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Simulado Prefeitura de Araçatuba - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Araçatuba - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE ARAÇATUBA-SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Araçatuba-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Araçatuba-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Araçatuba-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Araçatuba-SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Araçatuba-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Araçatuba-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Araçatuba-SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Araçatuba-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Araçatuba-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Araçatuba-SP é aqui!


#158107
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(1,0) 1 - 

Uma vergonha nacional
O Brasil tem índices alarmantes de evasão e abandono escolar. Em 2017, havia cerca de 10,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos de idade. Desse grupo, 1,5 milhão de jovens não se matricularam no início do ano letivo. E dos 8,8 milhões que fizeram a matrícula, 700 mil abandonaram a escola antes do final do ano letivo. Somado a outras vicissitudes, como as repetências, o resultado deixa muito a desejar: apenas 6,1 milhões de jovens – 59% do total – concluem o ensino médio na idade correspondente. Essa é a média nacional. Se o recorte for feito, por exemplo, entre jovens negros, residentes em áreas rurais do Nordeste e que a mãe é analfabeta, apenas 8% concluíram o ensino médio até os 18 anos. Esses números não são o reflexo de um quadro momentâneo. Nos últimos 15 anos, não houve melhora no porcentual de jovens entre 15 e 17 anos que estão fora da escola. Apesar de ter crescido o número de jovens que chegam ao ensino médio, houve aumento da evasão e do abandono escolar. A não conclusão do ensino médio tem graves consequências para a vida de cada um dos jovens que abandonam a escola. Além de impor inúmeras limitações ao horizonte profissional, com a diminuição da empregabilidade e de renda, a interrupção prematura dos estudos coloca os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, mais expostos, por exemplo, a problemas de saúde, à delinquência e ao crime. De acordo com o estudo Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens, de Ricardo Paes de Barros, professor do Insper, a conclusão do ensino médio gera um acréscimo salarial médio de R$ 35 mil ao longo da vida, em relação aos que concluíram apenas o ensino fundamental. Essa diferença é ainda maior nos centros urbanos. Além do custo individual que cada jovem que não concluiu a formação acadêmica sofre diretamente, a evasão escolar produz efeitos negativos sobre toda a coletividade. As evidências mostram que trabalhadores mais qualificados são mais produtivos, atraem mais investimentos e demandam menos gastos públicos com saúde, combate ao crime e bem-estar social. Segundo o Panorama Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), os estudantes brasileiros faltam mais às aulas do que em 84% dos países avaliados. Há, como se vê, muito a fazer na educação, em várias frentes. Planejamento, competência e coordenação são requisitos para avançar.
(Editorial de 02.06.2019. https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)
Em relação ao trecho – Se o recorte for feito, por exemplo, entre jovens negros, residentes em áreas rurais do Nordeste e que a mãe é analfabeta, apenas 8% concluíram o ensino médio até os 18 anos. –, assinale a alternativa em que se apresenta o sentido expresso pela conjunção da oração destacada, bem como a sua reescrita, em conformidade com a norma-padrão.

  • a) condição = Caso o recorte seja feito.
  • b) opção = Ou o recorte será feito.
  • c) hipótese = Desde que o recorte é feito.
  • d) tempo = Quando o recorde for feito.
  • e) oposição = Embora o recorte foi feito.
#158108
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(1,0) 2 - 

Segundo Castro e Regattieri (2009), em nossa sociedade, a responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes recai, legal e moralmente, sobre duas grandes agências socializadoras: a família e a escola. Nesse sentido, pode-se dizer que a relação entre escola e família está presente, de forma compulsória, desde o momento em que a criança é matriculada no estabelecimento de ensino. A expressão interação escola-família baseia-se na ideia de reciprocidade e de influência mútua, considerando as especificidades e mesmo as assimetrias existentes nessa relação. Para tanto, as autoras afirmam que é necessário que haja, na escola, uma

  • a) abordagem comportamentalista entre família e escola.
  • b) postura tradicional no comando das ações.
  • c) abordagem relacional entre educação e contexto social.
  • d) comunicação que priorize as informações técnicas
  • e) ênfase no tratamento homogêneo e igualitário a todos os membros da comunidade escolar.
#158109
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(1,0) 3 - 

Para Rios (2001), não é apenas no campo da moralidade que se encontram valores. Dizemos que existe valorização na medida em que qualquer interferência do homem na realidade se dá na perspectiva de conferir um significado a esta realidade. Para a autora, quando se qualifica um comportamento como bom ou mau, tem-se em vista um critério que é definido no espaço

  • a) da moralidade.
  • b) da ética.
  • c) da autonomia.
  • d) dos egocentrismos.
  • e) da estética.
#158110
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(1,0) 4 - 

