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Simulado MANAUSPREV de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado MANAUSPREV de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO MANAUSPREV DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso MANAUSPREV.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da MANAUSPREV que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores MANAUSPREV, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado MANAUSPREV de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso MANAUSPREV.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso MANAUSPREV. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO MANAUSPREV
Para realizar o simulado MANAUSPREV você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado MANAUSPREV você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para MANAUSPREV é aqui!


#168881
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(1,0) 1 - 

J foi aprovado em regular concurso público para o Município de Manaus, tendo sido submetido à perícia junto ao Departamento Médico Municipal competente, que o considerou inapto para o exercício do cargo. Nessa situação,

  • a) J deverá ser nomeado para o cargo por decreto do Prefeito Municipal e imediatamente readaptado.
  • b) J não poderá ser investido no referido cargo por falta de aptidão para o exercício da função.
  • c) a investidura de J no referido cargo dependerá de autorização por decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal.
  • d) J não poderá ser investido no respectivo cargo, por não satisfazer requisito legal para tanto.
  • e) J tem direito adquirido à nomeação, por ter sido aprovado em regular concurso público.
#168882
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(1,0) 2 - 

Em relação ao caráter contributivo do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), nos termos da Portaria MPS n° 402/2008,

  • a) poderá incidir contribuição de no máximo 20% sobre o valor do abono de permanência instituído pela Emenda Constitucional n° 41, de 19 de dezembro de 2003.
  • b) se o beneficiário for portador de doença incapacitante, a contribuição incidirá apenas sobre a parcela de proventos de aposentadoria e de pensão que supere o limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS.
  • c) a alíquota de contribuição dos segurados ativos destinada ao RPPS não poderá ser inferior a 75% da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União.
  • d) as contribuições sobre os proventos de aposentadoria e sobre as pensões observarão a proporção de 50% da alíquota aplicada ao servidor ativo do respectivo ente federativo e incidirá sobre a parcela dos proventos e pensões concedidas pelo RPPS que supere o limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS.
  • e) a contribuição do ente federativo não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo nem superior ao dobro desta, observado o cálculo atuarial inicial e as reavaliações atuariais anuais.
#168883
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(1,0) 3 - 

A Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei federal n° 14.133/2021 estabelece que

  • a) a fase preparatória ou de planejamento da licitação demanda, além da necessidade de motivação da contratação, análise dos riscos que eventualmente possam comprometer o sucesso do certame.
  • b) a aquisição de artigos de luxo somente pode ser feita nas hipóteses em que o cronograma de entrega seja mais eficiente que no caso de artigos comuns.
  • c) a vedação ao sigilo do procedimento de licitação é obrigatória, sendo todos os atos praticados essencialmente públicos, salvo decisão judicial.
  • d) o autor do projeto básico poderá participar da licitação para a contratação da respectiva obra, sob qualquer modalidade.
  • e) os profissionais organizados sob a forma de cooperativa, qualquer que seja a natureza ou o regime de funcionamento ou de distribuição de receitas, poderão participar de procedimentos de licitação por ela regidos.
#168884
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(1,0) 4 - 

A demonstração de lesão ao erário, com efetiva comprovação de desvio ou apropriação de recursos, é imprescindível para

  • a) tipificação da modalidade de ato de improbidade de mesmo nome, que autoriza a aplicação de pena de perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio do agente público responsável.
  • b) presunção de culpa do servidor pela infração disciplinar homônima, ensejando, ademais, agravamento da pena.
  • c) tipificação das modalidades de ato de improbidade, prescindindo-se, no entanto, da demonstração de culpa.
  • d) imposição de penalidade a servidor, pela tipificação de infração disciplinar que também configure ato de improbidade.
  • e) configuração das modalidades dolosas e culposas de ato de improbidade, aliada à demonstração de ofensa aos princípios da Administração pública.
#168885
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(1,0) 5 - 

Dentre os princípios que regem as atividades de tratamento de dados pessoais, nos termos do que estatui a Lei federal n° 13.709/2018, o princípio

