Processando...

Simulado Prefeitura de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE ARARAQUARA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Araraquara - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Araraquara - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Araraquara - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Araraquara - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Araraquara - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Araraquara - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Araraquara - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Araraquara - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Araraquara - SP é aqui!


#158103
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Araraquara-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Para se idealizar métodos eficazes de instrução das crianças em idade escolar no conhecimento sistemático, é necessário compreender o desenvolvimento dos conhecimentos científicos no espírito da criança. Vygotsky foi um dos estudiosos deste tema, desenvolvendo alguns estudos experimentais para observar a dinâmica do processo de formação de conceitos. Para Vygotsky, o desenvolvimento de um conceito científico geralmente começa com sua definição verbal e com sua aplicação em operações não espontâneas. Desse modo, é correto afirmar que o desenvolvimento dos conceitos espontâneos da criança

  • a) não têm história interna. Os conceitos espontâneos não sofrem qualquer desenvolvimento, mas são absorvidos de forma acabada por um processo de compreensão e assimilação.
  • b) é o resultado da assimilação do que é transmitido pelo adulto a ela. Isto significa, simplesmente, que certas categorias de funções mentais superiores (atenção voluntária, memória lógica, pensamento verbal e conceptual, emoções complexas etc.) podem emergir e se constituir no processo de desenvolvimento sem o aporte construtivo das interações sociais.
  • c) é determinado pelos aspectos biológicos e não pelos sociais e culturais. Para o autor, é falsa a ideia que todo desenvolvimento do ser humano é cultural. Os conceitos científicos não se relacionam com os espontâneos, pois não são construídos a partir das experiências do cotidiano.
  • d) é recorrente da aquisição de um conjunto de informações fornecido pelos adultos, que são fontes de desenvolvimento e compõem o núcleo do desenvolvimento artificial da criança. A escola não ensina sempre sistemas de conhecimento, mas, frequentemente, sobrecarrega os alunos com fatos isolados e desprovidos de sentido.
  • e) é ascendente (indutivo), enquanto o desenvolvimento dos seus conceitos científicos é descendente (dedutivo). Estes dois processos – o desenvolvimento dos conceitos espontâneos e dos conceitos não espontâneos – encontram-se relacionados e influenciam um ao outro permanentemente. Os conceitos científicos são construídos na sala de aula, adquiridos por meio do ensino sistemático.
#158104
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Araraquara-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Leia o trecho abaixo, a respeito da teoria sobre a linguagem e o pensamento da criança, para responder à questão .

“Segundo Piaget, o elo que liga todas as características específicas da lógica infantil é o egocentrismo do pensamento das crianças. Ele reporta todas as outras características que descobriu, quais sejam, o realismo intelectual, o sincretismo e a dificuldade de compreender as relações, a este traço nuclear e descreve o egocentrismo como ocupando uma posição intermédia, genética, estrutural e funcionalmente, entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.”

IN: Vygotsky, LS, Pensamento e Linguagem.

É correto afirmar que, para Piaget, o pensamento orientado

  • a) é subconsciente, isto é, os objetivos que prossegue e os problemas que põe a si próprio não se encontram presentes na consciência nem adaptados à realidade externa, antes, esse pensamento cria para si próprio uma realidade de imaginação ou sonhos. Tende a não estabelecer verdades, mas a recompensar desejos e permanecer estritamente individual e incomunicável.
  • b) das crianças é individualista, situando-se a meio caminho entre o autismo no sentido estrito da palavra e o pensamento socializado.
  • c) representa uma transição entre a lógica dos sonhos e a lógica do pensamento. No discurso egocêntrico, a criança fala apenas dela própria, não se preocupa com o interlocutor, não tenta se comunicar, não espera qualquer resposta e frequentemente não se preocupa em saber se alguém a escuta.
  • d) é consciente, isto é, prossegue objetivos presentes no espírito de quem pensa. É inteligente, isto é, encontra-se adaptado à realidade e esforça-se por influenciá-la. É suscetível de verdade e erro e pode ser comunicado através da linguagem. É social e, à medida que se desenvolve, vai sendo progressivamente influenciado pelas leis da experiência e da lógica.
  • e) é encarado como a forma original, mais primitiva, do pensamento; a lógica aparece relativamente tarde e o pensamento egocêntrico é o elo genético entre ambos.
#158105
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Araraquara-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

No conceito de cultura estão implicados os significados que o homem produz a partir das relações que ele estabelece na sua vida em sociedade. Vygotsky fala da atividade humana como um ato criador. E a criação se torna possível principalmente porque o homem é um ser de linguagem, e a linguagem é fundamental na constituição da consciência e do próprio homem. Através da linguagem, o homem constitui-se como ser humano, participante da cultura na qual está inserido. Então, se a cultura está ligada à possibilidade da criação do homem e de sua capacidade de significar o mundo a partir da linguagem, pode-se afirmar que os seres humanos são os únicos seres

  • a) que aprendem sobre a cultura mesmo sem produzi- la.
  • b) dotados de razão e esta é inata, imutável e igual em todos os homens.
  • c) produtores de cultura e produzidos na cultura.
  • d) que nascem com potencialidades, com dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico.
  • e) que já nascem prontos, incluindo a personalidade, os valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social. O ser humano é biologicamente determinado.
#158106
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Araraquara-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período da inteligência sensório-motora, da inteligência pré-operatória, da inteligência operatória concreta e da inteligência operatória formal. No estágio sensório-motor, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Neste estágio, o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Deste modo, é correto afirmar que o período sensório-motor se caracteriza pelo(a)

  • a) afastamento do egocentrismo intelectual e social e pelo início da capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico.
  • b) ampliação das capacidades já conquistadas. A criança já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
  • c) heteronomia, em que a moral é a autoridade, ou seja, as regras não correspondem a um acordo mútuo firmado entre os jogadores, mas sim como algo imposto pela tradição e, portanto, imutável.
  • d) exploração manual e visual do ambiente; pelas ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar; ou seja, ações que ocorrem antes do pensamento.
  • e) aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, da linguagem, sem emergência.