Uma vergonha nacional
O Brasil tem índices alarmantes de evasão e abandono escolar. Em 2017, havia cerca de 10,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos de idade. Desse grupo, 1,5 milhão de jovens não se matricularam no início do ano letivo. E dos 8,8 milhões que fizeram a matrícula, 700 mil abandonaram a escola antes do final do ano letivo. Somado a outras vicissitudes, como as repetências, o resultado deixa muito a desejar: apenas 6,1 milhões de jovens – 59% do total – concluem o ensino médio na idade correspondente. Essa é a média nacional. Se o recorte for feito, por exemplo, entre jovens negros, residentes em áreas rurais do Nordeste e que a mãe é analfabeta, apenas 8% concluíram o ensino médio até os 18 anos. Esses números não são o reflexo de um quadro momentâneo. Nos últimos 15 anos, não houve melhora no porcentual de jovens entre 15 e 17 anos que estão fora da escola. Apesar de ter crescido o número de jovens que chegam ao ensino médio, houve aumento da evasão e do abandono escolar. A não conclusão do ensino médio tem graves consequências para a vida de cada um dos jovens que abandonam a escola. Além de impor inúmeras limitações ao horizonte profissional, com a diminuição da empregabilidade e de renda, a interrupção prematura dos estudos coloca os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, mais expostos, por exemplo, a problemas de saúde, à delinquência e ao crime. De acordo com o estudo Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens, de Ricardo Paes de Barros, professor do Insper, a conclusão do ensino médio gera um acréscimo salarial médio de R$ 35 mil ao longo da vida, em relação aos que concluíram apenas o ensino fundamental. Essa diferença é ainda maior nos centros urbanos. Além do custo individual que cada jovem que não concluiu a formação acadêmica sofre diretamente, a evasão escolar produz efeitos negativos sobre toda a coletividade. As evidências mostram que trabalhadores mais qualificados são mais produtivos, atraem mais investimentos e demandam menos gastos públicos com saúde, combate ao crime e bem-estar social. Segundo o Panorama Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), os estudantes brasileiros faltam mais às aulas do que em 84% dos países avaliados. Há, como se vê, muito a fazer na educação, em várias frentes. Planejamento, competência e coordenação são requisitos para avançar.
(Editorial de 02.06.2019. https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)
Nas passagens do primeiro parágrafo – Em 2017, havia cerca de 10,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos de idade. – e – Somado a outras vicissitudes, como as repetências, o resultado deixa muito a desejar... –, as vírgulas são empregadas para separar, respectivamente,

  • a) aposto e oração comparativa.
  • b) aposto e expressão exemplificativa
  • c) sujeito da oração e oração comparativa.
  • d) locução adverbial e expressão corretiva.
  • e) locução adverbial e expressão exemplificativa
#158111
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(1,0) 5 - 

Para Piaget (in De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), o ser social de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes da forma equilibrada. O teórico da educação afirma que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas, sim, de comparar graus anteriores de socialização. Para ele, a criança pequena de 4 anos

  • a) tem necessidade de regular as diferentes condutas a partir de uma referência única no jogo de regras.
  • b) apresenta a conservação das definições que ela mesma deu e as afirmações que ela mesma faz em uma conversa.
  • c) apresenta uma regulação essencial ao raciocínio, ou seja, leva em conta o que admitiu ou disse.
  • d) tem extrema dificuldade em se colocar no ponto de vista do outro, fato que a impede de estabelecer relações de reciprocidade.
  • e) conserva o que falou nas construções ulteriores, quando conversa e brinca com outras crianças.
#158112
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(1,0) 6 - 

Em relação à oferta da alimentação nas escolas, está em consonância com a Resolução no 26 de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):

  • a) até 5% da energia total proveniente de açúcar simples adicionado.
  • b) mínimo de 3 porções de frutas e hortaliças por dia (200 g/aluno/dia) nas refeições ofertadas
  • c) máximo de 30% das necessidades nutricionais, distribuídas em 2 refeições, para creches em período parcial.
  • d) oferta de doces e/ou preparações doces limitada a 2 porções por semana, equivalente a 110 kcal/porção.
  • e) mínimo de 50% das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, 3 refeições, para alunos participantes do Programa Mais Educação e para os matriculados em escolas de tempo integral.
#158113
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(1,0) 7 - 

Educação pública de qualidade, oferecendo oportunidades iguais para pobres e ricos, é o caminho mais eficaz para reduzir as desigualdades. Foi exatamente essa escolha que Israel fez desde sua fundação. Tinha enormes carências; havia, inclusive, racionamento de comida para os adultos. Mas os recursos da educação eram e continuam sendo sagrados. Governo e a população se viraram, fazendo sacrifícios para garantir tais recursos. Ninguém nunca ousou falar em cortes, mesmo em épocas de dificuldades. Nasci lá e sou o resultado dessa escolha. Alunos e professores eram e são reverenciados até hoje. Ninguém _________________ .
(Oded Grajew, “O país que queremos”. Em: Folha de S.Paulo, 02.06.2019. Adaptado)
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que Israel

  • a) concebe a educação como bem inviolável, razão pela qual foi protegida, mesmo em tempos difíceis.
  • b) viveu inúmeras carências, o que ecoa nas dificuldades vividas pela educação no país até hoje.
  • c) conseguiu eliminar as desigualdades sociais no país graças aos investimentos em educação.
  • d) investe em educação para reduzir as desigualdades, não obstante os contínuos cortes nessa área.
  • e) vive uma expansão de sua educação, apesar da indiferença da população para garantir-lhe recursos.
#158114
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(1,0) 8 - 

