Simulado MPU | Analista – Educação | CONCURSO
SIMULADO MPU | ANALISTA – EDUCAÇÃO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso MPU para o cargo de Analista – Educação.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso MPU. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista – Educação, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado MPU | Analista – Educação contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso MPU.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #66312
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo o antidogmatismo, que é um dos princípios metodológicos da pesquisa participante, são garantidas ao grupo a liberdade política, a religiosa e a organizacional em geral; isso, porém, não implica dizer que o pesquisador não seja um sujeito ideologicamente identificado com uma proposta política.
- #66313
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A superação da oposição sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequência de ações que aspiram gerar transformações não influencia determinantemente a pesquisa participante.
- #66314
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em uma pesquisa participante, o objetivo é a captação do real em determinado momento com objetividade, pois somente assim se alcança a construção de um novo conhecimento.
- #66315
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Torna-se necessário, na pesquisa participante, discernir o campo próprio da produção do conhecimento do nível de intervenção no processo, para transformá-lo.
- #66316
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A proposta de formulação de um projeto político-pedagógico surgiu como meio de superação do paradigma tecnicista.
- #66317
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que preconiza a redefinição das funções estratégicas dos atores sociais envolvidos na educação, como professores, comunidade, direção e coordenação pedagógica.
- #66318
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O planejamento de ensino restringe-se ao momento de elaboração dos planos de trabalho pelo educador.
- #66319
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O planejamento escolar abrange as funções de diagnóstico, definição de objetivos, determinação de atividades e avaliação dos processos.
- #66320
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Por ser expressão da cultura organizacional, o projeto político pedagógico expressa os valores e as crenças daqueles que o elaboram, assim não permite alterações durante sua vigência.
- #66321
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O foco exclusivo do planejamento participativo é a democratização das decisões.
- #66322
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
De acordo com o planejamento participativo, deve-se estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor, formuladas com base em métodos quantitativos e qualitativos, com o intuito de modificar determinada situação.
- #66323
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O planejamento participativo distingue-se por seu caráter tradicionalista.
- #66324
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Planejamento participativo e planejamento estratégico apresentam características comuns no que concerne à gestão dos processos escolares.
- #66325
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue o item que se segue.
O planejamento participativo é fundamentado nos princípios democráticos, segundo os quais deve haver a participação de toda a comunidade envolvida nos processos de decisão.
- #66326
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Victor Paro. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1988, p.24 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.
Durante a implantação de um projeto, devem estar previstos diferentes momentos de avaliação, como forma de revisão da aplicação dos elementos materiais e dos esforços pessoais na consecução do projeto.