Simulado PBH Ativos S.A. | CONCURSO
SIMULADO PBH ATIVOS S.A.
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos PBH Ativos S.A..
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da PBH Ativos S.A. que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores PBH Ativos S.A., portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado PBH Ativos S.A. contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos PBH Ativos S.A..
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos PBH Ativos S.A.. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO PBH Ativos S.A.
Para realizar o simulado PBH Ativos S.A. você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado PBH Ativos S.A. você verá as questões que errou e acertou.
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- #188857
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(1,0) 1 -
As ciências sociais e o inglês
O inglês é a língua da ciência. As razões para isso estão relacionadas às profundas transformações que ocorreram no pós-Guerra. A ciência e a tecnologia, que até então evoluíam em esferas relativamente separadas de conhecimento, se integram num único sistema. [...] As tecnologias pressupõem um investimento contínuo de capital, a formação de quadros especializados e a constituição de laboratórios de pesquisa. No início, isso se concentra nos Estados Unidos, pois quando termina a Segunda Guerra Mundial, trata-se do único país industrializado onde a infraestrutura educacional e tecnológica permanece intacta. Com a expansão do ensino superior e o desenvolvimento dos institutos de pesquisa, assiste-se a um florescimento científico sem precedentes, aliado a uma política tecnológica na qual as criações científicas estão vinculadas às descobertas e ao aperfeiçoamento das técnicas. A história do computador é um bom exemplo do imbricamento das dimensões econômica, militar e científica num mesmo projeto. Como processador de dados e informações, irá impulsionar todo um campo de atividades, desde as experiências de laboratório até a administração das empresas (cujo raio de ação é, muitas vezes, transnacional). Ciência, tecnologia e administração – esferas diferenciadas de práticas e saberes – aproximam-se assim como unidades que se alimentam e se reproduzem a partir da manipulação, do controle e do processamento da informação. Creio que não seria exagero dizer que os elementos-chave do que entendemos por sociedade de informação foram inicialmente preparados em inglês (conceitos, modelos, fórmulas e procedimentos).
Não se deve imaginar que toda a produção científica, ou mesmo a sua maioria, se faça em inglês. Embora não existam dados disponíveis em escala mundial, pode-se argumentar, e com boa parte de razão, que a literatura científica em língua não inglesa tenha aumentado. Basta ver a proliferação de revistas nos mais diferentes países e a participação dos cientistas em reuniões e congressos especializados. No entanto, como sublinha Baldauf, sua representação na literatura recenseada nas principais bases de dados declinou. [...] Grande parte do que é produzido é simplesmente ignorado pelo fato de não estar formalizado e formatado em informação imediatamente disponível, ou seja, compreensível para um conjunto amplo de pessoas. [...] Entretanto, importa entender que um corpus literário, funcionando como padrão de referência, é legitimado mundialmente somente quando disponível em inglês. Daí a estratégia de vários grupos de dividir suas atividades em “locais” e “universais”. As primeiras são escritas em idioma nacional e têm como veículo as revistas existentes no país; as outras concentram os cientistas de “elite”, cuja ambição é conseguir uma maior visibilidade na cena mundial; interessa-lhes publicar nas revistas internacionais já consagradas. [...]
Barthes (1984, p.15) diz que, para a ciência, “a linguagem é apenas um instrumento, aprisionado à matéria científica (operações, hipóteses, resultados) que se diz, a antecede e existe fora dela, e que se tem o interesse de torná-la o mais transparente e neutra possível: há, de um lado, num primeiro plano, o conteúdo da mensagem científica, que é tudo; de outro, num segundo plano, a forma verbal, que exprime esse conteúdo e que é nada […]. A ciência tem certamente necessidade da linguagem, mas ela não está, como a literatura, na linguagem”. É preciso ter em mente que a qualidade de ser instrumental não deve ser vista como algo negativo. Trata-se de uma opção deliberada em utilizar a linguagem como uma ferramenta, cujo resultado é altamente compensador – o discurso científico. Resulta disso o amplo consenso (embora sem unanimidade) existente entre os cientistas em relação ao uso do inglês, qual seja, o fato de ele ser instrumental e eficiente. Mas qual seria a razão dessa instrumentalidade?
Richard Harris e Paul Mattick, trabalhando com as propriedades da linguagem e sua relação com a informação, têm um argumento interessante. Consideram que cada domínio científico utiliza a linguagem de maneira limitada, por isso é mais fácil traduzir textos científicos do que literários. Isso significa que a informação provida na mensagem é dada não apenas pelo significado individual das palavras, mas também pela relação entre elas, sua combinação. Por exemplo, podemos enunciar as sentenças “para mim, é preferível sair por último” e “eu prefiro sair por último”; há aí uma variação da forma, mas não da informação transmitida. [...]
