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Simulado MF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado MF de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO MF DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso MF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da MF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores MF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado MF de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso MF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso MF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO MF
Para realizar o simulado MF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado MF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para MF é aqui!


#157608
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(1,0) 1 - 

O controle dos governantes é uma das exigências normativas para o funcionamento da democracia representativa e de sua burocracia pública. De quem é a responsabilidade por exercer esse controle? Assinale a opção correta.

  • a) O controle é exercido pelos cidadãos por meio do processo eleitoral.
  • b) O controle é exercido pelos cidadãos por meio do voto e do controle social e pela fiscalização mútua entre poderes.
  • c) O controle é exercido pelos cidadãos por meio do processo eleitoral e do controle social.
  • d) O controle é feito por instituições públicas criadas para cumprir essa função.
  • e) O controle é feito por meio de audiências públicas programadas para tal fim.
#157609
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(1,0) 2 - 

A administração pública deve construir um modelo de gestão capaz de tornar o Estado mais aberto às necessidades dos cidadãos, que responda ao interesse público e seja eficiente na coordenação da economia e dos serviços públicos. No Brasil, o gerencialismo e a gestão social são duas vertentes que se têm desenvolvido de forma paralela e em disputa visando alcançar esses objetivos. Em relação aos principais aspectos que diferenciam essas vertentes, assinale a opção correta.

  • a) A origem do gerencialismo data de 1980 e a gestão social originou-se no início do século XXI.
  • b) O gerencialismo focaliza as ações do Estado no nível Central e a gestão social focaliza as ações do Estado no nível local.
  • c) O gerencialismo foca-se exclusivamente na dimensão administrativa e a gestão social na dimensão política.
  • d) No gerencialismo a participação é exercida em conselhos estruturados para esse fi m e na gestão social a participação é exercida pelos cidadãos de forma livre e espontânea.
  • e) O gerencialismo tem objetivos claros, concentrando a formulação e avaliação das políticas públicas no núcleo estratégico do Estado, enquanto na gestão social há uma focalização na organização local de experiências alternativas de gestão.
#157610
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(1,0) 3 - 

O processo democrático brasileiro, desde 1985, não foi isento de percalços. As opções a seguir referem-se a esse processo. Assinale a opção incorreta.

  • a) Suspensão das atividades parlamentares por decisão do Poder Executivo.
  • b) Posse de um vice-presidente, sem que o candidato eleito presidente tivesse tomado posse.
  • c) Afastamento pelo Congresso Nacional de um presidente eleito em eleições diretas.
  • d) Alteração da Constituição com o objetivo de permitir a reeleição para cargos executivos, decisão válida para aqueles que já se encontravam no cargo.
  • e) Realização de plebiscito sobre forma e sistema de governo.
#157611
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(1,0) 4 - 

A adoção de um sistema federativo por um país, como o Brasil, envolve uma série de questões relativas à coordenação das ações estatais. Os seguintes enunciados referem-se a esse fato. Assinale a opção correta em relação à realidade brasileira.

  • a) Desde a redemocratização, a Federação permaneceu imutável.
  • b) A ampliação das políticas sociais executadas desde a redemocratização ocorreu sem conflitos distributivos ou de coordenação porque a Constituição de 1988 define claramente as atribuições da União e dos entes federativos.
  • c) Desde a entrada em vigor da Constituição de 1988, houve um aumento das demandas por parte de entes federados e de segmentos sociais que colocam em questão a distribuição das atribuições entre a União e esses entes federados.
  • d) A experiência internacional – e a história recente do Brasil – indicam que os sistemas federativos são menos capazes que os sistemas unitários de conter as tendências à fragmentação dos estados nacionais quando surgem pressões distributivas.
  • e) A adoção de sistemas federativos é decorrência da incapacidade de estabelecer um pacto nacional que resulte num estado unitário. Já os sistemas unitários são, por definição, um arranjo resultante de um pacto entre os diversos segmentos que constituem uma nação.
#157612
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(1,0) 5 - 

A questão do tamanho da Administração Pública Federal é um tema recorrente no debate político e econômico brasileiro. Uma avaliação adequada da questão supõe a existência de dados que deem suporte à análise. Os enunciados abaixo referem-se a essa questão e foram elaborados a partir dos resultados de pesquisa de 2008, em parceria entre o Ipea e a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Assinale a opção correta.