Nos termos da Lei n° 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), as medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo

  • a) Delegado de Polícia, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.
  • b) Juiz de ofício ou a requerimento do Ministério Público ou do Conselho de Defesa da Mulher.
  • c) Comandante da Guarda Municipal, mediante requisição do Ministério Público.
  • d) Promotor de Justiça, de ofício ou a pedido da ofendida.
  • e) Juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.
#158115
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(1,0) 9 - 

Nos termos da Lei Complementar n° 042/1997 (Plano de Carreira do Pessoal da Guarda Municipal de Araçatuba), é correto afirmar que fica assegurada uma promoção à classe imediata a todo guarda municipal que passar à inatividade, após

  • a) 25 (vinte e cinco) anos de serviços prestados ao serviço público municipal.
  • b) 30 (trinta) anos, no mínimo, de serviços prestados ao serviço público municipal.
  • c) 20 (vinte) anos de serviços prestados ao serviço público municipal.
  • d) 35 (trinta e cinco) anos, no mínimo, de serviços prestados ao serviço público municipal.
  • e) 22 (vinte e dois) anos de serviços prestados ao serviço público municipal.
#158116
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(1,0) 10 - 

Nos termos da Lei Complementar n° 042/1997 (Plano de Carreira do Pessoal da Guarda Municipal de Araçatuba), é correto afirmar que a Comissão de Promoção de Guardas Municipais será nomeada pelo

  • a) Secretário de Administração, anualmente, sendo composta, entre outros integrantes, pelo Comandante da Guarda Municipal.
  • b) Prefeito, semestralmente, sendo composta, entre outros integrantes, pelo Secretário de Administração.
  • c) Comandante da Guarda Municipal, anualmente, sendo composta, entre outros integrantes, pelo Diretor do Departamento de Vigilância.
  • d) Prefeito, anualmente, sendo composta, entre outros integrantes, pelo Comandante da Guarda Municipal.
  • e) Secretário de Administração, semestralmente, sendo composta, entre outros integrantes, pelo Comandante da Guarda Municipal.
#158117
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(1,0) 11 - 

Nos termos da Lei Complementar n° 041/1997, compete, entre outras atribuições, à Guarda Municipal de Araçatuba:

  • a) a proteção dos bens, das instalações e dos serviços públicos estaduais.
  • b) colaborar com a Defesa Civil do Município em situações emergenciais.
  • c) a realização da segurança física do Fórum.
  • d) o exercício da atividade de polícia ostensiva.
  • e) a realização da atividade de escolta de presos no âmbito municipal.
#158118
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(1,0) 12 - 

Assinale a alternativa correta e de acordo com os termos do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei n° 13.022/2014).

  • a) A guarda municipal poderá ficar sujeita a regulamentos disciplinares de natureza militar.
  • b) Os cargos em comissão da guarda municipal deverão ser providos por membros dos órgãos policiais dos Estados ou da União.
  • c) A guarda municipal é formada por servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários, conforme disposto em lei municipal.
  • d) É facultado estabelecer estrutura hierárquica na guarda municipal utilizando-se denominações idênticas àquelas das forças militares.
  • e) A guarda municipal utilizará uniforme e equipamentos padronizados, preferencialmente, nas cores preta, cinza escuro ou azul-marinho.
#158119
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(1,0) 13 - 

Nos termos da Constituição Federal, a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por intermédio, entre outros, dos seguintes órgãos:

  • a) Polícia Rodoviária Federal e Polícias Militares.
  • b) Polícias Civis e Ouvidorias da Polícia.
  • c) Segurança Bancária e Polícia Federal.
  • d) Ouvidorias da Polícia e Polícia Civil.
  • e) Polícia Ferroviária Federal e Segurança Bancária.
#158120
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(1,0) 14 - 

A inviolabilidade do domicílio não é absoluta, visto que a própria Constituição Federal ressalva as hipóteses em que é possível o ingresso na casa de uma pessoa sem o seu consentimento. É correto afirmar que uma das hipóteses é,

  • a) por determinação judicial, a qualquer hora do dia ou da noite.
  • b) durante o dia, quando acompanhada por Delegado de Polícia.
  • c) por determinação do Promotor de Justiça, durante o dia.
  • d) por determinação judicial, durante o dia.
  • e) durante o dia, quando acompanhada pelo Promotor de Justiça.
#158121
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(1,0) 15 - 

Com relação aos crimes contra a pessoa, previstos no Código Penal, é correto afirmar que

  • a) o homicídio cometido com o emprego de tortura não é considerado como homicídio qualificado.
  • b) provocar aborto, sem o consentimento da gestante não é crime.
  • c) se considera lesão corporal de natureza grave aquela que resulta debilidade permanente de membro.
  • d) o crime de perigo de contágio venéreo foi revogado.
  • e) o crime de difamação contempla a possibilidade de exceção da verdade e admite modalidade culposa.