As ciências sociais estão demasiadamente amarradas aos contextos, daí a dificuldade de universalização de seus discursos, porém, essa universalização nunca é inteira, emancipada, pois as notações se encontram aprisionadas à “literalidade dos enunciados”. O pensamento sociológico é sempre uma tradução, algo intermediário entre o ideal de universalidade (que é necessário) e o enraizamento dos fenômenos sociais. Ora, contexto e língua conjugam-se mutuamente. O discurso das ciências da natureza se justifica porque consegue reduzir a linguagem, depurá-la de sua malha sociocultural, algo impensável quando se deseja compreender a sociedade. Nesse caso, o inglês não pode funcionar como língua franca, não por uma questão de princípio, ou de orgulho nacional, mas devido à própria natureza do saber construído.
ORTIZ, Renato. As Ciências Sociais e o inglês. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 19, n. 54, fev/2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.ph... >. Acesso em: 2 jul. 2018. [Fragmento Adaptado]
Os termos sublinhados nos trechos a seguir são elementos coesivos que introduzem, no contexto, ideia de oposição, EXCETO em:
- a) No entanto, como sublinha Baldauf, sua representação na literatura recenseada nas principais bases de dados declinou.
- b) Entretanto, importa entender que um corpus literário, funcionando como padrão de referência, é legitimado mundialmente somente quando disponível em inglês.
- c) Isso significa que a informação provida na mensagem é dada não apenas pelo significado individual das palavras, mas também pela relação entre elas, sua combinação.
- d) As ciências sociais estão demasiadamente amarradas aos contextos, daí a dificuldade de universalização de seus discursos, porém, essa universalização nunca é inteira, emancipada.
- #188858
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(1,0) 2 -
Uma empresa tem de comprar uma máquina por R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) e o fornecedor ofereceu duas alternativas de pagamento: à vista sem desconto e a prazo em 3 parcelas mensais de R$ 370,00 (trezentos e setenta reais), em 30, 60 e 90 dias.
Considerando que o custo de oportunidade para o comprador é de 1% ao mês, assinale a alternativa CORRETA.
- a) É melhor comprar à vista, pois o valor presente das três prestações mensais é superior a R$ 1.100,00.
- b) Não é possível dizer qual a melhor alternativa, pois não foi informada a taxa de juros cobrada.
- c) O custo de oportunidade é igual à taxa de juros, então não há diferença financeira entre as alternativas.
- d) O pagamento em três parcelas oferece o melhor valor presente, então essa deve ser a escolha.
- #188859
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(1,0) 3 -
Uma dada empresa consome por mês 1.000 unidades de uma determinada peça utilizada por suas máquinas. O custo de armazenagem por peça por mês é de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) e o custo de cada pedido de compras é de R$ 5,00 (cinco reais). O preço unitário de cada peça é de R$ 10,00 (dez reais).
Tomando por base esses dados, analise as afirmativas a seguir relativas ao lote econômico de compras para essa determinada peça, considerando que (i) o consumo mensal é determinístico e com uma taxa constante e (ii) a reposição é instantânea quando os estoques chegam ao nível zero.
I- O lote econômico de compra é de 200 unidades por pedido.
II- O preço unitário de compra das peças não é usado para o cálculo do lote econômico.
III- O número total de pedidos por mês é de cinco, considerando-se o lote econômico de compra calculado.
Estão CORRETAS as afirmativas:
- a) I e II apenas.
- b) I e III apenas.
- c) II e III apenas.
- d) I, II e III.
- #188860
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(1,0) 4 -
Dentro das organizações, os grupos informais, também chamados grupos de amizade, organizam-se naturalmente por meio de adesões espontâneas de pessoas que com eles se identificam. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais.
Um dos desafios do administrador moderno é transformar grupos de pessoas em equipes eficazes capazes de crescer e de se auto-gerenciar. A diferença entre grupos e equipes é enorme. Os primeiros trabalham juntos geograficamente, mas separados psicologicamente. Para alcançar essa transformação, os grupos precisam participar de um conjunto de atividades.
Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a afirmação apresentada:
- a) Formação: os membros do grupo devem definir as regras básicas para que possam conviver socialmente e de maneira saudável.
- b) Integração de objetivos: para que não haja disputas ou conflitos de poder ou de posição no alcance dos objetivos comuns.
- c) Normas: os membros devem concordar sobre metas que compartilham e desenvolver relações humanas mais próximas.