  • a) A contratação de pessoal no setor público brasileiro, durante a primeira década deste século XXI, foi explosiva e superou o estoque e percentual de servidores ativos existentes em meados da década de 1990.
  • b) Cerca de 155 mil novos servidores foram admitidos entre 2003 e 2010. Apesar disso, o número de servidores ativos civis em 2010 ainda era menor que no início da década de 1990, entre outros fatores, pelo fato de que houve três momentos de aposentadoria em grandes contingentes.
  • c) Durante a primeira década do século XXI, não houve uma recomposição das carreiras de estado em áreas como advocacia pública, arrecadação e finanças, controle administrativo, planejamento e regulação. Os concursos públicos fizeram com que o número de servidores civis ativos federais superasse o patamar dos 700 mil, na primeira metade dos anos 1990, superando, também, o número dos que se aposentaram anualmente desde então.
  • d) Os gastos com pessoal na esfera federal, decorrentes dos concursos realizados durante a primeira década do século XXI, representaram um aumento de cerca de 10 pontos percentuais no percentual das despesas com pessoal em relação à arrecadação do governo federal.
  • e) O fato de que funções de estado devem ser exercidas por servidores públicos faz com que o número de servidores federais corresponda a cerca de 6% do total de vínculos trabalhistas existentes no país e exista uma relação de 1 (um) servidor público federal para cada 5 (cinco) empregados na iniciativa privada.
#157613
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(1,0) 6 - 

O economista John Maynard Keynes defendia a superioridade dos sistemas políticos democrático-liberais sobre o liberalismo econômico clássico, o socialismo e o fascismo afirmando que apenas nos primeiros era possível combinar o máximo de eficiência econômica com a promoção de justiça social e a vigência das liberdades individuais. Os enunciados a seguir referem-se às características dessas correntes ideológicas. Assinale a opção correta.

  • a) O liberalismo político clássico prega a ação do Estado na promoção da justiça social sempre que esta for previamente submetida à expressa e prévia aprovação da sociedade por defender a primazia das liberdades individuais sobre as políticas sociais.
  • b) Tanto o nazismo quanto o fascismo não podem ser comparados aos sistemas políticos democráticos-liberais porque, além de suprimirem as liberdades individuais, foram incapazes de eliminar o desemprego e de promover políticas sociais redistributivas.
  • c) O comunismo, ao centralizar o planejamento econômico e estatizar a produção econômica, revelou-se mais eficiente economicamente e mais capaz de promover a justiça social que o capitalismo, mas sucumbiu devido à sua incapacidade de conviver com as liberdades individuais.
  • d) A situação que mais se aproxima dos sistemas políticos democrático-liberais, tal como indicado no enunciado desta questão, é a que correspondeu à existente nos países ocidentais na segunda metade do século XX.
  • e) Os programas de governo propostos por partidos socialistas são incompatíveis com os sistemas democrático-liberais porque, ao promoverem estatizações e intervenções nas relações econômicas privadas, impedem o livre funcionamento dos mercados e tolhem as liberdades individuais.
#157614
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(1,0) 7 - 

A noção de Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) é geralmente identificada com as políticas econômicas implementadas por governos social-democratas europeus ocidentais e democratas (nos EUA a partir do New Deal), embora algumas formulações teóricas a respeito sejam encontradas antes disso. De um modo geral, objetivavam proporcionar aos cidadãos padrões de vida mínimos, por meio de políticas fiscais, sociais e de redução das desigualdades econômicas. Políticas dessa natureza também têm sido implementadas no Brasil. Os enunciados a seguir referem-se a isso. Assinale a opção correta.

  • a) O aumento da expectativa de vida da população gerou um desequilíbrio estrutural nos sistemas de seguridade social – processo denominado de crise fiscal – que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.
  • b) Após a Revolução de 1930, o governo federal tomou uma série de medidas de caráter social. Estas, entretanto, não podem ser classificadas como componentes de um Estado de Bem-Estar Social porque não beneficiavam a população rural.
  • c) A adoção de políticas que caracterizam um Estado de Bem-Estar Social foi tardia em relação a países como Estados Unidos e Alemanha porque a natureza agroexportadora da economia brasileira foi empregada como justificativa ideológica para a suposta impossibilidade de implantação de um Estado de Bem-Estar Social no País.
  • d) A seguridade social pública, uma das características essenciais dos Estados de Bem-Estar Social, foi ampliada gradualmente no Brasil ao longo do século XX.
  • e) A adoção de políticas características dos Estados de Bem-Estar Social historicamente ocorreu em períodos de expansão da produção industrial e da ampliação das receitas tributárias dos governos centrais.
#157615
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(1,0) 8 - 

Nos três primeiros anos do governo Lula, pôde-se observar uma sobrevalorização da moeda doméstica frente ao Dólar. Esse comportamento da moeda Real pode ser explicado, em parte:

  • a) pela redução da taxa de juros interna.
  • b) pelo recrudescimento da inflação devido ao aumento de preços de bens importados.
  • c) pelos déficits acumulados na conta Transações Correntes do Balanço de Pagamentos.
  • d) pela redução drástica da dívida mobiliária federal observada no mesmo período.
  • e) pelos superávits da Balança Comercial brasileira e os investimentos diretos externos.
#157616
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(1,0) 9 - 

