aquisição de um conjunto de informações fornecido pelos adultos, que são fontes de desenvolvimento e compõem o núcleo do desenvolvimento artificial da criança. A escola não ensina sempre sistemas de conhecimento, mas, frequentemente, sobrecarrega os alunos com fatos isolados e desprovidos de sentido.
- e) é ascendente (indutivo), enquanto o desenvolvimento dos seus conceitos científicos é descendente (dedutivo). Estes dois processos – o desenvolvimento dos conceitos espontâneos e dos conceitos não espontâneos – encontram-se relacionados e influenciam um ao outro permanentemente. Os conceitos científicos são construídos na sala de aula, adquiridos por meio do ensino sistemático.
- #158104
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Leia o trecho abaixo, a respeito da teoria sobre a linguagem e o pensamento da criança, para responder à questão .
“Segundo Piaget, o elo que liga todas as características específicas da lógica infantil é o egocentrismo do pensamento das crianças. Ele reporta todas as outras características que descobriu, quais sejam, o realismo intelectual, o sincretismo e a dificuldade de compreender as relações, a este traço nuclear e descreve o egocentrismo como ocupando uma posição intermédia, genética, estrutural e funcionalmente, entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.”
IN: Vygotsky, LS, Pensamento e Linguagem.
É correto afirmar que, para Piaget, o pensamento orientado
- a) é subconsciente, isto é, os objetivos que prossegue e os problemas que põe a si próprio não se encontram presentes na consciência nem adaptados à realidade externa, antes, esse pensamento cria para si próprio uma realidade de imaginação ou sonhos. Tende a não estabelecer verdades, mas a recompensar desejos e permanecer estritamente individual e incomunicável.
- b) das crianças é individualista, situando-se a meio caminho entre o autismo no sentido estrito da palavra e o pensamento socializado.
- c) representa uma transição entre a lógica dos sonhos e a lógica do pensamento. No discurso egocêntrico, a criança fala apenas dela própria, não se preocupa com o interlocutor, não tenta se comunicar, não espera qualquer resposta e frequentemente não se preocupa em saber se alguém a escuta.
- d) é consciente, isto é, prossegue objetivos presentes no espírito de quem pensa. É inteligente, isto é, encontra-se adaptado à realidade e esforça-se por influenciá-la. É suscetível de verdade e erro e pode ser comunicado através da linguagem. É social e, à medida que se desenvolve, vai sendo progressivamente influenciado pelas leis da experiência e da lógica.
- e) é encarado como a forma original, mais primitiva, do pensamento; a lógica aparece relativamente tarde e o pensamento egocêntrico é o elo genético entre ambos.
- #158105
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
No conceito de cultura estão implicados os significados que o homem produz a partir das relações que ele estabelece na sua vida em sociedade. Vygotsky fala da atividade humana como um ato criador. E a criação se torna possível principalmente porque o homem é um ser de linguagem, e a linguagem é fundamental na constituição da consciência e do próprio homem. Através da linguagem, o homem constitui-se como ser humano, participante da cultura na qual está inserido. Então, se a cultura está ligada à possibilidade da criação do homem e de sua capacidade de significar o mundo a partir da linguagem, pode-se afirmar que os seres humanos são os únicos seres
- a) que aprendem sobre a cultura mesmo sem produzi- la.
- b) dotados de razão e esta é inata, imutável e igual em todos os homens.
- c) produtores de cultura e produzidos na cultura.
- d) que nascem com potencialidades, com dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico.
- e) que já nascem prontos, incluindo a personalidade, os valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social. O ser humano é biologicamente determinado.
- #158106
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período da inteligência sensório-motora, da inteligência pré-operatória, da inteligência operatória concreta e da inteligência operatória formal. No estágio sensório-motor, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Neste estágio, o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Deste modo, é correto afirmar que o período sensório-motor se caracteriza pelo(a)
- a) afastamento do egocentrismo intelectual e social e pelo início da capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico.
- b) ampliação das capacidades já conquistadas. A criança já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
- c) heteronomia, em que a moral é a autoridade, ou seja, as regras não correspondem a um acordo mútuo firmado entre os jogadores, mas sim como algo imposto pela tradição e, portanto, imutável.
- d) exploração manual e visual do ambiente; pelas ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar; ou seja, ações que ocorrem antes do pensamento.
- e) aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, da linguagem, sem emergência.