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Simulado Modernismo: Concretismo | CONCURSO

Simulado Modernismo: Concretismo

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Este Simulado Modernismo: Concretismo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Modernismo: Concretismo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Modernismo: Concretismo

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#225480
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(1,0) 1 - 

No que se refere à obra de Clarice Lispector, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Apresentou à literatura uma narrativa que subverteu a estrutura dos tradicionais gêneros narrativos através da quebra da ordem cronológica do enredo. II – Recusou o rótulo de escritora feminista, apesar de a maioria de suas personagens serem do sexo feminino. III – Sua linguagem é permeada por regionalismos e neologismos, e sua narrativa utiliza recursos mais comuns à poesia, como, por exemplo, as metáforas, as aliterações e o ritmo;

  • a) Apenas o item I é verdadeiro.
  • b) Apenas o item II é verdadeiro.
  • c) Apenas o item III é verdadeiro.
  • d) Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • e) Todos os itens são verdadeiros.
#225481
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(1,0) 2 - 

Associe as obras da Literatura Brasileira aos períodos literários a que pertencem.

Coluna 1

1. Prosopopeia (Bento Teixeira).

2. Macunaíma (Mário de Andrade).

3. Cartas Chilenas (Tomás Antônio Gonzaga).

4. A Moreninha (Joaquim Manoel de Macedo).

5. Menino do Engenho (José Lins do Rego).

Coluna 2

( ) Romantismo (Prosa).

( ) Modernismo (Romance de 30).

( ) Modernismo (1ª Fase).

( ) Barroco.

( ) Arcadismo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • a) 4 – 3 – 5 – 2 – 1.
  • b) 4 – 5 – 2 – 1 – 3.
  • c) 5 – 4 – 1 – 2 – 3.
  • d) 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
  • e) 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
#225482
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(1,0) 3 - 

Leia o texto e responda à questão.

FIM DE PAPO

Na milésima segunda noite,

Sherazade degolou o sultão.

(SECCHIN, Antônio Carlos. Fim de papo. In: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.)

Julgue as afirmações referentes à estrutura oracional que constitui o texto “Fim de papo”: I) Trata-se de um período simples com oração em ordem inversa, havendo deslocamento do termo de valor circunstancial em relação ao fato expresso pelo verbo. II) O processo verbal exige uma atitude de atividade do sujeito e o predicado apresenta como núcleo um verbo significativo que se transmite a outro elemento da oração indiretamente. III) Ao considerar a ordem sintagmática da oração, pode-se observar, na sequência, sintagma nominal (SN¹), sintagma nominal (SN²), sintagma verbal (SV), sintagma nominal (SN³). IV) Na oração, ao assumir a forma passiva, o verbo passa à forma analítica de mesmo tempo e modo, o complemento verbal passa a sujeito e este em agente da passiva.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

  • a) apenas I e II.
  • b) apenas I e III.
  • c) apenas I, III e IV
  • d) apenas II, III e IV.
  • e) apenas I, II e IV.
#225483
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(1,0) 4 - 

Em 1958, Joaquim Cardozo – poeta, calculista e historiador pernambucano − escreveu o texto Forma Estática − Forma Estética no qual destaca que Oscar Niemeyer, em três edifícios projetados para Brasília, utiliza os elementos externos de sustentação da cobertura de uma maneira nova e original. Esses pilares externos se abrem em leque, procurando a laje do primeiro teto: no Palácio do Alvorada o contato com a laje se faz no sentido longitudinal, eliminando a viga de contorno; nos Palácios do Planalto e do Supremo Tribunal, é feito transversalmente. Observe abaixo desenhos e imagens dos pilares dos três palácios.

Simulado Modernismo: Concretismo + imagem 1

Do ponto de vista da avaliação dos projetos (arquitetônica, técnica e econômica), constata-se que

  • a) as três obras consideram como formas mais puras da arquitetura moderna as que resultam exatamente da estabilidade das construções.
  • b) as duas soluções são conseguidas esteticamente com superabundância de material construtivo.
  • c) os dois tipos de solução reduzem a forma estética a uma consequência da forma estática.
  • d) a expressão modernamente aceita para a forma é a que manteria o equilíbrio com a menor quantidade de matéria, sendo o problema estético reduzido a um problema de economia.
  • e) ainda que a forma projetada pelo arquiteto seja uma forma estabelecida a priori, ela sempre será condicionada e resultante a posteriori de uma questão de estabilidade.
#225484
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(1,0) 5 - 

Entre as décadas de 1940 e 1960, a obra de Diógenes Rebouças (1914- 1994), considerado o mais importante arquiteto moderno da Bahia, ajudou a definir uma linguagem arquitetônica para o modernismo baiano que apresenta, como traços distintivos, o uso do concreto armado aparente, a valorização das estruturas, o emprego de grandes vãos e a ênfase na luminosidade natural.
Observe as imagens a seguir, que exemplificam diversas tendências arquitetônicas presentes na cidade de Salvador.

