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Simulado PC-MS | Delegado de Polícia | CONCURSO

Simulado PC-MS | Delegado de Polícia

SIMULADO PC-MS | DELEGADO DE POLÍCIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PC-MS para o cargo de Delegado de Polícia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAPEC para o concurso PC-MS. Estas questões são especificamente para o cargo de Delegado de Polícia, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PC-MS | Delegado de Polícia contém um total de 18 questões de concursos com um tempo estimado de 54 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PC-MS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#51768
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Civil-MS
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difícil

(1,0) 1 - 

Dentre os poderes do Administrador Público encontram-se o poder-dever de agir; o dever de eficiência; o dever de probidade; e o dever de prestação de contas. É correto afirmar que:

  • a) A omissão ao cumprimento dos deveres acima elencados não gera qualquer punição.
  • b) O poder-dever de agir não se encontra vinculado à competência e à obrigação de atuar.
  • c) O dever de probidade significa fazer o melhor negócio para o erário, independentemente do procedimento de atuação.
  • d) Não há órgão responsável que fiscalize o dever de prestar contas do Administrador Público
  • e) O dever de eficiência significa atuação com rapidez, perfeição e rendimento, observando o princípio da legalidade; sem procrastinação.
#51769
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Civil-MS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Sobre ato administrativo, segundo a doutrina.

I - é a qualidade, que reveste tais atos, de se presumirem verdadeiros e conformes o Direito, até prova o contrário (presunção de legitimidade).

II - é a qualidade pela qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância (imperatividade).

III - é a qualidade em virtude da qual o Estado no exercício da função administrativa, pode exigir de terceiros o cumprimento, a observância, das obrigações que impôs (exigibilidade).

IV - é a qualidade pela qual o Poder Público pode compelir materialmente o administrado, sem precisão de buscar previamente as vias judiciais, ao cumprimento da obrigação que impôs e exigiu (executoriedade).

V - nem todos os atos exigíveis são executórios.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:

 

  • a) V - V - V - V - F;
  • b) V - V - V - V - V;
  • c) F - V - V - V - V;
  • d) F - F - V - V - V;
  • e) V - F - V - V - V;
#51770
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Civil-MS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Tendo em vista o poder discricionário e o princípio da proporcionalidade no exercício do poder de polícia, assinale a alternativa correta:

  • a) A teoria do desvio do poder, nada mais é do que o ato do Administrador Público praticado de maneira a fugir da sua finalidade, forma, motivos e meios, determinados pela Lei, tornando-o viciado, ilegal, ilícito, arbitrário, atentando contra a própria moralidade.
  • b) O abuso do poder é o desvio, isto é, os fins diversos do objetivado pela lei ou pelo interesse individual; excesso praticado além dos limites estabelecidos, o que torna o ato arbitrário, ilícito e nulo.
  • c) O uso do poder é prerrogativa da autoridade, dentro dos limites da lei, visando o bem-estar social e o interesse próprio.
  • d) A falta dos requisitos legais não gera a nulidade.
  • e) O abuso de poder depende da atividade ser discricionária ou vinculada.
#51771
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Civil-MS
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(1,0) 4 - 

Considera-se poder de polícia a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Levando-se em conta o enfatizado no enunciado, é correto afirmar que:

  • a) O poder de polícia visa o interesse social e a supremacia do estado sobre as pessoas, bens e atividades.
  • b) A polícia administrativa atua sobre as pessoas, repressivamente.
  • c) O ato de polícia não se subordina ao ordenamento jurídico.
  • d) O poder de polícia limita o direito de liberdade e de propriedade, limita a liberdade e a propriedade, e não o direito de liberdade e de propriedade.
  • e) A polícia judiciária incide sobre bens, direitos e atividades, preventivamente.
#51772
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Civil-MS
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difícil

(1,0) 5 - 

Tratando-se dos servidores públicos, de um modo geral, assinale a alternativa correta:

  • a) Lotação é a denominação dada à mais simples unidade de poderes e deveres estatais expressos por um agente.
  • b) Agente público são todos os que servem ao poder público.
  • c) O funcionário público não é a pessoa legalmente investida em cargo público.
  • d) Agentes políticos são titulares dos cargos de direção.
  • e) Provimento é ato administrativo pelo qual se efetua o preenchimento de cargo público, com designação de seu titular, podendo ser originário, derivado ou autônomo.
#51773
Banca
FAPEC
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Polícia Civil-MS
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(1,0) 6 - 

O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul e demais alterações, estabelece que são formas de provimento de cargo público:

Assinale a alternativa que contém todas as formas de provimento:

 

  • a) Nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.
  • b) Nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, ascensão, transferência, reintegração e recondução.
  • c) Nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, transferências, reintegração e recondução.
  • d) Nomeação, promoção, readaptação, reversão, reintegração e recondução.
  • e) Nomeação, promoção, readaptação, reversão, ascensão, aproveitamento, reintegração e recondução.
#51774
Banca
FAPEC
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Polícia Civil-MS
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(1,0) 7 - 