  • a) do consentimento colocou fim aos bancos de dados de acesso público, tornando necessária cientificação do titular em todas as operações.
  • b) da publicidade admite que seja solicitada ao titular de dados autorização genérica para tratamento, diferindo para momento posterior a indicação da finalidade da operação de tratamento de dados.
  • c) da transparência exige que o titular dos dados seja sempre informado, em qualquer operação de tratamento de dados envolvendo seu nome, por pessoas jurídicas de direito público ou privado.
  • d) da finalidade exige que seja informado ao titular o propósito do tratamento de dados, a fim de que seja possível aferir a proporcionalidade e adequação da atuação do operador de dados.
  • e) do consentimento exige ciência, anuência e autorização do titular de dados para tratamento de dados pela Administração pública, que só pode fazê-lo para execução de políticas públicas.
#168886
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(1,0) 6 - 

O processo administrativo regido pela Lei federal n° 9.784/1999

  • a) admite que as provas ilícitas sejam sanadas, excepcionalmente, quando se prestarem à busca da verdade real.
  • b) permite que o interessado apresente documentos mesmo após o encerramento da fase instrutória, se antes de proferida a decisão.
  • c) sujeita-se ao princípio da inércia, não podendo ser instaurado de ofício.
  • d) não admite a participação de terceiros interessados, considerando o caráter sigiloso decorrente das inafastáveis operações de tratamento de dados envolvidas.
  • e) não admite delegação de competência de nenhuma natureza, considerando que todas as matérias são sujeitas à competência exclusiva.
#168887
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(1,0) 7 - 

Os elementos dos atos administrativos identificam-se com os elementos do contrato administrativo no que se refere

  • a) à finalidade, que deve constar expressamente da legislação que fundamenta a prática do ato ou a celebração do contrato, inclusive para fins de anulação ou sustação pelos órgãos de controle.
  • b) à competência do sujeito que representa a Administração pública, ainda que eventual vício possa ser sanável neste aspecto, em determinados casos.
  • c) ao objeto, considerando que tanto o ato administrativo, quanto o contrato administrativo, devem ser formalizados e exteriorizados de forma vinculada ao que constar na legislação que autorizou sua edição ou formalização.
  • d) à motivação, considerando que nenhum dos dois negócios jurídicos poderia ser celebrado sem expressa exposição acerca dos motivos e fundamentos para tanto.
  • e) ao motivo, que consiste no pressuposto fático para a formalização do ato ou celebração do negócio jurídico, devendo sempre ser expresso e manifestado por escrito.
#168888
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(1,0) 8 - 

Sobre as normas constitucionais relativas aos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, considere:
I. A cidadania e a dignidade da pessoa humana são princípios que regem a República em suas relações internacionais.
II. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político são fundamentos da República.
III. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor e idade e quaisquer outras formas de discriminação, é objetivo fundamental da República.
IV. A defesa da paz e a não intervenção são fundamentos da República.
À luz da Constituição Federal, está correto o que se afirma APENAS em

  • a) III e IV.
  • b) I e II.
  • c) I, II e IV.
  • d) I, III e IV.
  • e) II e III.
#168889
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(1,0) 9 - 

Ao disciplinar os direitos políticos, a Constituição Federal estabelece que

  • a) o analfabetismo é causa de inelegibilidade, mas não impede o alistamento eleitoral.
  • b) é vedada a tramitação em segredo de justiça da ação de impugnação de mandato.
  • c) o mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de trinta dias contados da diplomação.
  • d) a cassação de direitos políticos ocorrerá, dentre outros motivos, por condenação criminal transitada em julgado.
  • e) somente por meio de emenda constitucional podem ser estabelecidas outras hipóteses de inelegibilidade além das expressamente já previstas no texto constitucional.
#168890
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(1,0) 10 - 

Em conformidade com as normas constitucionais atinentes ao financiamento da seguridade social,

