Simulado MPE-RS | Agente Administrativo | CONCURSO
SIMULADO MPE-RS | AGENTE ADMINISTRATIVO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso MPE-RS para o cargo de Agente Administrativo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca MPE-RS para o concurso MPE-RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente Administrativo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado MPE-RS | Agente Administrativo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso MPE-RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #111547
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(1,0) 1 -
O ensino da Educação Física, alicerçado nos pressupostos da tendência que começa a ficar mais forte a partir dos anos 1990, e que privilegia o gesto humano construído historicamente denomina-se
- a) Tecnicismo.
- b) Construtivismo.
- c) Cultura corporal do movimento.
- d) Calistenia.
- e) Esportivização.
- #111548
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(1,0) 2 -
Depois das diferentes épocas históricas e dos vários processos de mudanças sofridos pela Educação Física, pode-se conceituá-la no panorama mundial atual como uma atividade
- a) interacional, comprometida com os direitos fundamentais do ser humano (beleza física, padrões sociais, ócio).
- b) educativa por excelência, comprometida com os direitos fundamentais do ser humano (saúde, ocupação saudável do tempo livre, preservação da cultura).
- c) de interesse multifacetado, comprometida com os direitos fundamentais do ser humano (educação, saúde, habitação).
- d) educativa por excelência, preocupada em desenvolver padrões religiosos ideológicos sobre o corpo (saúde, ocupação saudável do tempo livre, preservação da cultura).
- e) uma atividade holística, com compromisso com os direitos fundamentais dos militares (liberdade, sociabilidade, educabilidade).
- #111549
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(1,0) 3 -
Durante muito tempo pode-se dizer que a Educação Física serviu como instrumento de manutenção das desigualdades e dos processos discriminatórios, quando
- a) acentuava as desigualdades raciais, baseada em determinismos, “comprovava” a superioridade racial, assim como o predominância do gênero masculino .
- b) acentuava as desigualdades raciais, baseada em determinismos, “comprovava” a necessidade de segregação racial, assim como do determinismo de gênero.
- c) estimulava a igualdade racial, baseada em determinismos, “comprovava” a superioridade da classe econômica, assim como o determinismo de gênero feminino.
- d) acentuava as desigualdades raciais, baseada em determinismos, “comprovava” a superioridade do trabalho braçal sobre o trabalho intelectual, assim como o determinismo de gênero masculino.
- e) estimulava a igualdade racial, baseada em determinismos, “comprovava” a superioridade do controle psicológico, assim como do determinismo de gênero feminino.
- #111550
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(1,0) 4 -
Partindo da visão médico-militarista da Educação Física, observa-se uma construção de entendimento do corpo no mundo civil como sendo hígido e forte,
- a) pronto para o trabalho braçal, disciplinado para produzir.
- b) pronto para o trabalho intelectual, disciplinado para atividades produtivas.
- c) pronto para o trabalho intelectual, disciplinado para atividades repetitivas.
- d) pronto para o trabalho social, condicionado para o trabalho burocrático.
- e) pronto para o trabalho psicossocial, disciplinado para atitude desportiva.
- #111551
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(1,0) 5 -
Durante o regime militar de 1964, iniciado após a subida ao poder dos militares em razão da tomada do controle político, social e econômico do Brasil, acarretando ao povo grandes privações em diferentes áreas. Na Educação Física, em especial, houve a valorização de alguns processos de esportivização. Isso ocorre, basicamente, devido ao
- a) desenvolvimento da aptidão intelectual da classe trabalhadora visando à afirmação do país no contexto de nação desenvolvida perante o mundo.
- b) desenvolvimento da aptidão social de maneira geral, comprovando a supremacia militar do país no contexto de nação desenvolvida perante o mundo.
- c) desenvolvimento dos direitos políticos e sociais da classe trabalhadora para promover o país no contexto de nação desenvolvida perante o mundo.
- d) desenvolvimento da aptidão física da classe trabalhadora e afirmação do país no contexto de nação desenvolvida perante o mundo.
- e) empobrecimento da aptidão física da classe trabalhadora contribuindo para a negação do país no contexto de nação desenvolvida perante o mundo.
