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Simulado Prefeitura de Arapiraca - AL de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Arapiraca - AL de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE ARAPIRACA - AL DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Arapiraca - AL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Arapiraca - AL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Arapiraca - AL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Arapiraca - AL de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Arapiraca - AL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Arapiraca - AL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Arapiraca - AL
Para realizar o simulado Prefeitura de Arapiraca - AL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Arapiraca - AL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Arapiraca - AL é aqui!


#137045
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(1,0) 1 - 

No processo de planejamento do Serviço Social, a fase que diz respeito ao exame do desempenho e dos resultados das ações, a partir de critérios determinados, denomina-se:

  • a) avaliação;
  • b) controle;
  • c) implantação;
  • d) revisão;
  • e) implementação.
#137046
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(1,0) 2 - 

Os anos 1990, no Brasil, marcaram a entrada da política neoliberal que promoveu o desmonte do Estado, a fim de adequá-lo ao novo modelo. Nesse sentido, assinale a assertiva que aponta os elementos corretos em relação à introdução do modelo neoliberal no país

  • a) Estatização, metas e distributividade;
  • b) Distributividade, centralização e gerenciamento;
  • c) Universalização, financiamento e descentralização;
  • d) Expansão, privatização e centralização;
  • e) Privatização, focalização e descentralização.
#137047
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(1,0) 3 - 

De acordo com Iamamoto (2007), o neoliberalismo provocou a radicalização do pauperismo. No que concerne às políticas sociais, há o deslocamento da compreensão de Seguridade Social para a noção de seguro social. Dado o exposto, a lógica que passa a dirigir a política social é:

  • a) o consenso entre trabalhadores e governo na condução das políticas sociais;
  • b) o controle social popular das políticas sociais, via Conselhos Nacionais;
  • c) a equidade e a justiça social;
  • d) a privatização paulatina das políticas sociais;
  • e) a cidadania regulada.
#137048
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(1,0) 4 - 

Para problematizar a crise capitalista que se inicia nos anos 1970, Iamamoto (2007) analisa que os investimentos especulativos se sobrepõem à produção, o que resulta no aumento dos níveis de desemprego. Os rebatimentos mais imediatos desse processo para a área social são:

  • a) o início do conservadorismo e a extinção dos movimentos sociais;
  • b) o aumento das políticas sociais públicas estatais e a disseminação de redes internacionais de ajuda;
  • c) a exponenciação da questão social e a regressão dos direitos dos trabalhadores;
  • d) o aparecimento de novas formas de ajuda comunitária e a ampliação da cidadania;
  • e) a participação dos países cêntricos na ajuda aos países periféricos e o surgimento do familismo.
#137049
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(1,0) 5 - 

Nos marcos da consolidação do capitalismo monopolista no Brasil e da constituição do Estado, enfrenta-se um cenário de:

  • a) Organização econômica, implicando o reordenamento do poder da burguesia, que distancia seus laços das grandes corporações e nações centrais, e os estreita com as nações periféricas articulando-se às estruturas sindicais e partidárias;
  • b) Superconcentração do poder estatal e o desenvolvimento de um processo acentuado de burocratização com a imposição da ideologia modernizadora no plano administrativo e a adoção de mecanismos repressivos na desarticulação dos instrumentos de defesa dos trabalhadores;
  • c) Reforço da diretriz da inclusão das massas populares e do proletariado nas estruturas de negociação e da estabilidade política para a dinamização da economia, tendo como base as grandes corporações do Estado, empresas privadas, sejam nacionais ou estrangeiras;
  • d) Instituição do Estado Democrático, que é fortalecido com a capacidade de desconcentrar a ação reguladora das relações sociais e de atribuir ao mercado a possibilidade de gerir a economia;
  • e) Privilégio do Estado em ações que tenham base no diálogo com os diferentes segmentos (empresários, servidores, proletariados) no plano social, e funções desenvolvimentistas nacionalistas, no plano político, administrativo e financeiro.
#137050
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(1,0) 6 - 