  • a) é facultada a contribuição para a seguridade social do pescador artesanal que exerça sua atividade em regime de economia familiar, sem empregados permanentes.
  • b) as contribuições sociais da empresa ou entidade a ela equiparada poderão ter alíquotas ou base de cálculo diferenciadas em razão da atividade econômica.
  • c) é decisão discricionária do Poder Público contratar ou conceder benefícios ou incentivos fiscais às pessoas jurídicas em débito com o sistema da seguridade social.
  • d) as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social serão remetidas à União e integrarão o orçamento federal.
  • e) as contribuições sociais só poderão ser exigidas após decorridos cento e oitenta dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado.
#168891
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(1,0) 11 - 

Diante dos regramentos constitucionais para a ciência, tecnologia e inovação,

  • a) é vedada a articulação entre entes públicos e privados para a realização de pesquisas científicas.
  • b) os Estados e o Distrito Federal são obrigados a vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa.
  • c) os Municípios são obrigados a destinar parcela de seu orçamento à União Federal, para financiamento das universidades federais.
  • d) a pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
  • e) o Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, vedada, no entanto, a concessão de meios e condições especiais de trabalho para os que dela se ocupem.
#168892
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(1,0) 12 - 

Um empregado que registrou candidatura a cargo de direção de sindicato representativo da categoria no âmbito estadual foi eleito para um mandato de dois anos, que exerceu integralmente até o fim. Nos termos da Constituição Federal, a dispensa do empregado é vedada a partir do

  • a) primeiro dia do mandato e até um ano após o fim do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
  • b) registro da candidatura e até três anos após o fim do mandato.
  • c) registro da candidatura e até dois anos após o fim do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
  • d) primeiro dia do mandato e até três anos após o fim do mandato.
  • e) registro da candidatura e até um ano após o fim do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
#168893
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(1,0) 13 - 

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Impact of Point-of-Care Technologies on Healthcare
by Impelsys Admin | Apr 25, 2019
Point-of-Care Technologies is a set of technologies used at the location of patient care helping improve healthcare outcomes. Blood glucose monitors, urine dipsticks, pregnancy tests, rapid strep tests, rapid HIV tests, hemoglobin level tests are common examples of PoCT. In the past few years PoCT have advanced and the field is showing strong growth, as evidenced by new clinical or consumer products research and development directions. The widespread use of this set of technologies is driven by healthcare emphasis shifting towards greater healthcare awareness, precision treatment, optimization of patient management process, and chronic disease management − combined with advances in electronic devices and information technology.
Point-of-care technologies add to the effectiveness and efficiency in healthcare delivery. PoC devices provide critical information to clinicians assisting in the management of patient care. Point-of-care technology enables diagnosis at home, in the hospital, in an ambulance, or in the field; it effectively delivers high quality of life care at the patient’s bedside, or in the corner of a consulting room, doing away with procedures that require an entire laboratory and long hours to arrive at a proper diagnosis.

Point-of-Care procedures involve faster and leaner processes as testing is done on bedside and fewer steps are necessary to produce the result.
These are some of the advantages of PoCT:
− They eliminate the need for processing and aliquoting, transporting the specimen to the laboratory, and communicating results back to the clinical staff.
− Faster access to test results allows for rapid clinical decision making, enabling more appropriate treatments and interventions.
− They require smaller sample volumes than those needed for traditional laboratory testing.
− They can also help reduce the frequency of testing errors like inappropriate sampling errors, errors during preparation or packaging of samples, and patient misidentification.
− The fact that PoCT is often performed by the individual providing care to the patient may help decrease post analytical errors due to incorrect transmission of test results.

(Adapted from: www.impelsys.com) D... acordo com o texto, os aplicativos PoCT

  • a) transmitem os resultados dos exames imediatamente à equipe clínica.
  • b) contribuem para tratamentos e intervenções mais adequados e menos invasivos.
  • c) permitem o envio mais rápido de amostras ao laboratório.
  • d) podem reduzir erros decorrentes do manuseio inadequado de amostras laboratoriais.
  • e) eliminam a necessidade de identificação do paciente.
#168894
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(1,0) 14 - 

