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Simulado Nutrição Experimental: Estudos, Aspectos Éticos e Técnicas de Laboratório | CONCURSO

Simulado Nutrição Experimental: Estudos, Aspectos Éticos e Técnicas de Laboratório

Simulado Nutrição Experimental: Estudos, Aspectos Éticos e Técnicas de Laboratório

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Este Simulado Nutrição Experimental: Estudos, Aspectos Éticos e Técnicas de Laboratório foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Nutrição Experimental: Estudos, Aspectos Éticos e Técnicas de Laboratório
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Nutrição Experimental: Estudos, Aspectos Éticos e Técnicas de Laboratório

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#225004
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(1,0) 1 - 

A pesquisa com animais de laboratório tem sido utilizada para o desenvolvimento da medicina.

Para obter resultados confiáveis, é fundamental que o pesquisador saiba aspectos da anatomia, fisiologia e manejo da espécie envolvida na experimentação científica, como, por exemplo, que

  • a) com dez semanas de vida os camundongos são considerados adultos.
  • b) a restrição de ácido ascórbico na dieta dos camundongos pode causar hemorragias.
  • c) a deficiência de vitamina K pode causar toxicidade hepática em ratos.
  • d) o excesso de potássio causa letargia, cianose e alopecia em ratos.
  • e) o dióxido de carbono é um método químico utilizado para realizar a eutanásia em pequenos roedores.
#225005
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(1,0) 2 - 

A fim de garantir a qualidade dos alimentos, é fundamental a avaliação de diversos índices físico-químicos em matérias-primas, produtos intermediários e no alimento pronto. Alimentos só podem ser comercializados quando atendem a padrões de identidade e qualidade estabelecidos por órgãos nacionais e internacionais. Atualmente, mais de 200 produtos possuem tais requisitos. Para certificar esses padrões já estabelecidos e universalmente aceitos, é necessária a condução de análises físico-químicas. Considerando a importância desse procedimento, analise as assertivas abaixo.

I. O Laboratório de Alimentos como qualquer outro que realiza análises físico-químicas, para configurar a confiabilidade de seus resultados, deverá estar engajado em Programas de Garantia da Qualidade, no entanto, não é necessário englobar a biossegurança, uma vez que já são obrigatórios tais programas.

II. A amostra de laboratório refere-se a uma parcela da amostra obtida por seleção ou divisão, uma unidade individual do lote aceita como parte da amostra ou a unidade final da amostragem multifásica.

III. O setor de físico-química de alimentos realiza análises com o objetivo de avaliar se as amostras estão de acordo com o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) e com a rotulagem nutricional.

IV. A lacração dos invólucros das amostras fiscais e de controle tem o objetivo de evitar qualquer alteração deliberada do conteúdo da embalagem e isto só pode ser obtido com o uso do lacre.

É correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
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(1,0) 3 - 

Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório apresenta riscos, seja por produtos químicos, chama, eletricidade, cortes ou imprudência do próprio usuário, que pode resultar em danos materiais ou acidentes pessoais e que podem acontecer quando menos se espera. A medida de segurança que o técnico deve tomar em um laboratório é:

  • a) esperar que termine todo o procedimento analítico, assim que um reagente cair na bancada, para efetuar a limpeza do mesmo.
  • b) pode-se usar a boca, caso não haja pipetador no laboratório, dependendo do reagente de que se trata.
  • c) usar o jaleco e/ou avental, pois evita o contato do corpo do técnico com reagentes e/ou outras sujidades.
  • d) manter os kits de primeiros socorros e lavadores de olhos guardados trancados no armário do responsável pelo laboratório.
  • e) notificar ao setor responsável ao final do expediente, quando o alarme de um equipamento e/ou ambiente disparar.
#225007
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(1,0) 4 - 

Para que os procedimentos de pesagem e medição de ingredientes sejam adequados, são essenciais o conhecimento da capacidade volumétrica dos utensílios e sua padronização. O técnico de um laboratório de alimentos precisa escolher a melhor técnica para pesagem e medição dos ingredientes. A escolha como procedimento de pesagem será:

  • a) os alimentos secos, como farinha, açúcar, aveia ou grãos, devem ser pressionados ao serem medidos, pois assim cabe um volume maior.
  • b) para a leitura do volume em alimentos líquidos deve ser levada em consideração a medida superior do menisco formado na superfície livre.
  • c) os alimentos pastosos, como doce de leite, e os gordurosos, como a margarina, podem ser pesados a qualquer temperatura, seja refrigeração ou ambiente.
  • d) para a pesagem de óleos levam-se em consideração os mesmos procedimentos para alimentos pastosos.
  • e) para a pesagem de alimentos deve-se usar balança de precisão, observando sempre a capacidade máxima de pesagem da balança e verificar regularmente a regulagem.
#225008
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(1,0) 5 - 