Os servidores da justiça, dos cartórios não oficializados do Estado, são considerados integrantes da categoria de:

  • a) Empregados celetistas.
  • b) Empregados autárquicos.
  • c) Funcionários públicos "lato senso".
  • d) Funcionários públicos "stricto sensu".
  • e) Empregados prestadores de serviços.
#51775
Banca
FAPEC
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Polícia Civil-MS
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(1,0) 8 - 

O retorno do servidor público ao cargo de que se vira demitido, com a plena restauração dos direitos violados, inclusive o pagamento integral dos vencimentos e vantagens correspondentes ao tempo em que esteve afastado, por força de decisão judicial que reconhece a ilegalidade da demissão, recebe o nome de:

  • a) Revisão.
  • b) Reassunção.
  • c) Reintegração.
  • d) Recondução.
  • e) Reversão.
#51776
Banca
FAPEC
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(1,0) 9 - 

De acordo com a legislação, licitação é gênero, de que são espécies as seguintes modalidades:

Assinale a alternativa que contém todas as modalidades de licitação:

 

  • a) Concorrência, tomada de preço, convite e leilão.
  • b) Concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão.
  • c) Tomada de preço, convite, ofício, concurso e leilão.
  • d) Concorrência, tomada de preço, ofício, concurso e leilão.
  • e) Concorrência, convite, concurso e leilão.
#51777
Banca
FAPEC
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Polícia Civil-MS
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(1,0) 10 - 

A responsabilidade civil da Administração ou do Estado firma-se no propósito de reparação de dano e indenização. De acordo com a afirmativa, que modalidades de pessoas responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa:

  • a) As pessoas de direito público, desde que prestadoras de serviços comerciais e industriais do Estado.
  • b) As pessoas de direito privado prestadoras de serviços públicos.
  • c) As pessoas jurídicas, de direito público ou de direito privado, desde que prestadoras de serviços públicos.
  • d) As pessoas de direito público, desde que prestadoras de serviços.
  • e) As pessoas jurídicas de direito público, sem exceção.
#51778
Banca
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(1,0) 11 - 

Na linguagem escrita, o interlocutor pode estar ausente e não há como interromper para esclarecimentos; assim, o texto escrito deve ser independente quanto à clareza, à quantidade de informações e, principalmente, quanto aos procedimentos da argumentação. A partir dessa informação, é incorreto afirmar que, no trecho

  • a) "Pode-se esperar um futuro brilhante para o nosso país. Ele pode considerar-se privilegiado em relação aos outros países do mundo: aqui não há preconceito racial, não temos problemas de catástrofes ou diferenças de idioma; o povo é ordeiro e pacífico.", ocorrem generalizações inconsistentes.
  • b) "Quando se fala em liberdade de expressão, é preciso tomar cuidado, porque liberdade é uma coisa e libertinagem é outra. Se não houver nenhum tipo de censura, estabelece-se a anarquia e a baderna.", o esquema argumentativo está falho, pois não foi demarcado limite quanto à análise de palavras de noções confusas.
  • c) "A educação pode ser considerada de muitos pontos de vista: o do Estado, o da Igreja, o do mestre- escola, o dos pais ou mesmo (embora seja geralmente esquecido) o da própria criança. Cada qual destes pontos de vista é parcial; cada um concorre com alguma coisa para o ideal da educação, porém também aduz elementos maus. Examinemo-los sucessivamente e vejamos o que dizer contra e a favor deles." (Bertrand Russell) - o autor restringe a significação do vocábulo educação e pormenoriza os vários pontos de vista a partir dos quais ela pode ser considerada.
  • d) "Os países latino-americanos são diferentes em tudo: nos hábitos, nos costumes, na concepção de vida, nos valores, etc.", ocorreu o uso de noções totalizadoras comprometendo a forca argumentativa, demonstrando falta de visão analítica.
  • e) "Não se deve negar ao cidadão o direito de protestar: isso já é comunismo.", houve defeito argumentativo quanto ao mau emprego do vocabulário.
#51779
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(1,0) 12 - 

Leia o trecho abaixo.

Deixemos de lado o argumento do respeito à lei e à razão que está meio fora de moda nesse clima de ânimos exaltados, para ficar com o da eficácia. A manifestação de leitores defendendo a violência policial e protestando contra a publicação da foto de um bandido com marcas de agressão contém, além de desejo de vingança, a crença de que essa pratica é a melhor maneira de combater o crime. Não é. Trata-se de uma ilusão perversa que só se explica porque vivemos numa cidade dominada pelo medo e dividida entre os que já foram assaltados e os que provavelmente serão.

