Simulado Prefeitura de Ananindeua-PA | Professor de Educação Infantil | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE ANANINDEUA-PA | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Ananindeua-PA para o cargo de Professor de Educação Infantil.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETAP para o concurso Prefeitura de Ananindeua-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Infantil, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Ananindeua-PA | Professor de Educação Infantil contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Ananindeua-PA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #101351
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre os dois textos de referência, é adequado afirmar:
- a) ambos enaltecem a postura popular positiva à mineração.
- b) que, com gêneros diferentes, apresentam críticas ao descaso à biodiversidade.
- c) que só no século XXI se tomou consciência da iminência de tragédias ambientais.
- d) que as tragédias ambientais propiciam ações eficientes e rápidas de prevenção.
- #101352
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A leitura do poema do poeta mineiro exclui a compreensão de que:
- a) há um silenciamento do discurso de oposição à atividade de exportação mineral.
- b) compara-se a duração da dívida externa nacional à eternidade.
- c) a quantidade de exportação de ferro é a solução econômica plausível.
- d) há uma reflexão melancólica do poeta sobre os destinos de seu estado natal.
- #101353
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em: “(...)dos 350 milhões de reais em multas aplicadas pelo Ibama à Samarco, o emprego do acento grave como exemplificado nessa estrutura se repetiria em
- a) aplicadas pelo Ibama a Minas Gerais,
- b) aplicadas pelo lbama a Bahia.
- c) aplicadas pelo Ibama a Belém.
- d) aplicadas pelo Ibama a Santa Catarina.
- #101354
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A estrofe I e a III do poema não utilizam na sua composição de:
- a) Antítese.
- b) Hipérbato.
- c) Anáfora.
- d) Silepse.
- #101355
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa que exemplifica a regra de colocação pronominal: “Havendo fator de próclise, o pronome átono ficará antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.”
- a) “(...) e não deixa de sê-lo (...)”.
- b) “O atraso foi o que levou as empresas (...) ”.
- c) “(...) pode-se começar com uma sirene (...)”.
- d) “(...) acidentes que se anunciam cerimoniosamente (...)”.
- #101356
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O verbo do excerto: “(...) com uma sirene que toca.” apresenta vários sentidos. Analise as afirmativas e assinale a resposta correta:
I- No exemplo seguinte, "De instante a instante, o telefone de sua casa tocava.”, o sentido verbal é similar ao do enunciado.
II- O mesmo ocorre em “Tocou-se com a resposta áspera.”.
III- Já em: “A conversa sobre o emprego não lhe toca.’’, o sentido é de chocar-se.
- a) Todas as afirmativas estão corretas.
- b) Somente a III está correta.
- c) Somente I e II estão corretas.
- d) Somente a I está correta.
- #101357
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O sentido da preposição no excerto: “(...) porém mesmo os inevitáveis “acidentes normais" de Perow, (...)” é:
- a) utilidade.
- b) tema de.
- c) posse.
- d) tipo de algo.
- #101358
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No excerto: “(...) para barrar iniciativas que, visando a ampliar a segurança (...)”, sobre a regência do verbo no gerúndio, não se pode afirmar:
- a) este pode ser usado como transitivo no sentido de “mirar”.
- b) deve ser usado sem preposição no sentido de por o visto.
- c) deveria estar com complemento precedido de um “a” com acento grave.
- d) como o complemento é uma oração reduzida de infinitivo há tendência a supressão da preposição.
- #101359
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O sinônimo do vocábulo presente no texto não está adequado em:
- a) emblema-insígnia.
- b) ceifar-arrebatar.
- c) macabra-alvissareiras.
- d) cercanias-arredores.
- #101360
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale o excerto em que não há modalizador expressando avaliação da verdade.
- a) “É possível, embora improvável, (...)”.
- b) “Parece piada macabra, (...)”.
- c) “Ou alguém deveria acreditar (...)”.
- d) “A assessoria de imprensa da Vale explica que a sirene não tocou (...)”.
- #101361
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Leia as duas assertivas sobre os conteúdos e a avaliação no processo de ensino e aprendizagem (LUCKESI, 2011) e analise a relação entre ambas.
I- Os conteúdos de aprendizagem a serem investigados no processo de avaliação escolar são aqueles que compõem o currículo e o plano de ensino.
Ou seja,
II- os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem deverão ter como parâmetro os conteúdos essenciais ensinados pelo professor e aprendidos pelos educandos.
- a) A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é falsa.
- b) A primeira é uma assertiva falsa e a segunda é verdadeira.
- c) As duas são falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
- d) As duas são assertivas verdadeiras e a segunda complementa o sentido da primeira.
- #101362
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Considerando as assertivas a respeito da avaliação escolar em uma perspectiva construtiva (LUCKESI, 2011), marque a alternativa correta.
I- A essência do ato de avaliar é subsidiar o processo de aprendizagem tendo por base um diagnóstico.
II- O ato de avaliar leva em conta a complexidade das variáveis que intervém na produção de resultados.
III- O foco do avaliador está centrado na busca do melhor resultado do ensino e da aprendizagem.
IV- A avaliação é pontual, se o resultado for insatisfatório, a responsabilidade é atribuída somente ao educando.
- a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- b) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
- c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corre
- d) Todas as assertivas estão corretas.
- #101363
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Identifique o que não é pertinente afirmar sobre uma proposta curricular na perspectiva interdisciplinar.
- a) O processo de ensino e aprendizagem pode se dar em uma perspectiva dialógica, em que o conhecimento é compreendido e apreendido como construção coletiva.
- b) A organização do trabalho escolar deve ocorrer por meio das disciplinas, cujo enfoque preserva a identidade, a autonomia e os objetivos próprios de cada uma delas.
- c) A proposta curricular prevê atividades práticas, explorando recursos externos à escola e conhecimentos da realidade econômica, social e cultural da localidade.
- d) Podem ser usados diversos recursos e formas de linguagem para abordar processos históricos e sociais que determinaram a construção do conhecimento científico.
- #101364
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Aponte a avaliação da Educação Básica a qual se refere a descrição seguinte:
Avaliação para diagnóstico, em larga escala, na qual estudantes do 5° e 9° anos do ensino fundamental respondem a questões de língua portuguesa e matemática, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
(Portal do MEC, Avaliação da Educação Básica, 2019)
- a) ANA.
- b) PISA.
- c) Prova Brasil.
- d) ENCCEJA.
- #101365
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ananindeua-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Indique a concepção teórica de aprendizagem e desenvolvimento humano defendida no seguinte discurso.
O aprendizado gera desenvolvimento; logo, não há como esperar que a criança em idade escolar “amadureça” para poder aprender ler e escrever. O sujeito vai sendo inserido em uma cultura letrada e escolarizada, vai aprendendo e constituindo sua autonomia em relação aos seus mediadores, isto é, vai desenvolvendo-se.
(LEITE, Sergio Antônio. Cultura, cognição e afetividade: a sociedade em movimento. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2002. p. 130.)
- a) Abordagem culturalista de Bruner.
- b) Abordagem cognitivista de Piaget.
- c) Abordagem sociointeracionista de Vigotsky.
- d) Abordagem comportamentalista de Skinner.