- #111552
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(1,0) 6 -
Dentro do processo de desenvolvimento humano vários autores apresentam fases estabelecidas como sendo a sequência cronologicamente natural para se alcançar as potencialidades do desenvolvimento do indivíduo. Essas seriam, por ordem crescente de dificuldade:
- a) reflexiva, rudimentar, fundamental, especializada.
- b) rudimentar, reflexiva, fundamental, especializada.
- c) reflexiva, rudimentar, especializada, fundamental.
- d) rudimentar, fundamental, reflexiva, especializada.
- e) especializada, reflexiva, rudimentar, fundamental.
- #111553
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(1,0) 7 -
Durante o desenvolvimento motor dos indivíduos na fase reflexiva, pode-se perceber, segundo Gallahue, que os reflexos primitivos estão associados
- a) à especialização do movimento e ao controle motor especializado.
- b) aos aspectos do desenvolvimento motor básico e estabilidade do andar.
- c) à obtenção de movimentos motores rudimentares e a manutenção do equilíbrio.
- d) à obtenção das qualidades físicas básicas e manutenção do tônus muscular.
- e) à obtenção de alimentos e à proteção do bebê.
- #111554
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(1,0) 8 -
No processo de aprendizagem motora, durante a fase rudimentar, existem três categorias básicas de movimento que necessariamente precisam ser dominadas, para haver uma boa interação com o mundo. São elas:
- a) estabilizadores, espaciais, manipulativos.
- b) estabilizadores, locomotores, manipulativos.
- c) estabilizadores, aprofundadores, manipulativos.
- d) estabilizadores, locomotores, dominativos.
- e) estabilizadores, locomotores, cinestésicos.
- #111555
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(1,0) 9 -
Considerando-se o estresse da vida diária, julga-se necessário para o bom funcionamento dos indivíduos, momentos de lazer, direito garantido pela Constituição. No ambiente escolar também é necessário que existam esses momento garantidos através das aulas de recreação que são definidas como:
- a) atividade física na qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica ou social, de cuja realização lhe advém prazer.
- b) atividade física ou mental na qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, de cuja realização lhe advém prazer fisico.
- c) a atividade física ou mental à qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica ou social, de cuja realização lhe advém prazer.
- d) atividade mental na qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica ou social, de cuja realização lhe advém prazer.
- e) atividade física ou mental na qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem social, cuja realização pode dar prazer.
- #111556
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(1,0) 10 -
Lazer é o espaço de tempo livre entre o trabalho e o repouso, isto é, as horas disponíveis após as obrigações diárias, o descanso semanal e as férias anuais, tempo esse “em que se faz o que se quer porque se quer fazer”. É claro que esse “querer fazer” não deve implicar lucros ou num passatempo estéril. “Querer fazer”, aqui, é dispor do ócio de uma maneira espontânea, inteligente e criadora, eliminando todas as preocupações rotineiras. Desta forma, são consideradas categorias de lazer:
- a) físico, social, turístico, artístico, intelectual, manual.
- b) psicológico, social, turístico, artístico, integrador, manual.
- c) físico, social, material, artístico, intelectual, agregador.
- d) físico, social, turístico, artístico, intelectual ,integrador.
- e) físico, agregador, turístico, artístico, intelectual, manual.
- #111557
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(1,0) 11 -
Para uma aula de Educação Física ficar mais interessante para os alunos, o professor pode utilizar os equipamentos esportivos e materiais didáticos pedagógicos, e com isso possibilitar uma vivência corporal mais plena de acordo com o planejamento realizado para o desenvolvimento daquela aula. Sendo assim, a alternativa que traz três equipamentos esportivos e três materiais didáticos pedagógicos, na sequência, é:
- a) redes, cordas, bambolês, traves, postes, plinto.
- b) traves, cordas, plinto, redes, bambolês, postes.
- c) bolas, postes, elástico, redes, cordas, bambolês.
- d) bolas, elástico, cones, redes, cordas, bambolês.
- e) traves, postes, plinto, redes, cordas, bambolês.
- #111558
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(1,0) 12 -
Os jogos fazem parte das atividades desenvolvidas durante as aulas de Educação Física e tem grande importância para desenvolvimento dos indivíduos. Podese afirmar que os jogos conseguem desenvolver na criança
- a) a imaginação, a fantasia, a organização lógica e promove o aprendizado.