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Impact of Point-of-Care Technologies on Healthcare
by Impelsys Admin | Apr 25, 2019
Point-of-Care Technologies is a set of technologies used at the location of patient care helping improve healthcare outcomes. Blood glucose monitors, urine dipsticks, pregnancy tests, rapid strep tests, rapid HIV tests, hemoglobin level tests are common examples of PoCT. In the past few years PoCT have advanced and the field is showing strong growth, as evidenced by new clinical or consumer products research and development directions. The widespread use of this set of technologies is driven by healthcare emphasis shifting towards greater healthcare awareness, precision treatment, optimization of patient management process, and chronic disease management − combined with advances in electronic devices and information technology.
Point-of-care technologies add to the effectiveness and efficiency in healthcare delivery. PoC devices provide critical information to clinicians assisting in the management of patient care. Point-of-care technology enables diagnosis at home, in the hospital, in an ambulance, or in the field; it effectively delivers high quality of life care at the patient’s bedside, or in the corner of a consulting room, doing away with procedures that require an entire laboratory and long hours to arrive at a proper diagnosis.

Point-of-Care procedures involve faster and leaner processes as testing is done on bedside and fewer steps are necessary to produce the result.
These are some of the advantages of PoCT:
− They eliminate the need for processing and aliquoting, transporting the specimen to the laboratory, and communicating results back to the clinical staff.
− Faster access to test results allows for rapid clinical decision making, enabling more appropriate treatments and interventions.
− They require smaller sample volumes than those needed for traditional laboratory testing.
− They can also help reduce the frequency of testing errors like inappropriate sampling errors, errors during preparation or packaging of samples, and patient misidentification.
− The fact that PoCT is often performed by the individual providing care to the patient may help decrease post analytical errors due to incorrect transmission of test results.

(Adapted from: www.impelsys.com) S... o texto, os aplicativos PoCT

  • a) oferecem resultados confiáveis apesar de exigirem amostras maiores do que as necessárias para exames convencionais.
  • b) demandam pouco conhecimento tecnológico, pois sua operação é bastante intuitiva.
  • c) possibilitam uma tomada de decisão precoce, com um impacto direto no diagnóstico clínico e nos custos ao sistema de saúde.
  • d) permitem agilizar um diagnóstico, pois fornecem resultados rapidamente, onde quer que se encontre o paciente.
  • e) reduzem os pedidos de exames laboratoriais desnecessários.
#168895
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Atenção: Para responder à questão, baseia-se no texto abaixo.

Mobile Devices and Apps for Health Care Professionals: Uses and Benefits
C. Lee Ventola

The use of mobile devices by health care professionals (HCPs) has transformed many aspects of clinical practice. Mobile devices have become commonplace in health care settings, leading to rapid growth in the development of medical software applications (apps) for these platforms. Numerous apps are now available to assist HCPs with many important tasks, such as: information and time management; health record maintenance and access; communications and consulting; reference and information gathering; patient management and monitoring; clinical decision-making; and medical education and training. Mobile devices and apps provide many benefits for health care professionals (HCPs), perhaps most significantly increased access to point-of-care tools, which has been shown to support better clinical decision-making and improved patient outcomes. However, some HCPs remain reluctant to adopt their use. Despite the benefits they offer, better standards and validation practices regarding mobile medical apps need to be established to ensure the proper use and integration of these increasingly sophisticated tools into medical practice. These measures will raise the barrier for entry into the medical app market, increasing the quality and safety of the apps currently available for use by HCPs.(Adapted from: www.ncbi.nlm.nih.gov) &nb... o texto,

  • a) a crescente qualidade e segurança dos aplicativos da área da saúde está contribuindo para a expansão desse mercado.
  • b) os aplicativos móveis médicos ainda demandam melhor padronização e validação para serem usados adequadamente.
  • c) os profissionais da saúde estão cada vez mais dependentes de aplicativos móveis para fecharem um diagnóstico.
  • d) os aplicativos móveis da área da saúde são amplamente aceitos por serem muito fáceis de usar.
  • e) o maior benefício que os aplicativos médicos oferecem é o de poderem ser usados pelos próprios pacientes.