- d) Desempenho: os membros devem canalizar suas energias para seus interesses pessoais
- #188861
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(1,0) 5 -
O gerente de compras de uma empresa está com necessidade de recrutamento de um novo técnico para o setor para atuar em negociações de contratos com fornecedores de prestação de serviços. Dada a relevância da função, resolve fazer uma seleção interna, considerando que já possui conhecimento dos candidatos e também como uma oportunidade de promoção de quem já é seu colaborador.
A negociação sempre é facilitada quando há confiança no relacionamento dos negociadores. Gerar essa confiança é muito importante no processo e isso depende de características que devem ser observadas na aptidão do comprador e aprimoradas com treinamento e prática.
Pensando nisso, o gerente enumerou algumas características importantes para um bom negociador, as quais deveriam ser observadas no recrutamento e posteriormente aprimoradas em treinamento.
Dentre essas características, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os objetivos dessa seleção:
- a) Ver a negociação como um processo contínuo e dinâmico, mesmo após o acordo final e a assinatura do contrato.
- b) Estar atento em atingir os próprios objetivos, independentemente do alcance das metas da organização.
- c) Ter a mente aberta e ser atento às necessidades do seu negócio, não descuidando das necessidades de seu oponente.
- d) Ser competitivo e estimular a eficiência na realização dos benefícios mútuos desejados, oferecendo alternativas criativas.
- #188862
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(1,0) 6 -
Segundo o art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Assinale a alternativa que constitui em direitos individuais e/ou coletivos assegurados pela CF/88.
- a) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, inclusive em virtude de lei.
- b) É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
- c) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, salvo em caso de censura ou licença.
- d) O Estado promoverá, independentemente da forma da lei, a defesa do consumidor.
- #188863
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(1,0) 7 -
A administração moderna de materiais é aquela que avalia e dimensiona convenientemente os estoques em bases científicas, substituindo o empirismo e as suposições.
Uma importante técnica é utilizada para controle dos recursos financeiros investidos na aquisição dos estoques, considerando a importância relativa dos itens no estoque, definindo os itens que devem ter maiores e menores cuidados.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essa técnica de controle:
- a) Inventário.
- b) Indicadores de acuracidade.
- c) Curva ABC.
- d) Giro de estoque.
- #188864
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(1,0) 8 -
Na estrutura da administração financeira da empresa, o tesoureiro administra o fluxo de fundos. Sua preocupação constante é dispor de recursos suficientes para pagar os compromissos da empresa em seus vencimentos, sendo o responsável pela liquidez da empresa. O tesoureiro mantém relações externas com banqueiros e dirigentes de instituições financeiras não bancárias, bancos de investimento e financeiras.
O tesoureiro é responsável pelas seguintes atividades na empresa, EXCETO:
- a) Realizar a obtenção de fundos e o pagamento dos compromissos da empresa.
- b) Realizar a custódia de recursos monetários e outros valores.
- c) Elaborar orçamento de caixa.
- d) Elaborar demonstrações contábeis.
- #188865
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(1,0) 9 -
A PBH Ativos consome 40 unidades por mês de determinado material. O tempo de reposição desse material é de dois meses. O estoque mínimo deve ser de um mês e meio de consumo.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o Ponto de Pedido, em número de unidades.
- a) 160.
- b) 140.
- c) 120.
- d) 90.
- #188866
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(1,0) 10 -
Ao administrador cumpre a tarefa de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades do pessoal que está sob suas ordens. Portanto, o administrador, constante ou simultaneamente, está planejando, organizando, dirigindo e controlando o trabalho dos empregados ou funcionários sob sua gestão.
Na prática da Total Quality Management (TQM), ou seja, da gestão da qualidade total, o controle constitui uma das quatro fases do conhecido ciclo PDCA, cujo modelo básico ilustra as atividades do administrador.
Faça a relação das atividades apresentadas na COLUNA II com os componentes do PDCA apresentados na COLUNA I:
01 – P (do inglês Plan) – Planejamento
02 – D (do inglês Do) – Desenvolvimento
03 – C (do inglês Check)- Controle
04 - A (do inglês Act) – Ação (corretiva)
( ) Verificação do acerto ou não do que foi planejado e das ordens dadas.
( ) Confrontação com o que foi planejado para devidas correções ou ajustes, objetivando a melhoria contínua.
( ) Determinação do que se pretende fazer e das metas que devem ser atingidas
( ) Execução do que foi planejado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- a) 3 4 1 2.
- b) 4 3 1 2.
- c) 3 4 2 1.
- d) 4 2 1 3.