O Plano Brasil Maior expressa a política industrial do governo Dilma Rousseff. A proposta do Plano está organizada na forma de ações voltadas para o aumento da eficiência produtiva da economia como um todo, conjugadas com ações setoriais. Não faz parte das medidas propostas:

  • a) a desoneração dos investimentos e das importações.
  • b) a ampliação e simplificação do financiamento para investimento e exportações.
  • c) o aumento da carga tributária para produtos voltados para o mercado externo como forma de financiar os investimentos internos.
  • d) a ampliação dos recursos para inovação.
  • e) o incentivo à criação de valor e de novas tecnologias nas cadeias produtivas.
#157617
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(1,0) 10 - 

Em relação à chamada crise do subprime de 2008, no que diz respeito à economia brasileira, é incorreto afirmar que:

  • a) os impactos sobre a produção doméstica foram ampliados devido ao pessimismo do mercado financeiro internacional em relação à economia brasileira.
  • b) o País encontrava-se com elevada taxa de juros e alta carga tributária, em relação à média dos países capitalistas, e isso amorteceu o impacto da crise na economia nacional.
  • c) já no início do ano de 2009, o País teve aumento no saldo líquido da conta “Movimento de Capitais" do Balanço de Pagamentos.
  • d) os setores mais atingidos foram aqueles voltados para o mercado externo.
  • e) a crise teve pouco efeito sobre a economia doméstica quando comparada aos países mais desenvolvidos como, por exemplo, Japão e Estados Unidos.
#157618
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(1,0) 11 - 

Após a implementação do Plano Real, o Governo Federal desenvolveu um conjunto de ações que foram além da criação da nova moeda denotada por “Real". Entre essas ações, destacamos a renegociação da dívida externa e suspensão da moratória, em que uma das características foi:

  • a) ausência de desconto do montante da dívida.
  • b) reescalonamento da dívida por 14 anos.
  • c) ausência de carência.
  • d) manutenção das dívidas antigas e não emissão de dívidas novas.
  • e) o não compromisso de pagar imediatamente os juros. Estes seriam pagos somente com a parcela do principal após a vigência do período de carência.
#157619
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(1,0) 12 - 

Até meados dos anos 1980, o Banco do Brasil funcionava como agente do Tesouro Nacional, efetuando gastos tipicamente fiscais a partir da determinação do Ministério da Fazenda. Em relação a essa condição do Banco do Brasil, pode-se afirmar que:

  • a) os gastos fiscais do Banco do Brasil eram aprovados pelo Congresso Nacional.
  • b) os gastos fiscais do Banco do Brasil eram financiados com emissão de moeda sem a prévia autorização do Banco Central.
  • c) a participação do Banco do Brasil como Autoridade Monetária harmonizava as competências entre as autoridades fiscal e monetária.
  • d) o Banco do Brasil era de fato o órgão que representava todos os interesses e obrigações do Tesouro Nacional.
  • e) os ativos do Tesouro Nacional eram administrados pelo Banco do Brasil enquanto os passivos eram administrados pelo Banco Central.
#157620
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(1,0) 13 - 

O I Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova República – I PND/NR, do Governo Sarney, tinha como princípio original a reforma e o crescimento econômicos e o combate à pobreza. Mas a conjuntura do momento exigia algumas ações paralelas, tais como:

  • a) redução da taxa de juros interna e enfrentamento da dívida externa.
  • b) estatização do conjunto da economia de modo a torná-la mais eficiente.
  • c) ampliação do mercado para a indústria doméstica por meio da imposição de barreiras à entrada de bens importados, principalmente os bens de capital.
  • d) unificação das taxas de juros internas.
  • e) redução do salário médio da economia como forma de controlar o gasto excessivo das famílias.
#157621
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(1,0) 14 - 

Os economistas neoclássicos argumentavam, naquele momento, que o controle da inflação brasileira nos anos 1980 se daria por meio da redução da demanda. Contudo, outros modelos tentaram explicar o comportamento dos preços no País, entre os quais podemos destacar:

  • a) o reduzido grau de monopólio e oligopólios da estrutura econômica brasileira.
  • b) a redução da periodicidade dos reajustes salariais.
  • c) a baixa pressão dos preços agrícolas.
  • d) a valorização cambial.
  • e) o reduzido grau de indexação dos preços da economia brasileira.
#157622
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(1,0) 15 - 

O Brasil, no momento em a que crise mundial de 1929 foi deflagrada, apresentava-se

  • a) com uma conjuntura favorável a novos investimentos em virtude das políticas do Governo Federal de sustentação do preço do café.
  • b) com disponibilidade de crédito externo para financiar suas exportações.
  • c) numa posição privilegiada em relação ao resto do mundo por ser um país primário exportador.
  • d) com uma economia já estagnada em virtude do estancamento das exportações de café.
  • e) numa situação confortável devido ao seu alto nível de reservas internacionais.