Para a compreensão dos direitos sociais, faz-se necessário observar o contexto histórico, econômico, político e social que servem de pano de fundo para o surgimento dos mesmos. Nesse sentido, na sociedade capitalista, os direitos sociais devem ser analisados levando em consideração:

  • a) Seu reconhecimento legal, mas, apesar de sua efetivação está envolta no contexto de desigualdade social, os direitos sociais expressam avanços no patamar civilizatório e são resultantes das lutas sociais;
  • b) A existência de uniformidade mundial, pois respondem ao tratado internacional disposto na Assembleia Geral da ONU de 1945 e, portanto, independe das lutas sociais e movimentos de cada país;
  • c) As características próprias dos regimes socialistas e comunistas, que se firmam na igualdade e na solidariedade social, portanto, o primeiro campo de análise deveria se pautar pela superação do capitalismo;
  • d) O acesso aos direitos sociais restritos àqueles que estão abaixo do patamar de extrema pobreza, pois ao instituir direitos sociais, a sociedade burguesa capitalista escolhe o modo seletivo de ofertar proteção social, deixando a classe trabalhadora desprotegida;
  • e) A impossibilidade de avançar nos direitos diante da desigualdade gerada no modelo capitalista de produção.
#137051
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(1,0) 7 - 

A intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo se explicitou pela primeira vez, durante o período da ditadura militar (1964/1985), quando o país se encontrava sob as ordens da autocracia burguesa. O marco desse processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que pretendia romper com o “Serviço Social Tradicional”, do ponto de vista teórico-metodológico, formativo e interventivo, ficou conhecido como:

  • a) Método de Teresópolis;
  • b) Método Positivista;
  • c) Método de Belo Horizonte (BH);
  • d) Método de Araxá;
  • e) Método de Sumaré.
#137052
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(1,0) 8 - 

Montaño e Duriguetto (2011) tratam acerca dos conceitos de “classe em si” e “classe para si”. Informam que a “classe em si” é constituída pela população cuja condição social corresponde a determinado lugar e papel no processo produtivo, e que, independentemente de sua consciência e/ou de sua organização para a luta na defesa de seus interesses, caracteriza uma unidade de interesses comuns em oposição aos de outras. Balizado pelo conceito postulado, a respeito da dupla dimensão – classe em si e para si – e o bojo que a envolve, é CORRETO afirmar que:

  • a) Essa dupla dimensão da classe, “em si” e “para si”, em hipótese alguma pode coexistir num mesmo momento histórico, pois, uma condição anula a outra, o que leva às seguintes determinações: ausência de consciência e lutas de classes;
  • b) A consciência é determinada pelo mundo das ideias, responsável pela transformação da realidade social;
  • c) A consciência sindical – inerente ao processo de classe para si – é aquela que atinge como mínimo um nível reivindicatório, e se desenvolve nos detentores dos meios de produção organizados pelos sindicatos profissionais;
  • d) A “consciência em si” é a responsável pela completa superação da alienação;
  • e) A “classe para si” caracteriza outra dimensão possível da constituição e da análise da classe. Conforma uma classe para si aquela que, consciente de seus interesses e de seus inimigos, se organiza para a luta na defesa desses.
#137053
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(1,0) 9 - 

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Dado o exposto, de acordo com a Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, assinale a assertiva CORRETA que corresponde a um dos objetivos da Assistência Social.

  • a) A vigilância psicossocial, que visa analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e de danos;
  • b) A defesa de direitos, que visa garantir o relativo acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais;
  • c) O amparo às crianças e aos adolescentes, independente da classe social (b) Defesa do aprofundamento da concorrência capitalista e da apropriação, por parte da classe detentora dos meios de produção, da riqueza socialmente produzida;
  • d) A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos;
  • e) Garantia do ecletismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas e compromisso com o constante aprimoramento intelectual. ou de tê-la provida por sua família.
#137054
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(1,0) 10 - 

De acordo com a Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003, o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata essa Lei, sendo lhe assegurado, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Dessa maneira, no tocante à garantia de prioridade, é INCORRETO afirmar que o idoso possui assegurado:

  • a) Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter coercitivo e punitivo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
  • b) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
  • c) Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;
  • d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;
  • e) Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.
#137055
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(1,0) 11 - 

Os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. Concebendo a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica e fundamentada teoricamente e das derivações ético-políticas do agir profissional do assistente social, assinale a assertiva que corresponde a um princípio fundamental, preconizado no Código de Ética do Assistente Social.