O meio EC é utilizado para o crescimento de coliformes termotolerantes no teste de tubos múltiplos em amostras de alimentos. Esse meio é preparado a uma concentração de 37 g/L. Admitindo-se que cada tubo de ensaio do teste contenha 10 mL desse meio, pode-se afirmar que cada tubo contém:

  • a) 37 mg do meio
  • b) 0,37 mg do meio
  • c) 370 mg do meio
  • d) 37000 mg do meio
  • e) 3700 mg do meio
#225009
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(1,0) 6 - 

Boas Práticas de Laboratório (BPL) é, por definição, o conjunto de normas que dizem respeito à organização e às condições sob as quais estudos em laboratórios e/ou campo são planejados, realizados, monitorados, registrados e relatados. São objetivos da BPL:

  • a) Garantir dados confiáveis, padronizar procedimentos, racionalizar trabalho e eliminar erros operacionais.
  • b) Dirimir dúvidas e buscar soluções para problemas que venham a ocorrer, mediar conflitos entre os recursos humanos que atuam nos laboratórios.
  • c) Possibilitar a padronização parcial dos processos realizados nos laboratórios de forma adequada, visando o homem, os vegetais, os animais e o meio ambiente.
  • d) Garantir condições ambientais, instalações, segurança e meio ambiente.
  • e) É um Sistema de Garantia da Qualidade para Laboratórios, que deve avaliar somente a gestão de qualidade do produto.
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(1,0) 7 - 

Em um laboratório de alimentos, um técnico preparou uma solução a partir da dissolução de 18 gramas de glicose em água suficientes para produzir 1 litro da solução. Determine a concentração em mol/L dessa solução. (Dado: massa molar da glicose = 180 g/mol).

  • a) 0,01
  • b) 0,1
  • c) 0,001
  • d) 1,0
  • e) 1,1
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(1,0) 8 - 

No que se refere à Bioética, considere as afirmativas abaixo. I - Baseia-se na análise rigorosa dos fatos, apresentando coerência ao solucionar questões morais, tendo como referencial critérios e princípios básicos. II - Funciona como uma lógica do pluralismo, como instrumento para negociação pacífica das instituições morais. II - Aborda com originalidade a realidade biomédica, sendo simultaneamente secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e III.
  • e) I, II e III.
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(1,0) 9 - 

A habilidade prática de um técnico de laboratório é uma característica essencial para garantir a segurança de todos no ambiente e resultados confiáveis em análises físico-químicas e microbiológicas. Para uma análise de acidez de iogurte, é necessário preparar 250 mL de uma solução 0,1 mol.L-1 de NaOH. Para o preparo dessa solução, qual é a quantidade da massa de NaOH a ser pesada?
Dados necessários: Massas Molares: Na = 23 g.mol-1, O = 16 g.mol-1, H = 1 g.mol-1.

  • a) 40 g.
  • b) 4 g.
  • c) 0,4 g.
  • d) 10 g.
  • e) 1 g.
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(1,0) 10 - 

A pesquisa, como atividade científica percorre, desde a formulação do problema até a apresentação dos resultados, na seguinte sequência de fases:

  • a) Definição da pesquisa; delimitação do problema; formulação de hipóteses; definição das variáveis; seleção da amostra; coleta de dados; análise dos dados e redação do texto final.
  • b) Preparação da pesquisa: seleção, definição e delimitação do tópico ou problema a ser investigado; planejamento de aspectos logísticos para a realização da pesquisa; formulação de hipóteses e construção de variáveis; trabalho de campo (coleta de dados); processamento dos dados (sistematização e classificação dos dados); análise e interpretação dos dados e elaboração do relatório da pesquisa.
  • c) Escolha da pesquisa; construção dos objetivos geral e específicos; formulação de hipóteses; escolha do desenho de pesquisa; definição das variáveis; processamento dos resultados e elaboração do trabalho de pesquisa.
  • d) Seleção do tema e do objeto de estudo; justificativa; formulação de hipóteses; definição do método; coleta de dados; análise dos dados; interpretação dos resultados, conclusão do trabalho.
  • e) Escolha do tema; levantamento bibliográfico; definição dos objetivos do estudo; detalhamento da metodologia; resultados e discussão; conclusão e validação do estudo.