(Zuenir Ventura. O Globo - 20/11/04 )

Utilizando o texto como pretexto para explorar a Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

 

  • a) o 1º verbo do texto apresenta caráter injuntivo. O que (1ª linha) funciona como um elemento coesivo com função explicativa e a última oração da 1ª frase é uma subordinada adverbial.
  • b) no 2º período, os verbos defendendo e protestando estão na forma nominal gerundiva. Os termos grifados, nas expressões "manifestação de leitores" e "publicação da foto" exercem a função passiva e ativa, respectivamente, sendo complemento nominal e adjunto adnominal.
  • c) a concisão da frase "Não é." foi intencional para dar maior efeito ao contexto, sendo uma oração coordenada assindética.
  • d) o 1º que, do último período do texto é uma conjunção, significando a qual. A palavra só é um advérbio.
  • e) ainda no último período, o trecho "...se explica..." exerce uma função ativa. Os dois os são pronomes, significando aqueles.
#51780
Banca
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(1,0) 13 - 

Leia o seguinte trecho:

A vingança e a forra podem ser úteis para descarregar nossos impulsos primários e instintos homicidas, testando limites entre a civilização e a barbárie. Mas são inúteis no combate à delinqüência. Não adiantam nada. Para o bandido, é lucro levar um soco no olho, com foto ou não no jornal, contanto que dias depois ele esteja nas ruas assaltando de novo, como em geral acontece. Contra isso, a solução está não numa polícia mais arbitrária, mas num código penal mais rigoroso e numa justiça menos lenta e mais operosa. (Zuenir Ventura)

De acordo com os padrões da Língua Portuguesa, conclui-se que

 

  • a) semanticamente, as palavras civilização e barbárie, atuam como convergentes, enquanto que o vocábulo mas (2ª linha) é uma conjunção, indicando uma oposição.
  • b) ambos os períodos "Mas são inúteis no combate à delinqüência." e "Não adiantam nada." apresentam elementos coesivos iniciais fundamentais na progressão e subordinação do período.
  • c) a expressão "dias depois" (4ª frase) remete a uma noção temporal. O pronome isso se refere ao que foi dito posteriormente.
  • d) no último período do texto, aparecem palavras com sentidos opostos. E pode-se dizer que, nesse texto, não há termos elípticos.
  • e) no trecho "...é lucro levar um soco no olho, com foto ou não no jornal...", a 2ª oração classifica-se como subordinada substantiva subjetiva reduzida.
#51781
Banca
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(1,0) 14 - 

Numa pizzaria, ao lado da porta de entrada, um cartaz avisava: Não Servimos só bebidas Um rapaz entra, lê o cartaz, senta-se a uma mesa e pede ao garçom: - Por favor, um suco de abacaxi. O garçom esclarece: - Se você não for comer alguma coisa, não poderei servir-lhe o suco. Você leu o aviso? - Li. - responde o rapaz. - Ele é óbvio e, por isso, inútil. - Desculpe - argumenta o garçom - mas você não leu corretamente o cartaz. - Li, sim. - diz o rapaz. - Vocês é que não o escreveram corretamente. A respeito dessa situação, é incorreto afirmar que

  • a) o rapaz interpretou corretamente a informação do aviso, para considerá-lo óbvio à primeira leitura.
  • b) a pizzaria esperava que o freguês interpretasse a frase assim: "Se pedir apenas algo para beber, não será atendido".
  • c) com alterações necessárias, inclusive acrescentando outras palavras, a frase do cartaz ficaria menos confusa se estivesse da seguinte forma: "Não servimos só bebidas desacompanhadas de pizza".
  • d) a norma adotada pela pizzaria estaria clara e informativa, se fosse escrita, por exemplo: "Só bebidas, não servimos".
  • e) na frase do cartaz, está implícito o seguinte contexto: "...como também outras coisas".
#51782
Banca
FAPEC
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(1,0) 15 - 

Leia, a seguir, o seguinte fragmento :

Os que querem dar ao policial poder não só de prender como também de julgar, condenar e punir, por conta própria, não percebem que um dia isso pode ser usado contra eles também. A estes e aos adeptos da lei Sivuca - "bandido bom é bandido morto" - um lembrete: não se descobriu o veneno antiofídico matando a cobra, mas com ela viva e presa (sem celular, bem entendido). (Zuenir Ventura)

É correto afirmar que

 

  • a) o verbo dar (1ª linha) aparece com os dois complementos exigidos pela sua regência. E as conjunções "não só...como também" (1ª linha) são coordenativas explicativas.
  • b) o pronome eles (final da 1ª frase) retoma a primeira palavra do texto. Esta exerce a função de agente, sendo um pronome demonstrativo.
  • c) no 1º período, ocorrem várias orações independentes, mas há também uma subordinada substantiva objetiva indireta.
  • d) o trecho "...não se descobriu..." (penúltima linha) apresenta caráter passivo analítico e o pronome isso refere-se ao que foi dito anteriormente.
  • e) na última frase, há uma idéia comparativa. Há também duas orações com conectivos elípticos (sem celular, bem entendido).