  • a) Ampliação e consolidação do individualismo burguês, com vistas à garantia dos direitos civis e econômicos das classes sociais;
  • b) Defesa do aprofundamento da concorrência capitalista e da apropriação, por parte da classe detentora dos meios de produção, da riqueza socialmente produzida;
  • c) Posicionamento em favor da justiça social, que assegure focalização do acesso aos bens e aos serviços relativos aos programas e às políticas sociais, bem como sua gestão verticalizada;
  • d) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
  • e) Garantia do ecletismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
#137056
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(1,0) 12 - 

A Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão de Assistente Social, aponta prerrogativas específicas correspondentes ao profissional de Serviço Social e legitima a prática profissional a partir de algumas orientações e providências. Desse modo, marque a alternativa que NÃO corresponde a uma competência do Assistente Social.

  • a) Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, a empresas, a entidades e a organizações populares;
  • b) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;
  • c) Realizar estudos sócio-psicológicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, a empresas privadas e a outras entidades;
  • d) Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais, no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
  • e) Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.
#137057
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(1,0) 13 - 

A Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Tendo em vista a caracterização descrita acima, assinale a assertiva que corresponde CORRETAMENTE aos objetivos da presente Lei.

  • a) Serão asseguradas às mulheres que comprovem fazer parte da parcela da sociedade em situação de vulnerabilidade socioeconômica as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária;
  • b) Não é necessariamente de competência do poder público desenvolver políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres, no âmbito das relações domésticas e familiares, no sentido de resguardá-las das formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão;
  • c) A violência contra a mulher está no âmbito privado, nesse sentido cabe à família criar as condições necessárias para o efetivo exercício dos direitos da mulher;
  • d) A promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher se volta somente ao público escolar;
  • e) Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e as facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
#137058
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(1,0) 14 - 

De acordo com a biblioteca virtual em saúde do Governo Federal, a Clínica Ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ou seja, ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde da família e da comunidade. Além disso, possui relação com a integração da equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e de um tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também pela consideração da história de quem está sendo cuidado. Em virtude da conceituação anterior, assinale o que pode ser apontado como diferencial na Clínica Ampliada para o usuário.

  • a) O serviço de assistência social pode acolher a queixa do usuário somente por meio da fala e esta necessariamente deve apresentar relação com o diagnóstico e com o tratamento, já que essa escuta irá auxiliar o próprio usuário a descobrir os motivos de seu adoecimento;
  • b) A ampliação da clínica trabalha os danos e os benefícios gerados pelas práticas de saúde e aposta nas equipes de diferentes especialidades, compartilhando a responsabilidade com os usuários e seu entorno;
  • c) A escuta dirá exatamente o que o usuário busca junto ao trabalhador da clínica, sendo do primeiro a responsabilidade de buscar por si mesmo a solução dentro da instituição;
  • d) É importante estar atento para os afetos entre os trabalhadores e os usuários, uma vez que os últimos não possuem autonomia diante do seu tratamento, ao mesmo tempo em que seu caso é tratado na coletividade;
  • e) A equipe de saúde deve se deixar guiar pelos próprios valores adquiridos em sua área profissional para contribuir no processo de tratamento do usuário.
#137059
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(1,0) 15 - 

Preencha as lacunas com c, ç ou ss. Em seguida, marque a opção que corresponde exatamente à sequência de letras utilizadas:
arcabou___o; re___entir; absten___ão; a___elga; repre___ão

  • a) ss; ss; ç; c; ç
  • b) ss; c; ss; ss; ç
  • c) ss; ss; ç; ss; ss
  • d) ç; c; ss; ss; ç
  • e) ç; ss; ç; c; ss