Simulado Modernismo: Concretismo + imagem 2



Com base nas imagens, podemos afirmar que o modernismo arquitetônico está representado em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) III e IV, apenas.
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(1,0) 6 - 

A Época das Luzes é a criação mais poderosa da modernidade iniciada no Renascimento. O uso da noção de esclarecimento, como é a preferência dos alemães, talvez indique de maneira mais concreta o que ocorreu no século XVIII. Longe de ser um movimento homogêneo, o Iluminismo é plural (…). Embora a ideia de luzes já esteja presente desde Platão e as suas referências na Bíblia indiquem um sentido de inteligência e conhecimento, é no século XVIII que a luz se torna, uma palavra arregimentadora.

FALCON, F e RODRIGUES, A. E. A Formação do Mundo Moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 200.

O Iluminismo representa um movimento geral europeu de crítica:

  • a) a natureza
  • b) a felicidade.
  • c) a liberdade.
  • d) ao progresso.
  • e) ao absolutismo.
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(1,0) 7 - 

É de vital importância impedir a infiltração de água e a penetração de sólidos através das juntas de um pavimento de concreto. A maneira mais adequada de fazê-lo é a vedação da ranhura artificial, de forma a tornar a seção estanque, devendo o material de vedação ser, além do mais, capaz de repelir as partículas sólidas que o tráfego, porventura, força contra ele. Os selantes, indicados para juntas, têm de ser escolhidos de modo a proporcionar um equilíbrio razoável entre o comportamento que se deseja e seu custo inicial. Entre as opções abaixo, que tipo de selante não é recomendado para ser usado em juntas de pavimentos modernos de concreto.

  • a) Resinas epóxicas, polissulfetos orgânicos, uretanos, silicones, polimercaptanos.
  • b) Os termoplásticos – alcatrões, asfaltos e compostos de asfalto e borracha.
  • c) Os mástiques – emulsões, óleos não secativos, asfalto de baixa penetração.
  • d) Os polissulfetos e os uretanos.
  • e) O poliuretano, o polietileno e as cortiças.
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(1,0) 8 - 

“A Modernidade nasceu preocupada com a identidade” e, em especial, com a subjetividade. Forjou uma nova concepção social, oposta à visão de mundo feudal (cosmovisão teocrática). O humanismo renascentista ressaltou a ideia de individualidade e subjetividade e imprimiu a bandeira racional de um mundo produzido pela ação humana. A derrocada das comunas medievais deu lugar ao surgimento do Estado moderno e à permanente tensão entre subjetividade individual e coletiva. Isso ocorreu, em grande medida, porque os princípios constitutivos do mercado e da propriedade privada favoreceram o “triunfo da subjetividade individual”. Do ponto de vista político-jurídico, o paradigma da modernidade liberal procurou equacionar esta contradição estabelecendo, por um lado, um tipo concreto de subjetividade e, por outro, uma concepção abstrata de subjetividade, sem tempo e espaço definidos. Desde então, a matriz desse projeto sociocultural contraditório tem sido acompanhada pelo advento de um supersujeito (Estado) preocupado em estabelecer o “equilíbrio entre regulação social e emancipação social”.” (SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social. São Paulo, v.5 (1-2), pp.31-52, nov. 1994.)

Dado esse contexto, é CORRETO afirmar:

  • a) De acordo com o autor, os princípios atinentes ao mercado e à propriedade privada sufocaram o “triunfo da subjetividade individual”.
  • b) No período em questão, a antinomia estrutural do mercado prejudicou o avanço das liberdades individuais.
  • c) No plano do reconhecimento das subjetividades coletivas, o Estado regulador mostrou grande sensibilidade à intervenção transformadora dos contextos, da negociação e do diálogo.
  • d) O Estado Nacional constitui a única instituição capaz de conferir legitimidade e proteção aos direitos das minorias.
  • e) O advento da modernidade foi marcado pelo predomínio da subjetividade individual abstrata em relação à subjetividade contextual.
#225488
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(1,0) 9 - 

Considere o seguinte excerto de doutrina:

“Não obstante os juízes fossem juízes reais, designados pelo rei, e não obstante agissem em seu nome, eram obrigados por juramento a determinar os direitos do súdito, não em função da vontade do soberano, mas segundo a lei; e um estudo aprofundado dos processos que nos restam daquele tempo demonstra que essa não era uma pia teoria, mas, em linha de máxima, uma prática geral e concreta."

Essa passagem do Capítulo IV da obra clássica “Constitucionalismo Antigo e Moderno", de Charles Howard McIlwain, retrata aspecto da doutrina

  • a) dos dois corpos do rei.
  • b) do Absolutismo.
  • c) do Iluminismo.
  • d) do Direito divino dos reis.
  • e) do rei como fonte direta do Direito.
#225489
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(1,0) 10 - 

Embora a Filosofia, em geral, não seja produzida para resultados concretos e imediatos, entender que ela não tem aplicação prática é incorreto. A forma de compreender o mundo é que determina o modo como se produzem as coisas, investiga-se a natureza, propõem-se as leis. Ética, Política, Moral, Esporte, Arte, Ciência, Religião, tudo tem a ver com Filosofia.

(Queiroz; Moita, 2007)

Nos grandes períodos da história: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea, viveu-se à influência de vários pensadores. Na Idade Média, destacam-se os pensadores

  • a) Sócrates, Platão e Aristóteles.
  • b) Kant e Heidegger.
  • c) Descartes e Bacon.
  • d) Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
  • e) Karl Marx e Max Weber.