- b) a individualidade, a fantasia, a acuidade visual e promove o aprendizado.
- c) a imaginação, a fantasia, a organização lógica e o conforto psicológico.
- d) a individualidade, a fantasia, a organização lógica e promove o aprendizado.
- e) a imaginação, a fantasia, a organização temporal e promove o aprendizado.
- #111559
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(1,0) 13 -
a imaginação, a fantasia, a organização temporal e promove o aprendizado.
- a) jogos que promovem o desenvolvimento da capacidade de expressão através da linguagem corporal. São jogos em que o jogador interpreta um personagem com narrativa criada por ele mesmo.
- b) jogos cujas regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato. Geralmente, os jogos têm poucas regras e estas são simples. Pode envolver um jogador sozinho ou dois ou mais jogando cooperativamente.
- c) jogos destinados aos estímulos dos sentidos humanos, considerando que o cérebro tem papel fundamental no processo perceptivo dos alunos, pois os sistemas sensoriais se processam desenvolvidos nesses jogos.
- d) jogos destinados aos estímulos motores com regras complexas para evidenciar o processo de desenvolvimento motor e a capacidade de expressão através da linguagem corporal.
- e) jogos destinados ao desenvolvimento das qualidades físicas básicas (RML e resistência aeróbica) criados num ambiente restrito envolvendo um jogador apenas, com muitas e complexas regras.
- #111560
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(1,0) 14 -
Os jogos simbólicos são importantes para educação infantil, pois através desses jogos os alunos podem alcançar níveis de desenvolvimento consideráveis em diferentes aspectos da vida. Por conta disso, pode-se dizer que jogos simbólicos vão
- a) criar signos que funcionam como uma forma interior de reaver e repensar os acontecimentos que lhe são significativos, possibilitando o seu equilíbrio afetivo e intelectual.
- b) promover a desconstrução dos padrões não utilizados na abstração, contribuindo para o real processo de educação e possibilitando a construção de engramas motores mais concretos.
- c) desenvolver aspectos do desenvolvimento eminentemente anatomofisiológico com ênfase na aquisição de engramas motores abstracionais que facilitam a educação linguística.
- d) criar mecanismos de defesa da criança contra possíveis possibilidades de aprendizagem motora equivocada, através de engramas motores abstracionais direcionados a educação linguística.
- e) criar mecanismos de defesa da criança de caráter psicológico que possibilitem entender os engramas motores abstracionais que estão sendo construídos para formular os futuros processos de aceitação.
- #111561
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(1,0) 15 -
De acordo com a teoria dos jogos, eles podem ser divididos em pequenos e grandes jogos, que possuem características próprias e que devem ser respeitadas, durante sua aplicação nas aulas de Educação Física. Que características correspondem aos pequenos e grandes jogos?
- a) Pequenos jogos (regras mais rígidas, mais simples e em menor quantidade, o animador atua como um orientador, faixas etárias intermediárias). Grandes jogos(regras totalmente fixas, mais complexas e em maior quantidade, animador atua como um árbitro, faixas etárias irrelevantes).
- b) Pequenos jogos (regras mais flexíveis, mais simples e em menor quantidade, o animador atua como um árbitro, faixas etárias intermediárias). Grandes jogos (regras totalmente fixas, mais complexas e em maior quantidade, animador atua como um orientador, faixas etárias mais elevadas).
- c) Pequenos jogos (regras mais flexíveis, mais simples e em menor quantidade, o animador atua como um orientador, faixas etárias mais elevadas). Grandes jogos (regras totalmente fixas, mais complexas e em maior quantidade, animador atua como um árbitro, faixas etárias intermediárias).
- d) Pequenos jogos (regras mais flexíveis, mais simples e em menor quantidade, o animador atua como um orientador, faixas etárias intermediárias). Grandes jogos (regras totalmente fixas, mais complexas e em maior quantidade, animador atua como um árbitro, faixas etárias mais elevadas).
- e) Pequenos jogos (regras totalmente fixas, mais simples e em menor quantidade, o animador atua como um orientador, faixas etárias intermediárias). Grandes jogos (regras mais flexíveis, mais complexas e em maior quantidade, animador atua como um árbitro, faixas etárias mais elevadas).